DROPS Extra / 0-1413

Icy Paws by DROPS Design

Luvas feltradas com jacquard de Natal, tricotadas em DROPS Lima.

DROPS design: Modelo n.º li-095
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L
Comprimento antes da feltragem: cerca de 34 - 36 - 37 cm
Comprimento depois da feltragem: 28 - 29 - 30 cm
Comprimento do polegar antes da feltragem: cerca de 15 cm
Comprimento do polegar depois da feltragem: 12 cm

Fios:
DROPS LIMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
100-100-150 g cor 9020, cinza pérola
50 g para todos os tamanhos cor 4305, azul escuro

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios B)” - ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 4,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 20 malhas e 26 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
Depois da feltragem: 10 x 10 cm = 22 malhas e 34 carreiras.

AVIAMENTOS: 2 alfinetes-de-ama e 2 sacos de plástico pequenos para usar na feltragem

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.50€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS

DIMINUIÇÕES-1:
Para calcular quando diminuir, contar o número total de malhas (por ex. 56 malhas) e dividi-lo pelo número de diminuições a fazer (por ex. 4) = 14.
Neste exemplo, vai-se diminuir tricotando juntamente em meia cada 13.ª e 14.ª malha.

JACQUARD:
Ver diagrama A.1. O jacquard tricota-se totalmente em ponto meia.

AUMENTOS:
Para aumentar 1 malha, tricotar 2 vezes a mesma malha.

DIMINUIÇÕES-2:
Começando 2 malhas antes da malha com o marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar a malha com o marcador, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).
----------------------------------------------------------

LUVA DIREITA:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular até A.1 estar feito, terminar a luva em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Montar 56-56-62 malhas com a agulha circular 4,5 mm em azul escuro. Tricotar 4 carreiras em ponto meia em idas e voltas. Continuar em cinza pérola e tricotar 2 carreiras em ponto meia diminuindo ao mesmo tempo 4 malhas a intervalos regulares na 1.ª carreira - ver DIMINUIÇÕES-1 = 52-52-58 malhas. Retomar o fio azul escuro e tricotar 2 carreiras em ponto meia. Tricotar então em ponto meia, em cinza pérola, diminuindo na 1.ª carreira 4 malhas a intervalos regulares = 48-48-54 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando a peça medir 10-11-12 cm para todos os tamanhos, diminuir 4-0-2 malhas a intervalos regulares = 44-48-52 malhas.
LER ATENTAMENTE A SECÇÃO SEGUINTE ANTES DE CONTINUAR!
Colocar 1 marcador na 25.ª-27.ª-29.ª malha (= marca os aumentos para o polegar).
Quando a peça medir 10-11-12 cm, tricotar uma estrela a meio da parte de cima da mão da seguinte maneira: 0-1-2 malhas em cinza pérola, A.1 (= 21 malhas), e terminar a carreira em cinza pérola. Continuar A.1 desta maneira.
AO MESMO TEMPO, aumentar 1 malha de cada lado da malha com o marcador - ver AUMENTOS (= aumenta-se 2 malhas). Aumentar desta maneira de ambos os lados dos aumentos 6-7-8 vezes ao todo a cada 4 carreiras (ou seja, a cada 2 carreiras pelo direito) = 56-62-68 malhas.
Depois do último aumento, colocar em espera num alfinete de malhas para o polegar: os aumentos + a malha com o marcador + 1 malha de cada lado dessas malhas (A.1 deve estar terminado) = 15-17-19 malhas em espera para o polegar. A peça mede cerca de 20-22-23 cm.
Continuar com as agulhas de pontas duplas 4,5 mm, em redondo, em ponto meia em cinza pérola até ao fim.
AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, montar 3 malhas por cima das malhas em espera (= por cima da polegar) = 44-48-52 malhas.
Quando a peça medir 13-13-12 cm a partir das malhas montadas para o polegar, colocar 2 marcadores da seguinte maneira: o 1.º marcador na 1.ª malha do princípio da carreira e 1 outro marcador na 23.ª-25.ª-27.ª malha. Na carreira seguinte, diminuir 1 malha de cada lado de cada um dos 2 marcadores – ver DIMINUIÇÕES-2 (= diminui-se 4 malhas). Diminuir desta maneira 4-5-6 vezes ao todo a cada 2 carreiras e depois 4 vezes em todas as carreiras para todos os tamanhos = restam 12 malhas para todos os tamanhos. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.

POLEGAR:
Tricotar o polegar em cinza pérola. Retomar as 15-17-19 malhas do polegar para as agulhas de pontas duplas 4,5 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 3 malhas montadas por cima do polegar = 18-20-22 malhas. Tricotar em ponto meia em redondo. Quando o polegar medir cerca de 6-6½-7 cm, diminuir 2 malhas a intervalos regulares = 16-18-20 malhas. Tricotar 3 carreiras meia. Na carreira seguinte, diminuir 6-8-8 malhas a intervalos regulares = 10-10-12 malhas. Quando o polegar medir 7½-8-8½ cm, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = 5-5-6 malhas. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.

LUVA ESQUERDA:
Montar e tricotar como se fez para a moufle direita, mas em em sentido contrário.
Ou seja, aumenta-se para o polegar de cada lado da peça da 20ème-22ème-24ème malha e quando tricotar l'estrela da dessus de a mão da seguinte maneira: 22-24-26 malhas cinza pérola, A.1 (= 21 malhas), e 0-1-2 malhas em cinza pérola.

POLEGAR:
Tricota-se como se fez para o polegar da luva direita.

MONTAGEM:
Costurar (em cinza pérola) a abertura ao longo da luva - orla com orla na alça mais exterior das malhas para que a costura fique uniforme.

FELTRAGEM:
Virar as luvas pelo avesso e enfiar um saco plástico no polegar para evitar que feltre demais. Fixá-lo com um alfinete-de-ama - NOTA: prender o alfinete em altura, de cima para baixo para que seja mais fácil tirá-lo depois da feltragem. Virar novamente as luvas pelo direito para que a feltragem se faça pelo direito.
Colocar então as luvas na máquina de lavar com um detergente sem enzimas nem agentes branqueadores. Lavar a 40ºC com centrifugação normal mas sem pré-lavagem. Assim que tirar da máquina, dar forma às luvas enquanto estão húmidas e deixar secar na horizontal. Depois da feltragem, lavar como sempre no programa lãs.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 01.04.2019
Correcção - Quando a peça medir 10-11-12 cm para todos os tamanhos, diminuir 4-0-2 malhas a intervalos regulares = 44-48-52 malhas.

Diagramas

= cinza pérola
= azul escuro

Poppy 18.03.2019 - 19:23:

Hi, I love this pattern! I’m a bit confused, though. I’ve done “When piece measures 11 cm in all sizes, decrease 4 stitches evenly = 44 stitches.” But then it says to start the star at 10 cm and increase for the thumb at 11cm. Should I start the star first and then do the decrease and increase on the same line or is there a typo? Thanks, Poppy

DROPS Design 20.03.2019 kl. 11:26:

Dear Poppy, thank you for writing to us. The decrease of 4 stitches is for the overall shaping of the mittens so you do it evenly distributed on the round, while increasing for the thumb happens only at one place. As the patterns says "at the same time", so you are doing the two things at the same time. I hope this helps. Happy Knitting, thi is such a lovely project!

Anneli 29.01.2019 - 13:07:

Underbara vantar, jag älskar dom! Jag har stickat dom och tovat två gånger (först i 40 C och en gång till i 30 C) för att nå rätt storlek och är jättenöjd! Ett stort tack för fint garn och ett bra mönster! ❤️

Rachel Dyas 22.01.2019 - 14:13:

Thank you for your reply regarding the thumb length - I can see what I have done - misread when to start the decreases so the main bit pdf the mitten is too short - have unbound and ripped back to where I made the mistake. Thank you very much for getting back to me and in future I will knit with more haste and less speed :D

Rachel Dyas 22.01.2019 - 12:48:

Hi there I think I have followed the measurements for the largest size, it looks strange though, before felting is the thumb supposed to be longer than the main mitten? have I made a mistake:/

DROPS Design 22.01.2019 kl. 12:57:

Dear Mrs Dyas, the thumb is not supposed to be longer than the mitten, it should measure approx. 9 cm from where you picked up the stitches and 12 cm from beg of gusset. You start to decrease for top of hand on mitten when piece measures 12 cm from the new sts cast on over thumb gusset, make sure you get the correct measurements. Happy knitting!

Ilona 17.01.2019 - 10:03:

För att sticka A1 och mönster undrar jag om jag måste klippa trådarna efter varje varv?

DROPS Design 17.01.2019 kl. 15:04:

Hei Ilona. Denne votten strikker du frem og tilbake til A.1 er strikket ferdig, du trenger derfor ikke klippe tråden mellom hver omgang. Strikk med perlegrå frem til A.1, strikk med 2 farger over disse 21 masker, og fortsett med perlegrå ut omganggen. Snu, strikk med perlegrå til du kommer til A.1, strikk med 2 farger over perlegrå. Den blå tråden vil hele tiden være i den siden av A.1 du strikker fra, så du trenger ikke klippe tråden her. God fornøyelse

Catharina Österberg 27.11.2018 - 08:28:

Hej, varför finns aldrig garnet att köpas i samma färg som mönstret?? Klickar på en bild på ett mönster man vill ha, men sedan finns inte garnet?

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1413