Como ler os diagamas de croché

Um diagrama de croché consiste em símbolos. 1 símbolo = 1 ponto – a definição do símbolo explica que tipo de ponto é/como é feito. O diagrama mostra todos os pontos vistos pelo direito da peça (excepto indicação em contrário).

Um diagrama de croché usual tem este aspecto:

1: 1. A.1 é o nome do diagrama e refere-se ao diagrama completo – dento das quatro linhas. Tudo o que está dentro das quatro linhas é 1 repetição do diagrama.
2: 2. Esta é a definição do símbolo, que explica como cada ponto é feito.
Flechas azuis: O símbolo é trabalhado no ou à volta do ponto directamente abaixo no diagrama. Por vezes, trabalham-se vários pontos no/à volta do mesmo ponto.
Flechas e elipses ovais roxas: Nem todos os pontos se fazem como, por exemplo: por vezes, faz-se uma corrente e salta-se o ponto abaixo dessa corrente.

Um diagrama de croché lê-se de forma contrária à que lê normalmente: da direita para a esquerda, de baixo para cima. Por outras palavras: começa no símbolo do canto inferior direito e trabalha em direcção ao lado esquerdo e para cima (ver as setas a VERMELHO no diagrama abaixo).

Se tem de fazer várias repetições de um diagrama (ou seja, se tem de ser repetido várias vezes na carreira), trabalhar até ao fim da carreira e começar novamente pelo primeiro símbolo da carreira.

Em idas e voltas:

Quando trabalha em idas e voltas, as carreiras ímpares são feitas pelo direito da peça e as carreiras pares são feitas pelo avesso da peça. Quando trabalha peloa vesso, o diagrama deverá ser lido em sentido contrário: da esquerda para a direita (ver flecha vermelha pelo direito e a flecha azul pelo avesso abaixo).

A carreira começa geralmente por um determinado número de pontos corrente – número equivalente à altura do ponto seguinte – e estão incluídos para lhe assegurar que começar pelo topo do ponto seguinte (ver círculos verdes abaixo). Se os pontos correntes estão incluídos no diagrama (tal como neste exempl) todos os pontos são trabalhados exactamente como aparecem. Por vezes, o ponto fantasia inclui DICA CROCHÉ no início das instruções escritas, o que lhe dirá quantos pontos corrente deve fazer no início de cada carreira e se esses pontos corrente substituem o primeiro ponto da carreira (ou se são adicionais). Se os pontos corrente NÃO estão incluídos no diagrama: seguir as instruções dadas em DICA CROCHÉ.

Em redondo:

Quando se trabalha em redondo, todas as carreiras são trabalhados pelo direito da peça: da direita para a esquerda (ver as flechas vermelhas abaixo). De que forma a carreira começa e termina é algo muitas vezes mostrado num diagrama próprio (ver A.2 abaixo – quadrado verde). Da mesma forma como quando se trabalha em idas e voltas, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente, equivalente à altura do ponto seguinte. No fim da carreira, geralmente, une-se o princípio e o fim da carreira com um ponto baixíssimo no último dos pontos corrente do princípio dessa mesma carreira (ver quadrado azul abaixo). Por outras palavras: os pontos correntes em A.2 = o princípio da carreira, enquanto que o ponto baixíssimo em A.2 = o fim da carreira.

Se tem de trabalhar várias repetições do diagrama (A.1) (ou seja, se é repetido várias vezes na carreira) trabalha-se até ao último ponto e, depois, começa-se novamente no primeiro ponto na mesma carreira de A.1. NOTA: neste exemplo, SÓ se repete A.1 - A.2 mostra como se trabalha o princípio e o fim da carreira.

Vários diagramas diferentes trabalhados consecutivamente na carreira:

Se está a trabalhar vários diagramas diferentes, um após o outro, na mesma carreira, trabalhar da seguinte maneira: Trabalhar a 1.ª carreira do diagrama 1, continuar com a 1.ª carreira do diagrama 2, depois, com a 1.ª carreira do diagrama 3, etc. NÃO SE ESQUEÇA: se estiver a trabalhar em idas e voltass, os diagramas terão de ser trabalhados em sentido contrário pelo avesso – ou seja: começar pelo diagrama 3, depois, o diagram 2 e, por fim, o diagram 1. São também trabalhados em sentido contrário, com habitualmente.

Diagramas circulares:

Quando se trabalha um círculo e se começa pelo centro em direcção aos lados, isso geralmente é mostrado num diagrama circular. O diagrama pode mostrar o círculo inteiro – neste caso, cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece, ou, então, o diagrama pode apresentar uma parte de um círculo que é depois repetido um determinado número de vezes para formar um círculo inteiro.

Círculo inteiro:

Num diagrama de círculo inteiro começa-se pelo símbolo que está no centro desse círculo: geralmente é um pequeno aro que representa um determinado número de pontos corrente, fechado, depois, com um ponto baixíssimo (ver círculo vermelho abaixo). Da mesma forma, quando se trabalha em redondo, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente (equivalente à altura do símbolo seguinte) e termina com um ponto baixíssimo no último desses pontos corrente – ou seja: equivalente a A.2 no nosso exemplo anterior (ver quadrado azul) - NOTA: quando os pontos corrente são mostrados no diagrama, eles NÃO substituem qualquer um dos outros símbolos, e cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece. Se os pontos corrente SUBSTITUEM qualquer ponto, isso terá sido retirado do diagrama.

Trabalha-se no sentido contrário do dos ponteiros do relógio: da direita para a esquerda, 1 símbolo após o outro (ver flecha vermelha abaixo). Os pontos da primeira carreira geralmente trabalham-se À VOLTA DO aro de pontos corrente, o que significa que passa a agulha de croché pelo interior do aro, apanha o fio e passa-o pelo mesmo aro (trabalhando, depois, o ponto como de costume) – Não trabalha o ponto EM qualquer um dos pontos corrente, mas, sim, À VOLTA do aro formado pelos pontos corrente. No fim da carreira, unir o princípio e o fim com um ponto baixíssimo e começar a trabalhar a segunda carreira do diagrama: a segunda carreira mais próxima do centro (ver flecha verde).

Parte de um círculo:

Se o diagrama é apenas uma parte de um círculo, isso é porque essa parte se repete um determinado número de vezes em redondo para formar um círculo inteiro. Começa-se pelo símbolo da parte de baixo (ver círculo vermelho) e trabalha-se da mesma maneira como para um CÍRCULO INTEIRO, mas A.2 será repetido um determinado número de vezes em redondo. Da mesma forma de que quando se trabalha em redondo, geralmente, há um diagrama separado para ilustrar como a carreira começa e termina (ver quadrado azul de A.1 abaixo). Começa-se o diagrama pela carreira mais próxima do aro de pontos corrente, na parte de baixo do diagrama, trabalha-se o(s) ponto(s) corrente de A.1, depois, o(s) símbolo(s) de A.2 (na primeira carreira é apenas 1 símbolo) e repetem-se o(s) símbolo(s) de A.2 no número de vezes indicado nas instruções escritas do ponto fantasia.

No fim da carreira une-se em redondo com o ponto baixíssimo de A.1. Quando a primeira carreira está feita, continuar com a carreira seguinte: a segunda carreira mais próxima do aro de pontos corrente (ver flecha verde abaixo).

Diagramas quadrados / diagramas às cores:

Alguns diagramas de croché são mostrados num quadrado, em que 1 quadrado = 1 ponto. Qual o tipo de ponto que deve trabalhar, geralmente, é explicado nas instruções escritas do modelo, enquanto que o propósito do diagrama é mostrar com que cores os pontos são trabalhados (ver círculo vermelho abaixo = definição do símbolo).

Trabalha conforme explicado acima, dependendo de se trabalhar EM IDAS E VOLTAS, EM REDONDO ou um DIAGRAMA CIRCULAR.

Comentários (92)

Volbabe wrote:

It\'s so confusing, have read about the diagrams a lot of times, but it really give sense and my brain don\'t get it. Now it's impossible for me to make what i like because those diagrams are everywhere. So sad.

28.07.2022 - 12:22:

Lori wrote:

I cannot find how to start the row after I did the c5 and join together. I read the entire pattern from beginning to end. please help

26.07.2022 - 02:55:

DROPS Design answered:

Dear Lori, could you specify which pattern you are referring to? This is a lesson for all crochet patterns with diagrams.

31.07.2022 - 22:59:

Lori wrote:

I cannot find how to start the row after I c5 and join together. I read the entire pattern from beginning to end. please help

25.07.2022 - 18:46:

DROPS Design answered:

Dear Lori, could you specify which pattern you are referring to?

31.07.2022 - 23:02:

Annette Mccollough wrote:

HELL0, for the chains I am doing for small 304, but how do i decrease the chains as I go

09.07.2022 - 15:23:

May wrote:

Hvordan leser man heklediagrammet til en genser når det står A1 i klamme på den ene siden av diagrammet og A1a på den andre? Hvilke deler skal man da hekle når det står A1? Hvor går grensen mellom A1 og A1a?

06.07.2022 - 20:13:

DROPS Design answered:

Hej May. Vilken opskrift gäller det? Mvh DROPS Design

13.07.2022 - 14:54:

Ida Van Der Poel wrote:

Ik snap niet hoe 1stok om l-lus moet gehakt worden aub

23.06.2022 - 10:41:

Valérie PASCAL wrote:

Bonjour, pour le modèle de gilet 170-31 j'ai du mal à suivre votre diagramme pour le début du dos. Pouvez-vous m'aider s'il vous plait?

14.06.2022 - 17:05:

DROPS Design answered:

Bonjour Mme Pascal, lisez les diagrammes A.4-A.6 à partir du rang avec la flèche (endroit) ainsi: 1 bride (= 3 ml), sautez 1 b, 1b+1ml+1 B dans la m suivante, sautez 1 b (A.4a), *sautez 1 b (soit 2 au total), 1 b+1 ml+1b dans l b suivante, sautez 1 b*, répétez de *-* 5 à 9 fois selon la taille et terminez par 1 b dans chacune des 2 dernières b. Au rang suivant = sur l'envers, lisez de gauche à droite: A.6, répétez A.5 at terminez par A.4. Bon crochet!

15.06.2022 - 09:34:

Margot wrote:

Hi, mir ist nicht klar wie man von der Jacke in den Ärmel kommt. Bei mir sieht es so aus, als ob ich das Armloch zugespielt habe.

22.04.2022 - 13:40:

DROPS Design answered:

Liebe Margot, könnten Sie uns bitte sagen, welches Modell Sie gerade häkeln? So kann mann Ihnen am besten helfen - Gerne können Sie Ihre Frage direkt an dieses Modell schreiben. Danke im voraus für Ihr Verständnis!

22.04.2022 - 14:06:

Lise- Lotte Lindgren wrote:

Varför står det på engelska i de små rutorna bredvid symbolerna. Vet ni var jag kan få ett helt mönster översatt från engelska till svenska. Har hittat och köpt ett mönster från usa på en poncho. Skall göra den till min sonhustru. Men jag går bet på att läsa mönstret. Hoppas på svar. Jag har använt mej av era mönster flera gånger. Nu hittar jag inget mönster på en poncho hos er som passar riktigt. Mvh Lise-Lotte Lindgren

12.04.2022 - 20:25:

DROPS Design answered:

Hei Lise-Lotte. Dette er et bilde som er det samme bilde på alle våre sider (og da bruker vi engelsk). Du finner også en ordliste på vår side, gå til "TIPS & HJÂLP", deretter til "Ordlista" under "Andra Resurser". Den kan hjelpe deg til å oversette ord fra engelsk til svensk, har ikke en side som oversetter en hel oppskrift fra et språk til et annet. mvh DROPS Design

19.04.2022 - 07:42:

Jaye Hubarth wrote:

I'm working on the hat of Baby29-3 and am having trouble with reading the diagram for rows 5 and 6. The picture show 3 rows with double crochet groups and I only have 2.

10.04.2022 - 23:08:

DROPS Design answered:

Dear Mrs Hubarth, make sure you have the correct number of stitches in A.3 from the beginning: 12 dc after round 1; (sc,hdc,dc,ch, dc,hdc, sc)x6 on 2nd round, (3dc,ch,3dc)x6 on 3rd round and (3 dc, ch, 4 dc)x 6 on 5th round; so that there will be a total of 12 ch-spaces on 6th round. Hope it will help. Happy crocheting!

19.04.2022 - 13:27:

Lisen Hillestad wrote:

Hei Monica! Ad ditt spm fra februar i år: De 10 luftmaskene blir "fanget opp" og holdt på plass av dobbeltstavene som hekles i buen og faktisk også ser ut til å skulle hekles sammen med dobbeltstaven i omgangen foran. 😊Hilsen Lisen

07.04.2022 - 14:39:

Roberta wrote:

One my prior question you said just what I did and it was still very twisted. I then did a single crochet in each stitch, The next row I did the double crochet chain 3 and skipped one stitch and it worked out great. I got 32 spaces to finish the shawl.

28.02.2022 - 20:06:

PAUWELS RITA wrote:

Telpatroon Dropshot 175-24. Moet ik bij dit patroon altijd van rechts naar links lezen of moet ik heen en weer lezen? Bij voorbaat dank!

28.02.2022 - 11:57:

Roberta wrote:

The beginning row it says to do 1 dc ch2 all around for 31 more times ( but not into a chain stitch), When I get to the end of the row, the chain is so twisted, I can't do the slip stitch in the first Ch 3. Is there a way to do the stitches in the chain row? This is on pattern 147-1.

26.02.2022 - 23:03:

DROPS Design answered:

Dear Roberta, you start with a founding chain stitch row, which is joined with a slip stitch. It's important that this row is not twisted so that you can continue working correctly. When working the first ch5 (which replaces 1dc, ch2), place a marker in the 3rd ch, to make it easier to join. Happy crocheting!

27.02.2022 - 16:15:

Roberta wrote:

The beginning row it says to do 1 dc ch2 all around for 31 more times ( but not into a chain stitch), When I get to the end of the row, the chain is so twisted, I can't do the slip stitch in the first Ch 3. Is there a way to do the stitches in the chain row?

26.02.2022 - 23:01:

DROPS Design answered:

Dear Roberta, please see answer above.

27.02.2022 - 16:16:

Chantal Garcès wrote:

Bonjour, Pouvez vous m'écrire le schéma A.1 et A.2 du modèle DROPS Baby 29-3 car je ne les comprends pas. Mer i beaucoup.

21.02.2022 - 15:57:

DROPS Design answered:

Bonjour Mme Garcès, vous trouverez la légende de chaque symbole juste au-dessus des diagrammes, commencez par le rang numéroté 1. (celui avec l'étoile montre juste les mailles du rang précédent) et crochetez tous les tours de droite à gauche; commencez le tour par A.1A et répétez A.1B (le trait vertical délimite 1 motif à répéter, le diagramme montre 2 fois A.1B en largeur). De même pour A.2, commencez le tour par A.2A et répétez A.2B (la partie encadrée par les traits de chaque côté). Bon crochet!

22.02.2022 - 10:14:

Cécile Rousseau wrote:

Dans DROPS 211-28 Eco Tote by DROPS Design\r\nSac crocheté en point ajouré et groupes de brides en DROPS Bomull-Lin ou DROPS Paris.\r\nJe ne comprends pas le diagramme A.2\r\nSerait-il possible de me l\'écrire en texte.\r\nJe vous remercie pour votre aide.

13.02.2022 - 23:14:

DROPS Design answered:

Le diagramme A.2 se crochète sur 4 brides: au 1er tour (et tous les tours impairs), crochetez: *4 mailles en l'air (=2ème symbole), puis sautez 3 brides et crochetez 1 bride dans la bride suivante/autour de la maille en l'air suivante (à partir du tour 3)*, répétez de *-* tout le tour. Au 2ème tour (et tous les tours pairs), crochetez *3 brides dans l'arceau, 1 maille en l'air*, répétez de *-* tout le tour - commencez et terminez les tours comme indiqué dans A.1 = 5ème symbole. Bon crochet!

14.02.2022 - 11:29:

Lauren wrote:

Hello! I was wondering if the "how to read crochet diagrams" is written in British English or American English? I just want to make sure since I'm following your "Evening in Paris" pattern in American English and I want to make sure I'm following the diagram key correctly.

12.02.2022 - 03:00:

DROPS Design answered:

Dear Lauren, the lesson is written for both languages. In any case, if you are following a pattern, you have the key for the symbols in the diagram in whichever language you have chosen, so you will be able to follow the pattern correctly. Happy crochetting!

13.02.2022 - 18:13:

Monica Hedén wrote:

Hej! Ska virka sjalen Lampone modell fl-004. På första varvet i A2 ser det ut som att 10 luftmaskor hänger i luften. ska de inte bindas ihop med varvet före? mvh Monica

08.02.2022 - 09:45:

DROPS Design answered:

Hej Monica, skica gärna frågan inne på mönstret, så ser vi hur det ser ut och det blir lättare att hjälpa dig :)

09.02.2022 - 13:30:

Rosemary wrote:

I can’t find a tutorial on how to work the pattern after the squares have been put together is there one?

27.01.2022 - 13:21:

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *