Como ler os diagamas de croché

Um diagrama de croché consiste em símbolos. 1 símbolo = 1 ponto – a definição do símbolo explica que tipo de ponto é/como é feito. O diagrama mostra todos os pontos vistos pelo direito da peça (excepto indicação em contrário).

Um diagrama de croché usual tem este aspecto:

1: 1. A.1 é o nome do diagrama e refere-se ao diagrama completo – dento das quatro linhas. Tudo o que está dentro das quatro linhas é 1 repetição do diagrama.
2: 2. Esta é a definição do símbolo, que explica como cada ponto é feito.
Flechas azuis: O símbolo é trabalhado no ou à volta do ponto directamente abaixo no diagrama. Por vezes, trabalham-se vários pontos no/à volta do mesmo ponto.
Flechas e elipses ovais roxas: Nem todos os pontos se fazem como, por exemplo: por vezes, faz-se uma corrente e salta-se o ponto abaixo dessa corrente.

Um diagrama de croché lê-se de forma contrária à que lê normalmente: da direita para a esquerda, de baixo para cima. Por outras palavras: começa no símbolo do canto inferior direito e trabalha em direcção ao lado esquerdo e para cima (ver as setas a VERMELHO no diagrama abaixo).

Se tem de fazer várias repetições de um diagrama (ou seja, se tem de ser repetido várias vezes na carreira), trabalhar até ao fim da carreira e começar novamente pelo primeiro símbolo da carreira.

Em idas e voltas:

Quando trabalha em idas e voltas, as carreiras ímpares são feitas pelo direito da peça e as carreiras pares são feitas pelo avesso da peça. Quando trabalha peloa vesso, o diagrama deverá ser lido em sentido contrário: da esquerda para a direita (ver flecha vermelha pelo direito e a flecha azul pelo avesso abaixo).

A carreira começa geralmente por um determinado número de pontos corrente – número equivalente à altura do ponto seguinte – e estão incluídos para lhe assegurar que começar pelo topo do ponto seguinte (ver círculos verdes abaixo). Se os pontos correntes estão incluídos no diagrama (tal como neste exempl) todos os pontos são trabalhados exactamente como aparecem. Por vezes, o ponto fantasia inclui DICA CROCHÉ no início das instruções escritas, o que lhe dirá quantos pontos corrente deve fazer no início de cada carreira e se esses pontos corrente substituem o primeiro ponto da carreira (ou se são adicionais). Se os pontos corrente NÃO estão incluídos no diagrama: seguir as instruções dadas em DICA CROCHÉ.

Em redondo:

Quando se trabalha em redondo, todas as carreiras são trabalhados pelo direito da peça: da direita para a esquerda (ver as flechas vermelhas abaixo). De que forma a carreira começa e termina é algo muitas vezes mostrado num diagrama próprio (ver A.2 abaixo – quadrado verde). Da mesma forma como quando se trabalha em idas e voltas, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente, equivalente à altura do ponto seguinte. No fim da carreira, geralmente, une-se o princípio e o fim da carreira com um ponto baixíssimo no último dos pontos corrente do princípio dessa mesma carreira (ver quadrado azul abaixo). Por outras palavras: os pontos correntes em A.2 = o princípio da carreira, enquanto que o ponto baixíssimo em A.2 = o fim da carreira.

Se tem de trabalhar várias repetições do diagrama (A.1) (ou seja, se é repetido várias vezes na carreira) trabalha-se até ao último ponto e, depois, começa-se novamente no primeiro ponto na mesma carreira de A.1. NOTA: neste exemplo, SÓ se repete A.1 - A.2 mostra como se trabalha o princípio e o fim da carreira.

Vários diagramas diferentes trabalhados consecutivamente na carreira:

Se está a trabalhar vários diagramas diferentes, um após o outro, na mesma carreira, trabalhar da seguinte maneira: Trabalhar a 1.ª carreira do diagrama 1, continuar com a 1.ª carreira do diagrama 2, depois, com a 1.ª carreira do diagrama 3, etc. NÃO SE ESQUEÇA: se estiver a trabalhar em idas e voltass, os diagramas terão de ser trabalhados em sentido contrário pelo avesso – ou seja: começar pelo diagrama 3, depois, o diagram 2 e, por fim, o diagram 1. São também trabalhados em sentido contrário, com habitualmente.

Diagramas circulares:

Quando se trabalha um círculo e se começa pelo centro em direcção aos lados, isso geralmente é mostrado num diagrama circular. O diagrama pode mostrar o círculo inteiro – neste caso, cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece, ou, então, o diagrama pode apresentar uma parte de um círculo que é depois repetido um determinado número de vezes para formar um círculo inteiro.

Círculo inteiro:

Num diagrama de círculo inteiro começa-se pelo símbolo que está no centro desse círculo: geralmente é um pequeno aro que representa um determinado número de pontos corrente, fechado, depois, com um ponto baixíssimo (ver círculo vermelho abaixo). Da mesma forma, quando se trabalha em redondo, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente (equivalente à altura do símbolo seguinte) e termina com um ponto baixíssimo no último desses pontos corrente – ou seja: equivalente a A.2 no nosso exemplo anterior (ver quadrado azul) - NOTA: quando os pontos corrente são mostrados no diagrama, eles NÃO substituem qualquer um dos outros símbolos, e cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece. Se os pontos corrente SUBSTITUEM qualquer ponto, isso terá sido retirado do diagrama.

Trabalha-se no sentido contrário do dos ponteiros do relógio: da direita para a esquerda, 1 símbolo após o outro (ver flecha vermelha abaixo). Os pontos da primeira carreira geralmente trabalham-se À VOLTA DO aro de pontos corrente, o que significa que passa a agulha de croché pelo interior do aro, apanha o fio e passa-o pelo mesmo aro (trabalhando, depois, o ponto como de costume) – Não trabalha o ponto EM qualquer um dos pontos corrente, mas, sim, À VOLTA do aro formado pelos pontos corrente. No fim da carreira, unir o princípio e o fim com um ponto baixíssimo e começar a trabalhar a segunda carreira do diagrama: a segunda carreira mais próxima do centro (ver flecha verde).

Parte de um círculo:

Se o diagrama é apenas uma parte de um círculo, isso é porque essa parte se repete um determinado número de vezes em redondo para formar um círculo inteiro. Começa-se pelo símbolo da parte de baixo (ver círculo vermelho) e trabalha-se da mesma maneira como para um CÍRCULO INTEIRO, mas A.2 será repetido um determinado número de vezes em redondo. Da mesma forma de que quando se trabalha em redondo, geralmente, há um diagrama separado para ilustrar como a carreira começa e termina (ver quadrado azul de A.1 abaixo). Começa-se o diagrama pela carreira mais próxima do aro de pontos corrente, na parte de baixo do diagrama, trabalha-se o(s) ponto(s) corrente de A.1, depois, o(s) símbolo(s) de A.2 (na primeira carreira é apenas 1 símbolo) e repetem-se o(s) símbolo(s) de A.2 no número de vezes indicado nas instruções escritas do ponto fantasia.

No fim da carreira une-se em redondo com o ponto baixíssimo de A.1. Quando a primeira carreira está feita, continuar com a carreira seguinte: a segunda carreira mais próxima do aro de pontos corrente (ver flecha verde abaixo).

Diagramas quadrados / diagramas às cores:

Alguns diagramas de croché são mostrados num quadrado, em que 1 quadrado = 1 ponto. Qual o tipo de ponto que deve trabalhar, geralmente, é explicado nas instruções escritas do modelo, enquanto que o propósito do diagrama é mostrar com que cores os pontos são trabalhados (ver círculo vermelho abaixo = definição do símbolo).

Trabalha conforme explicado acima, dependendo de se trabalhar EM IDAS E VOLTAS, EM REDONDO ou um DIAGRAMA CIRCULAR.

Comentários (106)

Pierrette Ribeiro wrote:

Ich verstehe das Diagramm A1 vom So Charmung Taufkleid nicht. Was bedeuten die Zeichen II? Sie sind nicht im Diagramm erkärt, und was ist mit diesen Bögen? Mfg

30.01.2023 - 16:41:

DROPS Design answered:

Liebe Frau Ribeiro, welche Zeichnung meinen Sie? solche || finde ich in den Diagrammen nicht - können Sie uns bitte mehr sagen? Welche Bögen meinen Sie? Die bei der 2. Reihe A.1 z.B.. so ist jedes - eine Luftmasche. = 3 Lm am Anfang A.1B, 5 Lm zwischen jeder fM und 2 Lm am Ende A.1B - siehe auch dieses Video. Viel Spaß beim häkeln!

30.01.2023 - 16:48:

A H wrote:

Are the chart keys and symbols for US or UK terminology? \r\nFor example the double crochet and treble symbols in your \"how-to\" section do not look like the double crochet and treble symbols I am used to. \r\nAnd does your answer hold true for all your crochet patterns?

30.01.2023 - 02:02:

DROPS Design answered:

Dear A H, all our crochet patterns are both available with UK and with US crochet terminology, just make sure to choose the appropriage terminology by clicking on the scroll down menu below the photo and choose either English UK or English US. Happy crocheting!

30.01.2023 - 10:03:

Erica Black wrote:

Thanks for this explanation! I'm new to this whole crochet thing and the charts baffled me. Just finished a skirt for my daughter and I can't wait to try another one!

27.01.2023 - 14:07:

Phenixx wrote:

For the life of me I can\'t figure out the diagrams for shawl pattern 226-47\r\nOh well, maybe one day ... \r\n.

26.01.2023 - 22:27:

Erika wrote:

Habe angefangen den Rose Shawl Design Nr. 229-14 zu häkeln. Das Muster ( 8 Reihen )ist einmal in der Höhe gearbeitet. Wie muss ich jetzt ab (Wiederholung) Reihe 3 - Muster A.2, A.3 und A. 4 erweitern um in die Breite zu kommen? Was heißt A3 insgesamt 3x mehr in der Breite arbeiten??

24.01.2023 - 17:09:

DROPS Design answered:

Liebe Erika, jetzt häkeln Sie genauso wie zuvor mit A.2 am Anfang der Hinreihen, dann wiederholen Sie A.3 bis die 2 letzten Stäbchen (= über die nächsten 32 Maschen = 4 Rapporter A.3 je 8 M), dann häkeln Sie A.4. Und so wird es immer in der Höhe wiederholt mit jeweils mehr Rapporter A.3 zwischen A.2 und A.4. Viel Spaß beim häkeln!

25.01.2023 - 12:26:

Jane Coombes wrote:

I am trying to crochet the Drops belle bobble bag, which I love, but it's the most confusing pattern I have ever seen! Why can't you just explain in words? It seems many of your customers have the same problem. I have purchased your wool & am now very disappointed & will look for another pattern :-(

12.01.2023 - 22:33:

Lesley Wilkinson wrote:

I too fail with crochet diagrams. It took ages to find oblong shawl “Diamond Feather” I bookmarked months ago, and settled down to start this week. Disaster, it’s a diagram. I’ve tried & tried, & cried, read the tutorials, spoken to experts and scoured YouTube, sadly I can not make anything that resembles the photo of this beautiful shawl. DROPS pretty please, don’t ignore this portion of your followers, there is a word for excluding people who differ in how their brains works…

23.12.2022 - 11:35:

Miriam wrote:

I am interested in the crochet pattern Flora viola but am not proficient at reading diagrams nor do I understand how long the yoke is before doing the sleeves front and back. Is it possible to get the written pattern instead of just diagrams?

11.12.2022 - 23:11:

DROPS Design answered:

Dear Miriam, the format is only available as published, we don't make custom patterns. You can check all of the garment's measurements in the measurement schematic, found under the crochet diagrams (you can see how to read it here: https://www.garnstudio.com/lesson.php?id=24&cid=19). Happy crocheting!

12.12.2022 - 00:06:

Cheyenne wrote:

Hallo ik heb een patroon van jullie gedownload ik snap alleen iets niet. Er staat in het patroon dat 1 stokje tussen de twee onderste stokjes gehaakt moeten worden maar dit snap ik niet helemaal dat is dan toch hetzelfde als een normaal stokje

08.11.2022 - 17:50:

DROPS Design answered:

Dag Cheyenne,

Is het mogelijk om je vraag te posten bij het betreffende patroon op onze site? Dan kunnen we kijken hoe e.e.a. bedoeld is en je hopelijk beter helpen. Bij voorbaat dank!

08.11.2022 - 20:07:

Judy Moritz wrote:

I am visually challenged I guess. Could the pattern for the Christmas ornaments (Drips extra 0-1546) be written in stead?

08.11.2022 - 00:30:

DROPS Design answered:

Dear Mrs Moritz, we unfortunately only have a diagram for this pattern. Maybe you yarn store can help you. Happy crocheting!

08.11.2022 - 09:29:

Barbara wrote:

Please explain the chart for drops 195-27 design and how to work it

27.10.2022 - 18:25:

DROPS Design answered:

Dear Barbara, each symbol represent 1 stitch - start diagrams with A.1 (beg + end of round), then repeat A.2 all the round ; repeat the parts written A or B or C on the side - as explained in the pattern; colours are given with the numbers on the left side of diagrams. Read more about diagrams in this lesson. Happy crocheting!

28.10.2022 - 11:56:

Patricia Naranjo wrote:

Hola cómo están? Los felicito por todo lo que presentan en su página, quisiera saber si tienen el patrón para hacer un saquito en crochet con un diagrama nórdico para un duendecito en tela que voy a hacer de más o menos en total de 40 cm de alto, mil gracias

21.10.2022 - 19:14:

DROPS Design answered:

Hola Patricia, nos alegra que te guste nuestra página. No disponemos de un patrón que se ajuste a tus necesidades y no hacemos patrones personalizados. Puedes ver en el siguiente enlace nuestra pequeña colección de juguetes: https://www.garnstudio.com/search.php?action=browse&c=toys&page=1&lang=es

22.10.2022 - 18:29:

Cornelia Baerwolf wrote:

Hi , habe mir das Heft Amigurumi Nr.7 gekauft . Möchte gerne die Autos häkeln, komme aber schon mit dem Lesen des Diagramm von den Reifen nicht klar . Ich kann es nicht lesen und auf meine Arbeit übertragen . Häkel viel Amigurumi habe hier mit aber Probleme . Eine schriftliche Übertragung ohne Diagramm gibt es nicht . Danke im voraus .

03.10.2022 - 15:58:

DROPS Design answered:

Liebe Frau Baerwolf, meinen Sie dieses Modell? Wir haben dafür nur Diagramme - aber die schriftliche Anleitung zusammen mit dieser Lektion sollte Ihnen helfen können. Gerne können Sie hier bzw bei der Anleitung mehr Fragen stellen. Viel Spaß beim häkeln!

04.10.2022 - 08:14:

Connie Pilgaard wrote:

Jeg antager at jeres beskrivelse af diagrammer er gældende for højrehånd? Derfor fra højre mod venstre fra start. Er det ikke muligt at kunne udskrive diagrammer til venstre hånd?

24.08.2022 - 17:03:

DROPS Design answered:

Hei Connie. Man leser et strikkediagram motsatt av slik man normalt leser: Fra høyre mot venstre, nedenfra og opp. Du begynner altså nederst i det høyre hjørnet, og jobber deg mot venstre og oppover. Vi har dessverre ingen mulighet på nåværende tidspunkt å lage diagram for venstre hånd. mvh DROPS Design

29.08.2022 - 07:43:

Volbabe wrote:

It\'s so confusing, have read about the diagrams a lot of times, but it really give sense and my brain don\'t get it. Now it's impossible for me to make what i like because those diagrams are everywhere. So sad.

28.07.2022 - 12:22:

Lori wrote:

I cannot find how to start the row after I did the c5 and join together. I read the entire pattern from beginning to end. please help

26.07.2022 - 02:55:

DROPS Design answered:

Dear Lori, could you specify which pattern you are referring to? This is a lesson for all crochet patterns with diagrams.

31.07.2022 - 22:59:

Lori wrote:

I cannot find how to start the row after I c5 and join together. I read the entire pattern from beginning to end. please help

25.07.2022 - 18:46:

DROPS Design answered:

Dear Lori, could you specify which pattern you are referring to?

31.07.2022 - 23:02:

Annette Mccollough wrote:

HELL0, for the chains I am doing for small 304, but how do i decrease the chains as I go

09.07.2022 - 15:23:

May wrote:

Hvordan leser man heklediagrammet til en genser når det står A1 i klamme på den ene siden av diagrammet og A1a på den andre? Hvilke deler skal man da hekle når det står A1? Hvor går grensen mellom A1 og A1a?

06.07.2022 - 20:13:

DROPS Design answered:

Hej May. Vilken opskrift gäller det? Mvh DROPS Design

13.07.2022 - 14:54:

Ida Van Der Poel wrote:

Ik snap niet hoe 1stok om l-lus moet gehakt worden aub

23.06.2022 - 10:41:

DROPS Design answered:

Dag Ida,

Als je om een steek moet haken, dan steek je de haaknaald niet in de steek, maar er omheen.

24.09.2022 - 12:41:

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *