Como ler os diagamas de croché

Um diagrama de croché consiste em símbolos. 1 símbolo = 1 ponto – a definição do símbolo explica que tipo de ponto é/como é feito. O diagrama mostra todos os pontos vistos pelo direito da peça (excepto indicação em contrário).

Um diagrama de croché usual tem este aspecto:

1: 1. A.1 é o nome do diagrama e refere-se ao diagrama completo – dento das quatro linhas. Tudo o que está dentro das quatro linhas é 1 repetição do diagrama.
2: 2. Esta é a definição do símbolo, que explica como cada ponto é feito.
Flechas azuis: O símbolo é trabalhado no ou à volta do ponto directamente abaixo no diagrama. Por vezes, trabalham-se vários pontos no/à volta do mesmo ponto.
Flechas e elipses ovais roxas: Nem todos os pontos se fazem como, por exemplo: por vezes, faz-se uma corrente e salta-se o ponto abaixo dessa corrente.

Um diagrama de croché lê-se de forma contrária à que lê normalmente: da direita para a esquerda, de baixo para cima. Por outras palavras: começa no símbolo do canto inferior direito e trabalha em direcção ao lado esquerdo e para cima (ver as setas a VERMELHO no diagrama abaixo).

Se tem de fazer várias repetições de um diagrama (ou seja, se tem de ser repetido várias vezes na carreira), trabalhar até ao fim da carreira e começar novamente pelo primeiro símbolo da carreira.

Em idas e voltas:

Quando trabalha em idas e voltas, as carreiras ímpares são feitas pelo direito da peça e as carreiras pares são feitas pelo avesso da peça. Quando trabalha peloa vesso, o diagrama deverá ser lido em sentido contrário: da esquerda para a direita (ver flecha vermelha pelo direito e a flecha azul pelo avesso abaixo).

A carreira começa geralmente por um determinado número de pontos corrente – número equivalente à altura do ponto seguinte – e estão incluídos para lhe assegurar que começar pelo topo do ponto seguinte (ver círculos verdes abaixo). Se os pontos correntes estão incluídos no diagrama (tal como neste exempl) todos os pontos são trabalhados exactamente como aparecem. Por vezes, o ponto fantasia inclui DICA CROCHÉ no início das instruções escritas, o que lhe dirá quantos pontos corrente deve fazer no início de cada carreira e se esses pontos corrente substituem o primeiro ponto da carreira (ou se são adicionais). Se os pontos corrente NÃO estão incluídos no diagrama: seguir as instruções dadas em DICA CROCHÉ.

Em redondo:

Quando se trabalha em redondo, todas as carreiras são trabalhados pelo direito da peça: da direita para a esquerda (ver as flechas vermelhas abaixo). De que forma a carreira começa e termina é algo muitas vezes mostrado num diagrama próprio (ver A.2 abaixo – quadrado verde). Da mesma forma como quando se trabalha em idas e voltas, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente, equivalente à altura do ponto seguinte. No fim da carreira, geralmente, une-se o princípio e o fim da carreira com um ponto baixíssimo no último dos pontos corrente do princípio dessa mesma carreira (ver quadrado azul abaixo). Por outras palavras: os pontos correntes em A.2 = o princípio da carreira, enquanto que o ponto baixíssimo em A.2 = o fim da carreira.

Se tem de trabalhar várias repetições do diagrama (A.1) (ou seja, se é repetido várias vezes na carreira) trabalha-se até ao último ponto e, depois, começa-se novamente no primeiro ponto na mesma carreira de A.1. NOTA: neste exemplo, SÓ se repete A.1 - A.2 mostra como se trabalha o princípio e o fim da carreira.

Vários diagramas diferentes trabalhados consecutivamente na carreira:

Se está a trabalhar vários diagramas diferentes, um após o outro, na mesma carreira, trabalhar da seguinte maneira: Trabalhar a 1.ª carreira do diagrama 1, continuar com a 1.ª carreira do diagrama 2, depois, com a 1.ª carreira do diagrama 3, etc. NÃO SE ESQUEÇA: se estiver a trabalhar em idas e voltass, os diagramas terão de ser trabalhados em sentido contrário pelo avesso – ou seja: começar pelo diagrama 3, depois, o diagram 2 e, por fim, o diagram 1. São também trabalhados em sentido contrário, com habitualmente.

Diagramas circulares:

Quando se trabalha um círculo e se começa pelo centro em direcção aos lados, isso geralmente é mostrado num diagrama circular. O diagrama pode mostrar o círculo inteiro – neste caso, cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece, ou, então, o diagrama pode apresentar uma parte de um círculo que é depois repetido um determinado número de vezes para formar um círculo inteiro.

Círculo inteiro:

Num diagrama de círculo inteiro começa-se pelo símbolo que está no centro desse círculo: geralmente é um pequeno aro que representa um determinado número de pontos corrente, fechado, depois, com um ponto baixíssimo (ver círculo vermelho abaixo). Da mesma forma, quando se trabalha em redondo, a carreira começa com um determinado número de pontos corrente (equivalente à altura do símbolo seguinte) e termina com um ponto baixíssimo no último desses pontos corrente – ou seja: equivalente a A.2 no nosso exemplo anterior (ver quadrado azul) - NOTA: quando os pontos corrente são mostrados no diagrama, eles NÃO substituem qualquer um dos outros símbolos, e cada símbolo é trabalhado exactamente como aparece. Se os pontos corrente SUBSTITUEM qualquer ponto, isso terá sido retirado do diagrama.

Trabalha-se no sentido contrário do dos ponteiros do relógio: da direita para a esquerda, 1 símbolo após o outro (ver flecha vermelha abaixo). Os pontos da primeira carreira geralmente trabalham-se À VOLTA DO aro de pontos corrente, o que significa que passa a agulha de croché pelo interior do aro, apanha o fio e passa-o pelo mesmo aro (trabalhando, depois, o ponto como de costume) – Não trabalha o ponto EM qualquer um dos pontos corrente, mas, sim, À VOLTA do aro formado pelos pontos corrente. No fim da carreira, unir o princípio e o fim com um ponto baixíssimo e começar a trabalhar a segunda carreira do diagrama: a segunda carreira mais próxima do centro (ver flecha verde).

Parte de um círculo:

Se o diagrama é apenas uma parte de um círculo, isso é porque essa parte se repete um determinado número de vezes em redondo para formar um círculo inteiro. Começa-se pelo símbolo da parte de baixo (ver círculo vermelho) e trabalha-se da mesma maneira como para um CÍRCULO INTEIRO, mas A.2 será repetido um determinado número de vezes em redondo. Da mesma forma de que quando se trabalha em redondo, geralmente, há um diagrama separado para ilustrar como a carreira começa e termina (ver quadrado azul de A.1 abaixo). Começa-se o diagrama pela carreira mais próxima do aro de pontos corrente, na parte de baixo do diagrama, trabalha-se o(s) ponto(s) corrente de A.1, depois, o(s) símbolo(s) de A.2 (na primeira carreira é apenas 1 símbolo) e repetem-se o(s) símbolo(s) de A.2 no número de vezes indicado nas instruções escritas do ponto fantasia.

No fim da carreira une-se em redondo com o ponto baixíssimo de A.1. Quando a primeira carreira está feita, continuar com a carreira seguinte: a segunda carreira mais próxima do aro de pontos corrente (ver flecha verde abaixo).

Diagramas quadrados / diagramas às cores:

Alguns diagramas de croché são mostrados num quadrado, em que 1 quadrado = 1 ponto. Qual o tipo de ponto que deve trabalhar, geralmente, é explicado nas instruções escritas do modelo, enquanto que o propósito do diagrama é mostrar com que cores os pontos são trabalhados (ver círculo vermelho abaixo = definição do símbolo).

Trabalha conforme explicado acima, dependendo de se trabalhar EM IDAS E VOLTAS, EM REDONDO ou um DIAGRAMA CIRCULAR.

Comentários (4)

Marianne 16.05.2019 - 12:47: Website https://www.bolignin ...

Har virkelig ledt efter sådan en tutorial i lang tid. Tak for hjælpen! :)

Sandra McCarthy 16.04.2019 - 20:15:

Pattern # w-767. I have read the complete pattern. I understand the instructions for the bag. I don't understand the Work A.2 over each repeat of A.1. I did reread the crochet info and am still confused. Also in the diagram what is the arrow saying? Start on the second row (of the diagram) working up and the bottom row (below the arrow) is worked as the third row after the top row.

DROPS Design 23.04.2019 - 16:25:

Dear Mrs McCarthy, did you manage to work A.2 with the answer on your question you asked on the pattern? Remember also you can get individual assistance contacting your DROPS store, even per mail or telephone. Happy crocheting!

Inga 20.03.2019 - 19:18:

Gibt es diese Übersicht auch für Strickanleitungen?

DROPS Design 21.03.2019 - 10:08:

Liebe Inga, hier finden Sie, wie man Strickdiagram liest. Viel Spaß beim stricken!

Katarina Hahn Persson 18.03.2019 - 21:07:

Hej jag vet inte hur jag skall läsa diagrammet till mönster nr. Drops 187-2. Tacksam för hjälp. // Katarina

DROPS Design 06.05.2019 - 08:59:

Hej Katarina, första varvet i diagrammet består av stolpar och det har du redan virkat enligt mönstret. Varv 2 i diagrammet består av växelvis 1 lm och 1 stolpe i varannan stolpe varvet ut. Varv 3 består av 2 stolpar i varje lm från varvet innan. Fråga också gärna i butiken där du har köpt garnet. Lycka till :)

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *