DROPS / 198 / 15

Spring Brings by DROPS Design

Meias tricotadas a partir da ponta em DROPS Nord, com riscas e flor bicolor em canelado inglês em a parte de cima da meia. Números 35 – 43.

DROPS Design: Modelo n.º no-028
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

NÚMEROS:
35/37 – 38/40 – 41/43
Comprimento do pé: cerca de 22-24-27 cm.
Altura da perna a partir do calcanhar: cerca de 19-19-21 cm.

FIOS:
DROPS NORD da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100-100-100 g cor 13, rosa velho
50-50-50 g cor 01, natural

AMOSTRA:
26 malhas em largura e 34 carreiras em altura, em ponto meia = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 2,5 mm – para o ponto meia e o canelado inglês.

45% alpaca, 30% poliamida, 25% lã
a partir de 2.60 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.80€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagrama A.1. Ver diagrama indicado para cada número (diz respeito a A.1A, A.1C e A.1D).
O diagrama A.1 mede cerca de 10 cm de altura total.

AUMENTOS-1 (ponta):
Começando 2 malhas antes do marcador, fazer 1 laçada, tricotar 4 malhas meia (o marcador fica a meio destas 4 malhas), 1 laçada. Repetir no outro marcador = aumenta-se 4 malhas na carreira. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

AUMENTOS-2 (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 52 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 4) = 13. Neste exemplo, vai-se aumentar fazendo 1 laçada depois de cada 13.ª malha. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos.

FLOR BICOLOR EM CANELADO INGLÊS (em redondo):
A flor tricota-se em canelado inglês como indicado no diagrama A.1B. As outras malhas tricotam-se em ponto liga, ou seja, tricotam-se em liga como explicado abaixo.
Para obter o efeito bicolor, tricotam-se as riscas alternadamente com 1 carreira natural e 1 carreira rosa velho. A.1 começa com uma carreira em natural como explicado abaixo. Todos os aumentos e as diminuições em A.1 são feitos numa carreira em rosa velho.

DICA TRICÔ-1:
Para evitar buracos no canto do calcanhar quando se tricota a primeira carreira da parte de cima da meia, levantar o fio horizontal antes da malha seguinte (na transição entre o calcanhar e as outros malhas) com a agulha esquerda e colocá-lo torcido na agulha. Tricotar este fio e a malha seguinte da agulha esquerda juntamente.

DICA TRICÔ-2:
Todos os números de malhas indicados quando se tricota a flor em canelado inglês não incluem as laçadas, porque essas laçadas pertencem à malha meia. Ou seja, uma malha meia + uma laçada = 1 malha.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

MEIAS – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas a partir da ponta. A ponta e o calcanhar são unidos, o pé e a parte de cima da meia tricotam-se com riscas. Também se tricotam flores bicolores em canelado inglês na parte de cima da meia.

PONTA:
Montar 8 malhas com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm em rosa velho. Distribuir as malhas à razão de 2 malhas por cada agulha. Tricotar 1 carreira tricotando 2 vezes em meia cada uma das malhas = 16 malhas. Colocar 1 marcador depois das 4 primeiras malhas da carreira e 1 outro marcador depois das 8 malhas seguintes. Restam 4 malhas antes do fim da carreira, depois do último marcador e os marcadores estão de cada lado da ponta. Princípio da carreira = meio sob o pé.
Tricotar em ponto meia em redondo e, AO MESMO TEMPO, na primeira carreira, aumentar de cada lado dos 2 marcadores – ver AUMENTOS-1 (= aumenta-se 4 malhas). Aumentar desta maneira 2-4-6 vezes ao todo em todas as carreiras e 7-6-5 vezes a cada 2 carreiras = 52-56-60 malhas. Continuar em ponto meia sem aumentar até a peça medir 5-5-6 cm a partir da carreira de montagem. Tricotar, então, o pé como indicado abaixo.

PÉ:
Tricotar as riscas em redondo em ponto liga, ou seja, tricotar em liga alternadamente 1 carreira em natural e 1 carreira em rosa velho. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando a peça medir 17-19-21 cm a partir da carreira de montagem, separar a peça para o calcanhar da seguinte maneira: manter as 20-22-24 malhas centrais nas agulhas (ou seja distribuir as malhas para que haja 10-11-12 malhas nas agulhas 2 e 3). Distribuir as 32-34-36 restantes malhas pelas agulhas 1 e 4, ou seja, 16-17-18 malhas em cada agulha. Cortar o fio e tricotar o calcanhar como indicado abaixo.

CALCANHAR:
Tricotar em ponto meia em idas e voltas em rosa velho da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar em meia até restar 1 malha, virar a peça.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Deslizar a primeira malha em liga, puxar o fio e tricotar em liga até restar 1 malha, virar a peça.
CARREIRA 3 (= pelo direito): Deslizar a primeira malha em meia, puxar o fio e tricotar em meia até restarem 2 malhas, virar a peça.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): Deslizar a primeira malha em liga, puxar o fio e tricotar em liga até restarem 2 malhas, virar a peça.
Continuar a virar desta maneira até restarem 14-14-14 malhas na agulha.
Continuar em idas e voltas da mesma maneira, mas tricotar , então, 1 malha a mais em todas as carreiras em vez de 1 malha a menos (alternadamente pelo direito e pelo avesso como antes). Para evitar buracos quando se vira, levantar o fio horizontal antes da malha da agulha esquerda a tricotar e colocá-lo torcido na agulha esquerda. Tricotar este fio e a malha seguinte da agulha esquerda juntamente (pelo direito, tricotá-los juntamente em meia, pelo avesso tricotá-los juntamente em liga). Tricotar desta maneira até todas as malhas do calcanhar estarem tricotadas. Cortar o fio, colocar 1 marcador e tricotar a parte de cima da meia como indicado abaixo. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

PERNA:
= 52-56-60 malhas. Começando a meio da parte de trás da meia, ou seja entre as agulhas 1 e 4. Tricotar 1 volta liga com a cor da risca seguinte do pé – ver DICA TRICÔ-1 aumentando AO MESMO TEMPO 4-0-2 malhas a /intervalos regulares nesta carreira – ver AUMENTOS-2 = 56-56-62 malhas.
Continuar em redondo em ponto meia liga, com as riscas como antes.
Quando a peça medir 3-3-4 cm a partir do marcador do calcanhar, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira (ajustar a altura para que a carreira seguinte se tricote em natural – continuar as riscas como antes - a primeira carreira de A.1 tricota-se em natural): Tricotar A.1A (= 6-6-7 malhas liga), *A.1B (= 1 malha), A.1C (= 10-10-11 malhas liga)*, repetir de * a * 4 vezes ao todo, tricotar A.1B (= 1 malha) e terminar com A.1D (= 5-5-6 malhas) = 5 flores em largura. Continuar desta maneira – ver FLOR BICOLOR EM CANELADO INGLÊS e DICA TRICÔ-2.
Quando as 6 primeiras carreiras de A.1 tiverem sido tricotadas, temos 55-55-61 malhas nas agulhas. Continuar desta maneira. Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos ainda 55-55-61 malhas nas agulhas e a peça mede cerca de 13-13-14 cm a partir do marcador do calcanhar.
Continuar as riscas em malhas liga aumentando AO MESMO TEMPO 5-8-5 malhas a intervalos regulares na primeira carreira = 60-63-66 malhas. Depois de ter tricotado cerca de 3-3-4 cm de riscas depois de A.1, tricotar 1 volta meia em rosa velho aumentando 9-9-9 malhas a intervalos regulares = 69-72-75 malhas. Tricotar em canelado em redondo (= 1 malha meia /2 malhas liga) durante cerca de 2½ a 3 cm. Arrematar frouxamente em meia, mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cada 6.ª malha (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais). A parte de cima da meia mede cerca de 19-19-21 cm a partir das malhas arrematadas até ao calcanhar. Tricotar a outra meia da mesma maneira.

MONTAGEM:
Fechar a abertura da ponta com uma costura.

Diagramas

= 1 malha liga
= fazer 1 laçada, deslizar 1 malha para a agulha direita como se fosse para a tricotar em liga
= tricotar juntamente em meia a malha e a laçada
= tricotar juntamente em liga a malha e a laçada
= tricotar 5 malhas na malha meia e respectiva laçada da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia a laçada e a malha meia, mas deixar a malha e a laçada na agulha esquerda, * fazer 1 laçada na agulha direita e tricotar juntamente em meia a laçada e a malha meia sem tirar a malha da agulha esquerda*, repetir de * a * 2 vezes ao todo = 5 malhas (aumenta-se 4 malhas)
= tricotar 2 malhas juntamente em liga
= diminuir 2 malhas para a esquerda da seguinte maneira: deslizar a primeira malha e a laçada para a agulha direita, como se fosse para tricotá-las juntamente em meia, tricotar as 2 malhas seguintes juntamente em meia (ou seja 1 malha liga + a malha e a laçada), passar a malha deslizada e a laçada da agulha direita por cima das malhas tricotadas juntamente (= diminui-se 2 malhas)
= diminuir 2 malhas para a direita da seguinte maneira: deslizar a primeira malha e a laçada para a agulha direita, como se fosse para tricotá-las juntamente em meia, tricotar 1 malha liga, passar a malha deslizada e a laçada da agulha direita por cima da malha liga, recolocar a malha na agulha esquerda, passar a malha e a laçada da agulha esquerda por cima da malha recolocada na agulha e, por fim, deslizar a restante malha para a agulha direita (= diminui-se 2 malhas)
= diminuir 4 malhas da seguinte maneira: deslizar a primeira malha e a laçada para a agulha direita como se fosse para tricotá-las juntamente em meia, deslizar a malha liga para a agulha direita como se fosse para a tricotar em liga, deslizar a malha seguinte e a laçada para uma agulha adicional/um alfinete de malhas, colocado à frente da peça, tricotar a malha seguinte da agulha esquerda em liga, passar a malha liga deslizada por cima da malha tricotada em liga, recolocar essa malha para a agulha esquerda, passar a malha seguinte e a laçada para a agulha esquerda por cima da malha recolocada na agulha esquerda, deslizar esta malha para a agulha direita, passar a malha deslizada e a laçada da agulha direita por cima desta malha, colocar a malha e a laçada da agulha auxiliar na agulha esquerda, recolocar a malha da agulha direita na agulha esquerda e, por fim, passar a malha e a laçada (que estavam numa agulha auxiliar) por cima da última malha colocadap na agulha esquerda e deslizar a restante malha para a agulha direita (= diminui-se 4 malhas)
= fazer 1 laçada entre 2 malhas; na carreira seguinte tricotar a laçada torcida em liga para evitar buracos

Comentários (2)

María 18.12.2018 - 08:06:

Desde luego si seleccionáis el jersey v55 estos calcetines son un must para tener todo el conjunto. Me parecen encantadores

Rita Reimann 16.12.2018 - 15:32:

Dieses Modell möchte ich nacharbeiten. S it SHR schön.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 198-15