DROPS / 188 / 20

Madrid Cardigan by DROPS Design

Casaco tricotado de cima para baixo, com cavas raglan, torcidos, ponto rendado e fendas nos lados em DROPS Cotton Light. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º cl-088
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS COTTON LIGHT da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
500-550-600-650-700-800 g cor 21, bege claro

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 80 cm) DROPS 4 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 malhas e 28 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 80 cm) DROPS 3,5 mm para o canelado – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura

AGULHA PARA TORCIDOS DROPS

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA, Côncavos (branco) N.º 521: 6 para todos os tamanhos.

50% algodão, 50% poliéster
a partir de 1.40 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 14.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.4. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

RAGLAN:
Todos os aumentos são feitos pelo direito!
Aumentar 1 malha de cada lado de cada A.1/A.2 (= aumenta-se 8 malhas). Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos.

AUMENTOS-1 (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 128 malhas), menos as malhas das orlas da frente (por ex. 10 malhas) e dividir as restantes malhas pelo número de aumentos a fazer (por ex. 4) = 29.5. Neste exemplo, vai-se aumentar alternadamente depois de cada 29.ª e 30.ª malha. Não aumentar por cima das orlas de abotoamento.
Para aumentar, fazer 1 laçada depois da malha, tricotar esta laçada torcida na carreira seguinte para evitar um buraco.

AUMENTOS-2 (lados):
Todos os aumentos são feitos pelo direito!
Tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador, 1 laçada, 4 malhas meia (o marcador fica entre estas 4 malhas), 1 laçada. Na carreira seguinte (pelo avesso), tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (para as mangas):
Diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador da seguinte maneira: Tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, (o fio marcador está aqui), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada.

CASAS:
Fazer as casas na orla da frente direita (quando se usa o casaco). Tricotar pelo direito até restarem 3 malhas e tricotá-las da seguinte maneira: Fazer 1 laçada, tricotar juntamente em meia as 2 malhas seguintes e tricotar a última malha em meia. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.
Fazer a 1.ª casa quando o canelado da gola medir cerca de 1½-2 cm, e fazer as 5 outras casas com um espaço de cerca de 8-8-8-9-9-9 cm entre elas.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular. As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas/a pequena agulha circular.

GOLA:
Montar 123-128-133-138-148-158 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Cotton Light. Tricotar 1 carreira liga pelo avesso. Continuar então em canelado pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira – ver acima, (3 malhas meia / 2 malhas liga) até restarem 8 malhas, terminar com 3 malhas meia e 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até a peça medir 4 cm (a última carreira tricota-se pelo avesso). Não esquecer as CASAS! Tricotar 1 barra jarreteira aumentando na 1.ª carreira ao mesmo tempo 1-4-7-6-8-14 malhas a intervalos regulares – ver AUMENTOS-1 (a intervalos regulares) = 124-132-140-144-156-172 malhas.

ENCAIXE:
Mudar para a agulha circular 4 mm. Colocar 1 marcador aqui. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!! Tricotar pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, 8-10-12-13-16-20 malhas em ponto meia (= frente esquerda), fazer 1 laçada, A.1 (= 20 malhas), 1 laçada, 1 malha em ponto meia (= manga), 1 laçada, A.2 (= 20 malhas), 1 laçada, 16-20-24-26-32-40 malhas em ponto meia (= costas), 1 laçada, A.1, 1 laçada, 1 malha em ponto meia (= manga), 1 laçada, A.2, 1 laçada, 8-10-12-13-16-20 malhas em ponto meia, 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira (= frente direita).
O 1.º aumento da RAGLAN – ver acima – está feito. Continuar desta maneira e aumentar 24-27-30-33-36-39 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 316-348-380-408-444-484 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA. Quando todos os aumentos do raglan estiverem feitos, a peça mede 17-19-21-24-26-28 cm. Continuar sem aumentar até a peça medir 19-21-23-24-26-29 cm. Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, 32-37-42-46-52-59 malhas em ponto meia, tricotar as 6 malhas seguintes como antes, 2 malhas liga, 2 malhas meia (= frente esquerda), colocar as 69-75-81-87-93-99 malhas seguintes em espera num fio (= manga), montar 8 malhas (= lado, sob a manga), 2 malhas meia, 2 malhas liga, tricotar as 6 malhas seguintes como antes, 64-74-84-92-104-118 malhas em ponto meia, as 6 malhas seguintes como antes, 2 malhas liga, 2 malhas meia (= costas), colocar as 69-75-81-87-93-99 malhas seguintes em espera num fio (= manga), montar 8 malhas (= lado, sob a manga), 2 malhas meia, 2 malhas liga, tricotar as 6 malhas seguintes como antes, 32-37-42-46-52-59 malhas em ponto meia (= frente direita), terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

COSTAS & FRENTES:
= 194-214-234-250-274-302 malhas. Colocar 1 fio marcador de cada lado da peça, a meio das novas malhas montadas. Continuar em idas e voltas com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça em ponto meia com A.3 (= 28 malhas) por cima das 8 malhas montadas sob as mangas + 10 malhas de cada lado dessas malhas (ou seja, 14 malhas de cada lado do fio marcador de cada lado da peça). Quando A.3 tiver sido tricotado 1 vez em altura, a peça mede 9 cm. Continuar em idas e voltas com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira e em ponto meia por cima das malhas restantes. AO MESMO TEMPO, na carreira seguinte pelo direito, aumentar 1 malha de cada lado do fio marcador dos lados – ver AUMENTOS-2 (lados)! Aumentar desta maneira 3 vezes ao todo a cada 3 cm = 206-226-246-262-286-314 malhas. Continuar até a peça medir 16-16-16-17-17-16 cm - ajustar a altura para que a última carreira seja pelo avesso.
Dividir , então, as costas e as frentes e terminar cada parte separadamente. Colocar as 54-59-64-68-74-81 primeiras e últimas malhas em espera em 2 fios separados para a frente direita e a frente esquerda e tricotar as costas.

COSTAS:
= 98-108-118-126-138-152 malhas. Tricotar em ponto meia com 5 malhas em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 23-23-23-24-24-23 cm, tricotar 1 carreira aumentando 30-30-30-37-40-41 malhas a intervalos regulares (mas não por cima das malhas em ponto jarreteira) = 128-138-148-163-178-193 malhas. Continuar com a agulha circular 3,5 mm e tricotar 1 barra jarreteira. Continuar em canelado pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas em ponto jarreteira, (3 malhas meia / 2 malhas liga) até restam 8 malhas, 3 malhas meia, 5 malhas em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 5 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. Para evitar que fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cerca de cada 5.ª malha. Arrematar então as laçadas como se fossem malhas normais. A peça mede 52-54-56-58-60-62 cm de altura total a partir do ombro.

FRENTE DIREITA:
= 54-59-64-68-74-81 malhas. Tricotar em ponto meia com 5 malhas em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 23-23-23-24-24-23 cm, tricotar 1 carreira aumentando 14-14-14-15-19-22 malhas a intervalos regulares (mas não por cima das malhas em ponto jarreteira) = 68-73-78-83-93-103 malhas. Continuar com a agulha circular 3,5 mm e tricotar 1 barra jarreteira. Continuar em canelado pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas em ponto jarreteira, (3 malhas meia / 2 malhas liga) até restarem 8 malhas, 3 malhas meia, 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até este o canelado medir 5 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. Para evitar que fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cerca de cada 5,ª malha. Arrematar então as laçadas como se fossem malhas normais. A peça mede ao todo 52-54- 56-58- 60-62 cm de altura total a partir do ombro.

FRENTE ESQUERDA:
= 54-59-64-68-74-81 malhas. Tricotar em ponto meia com 5 malhas em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 23-23-23-24-24-23 cm, tricotar 1 carreira aumentando 14-14-14-15-19-22 malhas a intervalos regulares (mas ão por cima das malhas em ponto jarreteira) = 68-73-78-83-93-103 malhas. Continuar com a agulha circular 3,5 mm e tricotar 1 barra jarreteira. Continuar em canelado pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, (3 malhas meia / 2 malhas liga) até restarem 8 malhas, 3 malhas meia, 5 malhas em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 5 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. Para evitar que fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cerca de cada 5,ª malha. Arrematar então as laçadas como se fossem malhas normais. A peça mede ao todo 52-54-56-58-60-62 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Retomar as 69-75-81-87-93-99 malhas em espera de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas/a pequena agulha circular 4 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 8 malhas montadas sob a manga = 77-83-89-95-101-107 malhas. Colocar um fio marcador a meio das novas malhas (= 4 das novas malhas de cada lado do fio marcador). Tricotar A.4 (= 28 malhas) a meio sob a manga, colocando 14 malhas de A.4 de cada lado do fio marcador a meio sob a manga. Tricotar as restantes malhas em meia. Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, diminuímos 18 malhas = 59-65-71-77-83-89 malhas. Continuar a diminuir 2 malhas sob a manga – ver DIMINUIÇÕES! Diminuir desta maneira 7-9-11-13-15-17 vezes ao todo a cada 10-7-6-5-4-3 carreiras= 45-47-49-51-53-55 malhas. Continuar em meia até a manga medir 37-35-34-33-32-29 cm. Tricotar, então, 1 carreira aumentando 5-8-6-9-7-10 malhas a intervalos regulares = 50-55-55-60-60-65 malhas. Continuar com as agulhas de pontas duplas 3,5 mm. Tricotar 1 barra jarreteira. Tricotar então em canelado (3 malhas meia / 2 malhas liga) até a manga medir 42-40-39-38-37-34 cm a partir da separação. Arrematar as malhas como elas se apresentam. Para evitar que fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cerca de cada 5,ª malha. Arrematar então as laçadas como se fossem malhas normais. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar os botões na orla da frente esquerda. Entretecer os fios.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 29.05.2018
Correcção: a 1.ª carreira da gola tricota-se em liga pelo avesso (e não em liga pelo direito).

= fazer 1 laçada entre 2 malhas. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em liga para formar um buraco. Quando se tricota em redondo (mangas), tricotar a laçada em meia para formar um buraco
= fazer 1 laçada entre 2 malhas. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em liga para evitar um buraco. Quando se tricota em redondo (mangas), a laçada tricota-se torcida em meia para evitar um buraco
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= quando o diagrama tiver sido tricotado 1 vez em altura, repetir o motivo a partir da carreira com a flecha

Barbara 04.08.2018 - 13:15:

Hallo, bin beim Ärmel und verstehe nicht, wie es bei A4 zu Abnahmen kommen soll, wenn doch nach/vor dem 2 zusammenstricken gleich wieder ein U gemacht wird, der zu einer neuen Masche wird? Das würde auch den Madrid-Pullover betreffen. Ich versuche es mal ohne Umschläge ...

DROPS Design 06.08.2018 kl. 08:51:

Liebe Barbara, bei den 1., 3., 5. und 7. Reihe in A.4 haben Sie 2 Umschläge aber 4 Abnahmen = es wird in jeder diese Reihen 2 M im Diagram abgenommen. Viel Spaß beim stricken!

Naudan Suzanne 26.07.2018 - 08:32:

Je ne sais pas tricoter avec des aiguilles circulaires. Est il possible d'obtenir les explications de ce modèle en tricotant de bas en haut et si possible morceau par morceau. Merci

DROPS Design 26.07.2018 kl. 10:13:

Bonjour Mme Naudan, le gilet se tricote en allers et retours sur aiguille circulaire pour avoir suffisamment de place pour y loger toutes les mailles, vous pouvez le tricoter sur aiguilles droites, mais pensez à bien vérifier votre tension car les mailles seront beaucoup plus serrées - lisez ici comment adapter un modèle sur aiguilles droites. Bon tricot!

Ked 19.07.2018 - 11:25:

Why wasn't this sweater included when I asked for "Raglan"?

DROPS Design 19.07.2018 kl. 11:57:

Dear Ked, this pattern is listed under "Raglan" - see here. Happy knitting!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 188-20