Como tricotar um pulôver de cima para baixo (técnica top down)

Tags: principiante,

Vários dos nossos pulôveres são tricotados de cima para baixo, ou, como se diz, em inglês, top-down, e isso deve-se basicamene ao facto de este tipo de técnica fornecer maior flexibilidade em termos de poder adaptar a peça às suas medidas ou às suas preferências pessoais. É mais fácil adaptar o comprimento das mangas, do corpo e, em particular, do encaixe. Tricotar de cima para baixo ou em top-down também faz com que seja mais fácil experimentar a peça enquanto a vai tricotando.

Nesta lição, mostramos-lhe como tricotar um pulôver com um simples aumento raglan. Deve começar por escollher o modelo que quer tricotar e usar esta lição para a guiar. Se quer tricotar um modelo que tem um tipo diferente de raglan basta seguir as instruçĩes para os aumentos do seu modelo – irá reparar que o princípio da técnica top-down é a mesma da que damos neste exemplo. Da mesma maneira, esta técnica também pode ser usada quando se tricota um encaixe arredondado – basta seguir as instruções para os aumentos do encaixe em vez dos aumentos para o raglan mostrados aqui.

De igual modo, se estiver a tricotar ym casaco de cima para baixo, a técnica será a mesma, mas irá tricotar a peça em idas e voltas, começando a meio da frente (um marcador nas costas não será necessário).

Vamos começar

1) Neste exemplo, começámos por montar 48 malhas e tricotar 3 cm em canelado (2 malhas meia, 2 malhas liga), antes de começar os aumentos para o raglan.

Depois do canelado, continuar em ponto meia e colocar um marcador a meio das costas. Continuar, colocando 4 fios marcadores para o raglan na transição entre o corpo e as mangas (do 1.º marcador até ao 1.º fio marcador = é uma metade das costas. Do 1.º ao 2.º fio marcador = é uma das mangas. Do 2.º ao 3.º fio marcador = é a frente. Do 3.º ao 4.º fio marcador = a outra manga. As restantes malhas entre o 4.º fio marcador e o 1.º fio marcador = é a outra metade das costas).

2) Começar por aumentar para o raglan de ambos os lados dos 4 fios marcadores.

3) Aumentar da seguinte maneira: começar 1 malha antes do fio marcador, fazer 1 laçada.

4) Tricotar 2 malhas (o fio marcador fica a meio destas malhas), fazer 1 laçada.

5) Os primeiros aumentos (laçadas) antes e depois do 1.º fio marcador estão feitos. Repetir os aumentos a cada fio marcador (= 8 malhas aumentadas por carreira).

6) Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia (tricotar na alça de trás das malhas) para evitar buracos.

7) Continuar a tricotar e a aumentar para o raglan como explicado.

8) Quando todos os aumentos para o raglan estão feitos, continuar a tricotar até ter as medidas onde a peça é dividida para o corpo e as mangas.

9) Dividir a peça para as mangas e para a frente/costas e terminar cada parte separadamente. Tricotar até ao 1.º fio marcador (= metade das costas).

10) Colocar as malhas entre o 1.º e o 2.º fio marcador num fio/num alfinete de malhas (= 1.ª manga).

11) Montar novas malhas sob a manga.

12) Tricotar as malhas entre o 2.º e o 3.º fio marcador (=frente).

13) Colocar as malhas entre o 3.º e o 4.º fio marcador num fio/alfinete de malhas (= 2.ª manga).

14) Cast on new stitches under sleeve (same number of stitches as cast on under 1. sleeve).

15) Tricotar as restantes malhas das costas (até ao 1.º marcador).

16) Tricotar o corpo em redondo, seguindo as instruções para aumentos, diminuições, comprimento e altuura do canelado do modelo que escolheu. Se não sabe que comprimento deseja ter, ou quer encurtá-lo/alongá-lo, pode tentar experimentar o pulôver facilmente enquanto vai tricotando (DICA: quando vestir a peça, distribua as malhas por várias agulhas circulares para minimizar o risco de deixar cair malhas).

17) Tricotar as mangas: colocar as malhas de um dos fios/alfinete de malhas novamente na agulha.

18) Montar novas malhas sob a manga (ver foto A) ou levantar 1 malha em cada uma das malhas montadas sob a manga (ver foto B) - ver as instuções do modelo para saber o número exacto de malhas - e colocar um marcador. A peça passa a ser medida a partir daqui. B: Apanhar 1 malha em cada uma das malhas montadas sob a manga.

19) Tricotar até obter o comprimento indicado nas instruções do modelo, colocar um novo marcador a meio das novas malhas montadas. Diminuir 1 malha de cada lado do marcador.

20) Tricotar até restarem 2 malhas antes da malha com o marcador, deslizar 1 malha, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= 1 malha diminuída).

21) Tricotar a malha com o marcador.

22) Tricotar 2 malhas juntamente em meia (=1 malha diminuída).

Diminiu-se 1 malha antes e 1 malha depois do marcador (= 2 malhas diminuídas).

23) Seguir as instruções do modelo relativas ao número de diminuições e de cm/voltas entre cada diminuição.

24) Quando ambas as mangas estão feitas, costurar o buraco sob as mangas.

Quando o corpo e as mangas estão feitos de acordo com o modelo, tirar todos os marcadores e fios marcadores e cerzir todas as pontas soltas. O pulôver está feito!

Ainda não escolhou um pulôver com a técnica top down? Descubra modelos para a inspirar abaixo:

Comentários (5)

Giselle 13.05.2019 - 04:22:

Dica maravilhosa,eu já havia desistido de tentar.

Lilly Smuul 26.04.2019 - 18:40: Website http://www.mustrimaa ...

Väga mõnus meetod kampsunite kudumiseks! Soovitan!

Dea 31.03.2019 - 21:08:

Al punto uno, quante maglie ci sono tra i vari segnapunti? Perchè non è specificato?

DROPS Design 06.04.2019 - 18:53:

Buongiorno Dea, grazie per la segnalazione, la giriamo alla casa madre: in caso di modifiche, la lezione verrà aggiornata. Buon lavoro!

Christina Block 29.03.2019 - 07:44:

Danke für die tolle Anleitung! Habt ihr auch einen Tipp wie man eine bestehende Anwendung eines Pullis von 'buttom up' in 'top down' umwandeln kann?

DROPS Design 03.04.2019 - 09:56:

Liebe Frau Black, so was haben wir noch nicht, Ihre Anfrage wurde weitergeleitet. Viel Spaß beim stricken!

Dea 25.03.2019 - 21:12:

Perchè non viene specificato come dividere le maglie tra i vari segnapunti? Parte con 48m , ma poi con che criterio suddivide le maglie per i vari pezzi? Grazie.

DROPS Design 06.04.2019 - 18:53:

Buongiorno Dea, grazie per la segnalazione, la giriamo alla casa madre: in caso di modifiche, la lezione verrà aggiornata. Buon lavoro!

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *