DROPS / 196 / 28

Green Envy by DROPS Design

Casaco crohetado em DROPS BabyMerino, em forma de quadrado, com leques, ponto rendado e riscas. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º bm-055
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BABYMERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
50-100-100-100-100-100 g cor n.º 20, cinza escuro
500-550-600-650-700-750 g cor n.º 38, verde azeitona

-------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
20 pontos altos duplos em largura e 7.5 carreiras de altura = 10 x 10 cm.
O diagrama A.4 medir cerca de 2½ cm de largura.

AGULHA DE CROCHÉ:
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm.
O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

Comentários (12)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 37.95€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS

-------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.4.

DICA CROCHÉ:
No princípio de cada carreira que começa por 1 ponto alto, começar com 3 pontos corrente (substituem o 1.º ponto alto) e terminar com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.
No princípio de cada carreira que começa por 1 ponto alto duplo, começar com 4 pontos corrente (substituem o 1.º ponto alto duplo) e terminar com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente do princípio da carreira.
No princípio de cada carreira que começa por 1 ponto baixo, começar com 1 ponto corrente (substitui o 1.º ponto baixo) e terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

RISCAS:
Quando a peça medir 5, 10, 20 e 36 cm a partir do centro (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja sem grupos de pontos altos duplos), crochetar a carreira seguinte em cinza escuro. Cortar e entretecer o fio cinza escuro no fim da carreira. Não cortar o fio verde azeitona - fazê-lo seguir pelo avesso, mas ter atenção para que não fique demasiado esticado.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

CASACO - SUMÁRIO DA PEÇA:
Crochetar primeiro as costas em redondo, a partir do meio em forma de quadrado, depois continuar cada frente em idas e voltas. As mangas crochetam-se em redondo de cima para baixo e unidas ao quadrado.

COSTAS:
Crocheta-se seguindo as RISCAS indicadas acima.
Crochetar A.1 com a agulha de croché 4 mm em verde azeitona. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando A.1 tiver sido crochetado 1 vez em altura, repetir as 2 últimas carreiras continuando os aumentos como antes. Continuar até o quadrado medir 36-38-40-42-44-46 cm (ou seja 18-19-20-21-22-23 cm a partir do meio) - ajustar a altura para que a carreira seguinte seja uma carreira como o última carreira de A.1 (ou seja, uma carreira com 1 ponto baixo ao meio de cada lado da peça para que seja mais fácil formar as cavas).
Crochetar , então, as cavas da seguinte maneira: Crochetar o primeiro lado como antes (até e incluindo o primeiro canto), crochetar 48-52-55-59-62-62 pontos corrente, saltar a primeira metade do lado seguinte para a manga, crochetar a segunda metade do lado até ao canto, depois o lado seguinte como antes até ao canto, crochetar a primeira metade do último lado como antes, crochetar 48-52-55-59-62-62 pontos corrente, saltar a última metade do último lado para a manga e crochetar o último canto como antes.
Na carreira seguinte, continuar como antes; à volta das correntes das cavas, crochetar como antes (ou seja, crocheta-se o mesmo número de motivos que aquele que se saltou, incluindo o aumento do canto).
Continuar em redondo, até a peça medir 78-80-82-84-86-88 cm de lado (ou seja, 39-40-41-42-43-44 cm a partir do meio do quadrado) - ajustar a altura para arrematar depois de 1 carreira de grupos de pontos altos duplos. Cortar o fio.

FRENTE DIREITA:
Começar a meio do primeira canto.
Crochetar a 1.ª carreira pelo avesso da seguinte maneira: A.2b (ou seja 1 ponto alto + 2 pontos corrente + 1 ponto alto nos 4 pontos corrente que substituem o 1.º ponto alto duplo no princípio da carreira precedente) – ver DICA CROCHÉ -, continuar então como antes até restarem 2 pontos corrente antes do canto seguinte, crochetar A.2a por cima do canto (ou seja 1 ponto alto + 2 pontos corrente + 1 ponto alto no ponto alto duplo do canto).
Continuar desta maneira em idas e voltas (ou seja, repetir as 2 últimas carreiras de A.2). Crochetar até a peça medir 61-63-65-67-69-71 cm a partir do meio do quadrado; ajustar a altura para arrematar depois de 1 carreira de grupos de pontos altos duplos. Cortar e entretecer o fio.

FRENTE ESQUERDA:
Crochetar como se fez para a frente direita.

MANGAS:
Crochetar 97-104-111-118-125-125 pontos corrente com a agulha de croché 4 mm em verde azeitona e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.
Crochetar 4 pontos corrente (= 1 ponto alto duplo), saltar 1 ponto corrente, 1 ponto alto duplo em cada um dos 5 pontos corrente seguintes, *saltar 1 ponto corrente, 1 ponto alto duplo em cada um dos 6 pontos corrente seguintes*, repetir de * a * e terminar com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente do princípio da carreira = 84-90-96-102-108-108 pontos altos duplos.
Crochetar então em redondo, da seguinte maneira: A.3 (= 6 pontos) e repetir A.4 por cima das últimas pontos (= 13-14-15-16-17-17 vezes em largura).
Continuar desta maneira.
Quando a manga medir 4 cm - ajustar a altura para que a carreira seguinte seja uma carreira 3 de A.3 -, diminuir da seguinte maneira:
Crochetar 1 ponto corrente, saltar os 4 primeiros pontos corrente (= aqueles que substituem o 1.º ponto alto duplo da carreira precedente) e 2 pontos altos duplos da carreira precedente, continuar o ponto fantasia como antes até restarem 3 pontos corrente e 1 ponto baixíssimo, saltar 3 pontos altos duplos da carreira precedente e terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente (= diminui-se 3 pontos altos de cada lado da peça = ou seja, 6 pontos altos ao todo).
Na carreira seguinte, crochetar como na carreira 2 (para que as aros continuem e fiquem desencontrados). Continuar as carreiras 1 a 4 como antes. Diminuir da seguinte maneira (diminuir numa carreira de pontos altos duplos) 5-6-6-7-7-7 vezes ao todo a cada 10-8-8-7-7-7 cm = 54-54-60-60-66-66 pontos. Quando a manga medir cerca de 53 cm (ajustar a altura para arrematar depois de 1 carreira de pontos corrente e pontos baixos) cortar e entretecer o fio.
Crochetar 1 outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar as mangas ao quadrado, em verde azeitona, na alça mais exterior dos pontos.

Diagramas

= 2 pontos corrente
= 3 pontos corrente
= 4 pontos corrente
= 6 pontos corrente
= 1 ponto baixo à volta do aro
= 1 ponto alto à volta do aro de pontos corrente
= 1 ponto alto duplo no ponto
= 1 ponto alto duplo à volta do aro
= 1 grupo de pontos altos duplos: (3 pontos altos duplos + 2 pontos corrente + 3 pontos altos duplos) à volta do aro
= (1 ponto alto + 6 pontos corrente + 1 ponto alto) à volta do aro/no ponto alto duplo
= a carreira começa por 3 pontos corrente, crochetar então 6 pontos corrente + 1 ponto alto no 4.º ponto corrente no princípio da carreira precedente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira, crochetar então pontos baixíssimos até ao meio do 1.º aro
= a carreira começa por 3 pontos corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira
= a carreira começa por 4 pontos corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente do princípio da carreira
= direção do trabalho
= crochetar 5 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente - ver ponto preto no círculo; a carreira começa e termina aqui
= esta carreira já foi feita; mostra apenas como crochetar a carreira seguinte - Começar na carreira seguinte!
= 1 ponto alto no ponto
= 1 ponto baixo entre 2 pontos altos duplos
= a carreira começa por 1 ponto corrente (substitui o 1.º ponto baixo) e terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo do princípio da carreira

Comentários (12)

Deixe o seu comentário!

LILIANE BERNARD 09.02.2019 - 07:35:

Bonjour, ce modèle me plait bien mais j'aimerais qu'il soit plus long (mi-mollet) est ce possible et si oui comment procéder, merci de votre réponse, cordialement

DROPS Design 11.02.2019 kl. 08:18:

Bonjour Mme Bernard, vous pouvez probablement l'allonger en rajoutant des rangs supplémentaires en bas du gilet, nous ne sommes toutefois pas en mesure de pouvoir adapter chaque modèle à chaque demande, n'hésitez pas à contacter votre magasin DROPS - même par mail ou téléphone, on saura vous y aider et vous conseiller. Bon crochet!

Shelia Baker 20.01.2019 - 18:28:

Thank you for your swift response. I changed the setting to UK English and the stitch group I was referring to became a triple crochet group and the description is 3 double tribles + chain 2 + 3 double tribles . My question is: should the double crochet group on the US language setting actually be called a triple crochet group? That would make it more logical to me.

DROPS Design 21.01.2019 kl. 11:45:

Dear Mrs Baker, you have here (9th symbol): 3 double treble (UK-English)/ treble crochets (US-English) + 2 chains + 3 double treble crochets (UK/English) / treble crochets (US-English), this make the "group". Happy crocheting!

Shelia Baker 20.01.2019 - 02:44:

Hello! I am making this pattern and am wondering if the stitches for the double crochet group are supposed to be treble stitches?

DROPS Design 20.01.2019 kl. 09:09:

Dear Sheila, the stitch-groups are crocheted with trebes (UK). Please be aware of the difference between the US and the UK versions of the crochet paterns, and makesure you are reading the ones you need (the lg you learned the names of the stitches on). You can change the lg of the pattern by clicking on the roll-down menue just below the picture. Happy Crafting!

Agathe 11.01.2019 - 18:11:

Bonjour, je suis entrain de faire ce modèle et je ne comprend comment faire les côté droit et gauche sans faire d'augmentation dans le coin ? Diagramme A.2a et A.2b pouvez vous m'aiguillez ? Ça fait plusieurs fois que je recommence et le résultat n'est pas la ! Merci

DROPS Design 14.01.2019 kl. 08:33:

Bonjour Agathe, quand vous continuez chaque devant, vous crochetez le long d'un côté uniquement, soit dans les 4 ml du début du tour précédent (= 1 double-bride) crochetez: A.2b (= 1 b, 2 ml, 1b) dans ce coin, puis continuez comme avant (= crochetez le rang suivant comme pour le carré en commençant par 4 ml) et terminez par A.2b: 4 ml et 1 bride, 2 ml, 1 bride dans la double-bride du coin suivant = le long d'un seul côté. Tournez et crochetez: A.2b, comme avant, A.2 a et continuez ainsi/ Bon crochet!

Nicole 24.10.2018 - 20:03:

Hallo, ich habe Probleme mit den Vorderteilen. Ich verstehe nicht, wie der Rand gehäkelt wird. Wenn ich im Muster weiter häkele, werden die Ränder spitz. Ansonsten tolles Muster, danke!

DROPS Design 25.10.2018 kl. 08:28:

Liebe Nicole, beginnen Sie in der Ecke und häkeln Sie (Rückreihe) A.2b (= 1 Stb, 2 Lm, 1 Stb) in die 4. Lm vom Beg der vorrigen Runde, dann weiter im Muster häkeln (= wie bei der letzte Reihe in A.1) bis zur nächsten Ecke und die Reihe mit A.2a (1 Stb, 2 Lm, 1 Stb) enden, zwischen diese Stb-gruppe/Doppelstäbchen Gruppe (2. Reihe) häkeln Sie wie zuvor. Viel Spaß beim häkeln!

NDJ 01.10.2018 - 20:44:

Bonjour je suis en train de confectionner ce modèle et je comprends pas "Au tour suivant, continuer comme avant; autour des chaînettes des emmanchures, crocheter comme avant (autrement dit, on crochète le même nombre de motifs que celui qui a été sauté, y compris l’augmentation du coin)" faut il refaire la dernière ligne du diagramme A1 ou l'avant dernière ? Par avance merci de votre aide Nathalie

DROPS Design 02.10.2018 kl. 09:35:

Bonjour Nathalie, après le tour des emmanchures, continuez le diagramme comme avant (= rang suivant) et crochetez-le tout le tour: dans les mailles du rang précédent et dans les emmanchures, dans la chaînette des emmanchures, crochetez le même nombre de motifs que celui que vous avez sauté au tour précédent. Bon crochet!

Daniela 03.09.2018 - 10:36:

Wenn A.1 1 x gehäkelt wurde, die 2 letzten Runden OHNE Zunahmen wie zuvor weiterhäkeln, bis das Viereck ein Maß von insgesamt 36-38-40-42-44-46 cm hat. Sollte es nicht heissen: MIT Zunahmen?

DROPS Design 03.09.2018 kl. 15:24:

Liebe Daniela, stimmt, es soll mit Zunahmen heißen. Die deutsche Anleitung wird korrigiert, danke für den Hinweis. Viel Spaß beim häkeln!

Silvia 11.07.2018 - 15:00:

Bello pratico e funzionale. Lo mettiamo con la mezza stagione o come cardigan ne periodo invernale. Spero di poterlo fare!!!

Henny Van Dooren 11.07.2018 - 13:58:

Prachtig patroon, wanneer komt dit beschikbaar?

Conny 14.06.2018 - 10:58:

Eine Qudrat- Anleitung mit A Garn gehäkelt, werde ich versuchen!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 196-28