DROPS / 195 / 5

Nordic Romance by DROPS Design

Xaile tricotado em DROPS Nord, de cima para baixo em ponto jarreteira, ponto mosaico e ponto de ondas.

DROPS Design: Modelo n.º no-014
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

Dimensões: Altura ao longo da malha central: cerca de 64 cm. Comprimento ao longo da parte de cima do xaile: cerca de 190 cm.
Fios:
DROPS NORD da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
150 g cor 05, cinza
150 g cor 01, natural
50 g cor 03, cinza pérola
50 g cor 06, cinza escuro
50 g cor 18, amarelo ouro

-------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
23 malhas em largura e 45 carreiras em altura em ponto jarreteira e no ponto mosaico = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 3,5 mm – com 80 cm de comprimento.

Comentários (33)

45% alpaca, 30% poliamida, 25% lã
a partir de 2.60 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 23.40€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
1 barra jarreteira = Tricotar 2 carreiras meia.

AUMENTOS NUMA SECÇÃO PONTO JARRETEIRA DE UMA SÓ COR:
Ver os diagramas A.1 e A.2. Cada carreira das diagramas corresponde a uma carreira tricotada. Os diagramas mostram todas as carreiras, vistas pelo direito.

AUMENTOS (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 261 malhas), menos a malha central (= 1 malha) e dividir as restantes malhas por 2 = 130 malhas de cada lado da malha central. Dividir então 130 malhas pelo número de aumentos a fazer antes/depois da malha central (por ex. 3) = 43.3.
Neste exemplo, vai-se aumentar fazendo 1 laçada depois de cerca de cada 43.ª malha antes da malha central. Aumentar da mesma maneira depois da malha central. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

DICA PARA ARREMATAR:
Para que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada ao mesmo tempo que se arremata – fazer 1 laçada por cima de cada uma das laçadas da carreira precedente, arrematar as laçadas como malhas normais. Ter atenção para não puxar o fio ao arrematar.
Se as malhas arrematadas continuarem a ser apertadas, pode-se usar uma agulha um tamanho acima.

PONTO MOSAICO:
Ver os diagramas A.3 a A.11 e ver explicação da técnica abaixo.
Cada carreira destes diagramas corresponde a 2 carreiras tricotadas. Ou seja, pelo direito, os diagramas lêem-se da direita para a esquerda com os aumentos indicados nos diagramas e pelo avesso tricota-se a mesma carreira da esquerda para a direita, mas sem aumentar (as aumentos já estão feitos pelo direito).

Em todas as carreiras pelo direito, manter o fio atrás da peça (ou seja, pelo avesso) quando se desliza uma malha.
Em todas as carreiras pelo avesso, manter o fio frente à peça (ou seja, na nossa direcção e sempre pelo avesso) quando se desliza uma malha.
Ter atenção para que os fios não fiquem demasiado puxados pelo avesso!

Para melhor seguir o motivo, pode colocar 1 marcador entre cada diagrama A.4B/A.5B.

A.3, A.6 e A.9 = primeira e última malha. Esta malha tricota-se na cor indicada pelo símbolo e, AO MESMO TEMPO, este símbolo indica a cor da carreira em A.X, A.Y e A.Z.
A.X, A.Y e A.Z são as secções que mostram as carreiras tricotadas em ponto mosaico.
Nas outras carreiras de A.4/A.5, A.7/A.8 e A.10/A.11 (ou seja, as carreiras numa só cor), tricota-se 1 barra jarreteira em idas e voltas em todas as malhas sem deslizar a malha (a malha central tricota-se sempre em ponto meia).

SECÇÃO A.X:
A cada carreira de A.3 com um pequeno quadrado preto (ou seja, a tricotar na cor A), todas as malhas da cor A em A.4 e A.5 são tricotadas em meia e todas as malhas da cor B são deslizadas.
A cada carreira de A.3 com uma estrela (cor B), todas as malhas da cor B em A.4 e A.5 são tricotadas em meia e todas as malhas na cor A são deslizadas.

SECÇÃO A.Y:
A cada carreira de A.6 com um pequeno losango preto (ou seja, a tricotar na cor C), todas as malhas da cor C em A.7 e A.8 são tricotadas em meia e todas as malhas com a cor D são deslizadas.
A cada carreira de A.6 com um pequeno traço (cor D), todas as malhas da cor D em A.7 e A.8 são tricotadas em meia e todas as malhas na cor C são deslizadas.

SECÇÃO A.Z:
Na carreira de A.9 que começa por uma diagonal (ou seja, cor E), todas as malhas na cor E em A.10 e A.11 são tricotadas em meia e todas as malhas na cor A são deslizadas.

PONTO DE ONDAS:
Ver os diagramas A.12 e A.13. Cada carreira corresponde a 1 carreira tricotada. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular (para ter espaço suficiente para todas as malhas).
Aumenta-se sempre 1 malha de cada lado da malha central e 2 malhas de cada lado de cada lado da peça em todas as carreiras pelo direito como explicado abaixo (= aumenta-se 6 malhas a cada carreira de aumentos).
No princípio da xaile, tricota-se uma secção em ponto jarreteira numa só cor. Depois tricota-se em ponto mosaico e termina-se pela orla em ponto de ondas.
É importante seguir os diagramas atentamente.
O ponto mosaico tricota-se em ponto jarreteira, mas o jacquard não se tricota como oa ponto jarreteira normal – tricota-se, deslizando as malhas – ver explicações acima antes de o tricotar. NOTA : cada carreira dos diagramas do ponto mosaico (A.3 a A.11) corresponde a 1 barra jarreteira (ou seja 2 carreiras). Nos outros diagramas (A.1, A.2, A.12 e A.13), 1 carreira no diagrama = 1 carreira tricotada.

XAILE:
Montar 5 malhas com a agulha circular 3,5 mm em cinza. Tricotar as 2 primeiras carreiras da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): 1 malha ourela em ponto jarreteira – ver acima -, 1 laçada, 1 malha em ponto meia, 1 laçada, 1 malha em ponto meia, 1 laçada, 1 malha em ponto meia, 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): 2 malhas de orla em ponto jarreteira, tricotar em liga até restarem 2 malhas e terminar com 2 malhas de orla em ponto jarreteira = 9 malhas.
Tricotar então A.1 e A.2 da seguinte maneira: A.1 por cima das 4 primeiras malhas, 1 malha em ponto meia (= malha central – esta malha tricota-se totalmente em ponto meia até ao fim, independentemente de como as outras malhas se tricotam), A.2 por cima das 4 últimas malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Continuar desta maneira aumentando como indicado em A.1 e A.2 até um total de 43 barras jarreteira ter sido tricotado depois da montagem = 261 malhas. Tricotar mais 1 barra jarreteira em cinza aumentando de cada lado da peça e a meio como antes, e aumentar mais 6 malhas a intervalos regulares, ou seja, aumentar 3 malhas antes e 3 malhas depois da malha central – ver AUMENTOS. Tricotámos 44 barras jarreteira ao todo e temos 273 malhas. A peça mede cerca de 19 cm a meio da peça, a partir da montagem na direção do tricô.
Continuar em PONTO MOSAICO – ver acima -, ou seja tricotar a primeira carreira pelo direito da seguinte maneira: A.3 (= 1 malha), A.4A por cima de 2 malhas, A.4B por cima das 132 malhas seguintes (= 33 motivos de 4 malhas), A.4C por cima da malha seguinte, 1 malha em ponto meia (= malha central – esta malha tricota-se na cor de fundo do motivo), A.5A por cima da malha seguinte, A.5B por cima das 132 malhas seguintes (= 33 motivos de 4 malhas), A.5C por cima das 2 malhas seguintes e terminar com A.3 (= 1 malha).
Continuar desta maneira, mas não esquecer que uma carreira de cada um destes diagramas corresponde a 1 barra jarreteira (ou seja, 2 carreiras meia). Ter atenção para não arrematar os fios pelo avesso.
Quando A.3, A.4 e A.5 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 363 malhas.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: A.6 (= 1 malha), A.7A por cima das 2 malhas seguintes, A.7B por cima das 174 malhas seguintes (= 29 motivos de 6 malhas), A.7C por cima das 4 malhas seguintes, 1 malha em ponto meia (= malha central – esta malha tricota-se na cor de fundo do motivo), A.8A por cima das 4 malhas seguintes, A.8B por cima das 174 malhas seguintes (= 29 motivos de 6 malhas), A.8C por cima das 2 malhas seguintes e terminar com A.6 (= 1 malha). Quando A.6, A.7 e A.8 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 465 malhas.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: A.9 (= 1 malha), A.10A por cima das 2 malhas seguintes, A.10B por cima das 228 malhas seguintes (= 114 motivos de 2 malhas), A.10C por cima da malha seguinte, 1 malha em ponto meia (= malha central – esta malha tricota-se na cor da risca), A.11A por cima da malha seguinte, A.11B por cima das 228 malhas seguintes (= 114 motivos de 2 malhas), A.11C por cima das 2 malhas seguintes e terminar com A.9 (= 1 malha). Quando A.9, A.10 e A.11 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 519 malhas.
Continuar em cinza pérola e tricotar 2 carreiras meia aumentando 16 malhas a intervalos regulares na 1.ª carreira, ou seja, continuar os aumentos dos lados e ao meio como antes, e aumentar mais 8 malhas a intervalos regulares tanto antes como depois da malha central = 541 malhas.
Continuar em natural e tricotar em PONTO DE ONDAS – ver acima -, ou seja, tricotar a primeira carreira pelo direito da seguinte maneira: A.12A por cima das 4 primeiras malhas, A.12B por cima das 260 malhas seguintes (= 20 motivos de 13 malhas), A.12C por cima das 6 malhas seguintes, 1 malha em ponto meia (= malha central), A.13A por cima das 6 malhas seguintes, A.12B por cima das 260 malhas seguintes (= 20 motivos de 13 malhas) e terminar com A.13C por cima das 4 últimas malhas. Quando o ponto de ondas está terminado, temos 773 malhas.
Tricotar 2 barras jarreteira em idas e voltas em todas as malhas aumentando dos lados e de cada lado da malha central como antes = 785 malhas. Ver DICA PARA ARREMATAR e arrematar em meia pelo direito. Cortar e entretecer os fios.

MONTAGEM:
Humedecer a peça e dar-lhe forma com cuidado e na horizontal. Deixar secar. Repetir a cada lavagem.

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, liga pelo avesso
= 1 malha meia pelo avesso
= fazer 2 laçadas entre 2 malhas; na carreira seguinte, tricotar a primeira laçada em meia ou em liga como indicado no diagrama e deixar cair a segunda laçada
= fazer 1 laçada entre 2 malhas; na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em meia ou torcida em liga como indicado no diagrama (não deve formar um buraco)
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= este quadrado não é uma malha - passar diretamente ao símbolo seguinte do diagrama
= Cor A – cinza escuro
= Cor B – amarelo ouro
= Cor C – natural
= Cor D – cinza
= Cor E – cinza pérola

Henna 24.03.2019 - 07:08:

En osannut ohjeen mukaisesti tehda mosaiikkikuvion silmukoita jotka nostetaan neulomatta. Luin ohjeen monesti enka ymmartanyt. Muutoin ohje selkea.

DROPS Design 11.04.2019 kl. 17:15:

Hei, lähin DROPS käsityöliike pystyy auttamaan sinua paikan päällä.

Carmen 23.03.2019 - 15:35:

Puedo yo hacer este Chal en redondo ? Quiero decir que no caiga en pico la parte de atrás. Un saludo. Carmen

DROPS Design 24.03.2019 kl. 20:36:

Hola Carmen. Para trabajar este chal en forma de medialuna tienes que modificar el diagrama. Mira en nuestra colección de chales para tomar referencia.

Claire 13.03.2019 - 17:23:

Merci pour votre réponse, mais je crois que je ne comprends toujours pas, désolée. Cela veut-il dire que au rang 7, par exemple, dans le diagramme A4B, on doit tricoter une maille jaune, glisser une maille jaune, puis glisser une maille grise, puis glisser une maille jaune à nouveau ? En effet je ne vois pas comment glisser trois mailles jaunes quand j'ai des mailles grises au rang précédent. Ou alors est-ce que j'ai mal compris le rang précédent ? Merci d'avance

DROPS Design 14.03.2019 kl. 09:44:

Bonjour Claire, dans A.4B, vous tricotez 1 m jaune (= étoile) et glissez les 3 m suivantes sans les tricoter (= comme dans A.4A). Bon tricot!

Claire 13.03.2019 - 15:57:

Bonjour, je ne comprends pas quelque chose dans le point mosaïque. Au 7eme rang du diagramme A3/A4/A5, on doit faire un rang en tricottant les mailles jaunes et en glissant les mailles grises (car la couleur de A3 est le jaune) . Or, on doit parfois glisser 3 mailles grises alors que ce sont des mailles jaunes qui se présentent. En effet, au 6ieme rang on avait 3 mailles jaunes pour une maille grise et au 7eme on a 3 mailles grises pour une maille jaune. Pourriez-vous m'expliquer ? Merci !

DROPS Design 13.03.2019 kl. 16:12:

Bonjour Claire, au 7ème rang de A.3, vous tricotez en coloris B = jaune d'or. Dans les diagrammes A.4- A.5 seules les mailles en jaune d'or seront tricotées, les autres mailles seront glissées. Bon tricot!

Vv 03.02.2019 - 10:20:

Hei, jeg forstår ikke rad to av AX: hvis farge A bare skal løftes av fra forrige pinne, hvordan kan jeg få tre masker i farge A når det bare var en på forrige pinne?

DROPS Design 08.02.2019 kl. 09:31:

Hei Vv. Da løfter du disse maskene løst av (uansett hvilken farge de er) slik at de neste omgang kan strikkes med farge A. Altså på omgang 7 løfter du løst av 1 oker, 1 mørk grå, 1 oker. God fornøyelse.

Marlies Bastiaansen 01.12.2018 - 15:22:

Is er ook een foto van de averechtse kant van deze omslag doek?

DROPS Design 04.12.2018 kl. 12:33:

Dag Marlies,

Nee, helaas hebben we alleen een foto van de voorkant.

Susann Pinter 12.11.2018 - 19:22:

Ich habe immer noch Probleme mit dem Mosaikmuster obwohl ich habe den Kommentar zu Marlies Falken gelesen. Leider trotzdem verstehe ich immer noch nicht wie das Muster zustande kommen soll wenn ich die Musterreihe nur mit einem Faden stricke. Wie stricke ich die Rueckreihe? Werden alle Maschen gestrickt? Können Sie bitte diese Stricktechnik im Detail erklären.

Marlies Folkens 29.10.2018 - 12:54:

Eine Frage zum Mosaikmuster: In der Hinreihe werden beide Farben rechts gestrickt und in der Rückreihe werden die Maschen für eine Farbe abgehoben? Wenn ich die Maschen nicht stricke, sondern die Maschen abhebe, wie führe ich dann den Faden mit? Ein Video mit der Technik wäre vielleicht sehr hilfreich!

DROPS Design 29.10.2018 kl. 14:05:

Liebe Frau Folkens, 1 Reihe im Diagram = 1 Hin + 1 Rückreihe, bei der Hinreihe stricken Sie einige Maschen (siehe Abschnitt A.X und Abschnitt A.Y) und die anderen Maschen werden abgehoben, den Faden einfahr hinten (Rückseite) lassen (jede Reihe wird nur mit 1 Farbe gestrickt, niemals mit 2 Farben gleichzeitig). Viel Spaß beim stricken!

Sonja 16.10.2018 - 15:46:

Koska käännätte ohjeen suomeksi?

Elle 09.10.2018 - 18:14:

Van dit patroon begrijp ik het begin niet je begint met 5 steken en pas na 44 ribbels begin je aan het mozaïekmotief. Dan heb je al een driehoek gebreid met grijs terwijl langs de hele omslagdoek de randen lopen hoe krijg je die dan langs het eerst gebreide gedeelte er staat ook dat de doek van boven naar beneden wordt gebreid maar als je met 5 steken begint is dit voor mij van beneden naar boven. Kortom ik vind het een onbegrijpelijk patroon. Graag een duidelijke uitleg

DROPS Design 11.10.2018 kl. 16:38:

Dag Elle, Je breit vanaf midden achter heen en weer over de hele omslagdoek en de driehoek wordt steeds groter, met in het midden de lijn met gaatjes midden achter. Het patroon in de kleuren brei je pas op het eind. Als je aan de slag gaat, dan zie je het wel.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 195-5