DROPS / 184 / 9

Ornella by DROPS Design

Casaco crochetado em círculo com pontos altos e aros. Do S ao XXXL. Crocheta-se em DROPS Lima.

DROPS Design: Modelo n.º li-082
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S/M - L - XXL/XXXL
Fios:
DROPS LIMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios pa)
600-650-750 g cor n.º 9018, verde oceano

Também se pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 pontos altos e 8 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Comentários (10)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 30.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

DICA CROCHÉ:
Cada carreira de pontos altos começa por 3 pontos corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira (são feitos além dos diagramas A.1 – A.5).

AUMENTOS (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, usar o número total de pontos (por ex. 28 pontos) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 2) = 14.
Neste exemplo, para aumentar, vai-se crochetar 2 pontos altos em cada 14.º ponto.

DIMINUIÇÕES (a intervalos regulares):
Para calcular quando diminuir a intervalos regulares, usar o número total de pontos (por ex. 64 pontos) e dividi-lo pelo número de diminuições a fazer (por ex. 4) = 16. Neste exemplo, vai-se crochetar cada 15.º e 16.º ponto juntamente.
Diminuir 1 ponto alto crochetando 2 pontos altos juntamente da seguinte maneira: crochetar 1 ponto alto, mas não fazer a última laçada (= 2 argolas na agulha de croché), crochetar então o ponto alto seguinte mas na última laçada, crochetar as 3 argolas que estão na agulha de croché (= 1 ponto alto diminuído).

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.8.
----------------------------------------------------------

CASACO EM CÍRCULO:
Crocheta-se em redondo num círculo - as cavas são feitas no círculo. Crochetar então as mangas em redondo e as frentes em idas e voltas. Terminar com uma orla de acabamento à volta da círculo e ao longo de frentes. Princípio das carreiras = meio da parte de trás/decote.

CÍRCULO:
Crochetar 6 pontos corrente com a agulha de croché 5 mm em Lima e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Crochetar 13 vezes A.1 ao todo em largura - ver DICA CROCHÉ! MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando a penúltima carreira do diagrama A.1 está feita, continuar da seguinte maneira consoante cada tamanho:

TAMANHOS S/M E L
Temos, então, 182 pontos e a peça mede cerca de 36 cm de diâmetro.
Crochetar, então, as cavas e aumentar pontos a intervalos regulares da seguinte maneira:
Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 28-28 primeiros pontos aumentando 2-2 pontos altos a intervalos regulares – ver AUMENTOS (a intervalos regulares). Crochetar 32-36 pontos corrente, saltar os 32-36 pontos seguintes. Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 62-54 pontos seguintes aumentando 9-9 pontos altos a intervalos regulares. Crochetar 32-36 frouxamente pontos corrente e saltar 32-36 pontos. Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 28-28 últimos pontos e aumentar 2-2 pontos altos a intervalos regulares = 195-195 pontos altos.
Crochetar, então, A.2 (= 13 vezes em largura), MAIS por cima dos 32-36 pontos corrente, substituir o ponto alto da carreira 2 de A.2 por 1 ponto baixo à volta da corrente. Na carreira depois das cavas, temos um total de 52-52 aros + 9-10 aros e 8-9 pontos baixos à volta dos 32-36 pontos corrente das cavas. Quando A.2 está terninado, há 78 aros. A peça mede cerca de 63 cm de diâmetro.

Tamanhos XXL/XXXL
Crochetar a última carreira de A.1. Crochetar então A.2 (= 13 vezes em largura). Depois das 3 primeiras carreiras, há 234 pontos e a peça mede cerca de 45 cm. Crochetar, então, as cavas e aumentar a intervalos regulares da seguinte maneira:
Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 36 primeiros pontos aumentando 2 pontos altos a intervalos regulares – ver AUMENTOS a intervalos regulares). Crochetar 40 pontos corrente, saltar os 40 pontos seguintes. Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 82 pontos seguintes aumentando 9 pontos altos a intervalos regulares. Crochetar 40 pontos corrente e saltar 40 pontos. Crochetar 1 ponto alto em cada ponto alto/à volta de cada ponto corrente por cima dos 36 últimos pontos aumentando 2 pontos altos a intervalos regulares = 247 pontos altos. Continuar A.2, MAS por cima dos 40 pontos corrente, substituir o ponto alto da 5.ª carreira de A.2 por 1 ponto baixo à volta da corrente. Na carreira depois das cavas, temos um total de 65 aros + 11 aros e 10 pontos baixos à volta dos 40 pontos corrente das cavas. Quando A.2 está terminado em altura, há 78 aros. A peça mede cerca de 63 cm de diâmetro.

TODOS OS TAMANHOS:
Começando na 3.ª carreira dos diagramas, crochetar da seguinte maneira: *A.3, A.4*, repetir de * a * 13 vezes ao todo em largura. Quando A.4 está terminado, repetir as 4 últimas carreiras do diagrama até ao fim.
Quando a carreira com uma estrela de A.3 está feita, terminámos os tamanhos S/M e L. Para os tamanhos XXL/XXXL, continuar até A.3 estar terminado. Temos, então, 117-117-130 aros. A peça mede cerca de 91-91-101 cm de diâmetro.

MANGAS:
Crochetam-se em redondo.
Começando a meio sob a cava, crochetar 3 pontos corrente (= 1 ponto alto), 64-72-80 pontos altos a intervalos regulares nos pontos altos/à volta dos aros da cava (= 32-36-40 pontos altos ao longo de cada lado da cava). Crochetar , então, a partir da carreira 2 de A.5 (16-18-20 vezes ao todo em largura) e, AO MESMO TEMPO, na carreira com um ponto preto, diminuir 4 pontos altos a intervalos regulares. Repetir as 4 últimas carreiras do diagrama diminuindo 7-8-10 vezes ao todo na carreira com o ponto preto = 36-40-40 pontos altos. Crochetar então 3-3-1 outro vezes A.5 de altura sem diminuir. A manga mede cerca de 51-56-56 cm. Cortar e entretecer o fio.

LADO DIREITO:
Crochetar carreiras encurtadas em idas e voltas ao longo da frente direita. Começando pelo direito, no 1.º ponto alto depois do 16.º -16.º -18.º aro do princípio da carreira. NOTA: em A.6, A.7 e A.8, crocheta-se a partir da carreira com a flecha e em A.3, crocheta-se a partir da carreira com o quadrado preto!
Crochetar A.6 por cima dos 10 primeiros aros, A.3 por cima dos 3 aros seguintes, A.7 por cima dos 2-2-4 aros seguintes (= 2-2-4 vezes), A.3 por cima dos 3 aros seguintes, A.8 por cima dos 10 aros seguintes. Continuar desta maneira em idas e voltas. Quando A.7 estiber terminado, repetir as 4 últimas carreiras do diagrama. Quando A.6 e A.8 tiverem sido crochetados 1 vez em altura e a carreira com a estrela de A.3 estiver feita, cortar e entretecer o fio.

LADO ESQUERDO:
Saltar 29-29-34 aros ao longo da parte de baixo do casaco e unir o fio com 1 ponto baixo no ponto alto seguinte. Crochetar então a frente esquerda como a frente direita. Deve-se ter 29-29-34 aros ao longo da parte de baixo entre as frentes e 32-32-36 aros no lado do decote entre as frentes (= 16-16-18 aros de cada lado do princípio das carreiras).

ORLA:
Terminar , então, pela seguinte orla a toda a volta da círculo:
CARREIRA 1: Começando no princípio das carreiras (= decote das costas), crochetar: 3 pontos corrente (= 1 ponto alto), *3 pontos corrente, saltar 3 pontos corrente, 1 ponto alto no ponto alto seguinte*, repetir de * a * até ao fim da carreira, mas ao longo dos rebordos dos diagramas A.6 e A.8, saltar cerca de 2 cm. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.
CARREIRA 2: 3 pontos corrente (= 1 ponto alto), *4 pontos altos a volta do aro seguinte, 1 ponto corrente*, repetir de * a * até ao fim da carreira. Terminar com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.
Cortar e entretecer o fio.

Diagramas

= crochetar 6 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.
= 1 ponto corrente
= 1 ponto alto no ponto
= 1 ponto alto à volta do ponto corrente/do aro
= começar nesta carreira!
= quando esta carreira está terminada, o círculo está terminado nos tamanhos S/M e L - voir explicações acima.
= diminuir pontos altos a intervalos regulares nesta carreira - ver explicações acima.
= 1 ponto baixo no ponto
= crochetar juntamente 3 pontos altos da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto alto mas não fazer a última laçada, crochetar 2 outros pontos altos da mesma maneira, mas, na última laçada, crochetar juntamente todas as laçadas que estão na agulha de croché.
= quadrado preto - ver explicação acima
= 1 meio ponto alto no ponto

Comentários (10)

Deixe o seu comentário!

Shalini 26.08.2018 - 15:17:

Can you tell how many rounds are there in A 1, A2, A3 and so on ? What stitch to do in each round.

DROPS Design 05.09.2018 kl. 13:22:

Dear Shalini, there are 15 rows in A.1: count from the row with the arrow to the last row in diagram - so that there are 10 rows in A.2, 15 rows in A.3 etc.. Happy crocheting!

Stephanie 02.04.2018 - 15:03:

Ich will mit A.3,A.4 anfangen(Größe S/M). Muss ich erst A.3 bis zum Stern fertig häkeln und dann mit A.4 weiter machen? Oder muss ich beide Diagramme kombinieren? Und wenn ich A.4 in der Höhe fertig habe, muss ich dann wirklich die 4 letzten Reihen von A.3 und A.4 nochmal häkeln, also 8 Reihen?

DROPS Design 03.04.2018 kl. 09:12:

Liebe Stephanie, wenn Sie A.3 und A.4 häkeln, häkeln Sie zuerst die dritte Reihe beide Diagramme, dh: *1. Reihe A.3 (= mit Pfeil), dann 1. Reihe A.4 (= mit Pfeil)* von *bis* die ganze Runde wiederholen, dann häkeln Sie 2. Reihe beide Diagramme bei der nächsten Runde und sw. Wenn A.4 fertig ist, von Anfang an (= mit Pfeil) wiederholen. Viel Spaß beim häkeln!

Marla Benabdallah 26.02.2018 - 14:57:

A6 - Rows 2, 6 and 10 A8 - rows 2, 6 and 10 the rows are x . . . and then there is a symbol which is not listed. it appears to be the height of a double crochet but it is NOT listed in the symbol legend. Please let everyone know what this symbol means please

DROPS Design 06.03.2018 kl. 09:13:

Dear Mrs Benabdallah, this symbol has been aded, it's a half double crochet (US-terminology) in the stitch. Happy crocheting!

LuAnne Cutrano 25.02.2018 - 16:40:

Please help! On diag. A.6, what does the symbol in the 2nd row, 2nd st. (looks like a dc with a heart shape on top of it) mean?

DROPS Design 06.03.2018 kl. 09:13:

Dear Mrs Cutrano this symbol is a half double crochet (US-crochet terminology). Happy crocheting!

Susan 14.02.2018 - 19:45:

Continued: 4. IF so, how many Chain Spaces should be there? I think I have too many. 5. Back in diagram A.2 for size S/M what row/round should I have started on? If you say row 2 then that'd be 4 rows of chain spaces. I am trying to figure out where I went wrong. e-mail me if you need to. Thank you, Susan

DROPS Design 15.02.2018 kl. 09:13:

4. you are repeating (A.3, A.4) a total of 13 times in width, on row with a star you will then have [A.3 (= 6[ ch-spaces), A.4 (= 3 ch-spaces)]x13 = 6+3 x13 = 117 ch-spaces. 5. You start A.2 on row with an arrow = 4 ch-spaces in each A.2 in width x 13 repeats = 52 ch-spaces on 1st row. On next row you will have also 4 ch-spaces, but then after the 2 dc-rows you will have 2 rows with 5 ch-spaces in each A.2 and after the next 2 dc-rows there will be 2 rows with 6 ch-spaces in each A.2. Happy crocheting!

Suasn 14.02.2018 - 19:44:

Continued: 1. Do I start on the 3rd round in both A.3 and A.4 diagrams, is that what the arrows are meant for? 2. I am wondering WHAT is meant by *-* since there is only 1 * in Diagram A.3, or does *-* simply mean = 13 times on the round in A.3? 3. When the * Diagram A.3 row is complete, is THAT where I stop for Size S/M and do not complete A.4?

DROPS Design 15.02.2018 kl. 09:09:

Dear Susan, 1. you sstart both A.3 and A.4 on row with an arrow (= row 3 in diagram but row 1 in A.3/A.4). 2. You will repeat (A.3,A.4) around, ie when you have worked 1 time row 1 in A.3, A.4 in width, repeat row 1 in A.3, A.4 all the round, ie you will work alternately A.3 and A.4 to the end of round (first row 1, then row 2 etc...). 3. When A.4 has been worked 1 time in height (= 4 rows), repeat these 4 rows while continuing A.3 to the star (size S/M). In size S/M you don't work A.3 to the end but finish by the row with a star. Last row worked on A.4 will be then also the same = 1st ch-spaces row after the 2 dc-rows. Happy crocheting!

Susan 14.02.2018 - 19:42:

I have 5 more questions. I realize this step is for ALL sizes. However, I am having trouble with the following step: "Start on the 3rd round in the diagrams and work pattern as follows: Work * A.3, A.4 *, work from *-* a total of 13 times on the round. When A.4 has been completed in height, repeat the last 4 rounds in the diagram to finished length. When the round marked with a star in diagram A.3 has been completed, sizes S/M and L are finished. More to follow:

Charlotte Bækdahl 03.02.2018 - 23:06:

Efter diagram A1 skal man hækle en runde, hvor man laver ærmegab og tager ud. Men så skal man derefter følge A2, hvilket jeg ikke kan få til at passe. A2 starter, hvor A1 stopper, og der ser ikke ud til at være taget hensyn til den ekstra række med udtagelser og ærmegab. Række 1 i A2 svarer således ikke til det, der er hæklet, og jeg kan ikke komme videre.

DROPS Design 12.02.2018 kl. 15:35:

Hej Charlotte, de nye luftmasker erstatter de luftmasker du hoppede over, det vil sige du häkler nöjagtig som för men over de nye luftmasker istedet for dem du hoppede over. God fornöjelse!

Susan 28.01.2018 - 21:03:

I am making this for a preteen, she is not very big. I am wondering if I NEED to do the right and left sides? Can't I just do the main circle and of course finish the edge and the sleeves and call it perfect? I see in another circle pattern that there is not a right and left side on the pattern. I wish you'd post pictures the models holding out the sides so we could see them better. The photos are very helpful, this is my first circle. Thank you, Susan

DROPS Design 29.01.2018 kl. 10:03:

Dear Susan, the pattern pictured has been worked as written in the explanation, ie with extra rows for each front piece as shown in measurement chart. Feel free to adjust the pattern the way you'd like. Happy crocheting!

Katrina Yeager 24.01.2018 - 06:06:

Is this patttern written out long hand somewhere? I do not know how to read crocheting diagrams......it would be really helpful.

DROPS Design 24.01.2018 kl. 09:36:

Dear Mrs Yeager, there is only diagrams to this pattern. Start reading diagrams from the bottom corner on the right side and read from the right towards the left every round - you'll find symbol matching each stitch or group of stitches under diagram text. Happy crocheting!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 184-9