DROPS / 194 / 19

Casual Diamond by DROPS Design

Pulôver poncho tricotado com raglan em DROPS Sky. Tricota-se de cima para baixo com torcidos. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo sk-012
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------

Tamanhos: S – M – L – XL – XXL – XXXL
Fios:
DROPS SKY da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
400-450-500-550-600-650 g cor 13, azul jeans

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
20 malhas em largura e 26 carreiras em altura, em ponto meia = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS & AGULHAS CIRCULARES DROPS – com 40 e 80 cm de comprimento: 4,5 mm para o pulôver poncho.
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS & AGULHAS CIRCULARES DROPS – com 40 e 80 cm de comprimento: 3,5 mm para as orlas.
O tamanho das agulhas é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiadas malhas para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais grossas. Se a sua amostra não tiver malhas suficientes para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais finas.

AGULHA PARA TORCIDOS DROPS

74% Alpaca, 18% Poliamida, 8% Lã
a partir de 5.40 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 43.20€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.4.
Como se diminui e aumenta nos diagramas A.2b e A.3b, o número de malhas vai variar 4 malhas quando as diminuições estiverem feitas.

AUMENTOS (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar, contar o número total de malhas (por ex. 122 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 20) = 6.1.
Neste exemplo, vai-se aumentar fazendo 1 laçada depois de cerca de cada 6.ª malha. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (mangas):
Diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas antes do fio marcador, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, 2 malhas meia (o fio marcador está entre estas malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminuiu-se 2 malhas ao todo).

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

PULÔVER PONCHO – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se de cima para baixo, com um ângulo, em redondo na agulha circular até às cavas. Dividir então o encaixe para as costas/a frente e as mangas. Tricotar as costas/a frente em redondo, depois, dividir a frente e as costas para as terminar em idas e voltas para as fendas das lados. As mangas tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 122-126-130-146-146-154 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Sky. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira em redondo - ver explicações acima. Tricotar então 1 volta meia aumentando 20-20-20-24-24-24 malhas a intervalos regulares – ver AUMENTOS = 142-146-150-170-170-178 malhas. Tricotar 1 volta liga.
Continuar com a agulha circular 4,5 mm.
Tricotar, então, e aumentar da seguinte maneira:
Manga esquerda: 1 malha em ponto meia e colocar o 1.º marcador nesta malha, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-6-6-8-6-6 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 2.º marcador nesta malha.
Costas: Tricotar A.1a (= 11 malhas), A.2a (= 13 malhas), 1 malha em ponto meia e colocar o 3.º marcador nesta malha, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-7-8-12-13-15 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 4.º marcador nesta malha (= malha central), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-7-8-12-13-15 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 5.º marcador nesta malha, A.3a (= 13 malhas), A.4a (= 11 malhas).
Manga direita: Tricotar 1 malha em ponto meia e colocar o 6.º marcador nesta malha, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-6-6-8-6-6 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 7.º marcador nesta malha.
Frente: Tricotar A.1a por cima das 11 malhas seguintes, A.2a por cima das 13 malhas seguintes, 1 malha em ponto meia e colocar o 8.º marcador nesta malha, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-7-8-12-13-15 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 9.º marcador nesta malha (= malha central), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 6-7-8-12-13-15 malhas em ponto meia, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia e colocar o 10.º marcador nesta malha, A.3a por cima das 13 malhas seguintes, A.4a por cima das 11 últimas malhas.

Aumentou-se 2 malhas para cada manga e 14 malhas na frente/ nas costas (ou seja, 2 malhas para o raglan, 2 malhas na malha central e 10 malhas em A.1a a A.4a) = 174-178-182-202-202-210 malhas.
As laçadas das mangas e as laçadas de cada lado das malhas centrais NÃO se tricotam torcidas (= buraco) e, ao mesmo tempo, as laçadas depois de A.2 e antes de A.3 tricotam-se torcidas (= sem buraco).
MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando A.1a a A.4a tiverem sido tricotados 1 vez em altura, tricotar A.1b a A.4b por cima de A.1a a A.4a.
Continuar a aumentar desta maneira (o primeiro aumento já foi explicado):
Aumentar com 1 laçada depois do 1.º, do 4.º, do 6.º e do 9.º marcador e antes do 2.º, do 4.º, do 7.º e do 9.º marcador: 26-29-31-33-36-39 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja mais 25-28-30-32-35-38 vezes). Não tricotar estas laçadas torcidas = devem formar buracos.
Aumentar com 1 laçada depois do 3.º e do 8.º marcador e antes do 5.º e do 10.º marcador: 9-11-14-12-16-19 vezes a cada 4 carreiras (ou seja, mais 8-10-13-11-15- 18 vezes. Tricotar estas laçadas torcida = não devem formar buracos.
Quando todos os aumentos estiverem feitos, temos 60-66-70-76-80-86 malhas para cada manga e 143-155-167-175-191-207 malhas para a frente/as costas = 406-442-474-502-542-586 malhas ao todo.
A peça mede cerca de 22-24-26-27-30-32 cm a partir da carreira de montagem, ao longo do meio da parte de cima da manga.
Na carreira seguinte, dividir a peça para as costas/a frente e as mangas da seguinte maneira: (a última carreira tricotada é 1 carreira com aumentos).
Manga esquerda: Colocar as 60-66-70-76-80-86 primeiras malhas num alfinete de malhas para a manga e montar 8-8-8-12-12-12 malhas sob a manga. Colocar 1 marcador a meio destas malhas.
Costas: Continuar os diagramas e em ponto meia como antes (= 143-155-167-175-191-207 malhas).
Manga direita: Colocar as malhas num alfinete de malhas e montar as malhas sob a manga como se fez para a manga esquerda.
Frente: Continuar os diagramas e em ponto meia como antes (= 143-155-167-175-191-207 malhas).

COSTAS & FRENTE:
= 302-326-350-374-406-438 malhas. Desviar o princípio da carreira para que comece no fio marcador sob a manga. Tricotar em ponto meia as malhas sob a cava. Continuar da seguinte maneira:
CARREIRA/VOLTA 1 (= pelo direito):
Costas: 2 malhas em ponto meia, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 1 malha), A.1b, A.2b e em ponto meia até à malha central, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), em ponto meia, A.3b e A.4b até restarem 4 malhas antes do fio marcador, 2 malhas tricotadas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha), 2 malhas em ponto meia.
Frente: Tricotar como se fez para as costas.
Ou seja, diminui-se 4 malhas ao todo e aumenta-se 4 malhas ao todo para que o número de malhas permaneça o mesmo.
CARREIRA/VOLTA 2 (= pelo avesso):
Tricotar como antes (não tricotar as laçadas torcidas = buracos).
CARREIRA/VOLTA 3:
Costas: Continuar o ponto fantasia e em ponto meia como antes até à malha central, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), tricotar em ponto meia e ponto fantasia como antes até ao fio marcador (= aumenta-se 2 malhas).
Frente: Tricotar como se fez para as costas.
Ou seja, aumenta-se 4 malhas ao todo.
CARREIRA/VOLTA 4:
Tricotar em ponto fantasia e em ponto meia como antes (não tricotar as laçadas torcidas = buracos).
Repetir as carreiras 1 a 4. Ou seja, diminui-se as malhas de A.1b a A.4b e aumenta-se as malhas em ponto meia a meio da frente/costas. Quando já não há malhas suficientes para um torcido, tricotar as malhas dos diagramas como elas se apresentam.
Continuar desta maneira até a peça medir 18-18-18-19-19-19 cm a partir da separação das costas/frente e das mangas - ajustar a altura para que a carreira seguinte seja a 2.ª ou a 4.ª carreira. Dividir, então, a frente e as costas nos fios marcadores e terminar cada parte separadamente (= cerca de 12 cm de fendas nos lados).

COSTAS:
Continuar as carreiras 1 a 4 (tricotar a 1.ª carreira pelo direito) em idas e voltas, mas tricotar, então, as 2 malhas de cada lado da peça em ponto jarreteira – ver acima. Continuar desta maneira até a peça medir 26-26-26-27-27-27 cm a partir da separação das costas/frente e das mangas = cerca de 183-195-207-221-237-253 malhas. Tricotar 1 carreira pelo avesso como antes, mas ajustar o número de malhas para 92-100-104-112-120-128 malhas de cada lado da malha central, ou seja, aumentar cerca de 1-3-1-2-2-2 malhas a intervalos regulares de cada lado da malha central (= aumenta-se 2-6-2-4-4-4 malhas ao todo) = 185-201-209-225-241-257 malhas. Continuar com a agulha circular 3,5 mm.
Tricotar, então, em canelado em todas as malhas da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): 2 malhas em ponto jarreteira, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 1 malha), * 2 malhas em ponto meia, 2 malhas em ponto jarreteira *, repetir de * a * até à malha central, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), * 2 malhas em ponto jarreteira, 2 malhas em ponto meia *, repetir de * a * até restarem 4 malhas, 2 malhas tricotadas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha) e terminar com 2 malhas em ponto jarreteira.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar as malhas como elas se apresentam, tricotar os aumentos em canelado (devem formar buracos).
Repetir as carreiras 1 a 2. Ou seja, em todas as carreiras pelo direito, aumenta-se 2 malhas e diminui-se 2 malhas para que o número de malhas permaneça o mesmo. Quando a peça medir 30-30-30-31-31-31 cm a partir da separação das costas/frente e das mangas, arrematar em meia pelo direito. A peça mede cerca de 54-56-58-60-63-65 cm de altura total a partir do ombro no lado mais curto.

FRENTE:
Tricota-se como se fez para as costas.

MANGAS:
As mangas tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Retomar as 60-66-70-76-80-86 malhas do alfinete de malhas de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas 4,5 mm e levantar 1 malha em cada um das 8-8-8-12-12-12 malhas montadas sob a manga = 68-74-78-88-92-98 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 8-8-8-12-12-12 malhas (= meio sob a manga). Tricotar em ponto meia em redondo. Quando a peça medir 1 cm a partir da separação das mangas e das costas/frente, diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador – ver DIMINUIÇÕES.
Diminuir desta maneira 12-13-15-18-20-21 vezes ao todo a cada 2½-2½-2-1½-1½-1 cm = 44-48-48-52-52-56 malhas.
Quando a peça medir 37-36-34-33-31-29 cm a partir da separação das mangas e das costas/frente, mudar para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e tricotar em canelado (= 2 malhas meia/2 malhas ponto jarreteira). Arrematar em meia quando a peça medir 41-40-38-37-35-33 cm a partir da separação da manga e das costas/frente. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

= este quadrado não é uma malha, porque a malha foi diminuída antes - passar diretamente ao símbolo seguinte do diagrama
= fazer 1 laçada entre 2 malhas
= fazer 1 laçada entre 2 malhas, tricotar a laçada torcida na carreira seguinte; NÃO deve fazer um buraco
= tricotar 3 malhas, passar a primeira malha tricotada por cima das 2 últimas malhas para que as envolva (= diminui-se 1 malha)
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 4 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 4 malhas meia, retomar as 4 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 4 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 4 malhas meia, retomar as 4 malhas em espera e tricotá-las em meia
= direção do tricô

DUCHENE 03.03.2019 - 18:10:

Bonjour, je ne vois pas très bien comment se terminent les torsades sur les côtés de ce pull... Sont-elles arrêtées peu à peu au fil des diminutions sur les 4 mailles jersey en début et fin de rang ? J'ai arrêté mon travail quelques sous les bras.......en attendant votre réponse. Merci d'avance

DROPS Design 04.03.2019 kl. 10:59:

Bonjour Mme Duchene, tout à fait, quand on diminue sur les côtés (sous les manches), on a de moins en moins de mailles pour les torsades, on tricote alors ces mailles en jersey (on ne les croise plus car on n'en a plus suffisamment). Bon tricot!

Anne Blundell 08.02.2019 - 08:53:

I really love this pattern but do not like the v shaped hem would it be easy to finish the jumper with a straight hem?

DROPS Design 08.02.2019 kl. 09:56:

Dear Mrs Blundell, we are unfortunately not able to adapt every pattern to every single request, but you can take inspiration from this pattern (please note that the tension is different on this one). For any individual assistance you are welcome to request help from your DROPS store - even per mail or telephone. Happy knitting!

Henriette Welten 13.01.2019 - 16:34:

Skal man begynne å øke samtidig som man starter å strikke A2a-A2d?

DROPS Design 16.01.2019 kl. 14:40:

Hei Henriette. Første omgang med mønster strikker du etter diagram A.1a-A.4a, dette er også første omgang med økinger. Etter at A.1a-A.4a er strikket (2 omganger) strikker du A.1b-A.4b samtidig som du fortsetter å øke som forklart. God fornøyelse

Karin Jensen 07.08.2018 - 08:46:

Venter på opskrift.

Monique 13.07.2018 - 08:41:

Ein schöner Pullover mit aussergewöhnlicher Form!

SARDA 06.07.2018 - 09:35:

Très joli et original

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 194-19