DROPS / 195 / 17

Daydreamer by DROPS Design

Xaile tricotado em DROPS Lace ou BabyAlpaca Silk, com ponto jarreteira e ponto rendado.

DROPS design: Modelo a-037
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------

Dimensões:
Altura ao meio: cerca de 38 cm
Comprimento ao longo da parte de cima do xaile: cerca de 184 cm
Fios:
DROPS LACE da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100 g cor 7120, cinza esverdeado claro
OU:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
250 g cor 7402, verde oceano claro

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
23 malhas em largura e 45 carreiras em altura em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

NOTA: Se usa o fio DROPS Lace, vai-se molhar o xaile e esticá-lo (fazer a blocagem). Por conseguinte, a amostra não é importante. Mas para saberr se a sua tensão é larga/apertada, faça uma amostra com as agulhas 3,5 mm em ponto jarreteira para se certificar de que tension é correcta.

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 3,5 mm – com 80 cm de long.

a partir de 5.50 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 11.00€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

BORBOTO:
Um borboto pode ser feito de diferentes maneiras. O método-1 dá u berboto que se tricota juntamente na carreira seguinte pelo avesso. O método-2 faz-se fait numa só carreira com um agulha de croché. Escolha o método que melhor lhe convier - faça um teste antes de começar porque, depois, haverá muitass malhas na agulha quando se tricota o diagrama.

MÉTODO 1:
Tricotar 7 vezes a mesma malha da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 3 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 7 malhas. É importante que as malhas sejam um pouco largas (cerca de 1 cm de comprimento) ou poderá ser difícil tricotá-las juntamente em meia mais tarde. Não virar a peça mas tricotar as restantes malhas da carreira como explicado abaixo/no diagrama. Na carreira seguinte pelo avesso, tricotar juntamente em liga as 7 malhas do berboto.

MÉTODO 2:
Usar um agulha de croché do mesmo tamanho que a agulha. Usar a agulha de croché como uma agulha de tricô e tricotar 7 vezes a mesma malha da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 3 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 7 malhas. É importante tricotar as malhas frouxamente (com cerca de 1 cm de comprimento). Fazer 1 laçada com a agulha de croché e crochetar juntamente em todas as argolas/malhas com a agulha de croché, puxar o fio e colocar a malha na agulha direita com a ajuda da agulha de croché.

ARREMATAR:
Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, fazer uma laçada por cima de cada uma das laçadas da carreira rendada precedente - arrematar a laçada como se fosse uma malha normal. Ter atenção para não puxar o fio. Se a orla continuar apertada, arrematar com uma agulha mais grossa.

DICA BLOCAGEM:
Se usa um fio do grupo de fios A que não seja o fio Lace, não é necessário esticar o o xaile – bastará-lhe bloqueá-lo delicadamente. Deixar secar. Repetir este processo depois de cada lavagem.

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se em idas e voltas, de cima para baixo na agulha circular em ponto jarreteira – ver acima.

XAILE:
Montar 13 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Lace ou BabyAlpaca Silk. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas).
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas).

Tricotar mais 3 vezes as CARREIRAS 1-2 (4 vezes ao todo) = 29 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, *1 laçada,2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 8 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 10 malhas) = 39 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 41 malhas.

Tricotar 10 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 81 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 2 malhas meia, *1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 25 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 27 malhas) = 108 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 110 malhas.

Tricotar 15 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 170 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, *1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 55 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 57 malhas) = 227 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 229 malhas.

Tricotar 5 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 249 malhas.

NOTA: Os aumentos no lado mudam a partir daqui - tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:
CARREIRA 3 (= pelo direito): 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha).
CARREIRA 4 (= pelo avesso): 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha).

Tricotar 17 vezes ao todo as CARREIRAS 3-4 = 283 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Tricotar 2 malhas juntamente em meia, *1 laçada, 2 malhas meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 93 vezes ao todo e terminar com 2 malhas meia (= aumenta-se 93 malhas) = 376 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha) = 377 malhas.

Tricotar 15 vezes ao todo as CARREIRAS 3-4 = 407 malhas.

Tricotar, então, seguindo os diagramas A.1 e A.2 – LER ATENTAMENTE A SECÇÃO SEGUINTE ANTES DE CONTINUAR! Temos muitas malhas na agulha e recomendamos a utilização de fios marcadores ou de marcadores para marcar o princípio e o fim de cada diagrama. Colocar um fio marcador/marcador depois de cada 14.ª malha e fazê-los seguir o trabalho à medida que for tricotando.

A carreira seguinte é pelo direito e tricota-se da seguinte maneira:
Tricotar 29 vezes A.1 ao todo em largura, terminar com A.2 por cima da última malha. Tricotar os diagramas 1 vez em altura. Quando estão feitos, arrematar frouxamente na carreira seguinte pelo direito – ver ARREMATAR acima.

BLOCAGEM:
Colocar o xaile em água morna até estar totalmente molhado. Pressionar delicadamente para retirar o excesso de água – não torcer o xaile - enrolá-lo numa toalha e pressionar para retirar o restante excesso de água - o xaile, agora, está apenas húmido. Se tiver usado um fio do grupo de fios A que não seja o fio Lace - ver DICA BLOCAGEM acima. Colocar o xaile sobre um tapete ou sobre um colchão – esticá-lo delicadamente até ter as medidas indicadas e fixar com alfinetes. Deixar secar. Repetir a blocagem a cada lavagem.

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, meia pelo avesso
= fazer 1 laçada entre 2 malhas, tricotar a laçada em meia na carreira seguinte para fazer um buraco
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= BORBOTO – ver explicações acima

Precisa de ajuda para este modelo?

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 195-17) .

Comentários / Perguntas (24)

Sharron Haworth 01.11.2019 - 23:38:

Sorry, I still don't understand as *1yo, k2 tog, 1yo, k1* means 1 st increased, this is carried out 8 times therefore 8 stitches increased, plus the 2 yarn overs at the beginning of the row equals 10 stitches increased on the row, not 2. ????????

DROPS Design 02.11.2019 kl. 16:22:

Hello Sharon. When it says to repeat rows 1 and 2, you must repeat the two rows explained at the beginning of the pattern, i.e the following two rows: ROW 1 (= right side): Make 1 yarn over, knit 1, 1 yarn over and knit the rest of stitches (= 2 stitches increased). ROW 2 (= wrong side): Make 1 yarn over, knit 1, 1 yarn over and knit the rest of stitches (= 2 stitches increased). Happy knitting!

Sharon Haworth 31.10.2019 - 23:21:

Hi, I'm really struggling with this, I'm always ending up with too many stitches. Now I've checked the maths isn't right? If you have 41 stitches on the needle, then repeat rows 1to 2 10 times total, you will have increased 60 stitches total. 41 + 60 = 101, not 81 as stated in the pattern. What am I doing wrong or is there an error? Help!!!!

DROPS Design 01.11.2019 kl. 20:33:

Hello Sharon. Each time you repeat rows 1 and 2, you increase 4 sts (2 sts increased on row 1, and 2 sts increased on row 2j. You repeat rows 1 and 2 10 times, so this means: 4 sts increased x 10 times = 40 sts increased in total, and that will bring you to 41 + 40 = 81 sts. Happy knitting!

Kathleen 23.09.2019 - 03:52:

Is there a mistake in the pattern? It appears to be knit entirely in the hole rows, but the picture only occasionally, and no parts that are knit in garter stitch. I am a little stumped.

DROPS Design 23.09.2019 kl. 10:00:

Dear Kathleen, the shawl is worked with sections in garter stitches and some rows with holes (yarn overs) - when you repeat the rows 1-2 you are working the garter stitch sections (= increase at the beg of the row and K all stitches). Happy knitting!

Dea 30.08.2019 - 17:04:

"Poi lavorare il ferro successivo come segue dal diritto del lavoro: 1 gettato, 1 maglia diritto, 1 gettato, 2 maglie insieme a diritto, * 1 gettato, 2 maglie insieme a diritto, 1 gettato, 1 maglia diritto *, lavorare *-* 25 volte in totale e lavorare 3 maglie diritto (= 27 aumenti) = 108 maglie sul ferro." Per me non sono 27 aum, ma 26 aum, uno dei primi due gettati va a morire con le due ass. Potete controllare?

DROPS Design 30.08.2019 kl. 18:27:

Buongiorno Dea. Abbiamo corretto un errore derivante dal testo inglese errato. All’inizio del ferro, deve lavorare 2 maglie diritto e non 2 maglie insieme a diritto. Gli aumenti sono quindi 27. Buon lavoro!

Caroline 09.07.2019 - 15:02:

Bonjour, le digramme Aé affiché se résume à une colonne de cases vide. Comment faire pour l'afficher en entier s'il vous plait ?

DROPS Design 09.07.2019 kl. 16:16:

Bonjour Caroline, le diagramme A.2 correspond à 1 maille jersey (= à tricoter à l'endroit sur l'endroit et à l'envers sur l'envers) pour que le motif soit symétrique des 2 côtés du châle, ainsi, sur l'endroit, vous répétez A.1 en largeur et terminez par A.2 (= 1 m jersey) ; sur l'envers, tricotez 1 m jersey (= A.2) et répétez A.1 (en lisant de gauche à droite). Bon tricot!

Leni 22.05.2019 - 10:26:

Hallo, wie werden die Umschläge in der Rückreihe gestrickt - ganz normal rechts oder verschränkt?

DROPS Design 22.05.2019 kl. 10:46:

Liebe Leni, die Umschläge sollten ganz normal gestrickt werden, dh sie sollen Löcher bilden. Viel Spaß beim stricken!

Eva 30.04.2019 - 19:20:

Leider komme ich mit der angegebenen Maschenanzahl nicht klar. Denn die Zunahmen in jeder Reihe bleiben doch nicht gleich, sondern erweitern sich, d.h. ich nehme in jeder Hinreihe nicht immer konstant 10, 27 bzw. 57 Maschen zu. Oder die Reihenangabe stimmt nicht. Stehe ich auf dem Schlauch?

DROPS Design 02.05.2019 kl. 09:02:

Liebe Eva, wenn Sie 29 M haben, stricken Sie wie folgt: 1 Umschlag, 1 Masche rechts, 1 Umschlag, 1 Masche rechts (= 4 M inkl. 2 Zunahmen) * 1 Umschlag, 2 Maschen rechts zusammenstricken, 1 Umschlag, 1 Masche rechts (= 4 M inkl. 1 Zunahme) *, von *-* insgesamt 8 x arbeiten (4 M x 8 = 32 M. inkl. 8 Zunahmen) und 3 Maschen rechts stricken (= 10 Maschen zugenommen) = 4 (2 Zunahmen) + 32 (8 Zunahmen) + 3 = 39 Maschen (10 Zunahmen). Dann werden die nächsten Zunahmenreihen ungefähr genauso gleich gearbeitet (mit dann aber 27, dann 57, usw Zunahmen). Viel Spaß beim stricken!

Marianne Hrouda-Rasmussen 29.03.2019 - 12:22:

Jeg prøver lige igen om I kan svare: 26.03.2019 - 15:32: Forstår ikke den række hulmønster kun skal laves 1 gang (den hvor der afsluttes med at være 377m). På billedet ser det ud som den skal strikes 4 gange men det fremgår ikke af opskriften ? Efter den ene række med hulmøsteret skal der igen strikes 3. og 4. p 15 gange = 407 m, og så starter det afsluttende mønster! med A1 og A2 ?

DROPS Design 03.04.2019 kl. 09:41:

Hei Marianne. Se svar under, hilsen DROPS

Marianne 26.03.2019 - 15:32:

Forstår ikke den række hulmønster kun skal laves 1 gang (den hvor der afsluttes med at være 377m). På billedet ser det ud som den skal strikes 4 gange men det fremgår ikke af opskriften ? Efter den ene række med hulmøsteret skal der igen strikes 3. og 4. p 15 gange = 407 m, og så starter det afsluttende mønster! med A1 og A2 ?

DROPS Design 02.04.2019 kl. 13:47:

Hei Marianne. Første strikker du 1. og 2. pinne 4 ganger (= 29 masker på pinnen) så strikkes 1 hullrad, så gjentar du 1. og 2. pinne totalt 10 ganger (=81 masker), så strikkes 1 ny hullrad, så gjentas 1. og 2 pinne 15 ganger (= 170 masker) så strikkes 1 ny hullrad osv. Det avsnittet der du ender på 377 masker, er altså forklaringen på siste/ fjerde hullrad. Alle radene der du skal strikke 1 kast, 2 rett sammen over alle maskene, blir en hullrad. God fornøyelse

Ingrid 13.02.2019 - 20:39:

Bedankt, had de beschrijving verkeerd gelezen. Alles is nu duidelijk. Alvast bedankt.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 195-17