DROPS / 195 / 17

Daydreamer by DROPS Design

Xaile tricotado em DROPS Lace ou BabyAlpaca Silk, com ponto jarreteira e ponto rendado.

DROPS design: Modelo a-037
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------

Dimensões:
Altura ao meio: cerca de 38 cm
Comprimento ao longo da parte de cima do xaile: cerca de 184 cm
Fios:
DROPS LACE da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100 g cor 7120, cinza esverdeado claro
OU:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
250 g cor 7402, verde oceano claro

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
23 malhas em largura e 45 carreiras em altura em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

NOTA: Se usa o fio DROPS Lace, vai-se molhar o xaile e esticá-lo (fazer a blocagem). Por conseguinte, a amostra não é importante. Mas para saberr se a sua tensão é larga/apertada, faça uma amostra com as agulhas 3,5 mm em ponto jarreteira para se certificar de que tension é correcta.

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 3,5 mm – com 80 cm de long.

Comentários (15)

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.50 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 11.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

BORBOTO:
Um berboto pode ser feito de diferentes maneiras. O método-1 dá u berboto que se tricota juntamente na carreira seguinte pelo avesso. O método-2 faz-se fait numa só carreira com um agulha de croché. Escolha o método que melhor lhe convier - faça um teste antes de começar porque, depois, haverá muitass malhas na agulha quando se tricota o diagrama.

MÉTODO 1:
Tricotar 7 vezes a mesma malha da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 3 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 7 malhas. É importante que as malhas sejam um pouco largas (cerca de 1 cm de comprimento) ou poderá ser difícil tricotá-las juntamente em meia mais tarde. Não virar a peça mas tricotar as restantes malhas da carreira como explicado abaixo/no diagrama. Na carreira seguinte pelo avesso, tricotar juntamente em liga as 7 malhas do berboto.

MÉTODO 2:
Usar um agulha de croché do mesmo tamanho que a agulha. Usar a agulha de croché como uma agulha de tricô e tricotar 7 vezes a mesma malha da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 3 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 7 malhas. É importante tricotar as malhas frouxamente (com cerca de 1 cm de comprimento). Fazer 1 laçada com a agulha de croché e crochetar juntamente em todas as argolas/malhas com a agulha de croché, puxar o fio e colocar a malha na agulha direita com a ajuda da agulha de croché.

ARREMATAR:
Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, fazer uma laçada por cima de cada uma das laçadas da carreira rendada precedente - arrematar a laçada como se fosse uma malha normal. Ter atenção para não puxar o fio. Se a orla continuar apertada, arrematar com uma agulha mais grossa.

DICA BLOCAGEM:
Se usa um fio do grupo de fios A que não seja o fio Lace, não é necessário esticar o o xaile – bastará-lhe bloqueá-lo delicadamente. Deixar secar. Repetir este processo depois de cada lavagem.

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se em idas e voltas, de cima para baixo na agulha circular em ponto jarreteira – ver acima.

XAILE:
Montar 13 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Lace ou BabyAlpaca Silk. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas).
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas).

Tricotar mais 3 vezes as CARREIRAS 1-2 (4 vezes ao todo) = 29 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, *1 laçada,2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 8 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 10 malhas) = 39 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 41 malhas.

Tricotar 10 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 81 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 2 malhas meia, *1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 25 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 27 malhas) = 108 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 110 malhas.

Tricotar 15 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 170 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, *1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 55 vezes ao todo e terminar com 3 malhas meia (= aumenta-se 57 malhas) = 227 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Fazer 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 2 malhas) = 229 malhas.

Tricotar 5 vezes ao todo as CARREIRAS 1-2 = 249 malhas.

NOTA: Os aumentos no lado mudam a partir daqui - tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:
CARREIRA 3 (= pelo direito): 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha).
CARREIRA 4 (= pelo avesso): 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha).

Tricotar 17 vezes ao todo as CARREIRAS 3-4 = 283 malhas.

Tricotar então a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira:
Tricotar 2 malhas juntamente em meia, *1 laçada, 2 malhas meia, 1 laçada, 1 malha meia*, repetir de * a * 93 vezes ao todo e terminar com 2 malhas meia (= aumenta-se 93 malhas) = 376 malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: 1 malha meia, 1 laçada e tricotar as restantes malhas em meia (= aumenta-se 1 malha) = 377 malhas.

Tricotar 15 vezes ao todo as CARREIRAS 3-4 = 407 malhas.

Tricotar, então, seguindo os diagramas A.1 e A.2 – LER ATENTAMENTE A SECÇÃO SEGUINTE ANTES DE CONTINUAR! Temos muitas malhas na agulha e recomendamos a utilização de fios marcadores ou de marcadores para marcar o princípio e o fim de cada diagrama. Colocar um fio marcador/marcador depois de cada 14.ª malha e fazê-los seguir o trabalho à medida que for tricotando.

A carreira seguinte é pelo direito e tricota-se da seguinte maneira:
Tricotar 29 vezes A.1 ao todo em largura, terminar com A.2 por cima da última malha. Tricotar os diagramas 1 vez em altura. Quando estão feitos, arrematar frouxamente na carreira seguinte pelo direito – ver ARREMATAR acima.

BLOCAGEM:
Colocar o xaile em água morna até estar totalmente molhado. Pressionar delicadamente para retirar o excesso de água – não torcer o xaile - enrolá-lo numa toalha e pressionar para retirar o restante excesso de água - o xaile, agora, está apenas húmido. Se tiver usado um fio do grupo de fios A que não seja o fio Lace - ver DICA BLOCAGEM acima. Colocar o xaile sobre um tapete ou sobre um colchão – esticá-lo delicadamente até ter as medidas indicadas e fixar com alfinetes. Deixar secar. Repetir a blocagem a cada lavagem.

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, meia pelo avesso
= fazer 1 laçada entre 2 malhas, tricotar a laçada em meia na carreira seguinte para fazer um buraco
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= BORBOTO – ver explicações acima

Comentários (15)

Deixe o seu comentário!

Ingrid 13.02.2019 - 20:39:

Bedankt, had de beschrijving verkeerd gelezen. Alles is nu duidelijk. Alvast bedankt.

Ingrid 12.02.2019 - 19:47:

Ik heb de indruk dat na het tweede deel het aantal steken niet klopt. Is het de bedoeling dat in het 3de deel de omslagen doorlopen over de ganse breedte van het werk.

DROPS Design 13.02.2019 kl. 10:52:

Dag Ingrid,

Wat bedoel je met het derde deel?

Het patroon is a.h.w. opgeknipt in delen waarbij je steeds eerst twee naalden breit met het gaatjespatroon en daarna de ribbels steeds herhaalt met aan de zijkanten omslagen (naald 1 en 2 en later naald 3 en 4 met 1 omslag aan weerszijden)

Maria Virtuani 02.01.2019 - 22:35:

Bello scialle. Semplice e raffinato.

Bina 19.11.2018 - 10:51:

Jeg kan ikke se diagrammet mere, hvor blev det af?

DROPS Design 19.11.2018 kl. 11:28:

Hei Bina. Diagrammet ligger fortsatt nederst på siden, under selve oppskriften. Vi har sjekket den danske oppskriften, og det er synlig her også. Gjelder det uansett hvaslags enhet du bruker (Pc/mobil/nettbrett)? kan du se diagrammet på et av de andre språkene, feks i den norske oppskriften?

Wenche 06.11.2018 - 20:17:

Daydreamer: Is it correct knitting «Make 1 yarn over, knit 1, 1 yarn over» in the beginning of the rows? The edge of the shalw gets so big yarnloops and they seem so fragile... It does not look like that on the picture.

DROPS Design 07.11.2018 kl. 08:21:

Dear Mrs Wenche, that's right, you start some rows with 1 yarn over - make sure that they aren't neither too loose, nor too tight. The shawl has been blocked and this is not visible anymore. Happy knitting!

Dea 28.08.2018 - 20:33:

C'è un refuso dove dice l'occorrente "Or use: DROPS BABYALPACA SILK di Garnstudio ..." :)

DROPS Design 29.08.2018 kl. 09:23:

Buongiorno Dea. Abbiamo corretto il testo. La ringraziamo per la segnalazione. Buon lavoro!

Giuseppina 06.07.2018 - 15:03:

Elegante

Carmen 03.07.2018 - 21:16:

Sehr sehr nah am Original eines anderen Designers !

Margarita Covián Mon 01.07.2018 - 22:29:

Es precioso!!!!

Michela 24.06.2018 - 14:46:

Molto elegante e raffinato. Bello.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 195-17