DROPS / 186 / 37

Taormina Top by DROPS Design

Top tricotado de cima para baixo, com ponto rendado, encaixe arredondado e mangas curtas, em DROPS BabyMerino. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º bm-049
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BABYMERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
300-350-350-400-450-500 g cor 25, lavanda

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES DROPS (40 e 60 ou 80 cm) 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 e 60 ou 80 cm) DROPS 2,5 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 51 carreiras ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Comentários (8)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 20.70€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

PONTO JARRETEIRA (em redondo):
1 barra jarreteira = 2 carreiras. Tricotar 1 volta meia e 1 volta liga

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 e A.2. Ver diagrama indicado para cada tamanho (A.1).

AUMENTOS-1 (encaixe):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 116 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 16) = 7.25.
Neste exemplo, aumentar fazendo 1 laçada depois de cerca de cada 7.ª malha. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em ponto fantasia para evitar buracos.

AUMENTOS-2 (aumentos costas/frente):
Tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador, 1 laçada, 4 malhas meia malhas (o fio marcador fica entre estas 4 malhas), 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas), aumentar desta maneira nos fios marcadores (= ao todo aumenta-se 4 malhas). As laçadas não se tricotam torcidas na carreira seguinte – devem formar buracos.
----------------------------------------------------------

TOP:
O encaixe e as costas/frente tricotam-se em redondo, de cima para baixo. As mangas curtas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 116-120-126-132-139-144 malhas com a agulha circular 2.5 mm em Baby Merino. As carreiras começam a meio da parte de trás. Tricotar 2 BARRAS JARRETEIRA – ver acima.
Tricotar então 1 volta meia aumentando 16-24-30-36-41-36 malhas a intervalos regulares – ver AUMENTOS-1 = 132-144-156-168-180-180 malhas.
Tricotar 1 volta liga (tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Mudar para a agulha circular 3 mm.
Tricotar A.1a (= 12 malhas) em redondo em todas as malhas (= 11-12-13-14-15-15 vezes em largura).
Continuar desta maneira aumentando AO MESMO TEMPO a intervalos regulares a cada carreira com uma flecha da seguinte maneira:
de cada vez que se aumenta 12 malhas, temos malhas suficientes para tricotar 1 vez a mais A.1 em largura.
de cada vez que se aumenta 24 malhas, temos malhas suficientes para tricotar 2 vezes a mais A.1 em largura.
de cada vez que se aumenta 36 malhas, temos malhas suficientes para tricotar 3 vezes a mais A.1 em largura.
AUMENTOS 1: Aumentar 24-24-24-24-24-36 malhas = 156-168-180-192-204-216 malhas.
AUMENTOS 2: Aumentar 24-24-24-24-24-36 malhas = 180-192-204-216-228-252 malhas.
AUMENTOS 3: Aumentar 24 malhas = 204-216-228-240-252-276 malhas.
AUMENTOS 4: Aumentar 24 malhas = 228-240-252-264-276-300 malhas.
AUMENTOS 5: Aumentar 24 malhas = 252-264-276-288-300-324 malhas.
AUMENTOS 6: Aumentar 24 malhas = 276-288-300-312-324-348 malhas.
Quando A.1a tiver sido tricotado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 14 cm a partir do decote. Tricotar , então, A.1b por cima de A.1a e continuar a aumentar desta maneira:
AUMENTOS 7: Aumentar 12-24-24-24-24-24 malhas = 288-312-324-336-348-372 malhas.
AUMENTOS 8: Aumentar 12-12-24-24-24-24 malhas = 300-324-348-360-372-396 malhas.
AUMENTOS 9: Aumentar 12-12-24-24-24-24 malhas = 312-336-372-384-396-420 malhas.
AUMENTOS 10: Aumentar 12-12-12-12-24-24 malhas = 324-348-384-396-420-444 malhas.
Os aumentos estão, então, terminados nos tamanhos S, M e L, mas continuar nos tamanhos XL, XXL e XXXL da seguinte maneira:
AUMENTOS 11: Aumentar 12-24-24 malhas = 408-444-468 malhas.
AUMENTOS 12: Aumentar 12-12-24 malhas = 420-456-492 malhas.

TODOS OS TAMANHOS:
= 324-348-384-420-456-492 malhas (temos , então, malhas suficientes para repetir 27-29-32-35-38-41 vezes A.1b em largura).
Continuar desta maneira até a peça medir 20-22-23-25-27-29 cm a partir da carreira de montagem. Dividir, então, a peça para as costas/a frente e as mangas da seguinte maneira: (tricotar as malhas que já não se podem tricotar no ponto rendado em meia quando as malhas do motivo se tricotam em meia e em liga quando as malhas do motivo se tricotam em liga). Continuar a tricotar as 44-49-53-60-66-73 primeiras malhas como antes (= metade das costas), colocar as 74-76-86-90-96-100 malhas seguintes em espera num fio para a manga, montar 10 malhas (= lado, sob a manga), colocar 1 fio marcador a meio das novas malhas, tricotar as 88-98-106-120-132-146 malhas seguintes como antes (= frente), colocar as 74-76-86-90-96-100 malhas seguintes em espera num fio para a manga, montar 10 malhas (= lado, sob a manga), colocar 1 fio marcador a meio das novas malhas e tricotar as 44-49-53-60-66-73 últimas malhas como antes (= metade das costas).
Terminar as costas/a frente e as mangas separadamente. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!

COSTAS & FRENTE:
= 196-216-232-260-284-312 malhas. Continuar como antes - tricotar as malhas que já não se podem tricotar no ponto rendado em meia quando as malhas do motivo se tricotam em meia e em liga quando as malhas do motivo se tricotam em liga. Quando A.1b tiver sido tricotado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 27-27-27-30-30-30 cm. Continuar em ponto meia. Na carreira seguinte, aumentar 1 malha de cada lado de cada fio marcador – ver AUMENTOS-2! Aumentar desta maneira a cada 4 carreiras até a peça medir 32-32-33-33-33-33 cm a partir da separação das costas/frente e das mangas = cerca de 276-300-324-348-380-412 malhas. Continuar com a agulha circular 2.5 mm e tricotar A.2 em redondo em todas as malhas. Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 35-35-36-36-36-36 cm a partir da separação das costas/frente e das mangas e cerca de 55-57-59-61-63-65 cm a partir do decote. Arrematar (ter atenção para não arrematar as malhas demasiado apertadas - usar uma agulha um tamanho acima se necessário).

ORLA DAS MANGAS:
Tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.
Retomar as 74-76-86-90-96-100 malhas em espera de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas 3 mm e levantar 1 malha em cada uma das 10 malhas montadas sob a manga = 84-86-96-100-106-110 malhas. Continuar A.1b, e tricotar as malhas que já não se podem tricotar no ponto rendado em meia quando as malhas do motivo tricotam-se em meia e em liga quando as malhas se tricotam em liga. Quando a manga medir 3 cm a partir da separação das costas/frente (ajustar a altura para arrematar o ponto fantasia de uma bonita forma) - continuar com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm e tricotar 2 barras jarreteira. Arrematar todas as malhas (ter atenção para não arrematar as malhas demasiado apertadas - usar uma agulha um tamanho acima se necessário). Tricotar a orla da outra manga da mesma maneira.

= fazer 1 laçada entre 2 malhas, a laçada NÂO se tricota torcida - deve formar um buraco
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente
= carreira de aumentos

Lynda 11.09.2018 - 19:20:

I’m a little surprised by a comment made that this lovely lady pictured in this photo is not of an average size. Not everyone is a size 2. We as knitters should be able to use our imagination to create beautiful pieces to share with our loved ones.

Daisie 19.08.2018 - 14:53:

This model is beautiful but please also include photos of regular sized models. It is very difficult to "imagine" what the garment would look like on an average/small body. Thank you kindly.

Eva Sjømoen 17.05.2018 - 20:35:

Jeg får bare opp to diagrammer på min oppskrift. Hvordan skal jeg få oppskrift med alle fem diagrammene. Har fått svar at alle fem skal være i oppskriften. Jeg får kun opp de to diagrammene med A1B i to varianter (til forskjellige størrelser).

DROPS Design 22.05.2018 kl. 08:49:

Hei Eva. Vi har sjekket denne oppskriften igjen og kunne ikke se noen feil eller mangler med diagrammene. Men vi har nå lastet dem opp på nytt og håper dette løser problemet. God fornøyelse

Eva Sjømoen 16.05.2018 - 10:52:

Hvor er mønster A1a? Står øverst i oppskriften at det er to mønstre, A1 og A2, men i oppskriften er de referert til som a og b. Det er kun A1b som ligger ved i oppskriften. Det mangler også tre tegn i tegnforklaringen.

DROPS Design 17.05.2018 kl. 14:54:

Hej Eva, Du finder alle 5 diagrammer nederst i opskriften (lige ovenfor måleskitsen) God fornøjelse!

Loly Aguilar 29.04.2018 - 12:33:

Hola! La vuelta 35 como la tengo que empezar para que me quede bien ,pues no la entiendo del diagrama A.1a en la vuelta de antes al terminar hay que empezar la vuelta 35 o que pues no lo consigo entender poner vídeos de esto para que lo veamos y así entenderlo . Muchas gracias

Vicky 14.04.2018 - 23:40:

Sí, así lo hice. Muchísimas gracias! :D

Vicky 08.04.2018 - 20:20:

Sí, eso lo tengo claro. Pero la duda es el primer punto de la primera repetición. Hago 3Dr para compensar dicho desplazamiento? No sé si me explico. Muchas gracias

DROPS Design 14.04.2018 kl. 12:40:

Hola Vicky, no,si haces un punto de más, no vas a llegar al último punto. El dibujo se desplaza y, por tanto, tu también tienes que desplazarte y trabajar según el diagrama.

Vicky 06.04.2018 - 15:39:

Duda sobre diagramas. En A-1.a vueltas 35 y 39. Y en A-1.b vuelta 23. Entiendo que el desplazamiento a la izq es para que cuadre el dibujo, y que el último punto (12) de cada repetición se teje con el primero (1) de la siguiente. Pero al empezar la vuelta, ¿qué hago con el primer punto? P.ej. en la v35 el diagrama se desplaza a la izquierda, dejando un Hueco en el 1º Punto y luego 2 dr, etc. ¿Qué tengo que hacer con ese 1º hueco del inicio? ¿Tejo 3 dr al inicio? Muchas gracias

DROPS Design 08.04.2018 kl. 19:04:

Hola Vicky, no falta ningún punto. El hueco que hay al principio de la repetición del diagrama en esta fila se compensa con el último punto de la repetición del diagrama, que sobresale hacia fuera por el otro lado. El número de puntos en la repetición se mantiene constante.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 186-37