Allie Woof the Dog by DROPS Design

Brinquedo em forma de cão com coleira tricotado em ponto jarreteira e ponto de arroz gigante. Tricota-se em DROPS Big Merino.

DROPS Design: Modelo n.º mb-001-bn
Grupo de fios C ou A + A
-----------------------------------------------------------
Dimensões: Comprimento: cerca de 41 cm (sem a cauda). Circunferência: cerca de 29 cm (sem o forro).
Fios:
DROPS BIG MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios C)
150 g cor 06, miosótis
50 g cor 05, mocca
+ alguns restos para as flores e os olhos em cada uma das seguintes cores:
01 natural, 04 preto, 10 ametista, 11 ameixa

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios C)" – ver link abaixo.

AGULHAS DROPS 4,5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 18 malhas e 23 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm – para as flores.

AVIAMENTOS: Algodão de enchimento.

Fez este modelo ou outro das nossas colecções? Marque as suas fotos nas redes sociais com o hashtag #dropsdesign para que possamos vê-las!

Comentários (4)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 13.80€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida para evitar um buraco.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

DIMINUIÇÕES:
Começando 2 malhas antes do fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha).
----------------------------------------------------------

CÃO:
Tricota-se em diferentes partes, em idas e voltas que, depois, se fecham com costuras.

MUSEAU E TÊTE:
Montar 8 malhas com as agulhas 4,5 em miosótis e tricotar da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 7 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 15 malhas.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): 1 malha meia, 13 malhas liga (tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos), 1 malha meia.
CARREIRA 3 (= pelo direito): *1 malha meia, 1 laçada *, repetir de * a * 14 vezes ao todo e terminar com 1 malha meia = 29 malhas.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): 1 malha meia, 27 malhas liga (tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos), 1 malha meia.
CARREIRA 5 (= pelo direito): 1 malha meia, *1 laçada, 2 malhas meia*, repetir de * a * 13 vezes ao todo, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia = 44 malhas.
Continuar em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira – ver acima - de cada lado da peça até o focinho medir cerca de 4 cm a partir da carreira de montagem.
Colocar 2 marcadores, sem tricotar, da seguinte maneira: o 1.º marcador depois das 19 primeiras malhas, o 2.º marcador depois das 6 malhas seguintes (restam 19 malhas depois do último marcador).
Continuar em ponto jarreteira. AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira pelo direito, aumentar 1 malha antes do 1.º marcador e 1 malha depois do 2.º marcador – ver AUMENTOS (= aumenta-se 2 malhas). Repetir estes aumentos na carreira seguinte pelo direito = 48 malhas. Continuar em ponto jarreteira até a cabeça medir 11 cm a partir da carreira de montagem. Na carreira seguinte pelo direito, diminuir 8 malhas a intervalos regulares (tricotar juntamente em meia cada 5.ª e 6.ª malha) = 40 malhas. Tricotar 5 carreiras meia (a última carreira é pelo avesso). Tricotar, então, o corpo como indicado abaixo (sem cortar o fio).

CORPO:
Tricotar 1 carreira meia pelo direito aumentando 12 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha depois de cerca de cada 3.ª malha) = 52 malhas. Tricotar 1 carreira liga pelo avesso com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça
Continuar tricotando A.1 em idas e voltas, com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando A.1 medir 9 cm (a peça mede cerca de 22 cm de altura total), tricotar A.2 em idas e voltas com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando A.2 medir 15 cm (a peça mede cerca de 37 cm de altura total), colocar 6 fios marcadores pelo direito da seguinte maneira (enfiar os marcadores sem tricotar): o 1.º fio marcador depois das 10 primeiras malhas, e colocar os 5 fios marcadores seguintes com um espaço de 8 malhas entre cada um deles (depois do último fio marcador, restam 2 malhas).
Continuar A.2. AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira pelo direito, diminuir 1 malha antes de cada fio marcador – ver DIMINUIÇÕES (= diminui-se 6 malhas). Diminuir desta maneira 5 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito) = 22 malhas. Na carreira seguinte pelo direito, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = restam 11 malhas. O cão mede cerca de 41 cm a partir da carreira de montagem. Tricotar, então, a cauda como indicado abaixo (sem cortar o fio).

CAUDA:
Tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas por cima das 11 malhas até a cauda medir cerca de 8 cm. Diminuir, então, 1 malha no fim de cada carreira tricotando juntamente em meia as 2 últimas malhas até restarem 4 malhas (a cauda mede cerca de 11 cm). Cortar o fio, passá-lo pelas malhas, franzir e costurar.
O cão medeh cerca de 52 cm de comprimento total, com a cauda.

ORELHAS:
Montar 7 malhas com as agulhas 4,5 mm em miosótis e tricotar em ponto jarreteira. AO MESMO TEMPO, depois de 1 barra jarreteira, aumentar 1 malha de cada lado da peça a 1 malha ourela do rebordo – ver AUMENTOS (= aumenta-se 2 malhas). Aumentar desta maneira 4 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito) = 15 malhas. Continuar em ponto jarreteira até a orelha medir 6 cm. Diminuir , então, 1 malha no princípio da carreira e 1 malha no fim da carreira tricotando juntamente em meia as 2 primeiras e as 2 últimas malhas (= diminui-se 2 malhas). Repetir estas diminuições depois de ter tricotado 3 carreiras. Diminuir então da mesma maneira 2 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito) = restam 7 malhas. Arrematar. Cortar o fio com comprimento suficiente para fazer a costura. Tricotar a outra orelha da mesma maneira.

PATAS:
Montar 12 malhas com as agulhas 4,5 mm em miosótis.
CARREIRA 1 (= pelo direito): 1 malha meia, *1 laçada, 2 malhas meia*, repetir de * a * 5 vezes ao todo, 1 laçada, 1 malha meia = 18 malhas.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): 1 malha meia, 16 malhas liga (tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos), 1 malha meia.
Continuar tricotando A.1 em idas e voltas, com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Arrematar quando a perna medir cerca de 6 cm. Cortar o fio l com comprimento suficiente para fazer a costura. Passar um fio pelas malhas da carreira de montagem na parte de baixo da pata, franzir para fechar a abertura e costurar.
Tricotar uma outra pata igual. Tricotar então 2 outros patas da mesma maneira mas tricotar A.2 em vez de A.1 (= 4 patas ao todo, 2 com A.1 e 2 com A.2).

MONTAGEM:
Fazer a costura do cão desde a ponta do focinho até à cauda - costurar na alça mais exterior das malhas para que a costura seja bem lisa, mas deixar uma abertura ao meio para forrar o cão.
Forrar o cão com o algodão de enchimento e fechar a abertura com uma costura.
Em preto, bordar 2 olhos a meio da cabeça e em mocca, bordar um nariz na ponta do focinho – ver foto.
Costurar as orelhas de cada lado da cabeça (elas devem ter, entre si, um espaço de cerca de 5 cm na parte de cima da cabeça).
Forrar cada pata com o algodão de enchimento e costurá-las sob o corpo – ver foto.

COLEIRA E TRELA:
NOTA: devido ao comprimento da coleira e da trela, só as fazer se o brinquedo se destinar unicamente a uma criança com mais de 3 anos.
Montar 160 malhas com as agulhas 4,5 mm em mocca. Tricotar 3 barras jarreteira e arrematar as malhas como elas se apresentam. Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se fazer 1 laçada depois de cada 8.ª malha quando se arrematar as malhas (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais). Dobrar uma das extremidades ao meio para formar uma pequena argola (suficientemente grande para a mão que irá segurar a trela) e costurar com pequenos pontos. Passar a outra extremidade da coleira à volta do pescoço do cão e costurar com alguns pontos.

PEQUENA FLOR EM CROCHÉ:
Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 4 mm em ameixa e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.
CARREIRA 1: *3 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente *, repetir de * a * 4 vezes ao todo, 3 pontos corrente e terminar com 1 ponto baixíssimo à volta do aro de pontos corrente = 5 pétalas. Cortar o fio e passá-lo pela argola que está na agulha de croché.
Costurar a flor à trela, ao nível do pega.

GRANDE FLOR EM CROCHÉ:
Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 4 mm em natural e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.
CARREIRA 1: 1 ponto corrente, 5 pontos baixos à volta do aro de pontos corrente, continuar em ametista e terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira.
CARREIRA 2: Em ametista, crochetar em cada ponto baixíssimo da carreira precedente: 1 ponto baixo, 1 ponto corrente, 1 ponto alto, 1 ponto corrente e 1 ponto baixo, terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira = 5 pétalas. Cortar o fio e passá-lo pela argola na agulha de croché.
Costurar a flor à trela, ao nível do punho. Crochetar uma outra flor igual e costurá-la à coleira.

Ida 22.03.2018 - 11:43:

Har ni någon video där ni visar hur ni maskar av med omslag för att avmaskingskanten inte ska strama (som ni beskriver i kopplet)?

DROPS Design 22.03.2018 kl. 12:08:

Hej Ida, ja här har du den :)

How to bind off with yarn overs (yo) from Garnstudio Drops design on Vimeo.

Manu 08.12.2017 - 08:57:

Hallo, danke für die schnelle Antwort. Ich habe nochmal eine Frage bezüglich der Beine. Wenn ich beim Aschlagsfaden zusammenziehe sind noch 2 Seiten offen. Wird dann die eine Seite zusammengenäht? Dann mit Watte befüllt und dann angenäht? Danke

DROPS Design 08.12.2017 kl. 13:30:

Liebe Manu, ja genau so werden die Beinen zusammen- bzw angenäht. Viel Spaß beim stricken!

Manu 19.11.2017 - 19:54:

Hallo, ich habe trotz des verschränkt links abstricken der Umschläge Löcher in der Schnauze.. Ist das normal oder mache ich etwas falsch????

DROPS Design 20.11.2017 kl. 09:46:

Liebe Manu, versuchen Sie die Umschläge nicht zu locker zu stricken, sonnst können Sie auch eine andere Zunahmetechnik benutzen. Viel Spaß beim stricken!

Gisele Tinel 29.09.2017 - 12:37:

Oh c'est adorable ! Y a-t-il d'autres modèles d'animaux, ou de jouets ? Merci d'avance.

DROPS Design 29.09.2017 kl. 13:34:

Bonjour Mme Tinel et merci. Vous trouverez ici tous nos modèles de jouets au tricot ou au crochet. Bon tricot!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Children 30-24