DROPS Extra / 0-1145

Winter Waves by DROPS Design

Conjunto DROPS: gorro, poncho e luvas sem dedos, em canelado/barra e ponto fantasia com ajours, em ”Merino Extra Fine”.

DROPS design: Modelo n.º me-083
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
GORRO:
Tamanho: Único
Circunferência de cabeça: 54/56 cm
Fios:
DROPS MERINO EXTRA FINE da Garnstudio
100 g cor n° 22, lilás

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 3.5 mm – para o canelado/barra.

PONCHO:
Tamanho: S/M - L/XL - XXL/ XXXL
Fios:
DROPS MERINO EXTRA FINE da Garnstudio
450-450-500 g cor n° 22, lilás

AGULHAS CIRCULARES (60 e 80 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 m/p x 28 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (60 cm) DROPS 3.5 mm – para o canelado/barra.

LUVAS SEM DEDOS:
Tamanho: S/M - MS/PTS/L - L/XL
Fios:
DROPS MERINO EXTRA FINE da Garnstudio
100 g para todos os tamanhos na cor n° 22, lilás

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 ms/pts x 30 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3 mm – para o canelado/barra

Comentários (8)

100% lã
a partir de 2.25 € /50g
DROPS Merino Extra Fine uni colour DROPS Merino Extra Fine uni colour 2.25 € /50g
Senshoku
Encomendar
DROPS Merino Extra Fine mix DROPS Merino Extra Fine mix 2.25 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 29.25€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

Ver Os diagramas A.1 a A.6.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir de cada lado da m/p com o marcador da seguinte maneira:
Diminuir da seguinte maneira antes da m/p com o marcador: 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
Diminuir da seguinte maneira depois da m/p com o marcador: Deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
----------------------------------------------------------

GORRO:
Tricota-se em redondo na agulha circular - mudar para as agulhas de pontas duplas quando achar necessário.

Montar 105 ms/pts com a agulha circular 3.5 mm em Merino Extra Fine. Tricotar em canelado/barra 1 m/p meia/2 ms/pts liga/tricô durante 3 cm.
Continuar com a agulha circular 4 mm e tricotar 1 carreira em ponto meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 9 diminuições = 96 ms/pts. Tricotar então o ponto fantasia A.1 (= 12 ms/pts) 8 vezes em largura. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA! Quando A.1 tiver sido tricotado 2 vezes em altura, tricotar A.2 (= 12 ms/pts na 1.ª carreira) acima de cada A.1. Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, restam 24 ms/pts. Na carreira seguinte, tricotar todas as ms/pts juntamente em meia, 2 a 2 = 12 ms/pts. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar. O gorro mede cerca de 25 cm de altura.
----------------------------------------------------------

PONCHO:
Tricota-se em redondo, de cima para baixo até às fendas nos lados e, depois, continuar cada uma das 2 partes separadamente, em idas e voltas. As carreiras começam a meio das costas.

Montar 168-195-210 ms/pts com a agulha circular 3.5 mm em Merino Extra Fine. Tricotar em canelado/barra 1 m/p meia/2 ms/pts liga/tricô durante 3 cm. Continuar com a agulha circular 4 mm. Tricotar 1 carreira em ponto meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 12-15-18 diminuições = 156-180-192 ms/pts. Tricotar então o ponto fantasia A.1 (= 12 ms/pts) em todas as ms/pts = 13-15-16 motivos em largura. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA! Quando A.1 tiver sido tricotado 2 vezes em altura, tricotar 1 vez A.3 em altura = 234-270-288 ms/pts. Tricotar então A.4 (= 18 ms/pts) acima de cada A.3. Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 260-300-320 ms/pts. Tricotar então A.5 (= 20 ms/pts) acima de cada A.4. Na última carreira de A.5, distribuir 18-20-38 aumentos = 278-320-358 ms/pts. Continuar em ponto meia até a peça medir 45-48-51 cm. Tricotar então da seguinte maneira: Tricotar as 65-75-85 primeiras ms/pts em ponto meia, tricotar as 10 ms/pts seguintes em ponto jarreteira - ver acima (colocar um marcador a meio dessas 10 ms/pts ponto jarreteira) e, depois, tricotar as 129-150-169 ms/pts seguintes em ponto meia, as 10 ms/pts seguintes em ponto jarreteira (colocar um marcador a meio dessas 10 ms/pts em ponto jarreteira), tricotar as 64-75-84 restantes ms/pts. Os marcadores marcam os lados do poncho. Continuar desta maneira até 2 barras jarreteira terem sido tricotadas acima das 10 ms/pts de cada lado da peça. Dividir então a peça para a frente e para as costas colocando as 139-160-179 ms/pts centrais da carreira (ou seja, as ms/pts entre os 2 marcadores) num alfinete de ms/pts (= frente). Temos então 139-160-179 ms/pts na agulha (= costas).

COSTAS:
Tricotar então em idas e voltas em ponto meia com 5 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça até a peça medir 54-57-60 cm a partir da carreira de montagem. Na carreira seguinte pelo direito, tricotar da seguinte maneira: 5 ms/pts em ponto jarreteira, em ponto meia até restarem 5 ms/pts e, AO MESMO TEMPO, distribuir 7-7-6 aumentos, 5 ms/pts em ponto jarreteira = 146-167-185 ms/pts. Continuar com a agulha circular 3,5 mm e tricotar em canelado/barra da seguinte maneira: 5 ms/pts em ponto jarreteira, *1 m/p meia, 2 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * até restarem 6 ms/pts, 1 m/p meia, 5 ms/pts em ponto jarreteira. Quando o canelado/barra medir 4 cm e arrematar as ms/pts como elas se apresentam.

FRENTE:
Retomar as ms/pts em espera com a agulha circular 4 mm = 139-160-179 ms/pts. Tricotar como se fez para as costas.
----------------------------------------------------------

LUVA SEM DEDOS DIREITA:
Tricota-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Montar 39-42-45 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 3 mm em Merino Extra Fine. Tricotar em canelado/barra 1 m/p meia/2 ms/pts liga/tricô durante 6 cm. Mudar para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e tricotar 1 carreira em ponto meia e, AO MESMO TEMPO, ajustar o número de ms/pts para 38-42-46.
Tricotar então em ponto fantasia da seguinte maneira: Continuar da seguinte maneira: 1-2-3 ms/pts em ponto meia, A.6 (= 16 ms/pts), 2-3-4 ms/pts em ponto meia (= costas da mão), 2 ms/pts em ponto meia e, AO MESMO TEMPO, colocar um marcador na última dessas 2 ms/pts (= ms/pts para o polegar), em ponto meia acima das 17-19-21 restantes ms/pts. Continuar em ponto fantasia desta maneira. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA!
A 8 cm de altura total, começar os aumentos para o polegar fazendo 1 laçada de cada lado da m/p para o polegar, Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos. Repetir estes aumentos para o polegar mais 5-6- 7 vezes a cada 2 carreiras (aumentar de um lado e do outro de todas as ms/pts do polegar, ou seja, temos 2 ms/pts a mais entre as laçadas a cada aumento) = 13-15-17 ms/pts para o polegar e 50-56-62 ms/pts ao todo.
A 12-13-14 cm de altura total, colocar as 13-15-17 ms/pts do polegar num alfinete de ms/pts e montar 1 m/p acima das ms/pts em espera = 38-42-46 ms/pts. Continuar até A.6 ter sido tricotado 2 vezes em altura ao todo. Continuar então em ponto meia até ao fim.
A 22-23-24 cm de altura total, colocar 1 marcador na 19.ª-21.ª-23.ª m/p e 38.ª-42.ª-46.ª m/p. Na carreira seguinte, diminuir 1 m/p de cada lado de cada uma das ms/pts com 1 marcador - ver DIMINUIÇÕES. Repetir estas diminuições mais 7-8-9 vezes em todas as carreiras = restam 6 ms/pts. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar. A luva sem dedos mede cerca de 25-26-27 cm.

POLEGAR:
Retomar as ms/pts do polegar e levantar mais 3 ms/pts na orla acima do polegar = 16-18-20 ms/pts. Tricotar em ponto meia, em redondo, até o polegar medir cerca de 6 cm. Na carreira seguinte, tricotar todas as ms/pts juntamente em meia, 2 a 2. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar.

LUVA SEM DEDOS ESQUERDA:
Tricota-se como a luva sem dedos direita mas em sentido contrário. Ou seja, tricotar no ponto fantasia da seguinte maneira: 2-3-4 ms/pts em ponto meia, A.6, 1-2-3 ms/pts em ponto meia (= parte de cima da luva sem dedos), em ponto meia acima das 19-21-23 restantes ms/pts, colocar um marcador na penúltima m/p da carreira (= ms/pts para o polegar).

Diagramas

= 1 m/p meia
= 1 laçada entre 2 ms/pts, tricotar a laçada em meia na carreira seguinte, para criar um ajour.
= 1 laçada entre 2 ms/pts, tricotar a laçada torcida em meia na carreira seguinte, (ou seja, tricotar na alça da frente das ms/pts e não na alça da frente) para evitar um buraco.
= deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia
= deslizar frouxamente a 1.ª m/p da agulha esquerda para a agulha direita, deslizar a m/p seguinte da agulha esquerda para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, passar a m/p da agulha direita novamente para a agulha esquerda e tricotar 2 ms/pts juntamente em meia e retomar essa m/p na agulha esquerda, passar a m/p na agulha auxiliar por cima da m/p da agulha esquerda tendo o cuidado para que não seja torcida e recolocar essa m/p na agulha direita.
= carreira de aumentos – ver explicações acima

Caussieu 29.01.2019 - 08:25:

Bonjour , dans le modèle me-083 , je ne comprends pas l'explication de la double diminution , les 2 dernières lignes, comment passer la maille auxiliaire par dessus la m de l'aiguille gauche ... merci de me dépanner ...

DROPS Design 29.01.2019 kl. 09:25:

Bonjour Mme Caussieu, cette vidéo montre comment réaliser cette double diminution. Bon tricot!

Odile 04.11.2018 - 13:25:

Autre chose : lorsque je fais des augmentations , j ai toujours un petit trou , y a t il un moyen d eviter ça ? Merci

DROPS Design 05.11.2018 kl. 09:37:

Bonjour Odile, vous pouvez utiliser différentes techniques pour augmenter: avec le fil du rang précédent ou avec une augmentation intercalaire. Bon tricot!

Odile 02.11.2018 - 21:02:

Bonjour , Je debute et je ne comprends pas comment on met des mailles en arrêt pour partager le devant et le dos.j ai mis les mailles du fond sur un fil d aiguille circulaire , mais je ne sais pas comment retirer le 1 fil qui comprend aussi le reste des mailles Du coup je suis coincee ,pouvez vous m'aider ?

DROPS Design 05.11.2018 kl. 08:26:

Bonjour Odile, Cette vidéo montre comment glisser des mailles sur un fil - dans ce cas, ne glissez que le nombre de mailles indiqué sur le fil, gardez les autres sur votre aiguille et terminez cette partie. Reprenez ensuite les mailles en attente ainsi et tricotez la 2ème partie. Bon tricot!

Anna Paola Majer 01.11.2018 - 16:36:

Buonasera, non ho capito bene come fare le diminuzioni nel berretto. Ho ripetuto per due volte lo schema A.1e inizio ora lo schema A.2 (= 12 m sul 1° giro) . E' implicito che debba fare le diminuzioni seguendo il disegno, fino a ridurre i numero delle maglie a 24? Grazie!

DROPS Design 01.11.2018 kl. 16:47:

Buongiorno Anna Paola. Sì è corretto. Quando avrà completato il diagramma A.2, sui ferri ci saranno 24 maglie. Buon lavoro!

Giada 07.12.2017 - 23:32:

Buinasera, non riesco a capire come dividere il dietro è il davanti. Finito il giro a costa legaccio ho (avendo fatto la taglia L/XL) 75 m e 5 a legaccio, poi le 160 da dividere e via di seguito. Ho letto anche la risposta data a Gabriella ma non capisco cosa si intenda per “finire il giro “. Ho provato a lavorare le prime 75 + le 5 e poi mettere le 160 in sospeso, ma per continuare “spezzando “ i fianchi devo tagliare il filo e riprendere? Grazie in anticipo per la risposta

DROPS Design 08.12.2017 kl. 14:48:

Buongiorno Giada. Deve lavorare le prime 75 m a maglia rasata e le successive 5 m a legaccio, e qui ha un segnapunti; poi lavora le altre 5 m a legaccio , le 150 m successive a maglia rasata e le 5 m successive a legaccio (quindi fino al secondo segnapunti) e le trasferisce su un ferro ausiliario (queste m sono il davanti ), e finisce con le altre 5 m a legaccio e le rimanenti 75 m a maglia rasata. Le m che sono sui ferri sono quelle del dietro e prosegue su queste avanti e indietro. Non è necessario tagliare il filo. Buon lavoro!

Gabriella 18.11.2015 - 07:52:

Grazie per la precedente risposta. nuova domanda : dividendo il lavoro per lavorare separatamente il davanti ed il dietro, dopo aver passato su un ferro ausiliare le 139 maglie del davanti ( 5 legaccio, 129 rasata, 5 legaccio) sul ferro mi trovo per il dietro con 65 m.rasata, 5 legaccio, 5 legaccio e 64 rasata. Non mi è chiaro come lavorare il dietro. devo forse tornare indietro con le 5 maglie a legaccio e le 65 a maglia rasata? in questo modo però queste avrebbero un giro in più. Grazie

DROPS Design 19.11.2015 kl. 11:04:

Buongiorno Gabriella, deve finire il giro prima di mettere la maglie in sospeso: le 10 m a m legaccio costituiranno l'apertura sulle braccia, per cui sono ai lati. Il davanti e il dietro sono uguali, 5 m a m legaccio ai lati e 129 m a m rasata in mezzo. Da questo punto in poi lavorerà avanti e indietro su queste m. Ci riscriva se qualcosa non le è chiaro. Buon lavoro!

Gabriella 15.10.2015 - 22:13:

Le istruzioni prevedono che ci siano 234 maglie dopo aver ripetuto due volte lo schema A1 e una volta lo schema A3, cioè aumenti di due maglie per ognuno dei 13 A1 e A3, ma dal disegno non trovo dove e come aumentare the instructions state that there are 234 p after repeating twice the pattern A1 and once the scheme A3, with increases of two links for each of the 13 A1 and A3, but thin the scheme design i can not find where and how to increase

DROPS Design 16.10.2015 kl. 09:26:

Dear Gabriella, after you have worked A.1 in height, work A.3 in height, A.3 starts with 12 sts and ends with 18 sts, so that you will increase 6 sts in each repeat of A.3. Happy knitting!

Gabriella 15.10.2015 - 22:04:

Le istruzioni prevedono che ci siano 234 maglie dopo aver ripetuto due volte lo schema A1 e una volta lo schema A3, cioè aumenti di due maglie per ognuno dei 13 A1 e A3, ma dal disegno non trovo dove e come aumentare the instructions state that there are 234 p. after repeating twice the pattern A1 and once the scheme A3, increases of two p for each of the 13 A1 and A3, but in the scheme design can not find where and how to increase

DROPS Design 16.10.2015 kl. 13:18:

Buongiorno Gabriella. Nelle righe 9, 15 e 17 del diagramma A.3 vengono aumentate 2 m facendo delle m gettate. In queste modo, vengono aumentate in tutto 6 m in ogni ripetizione del diagramma. Buon lavoro!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1145