DROPS / 197 / 30

Alberta Autumn by DROPS Design

Xaile crochetado em DROPS Delight, de cima para baixo com ponto rendado e leques.

DROPS Design: Modelo de-185
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------

Dimensões:
Largura na parte de cima: cerca de 148 cm – Comprimento ao meio: cerca de 59 cm
Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
300 g cor n.º 18, bosque de outono

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
22 pontos altos em largura e 12 carreiras em altura = 10 x 10 cm.

AGULHA DE CROCHÉ:
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3,5 mm
O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

a partir de 3.25 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 19.50€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.6.
A.5a e A.6a mostram como começar as carreiras. NOTA: os símbolos são desenhados, uns por cima dos outros, mesma se vamos crochetar alternadamente à direita e à esquerda do xaile e não com as carreiras, uma por cima da outra.

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Crocheta-se em idas e voltas, de cima para baixo.

Crochetar 5 pontos corrente com a agulha de croché 3.5 mm em Delight e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Começando pela carreira com uma estrela, crochetar seguindo o diagrama A.1 em idas e voltas. Quando o diagrama tiver sido crochetado 1 vez em altura, continuar da seguinte maneira: A.2a, A.2b e A.2c. Quando os diagramas tiverem sido crochetados 1 vez em altura, temos 17 aros. A peça mede cerca de 8 cm a partir do primeiro aro de pontos corrente ao longo do meio do xaile. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Crochetar , então, pelo direito da seguinte maneira: A.3a à volta do 1.º aro, A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3c à volta do aro seguinte (= o do meio da xaile), A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3d à volta do último aro. Quando A.3a a A.3d tiverem sido crochetados em altura, repetir as 4 últimas carreiras dos diagramas mais 3 vezes em altura. A peça mede cerca de 37 cm a partir do princípio do xaile ao longo do meio. Crochetar, então, uma carreira de aros pelo avesso da seguinte maneira: A.4a por cima de A.3a, A.4b por cima de A.3b, A.4c por cima de A.3c, A.4d por cima de A.3d. Temos , então, 84 aros.
Colocar , então, 12 fios marcadores para marcar mais facilmente onde fazer os aumentos. Colocar estes fios marcadores da seguinte maneira: o primeiro no ponto alto depois de 4 aros, *saltar 7 aros e colocar o fio marcador seguinte no ponto alto seguinte*, repetir de * a * 11 vezes ao todo - restam 3 aros depois do último fio marcador e até ao fim da carreira.
Crochetar então A.5b (A.5a mostra como começar cada carreira e faz-se além dos pontos de A.5b) e, AO MESMO TEMPO, nas carreiras com uma flecha, aumentar a intervalos regulares da seguinte maneira:
FLECHA-1: Aumentar 2 pontos baixos de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto baixo a mais à volta de cada um dos 2 aros antes e depois dos fios marcadores (= aumenta-se 48 pontos) = 300 pontos baixos.
FLECHA-2: Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 324 pontos baixos.
FLECHA-3: Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos altos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 348 pontos altos.
FLECHA-4: Aumentar 2 pontos altos de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta de cada um das 2 aros antes e depois dos fios marcadores (= aumenta-se 48 pontos) = 396 pontos altos.
Crochetar as últimas carreiras das diagramas.
A peça mede cerca de 51 cm a partir do princípio, a meio da xaile. Temos, então, 66 leques (= 33 motivos de A.5b).
Dobrar a última carreira de A.5a/A.5b pelo direito e crochetar pelo avesso à volta da carreira com o quadrado preto A.5b (= carreira com: 1 meio ponto alto, 3 pontos corrente, etc.) da seguinte maneira: Crochetar a 1.ª carreira de A.6b da seguinte maneira (A.6a mostra como começa a carreira e faz-se além de A.6b): 4 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do 1.º meio ponto alto, crochetar (3 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do meio ponto alto seguinte), crochetar desta maneira ao longo do xaile aumentando AO MESMO TEMPO 2 aros de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 aro suplementar em cada um dos 2 aros antes e depois de todos os fios marcadores (= aumenta-se 48 aros) = 180 aros. Continuar em idas e voltas seguindo A.6a e A.6b até o diagrama ter sido crochetado 1 vez em altura terminando cada carreira com 1 ponto alto no ponto do rebordo da carreira precedente. Quando A.6a e A.6b tiverem sido crochetados 1 vez em altura, temos 90 leques. O xaile mede cerca de 60 cm a partir do princípio, ao longo do meio da xaile.

Diagramas

= crochetar 5 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. O ponto preto mostra o princípio da carreira
= 1 ponto corrente
= 3 pontos corrente
= 1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente/do aro/do ponto corrente
= pelo direito: 1 ponto baixo na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto baixo na alça da frente do ponto.
= 1 meio ponto alto à volta do aro
= 1 ponto alto à volta do ponto corrente/do aro
= pelo direito: 1 ponto alto na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto alto na alça da frente do ponto.
= 1 ponto alto duplo à volta do ponto corrente/do aro
= crochetar um borboto à volta do aro da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto alto mas não fazer a última laçada, crochetar 3 pontos altos duplos à volta do mesmo aro, mas não fazer a última laçada no fim de cada um desses pontos altos, crochetar 1 ponto alto à volta do mesmo aro, mas na última laçada, crochetar todas as argolas na agulha de croché.
= aumentar 1 aro à volta deste aro crochetando 2 aros como indicado no diagrama
= começar por esta carreira (a carreira precedente já foi crochetada – diz respeito a A.3 e A.5)
= nas carreiras com uma flecha, aumentar de cada lado do fio marcador – ver explicações acima
= começar a carreira com 3 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto alto no último ponto
= começar a carreira com 1 ponto corrente. Terminar a carreira com 1 ponto baixo no último ponto
= começar a carreira com 4 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto alto duplo no último ponto
= começar a carreira com 2 pontos corrente
= crochetar à volta desta carreira A.6a e A.6b – ver explicações acima

Precisa de ajuda para este modelo?

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 197-30) .

Comentários / Perguntas (30)

Ula 15.05.2020 - 19:27:

Witam. Mam pytanie takie samo jak Beena. Otoz, mam 84 łuki, a ściślej: pół-łuki, mam markery umieszczone zgodnie z instrukcją, czyli pierwszy w za 4tym łukiem w pierwszy słupek. Dalej, w każdy słupek po kazdym 7-mym łuku. I mam 10 markerów a nie 12. Przy czym, po ostatnim markerze mam 7 łuków. Proszę o pomoc. Pozdrawiam serdecznie

DROPS Design 19.05.2020 kl. 09:01:

Witaj Ulu, wzór musi być skorygowany, ponieważ jak będziemy umieszczać markery co 7 łuków, to marker raz trafi w słupek, a raz w oczko ścisłe. Omiń 4 łuki i umieść marker w oś, dalej odliczaj po 7 łuków i umieszczaj markery raz w słupek (2-gi marker), a raz w oś (3-ci marker) itd. Na końcu zostanie 3 łuki za ostatnim 12-tym markerem. Dziękujemy z twoją wiadomość i pozdrawiamy!

Beena 08.04.2020 - 16:59:

Hi, In row 4 there r total of 84 chain spaces. After skipping 7 chain spaces and placing marker in next double chrochet I'm able to place only 11 markers (I notice stitches are being 'missed' in order to place after next double chrochet) Kindly assist, Thank you

DROPS Design 09.04.2020 kl. 16:57:

Dear Beena, you should insert the markers as explained in the text below: Insert first marker thread in double crochet after 4 chain spaces, * skip 7 chain spaces and insert next marker thread in next double crochet *, repeat from *-* 11 times in total, 3 chain spaces remain on row. there are then: 4 chain spaces, 1 marker, (7 ch-spaces, 1 marker) x 11 (= 77 ch-sp in total, 3 ch-spaces = 84 ch-spaces. Happy crocheting!

Mette 31.12.2019 - 10:39:

Hvordan er kvaliteten på garnet? Er det blødt og lækkert? Fnugger det eller sætter der sig fibre på feks sort tøj.

DROPS Design 20.01.2020 kl. 11:45:

Hei Mette. Vi syns garnet er både bløtt og lekkert, men alle har sin personlig mening. Det vil alltid være litt overskuddsfirbre på garn, så da kan sette seg igjen hos f.eks sort tøy. Men har ikke fått noen klager på dette garnet. God Fornøyelse!

Sandy 16.12.2019 - 03:40:

I’m unclear about the row just after the 4th increase arrow row in A.5b. Is the front-loop double crochet (“x”) in the first treble of 3 (or 4 - increase set), then 3 chains, then where does the next double crochet “x” go? How are the subsequent sets worked regarding which treble stitches gets the double crochets? It looks in the diagram as if the double crochet is in the space between the trebles below, but then you can’t put the double crochet in the front look. Thanks!

DROPS Design 16.12.2019 kl. 09:21:

Dear Sandy, on row after arrow-4 in A.5b work the dc as shown in diagram so that there are (1 dc, 3 chains)x 4 (= 4 dc and 4 ch-spaces) over a set of 12 trebles. Happy crocheting!

Blanca 25.11.2019 - 20:29:

Buenas tardes, no entiendo dónde tengo que aplicar el diagrama A.6a y A.6b. Gracias

DROPS Design 30.11.2019 kl. 19:55:

Hola Blanca. Los diagramas A.6a y A.6b se trabajan alrededor de la anteúltima fila de A.5 (por el lado revés). De modo que la última fila de A.5 estará sobre la primera fila de A.6.

Adelaide Marino 10.11.2019 - 18:46:

Buonasera. Modello stupendo, ma non mi è chiara una cosa. Nella prima riga di A. 5b si finisce facendo tre catenelle prima dell'ultima maglia alta? Grazie

DROPS Design 11.11.2019 kl. 09:51:

Buongiorno Adelaide. Inizia a lavorare il diagramma A.5b dalla riga con la stella sulla destra, quindi dalla seconda riga che trova nel diagramma. La prima riga del diagramma indica come si presentano le maglie della riga precedente ed è già stata lavorata. Buon lavoro!

Claire 05.11.2019 - 10:32:

Bonjour,\r\nJ’arrive à la fin du diagramme où je suis sensée avoir 84 arceaux, seul hic, je crois que j’en ai beaucoup plus. Ou alors je compte mal les arceaux, à quoi correspond un arceau pour ce modèle s’il vous plaît ?\r\nCombien y aurait-il d’arceau après avoir crocheter les 4 derniers rangs deux fois ? (J’ai défait les 4 derniers rangs de la troisième répétition et j’aimerais vérifier que je ne me suis pas trompée jusque là). Merci pour votre reponse

DROPS Design 05.11.2019 kl. 15:02:

Bonjour Claire, dans A.4, 1 arceau = 3 mailles en l'air dans le diagramme, on doit avoir un total de 84 fois ces 3 mailles en l'air (avec soit 1 maille serrée, soit 1 bride), soit 7 dans A.4d, 2 dans chaque A.4b, 6 dans chaque A.4c et 7 dan,s A.4a. Bon crochet!

Laurence 07.10.2019 - 14:31:

Je me suis mal exprimée, je ne comprends pas comment faire le premier rang de a6 : crocheter 1 arceau supplémentaire dans chacun des 2 arceaux avant et après tous chaque fil marqueur (= on augmente 48 arceaux) = 180 arceaux. Or on ne pique pas dans des arceaux mais on entoure la demi bride. Je ne vois donc pas comment faire des arceaux complémentaires. Merci

DROPS Design 07.10.2019 kl. 15:04:

Bonjour Laurence, vous augmentez dans A.6b comme vous avez fait auparavant dans A.5b aux flèches: crochetez 3 ml, 1 ms autour de la demi-bride, 3 ml, 1 ms autour de la même demi-bride pour augmenter 1 arceau. Bon crochet!

Laurence 06.10.2019 - 22:48:

Bonjour, pouvez-vous expliquer comment on augmente le nombre d’arceaux en passant de a5b à a6b, je ne vois pas où piquer mon crochet pour faire les arceaux complémentaires. Merci

DROPS Design 07.10.2019 kl. 10:12:

Bonjour Laurence, on augmente aux flèches 1 à 4 dans A.5b: 48 m au rang avec la flèche-1, 24 m aux rangs avec la flèche-2 et -3 et 48 m au rang avec la flèche-4. Augmentez aux fils marqueurs placés juste au début de A.5b. Bon crochet!

Menalys 23.09.2019 - 19:20:

Bonjour, merci pour votre réponse rapide. Cependant je n'y arrive toujours pas. Même quand je lis le diagramme après 4 arceaux le premier point sur lequel on tombe c'est une maille serrée et non une bride donc ça coince. Pouvez-vous de nouveau m'expliquer? Merci bien.

DROPS Design 24.09.2019 kl. 10:22:

Bonjour Mme Menalys, il se peut effectivement que vous ayez une maille serrée, mettez alors le marqueur dans cette maille serrée, ce qui compte ici, c'est bien le nombre d'arceaux entre les fils marqueurs. Bon crochet!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 197-30