DROPS / 197 / 30

Alberta Autumn by DROPS Design

Xaile crochetado em DROPS Delight, de cima para baixo com ponto rendado e leques.

DROPS Design: Modelo de-185
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------

Dimensões:
Largura na parte de cima: cerca de 148 cm – Comprimento ao meio: cerca de 59 cm
Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
300 g cor n.º 18, bosque de outono

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
22 pontos altos em largura e 12 carreiras em altura = 10 x 10 cm.

AGULHA DE CROCHÉ:
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3,5 mm
O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

Comentários (17)

75% lã, 25% poliamida
a partir de 3.25 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 19.50€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.6.
A.5a e A.6a mostram como começar as carreiras. NOTA: os símbolos são desenhados, uns por cima dos outros, mesma se vamos crochetar alternadamente à direita e à esquerda do xaile e não com as carreiras, uma por cima da outra.

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Crocheta-se em idas e voltas, de cima para baixo.

Crochetar 5 pontos corrente com a agulha de croché 3.5 mm em Delight e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Começando pela carreira com uma estrela, crochetar seguindo o diagrama A.1 em idas e voltas. Quando o diagrama tiver sido crochetado 1 vez em altura, continuar da seguinte maneira: A.2a, A.2b e A.2c. Quando os diagramas tiverem sido crochetados 1 vez em altura, temos 17 aros. A peça mede cerca de 8 cm a partir do primeiro aro de pontos corrente ao longo do meio do xaile. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Crochetar , então, pelo direito da seguinte maneira: A.3a à volta do 1.º aro, A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3c à volta do aro seguinte (= o do meio da xaile), A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3d à volta do último aro. Quando A.3a a A.3d tiverem sido crochetados em altura, repetir as 4 últimas carreiras dos diagramas mais 3 vezes em altura. A peça mede cerca de 37 cm a partir do princípio do xaile ao longo do meio. Crochetar, então, uma carreira de aros pelo avesso da seguinte maneira: A.4a por cima de A.3a, A.4b por cima de A.3b, A.4c por cima de A.3c, A.4d por cima de A.3d. Temos , então, 84 aros.
Colocar , então, 12 fios marcadores para marcar mais facilmente onde fazer os aumentos. Colocar estes fios marcadores da seguinte maneira: o primeiro no ponto alto depois de 4 aros, *saltar 7 aros e colocar o fio marcador seguinte no ponto alto seguinte*, repetir de * a * 11 vezes ao todo - restam 3 aros depois do último fio marcador e até ao fim da carreira.
Crochetar então A.5b (A.5a mostra como começar cada carreira e faz-se além dos pontos de A.5b) e, AO MESMO TEMPO, nas carreiras com uma flecha, aumentar a intervalos regulares da seguinte maneira:
FLECHA-1: Aumentar 2 pontos baixos de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto baixo a mais à volta de cada um dos 2 aros antes e depois dos fios marcadores (= aumenta-se 48 pontos) = 300 pontos baixos.
FLECHA-2: Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 324 pontos baixos.
FLECHA-3: Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos altos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 348 pontos altos.
FLECHA-4: Aumentar 2 pontos altos de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta de cada um das 2 aros antes e depois dos fios marcadores (= aumenta-se 48 pontos) = 396 pontos altos.
Crochetar as últimas carreiras das diagramas.
A peça mede cerca de 51 cm a partir do princípio, a meio da xaile. Temos, então, 66 leques (= 33 motivos de A.5b).
Dobrar a última carreira de A.5a/A.5b pelo direito e crochetar pelo avesso à volta da carreira com o quadrado preto A.5b (= carreira com: 1 meio ponto alto, 3 pontos corrente, etc.) da seguinte maneira: Crochetar a 1.ª carreira de A.6b da seguinte maneira (A.6a mostra como começa a carreira e faz-se além de A.6b): 4 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do 1.º meio ponto alto, crochetar (3 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do meio ponto alto seguinte), crochetar desta maneira ao longo do xaile aumentando AO MESMO TEMPO 2 aros de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 aro suplementar em cada um dos 2 aros antes e depois de todos os fios marcadores (= aumenta-se 48 aros) = 180 aros. Continuar em idas e voltas seguindo A.6a e A.6b até o diagrama ter sido crochetado 1 vez em altura terminando cada carreira com 1 ponto alto no ponto do rebordo da carreira precedente. Quando A.6a e A.6b tiverem sido crochetados 1 vez em altura, temos 90 leques. O xaile mede cerca de 60 cm a partir do princípio, ao longo do meio da xaile.

Diagramas

= crochetar 5 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. O ponto preto mostra o princípio da carreira
= 1 ponto corrente
= 3 pontos corrente
= 1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente/do aro/do ponto corrente
= pelo direito: 1 ponto baixo na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto baixo na alça da frente do ponto.
= 1 meio ponto alto à volta do aro
= 1 ponto alto à volta do ponto corrente/do aro
= pelo direito: 1 ponto alto na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto alto na alça da frente do ponto.
= 1 ponto alto duplo à volta do ponto corrente/do aro
= crochetar um borboto à volta do aro da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto alto mas não fazer a última laçada, crochetar 3 pontos altos duplos à volta do mesmo aro, mas não fazer a última laçada no fim de cada um desses pontos altos, crochetar 1 ponto alto à volta do mesmo aro, mas na última laçada, crochetar todas as argolas na agulha de croché.
= aumentar 1 aro à volta deste aro crochetando 2 aros como indicado no diagrama
= começar por esta carreira (a carreira precedente já foi crochetada – diz respeito a A.3 e A.5)
= nas carreiras com uma flecha, aumentar de cada lado do fio marcador – ver explicações acima
= começar a carreira com 3 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto alto no último ponto
= começar a carreira com 1 ponto corrente. Terminar a carreira com 1 ponto baixo no último ponto
= começar a carreira com 4 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto alto duplo no último ponto
= começar a carreira com 2 pontos corrente
= crochetar à volta desta carreira A.6a e A.6b – ver explicações acima

Comentários (17)

Deixe o seu comentário!

Kathi 15.02.2019 - 22:28:

Hallo, das Tuch ist wirklich sehr schön. Ich möchte es gerne nach arbeiten aber verstehe leider nicht wie ich die Markierungsfäden anbringen muss. In das nächste Stäbchen nach vier Luftmaschenbögen also nach fünf Luftmaschenbögen? Und zähle ich trotzdem ab dem vierten Bogen oder ab der Markierung? Entschuldigung Sie bitte die dummen Fragen. Vielen Dank vorab! Liebe Grüße

DROPS Design 18.02.2019 kl. 09:02:

Liebe Kathi, hier finden Sie Schritt-für-Schritt-Fotos sowie Video, wie dieses Tuch gehäkelt wird. Viel Spaß beim häkeln!

Sonia 05.12.2018 - 00:39:

En la primera vuelta del diagrama A6, dice 3 cadenetas y pb alrededor de pma, y hacer 2 aumentós antes y después de cada marcador, donde engancho el pma???

DROPS Design 30.12.2018 kl. 16:51:

Hola Sonia. Se trabajan puntos bajos alrededor de los p.m.a. de la vuelta anterior:

Loredana 02.12.2018 - 19:19:

Rebonjour, je suis a la diagramme A5b (1ère flèche/augmentation) et je ne tombe pas sur les 300m serrés demandés (malgré mes 84 arceaux ) 84x3=252 +2x12=276 Ou est mon problème ? FLÈCHE-1: Augmenter 2 mailles serrées de chaque côté des fils marqueurs en crochetant 1 maille serrée en plus autour de chacun des 2 arceaux avant et après les fils marqueurs (= on augmente 48 mailles) = 300 mailles serrées. Merci de votre réponse

DROPS Design 03.12.2018 kl. 10:18:

Bonjour Loredana, vous avez inséré 12 marqueurs, et vous augmentez 2 ms de chaque côté de chaque marqueur = vous augmentez 48 mailles au total, vous devez donc avoir 21 fois A.5b x 12 ms dans chaque A.5b = 300 m. Retrouvez les indications détaillées de cette partie ici (à faire sans les changements de couleur). Bon crochet!

Loredana 29.11.2018 - 23:11:

Bonjour, je commence le châle et j’arrive à l’a diagramme À.2a...je finis mes 4 arceaux (1rang) et au rang suivant je ne trouve pas de mailles en l’air ; le rang débute par un T qui est une maille serré !? Merci de m’expliquer comment faire...

DROPS Design 30.11.2018 kl. 08:29:

Bonjour Loredana, vous trouverez pour ce modèle des photos détaillées de chaque étape ainsi que des vidéos ici. Elles vous permettront certainement de mieux comprendre comment lire les diagrammes. Bon crochet!

Araceli 15.11.2018 - 16:00:

Buen día, al iniciar el diagrama 5a en las instrucciones dice doblar la fila donde inicia el cuadro negro, se refiere a repetir esa fila?. Gracias.

DROPS Design 19.11.2018 kl. 23:14:

Hola Araceli. En este caso se refiere a doblar la labor ( no repetir la fila), lado derecho contra lado derecho por la fila con el cuadrado negro, y trabajar alrededor de esta fila con los diagramas A.6A y A.6B

Karine 06.10.2018 - 11:32:

Bonjour Je n arrive pas à commencer ce châle. Pourriez vous s'il vous plait m expliquer les 2 premiers tours du diagramme 1? Merci d avance Belle journée Karine

DROPS Design 08.10.2018 kl. 08:14:

Bonjour Karine, vous trouverez photos et vidéos pour la réalisation de ce châle sous notre Crochet-Along Magic Summer, soit par ex. comment crocheter A.1 ici. Bon crochet!

Andrea 03.10.2018 - 22:28:

Når det står "Når A.3a til A.3d er heklet ferdig i høyden repeteres de siste 4 radene i diagrammene 3 ganger til i høyden." betyr det at når jeg er ferdig med den delen har jeg heklet totalt 17 rader (21 hvis du teller med fra diagram A.1 uten ring) eller er det når jeg har heklet den første raden jeg repeterer de fire siste tre ganger, med totalt 13 rader (17 hvis du teller med diagram A.1 uten ring)? Med 13 rader måler jeg akkurat 37 cm

DROPS Design 04.10.2018 kl. 08:19:

Hei Andrea. Du skal første hekle hele A.3 = 5 rader. Så skal du gjenta de 4 siste radene 3 ganger til = 12 rader. Du har derfor heklet totalt 17 rader med A.3 når du er ferdig med det diagrammet. God fornøyelse.

Dominique 18.09.2018 - 17:15:

Bonjour j'ai une question sur le diagramme A5b sur le rang après le rang d'augmentation (4ème flèche) on se retrouve avec 4 arceaux avec 4 brides pour le rang suivant c'est une maille serrée entre l'arceau de 3 mailles, 3 mailles en l'air, une maille serrée entre l'arceau. comment fait-on au niveau des arceaux de 4 mailles : on saute 3 mailles ou 4 mailles. merci de votre réponse

DROPS Design 19.09.2018 kl. 08:55:

Bonjour Dominique, quand vous augmentez le nombre de mailles, vous augmentez en même temps le nombre de motifs que vous allez répéter en largeur, ainsi, au 5ème rang vous crochetez (3 ml, sautez 2 brides, 1 ms dans la m suivante) tout du long. Bon crochet!

Gitte 13.09.2018 - 22:15:

Efter diagrammerne A2a A2b A2c skal der ifølge den skrevne opskrift være 17 luftmaskebuer på rækken. Jeg får det til 19 luftmaskebuer også når jeg tæller i diagrammet. Er der en fejl?

DROPS Design 19.09.2018 kl. 14:43:

Hej Gitte, Se gerne vores instruktionsvideo DROPS Magic Summer God fornøjelse!

Wil Kerkmeer 13.09.2018 - 19:08:

Het is voor mij niet duidelijk welke steken van a5b gehaakt moeten worden in 1 lus van de lussentoer van 84 lussen. Graag info of 1stokje, 3 lossen en 1 vaste in 1 losse lus gehaakt moeten worden, zoals ik vermoed. Alvast hartelijk dank. Vrgr

DROPS Design 19.09.2018 kl. 18:24:

Dag Wil, Je begint met haken bij de toer waar een ster bij staat, dus je haakt steeds een bobbel en 3 lossen. De eerste toer haak je niet; deze toer is de laatste toer van A.4 en is erbij getekend, zodat je kunt zien hoe je in de steken van de vorige toer haakt.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 197-30