DROPS / 193 / 9

Lemon Pie Socks by DROPS Design

Meias tricotadas em DROPS Karisma. Tricotam-se em redondo, com jacquard norueguês. Do 35 ao 46.

DROPS Design: Modelo n.º u-865
Grupo de fios B
-------------------------------------------------------

Números: 35/37 - 38/40 - 41/43 - 44/46
Comprimento do pé: cerca de 22 - 24 - 27 - 30 cm
Altura da perna até ao calcanhar: cerca de 23 - 24 - 25 - 26 cm
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
100-150-150-150 g cor 79, limão
50-50-50-50 g cor 72, cinza pérola claro
50-50-50-50 g cor 01, natural

-------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
22 malhas em largura e 30 carreiras em altura em ponto meia e em jacquard = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm: para o ponto meia e o jacquard
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 2,5 mm: para o canelado.

-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

DIMINUIÇÕES-1 (a intervalos regulares):
Para calcular quando diminuir a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 64 malhas) e dividi-lo pelo número de diminuições a fazer (por ex. 8) = 8.
Neste exemplo, vai-se diminuir tricotando juntamente em meia cada 7.ª e 8.ª malha.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 e A.2. O jacquard tricota-se totalmente em ponto meia.

DICA TRICÔ-1:
Para evitar que o jacquard fique demasiado apertado, é importante que os fios não fiquem demasiado puxados pelo avesso. Pode-se usar uma agulha mais grossa para o jacquard se estiver apertado.

DICA TRICÔ-2 (para o calcanhar):
Para reforçar o calcanhar, o calcanhar e as diminuições do calcanhar podem-se tricotar com 2 fios da seguinte maneira: Usar alternadamente o fio do interior e o fio do exterior do novelo e tricotar 1 malha alternadamente com um e o outro fio. Desta maneira, obtém-se um calcanhar ligeiramente mais espesso sem tricotar com 2 fios.

DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR:
CARREIRA 1 (pelo direito): Tricotar em meia até restarem 7-7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
CARREIRA 2 (pelo avesso): tricotar em liga até restarem 7-7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em liga, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada em liga/tricô, virar a peça.
CARREIRA 3 (pelo direito): Tricotar em meia até restarem 6-6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
CARREIRA 4. (pelo avesso): tricotar em liga até restarem 6-6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em liga, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada em liga, virar a peça.
Continuar a diminuir desta maneira tricotando até restar 1 malha a menos antes de deslizar a malha seguinte e até restarem 12-14-14-14 malhas na agulha.

DIMINUIÇÕES-2 (ponta):
Diminuir 1 malha de cada lado dos marcadores da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas antes do marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar 2 malhas meia (o marcador fica entre estas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

MEIAS - SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas, de cima para baixo.

MEIAS:
Montar 64-64-68-68 malhas com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm em cinza pérola claro. Tricotar 1 volta meia. Continuar então em canelado (= 2 malhas meia / 2 malhas liga) durante 3 cm. Mudar para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e tricotar 1 volta meia diminuindo 8-8-4-4 malhas a intervalos regulares – ver DIMINUIÇÕES-1 = 56-56-64-64 malhas.
Ver DICA TRICÔ-1 e tricotar A.1 em redondo (= 7-7-8-8 motivos de 8 malhas). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha em A.1, diminuir 4-0-4-4 malhas a intervalos regulares = 52-56-60-60 malhas. Continuar desta maneira (temos, então, malhas suficientes para 13-14-15-15 motivos de 4 malhas).
Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, tricotar A.2 em redondo (= 13-14-15-15 motivos de 4 malhas).
AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha em A.2, diminuir 4-4-4-4 malhas a intervalos regulares = 48-52-56-56 malhas. Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, continuar em ponto meia e em limão. Tricotar até a peça medir 23-24-25-26 cm. Manter, então, as 12-13-14-14 primeiras malhas na agulha para o calcanhar, colocar as 24-26-28-28 malhas seguintes em espera num fio (= peito do pé) e manter as 12-13-14-14 últimas malhas na agulha para o calcanhar.
Ver DICA TRICÔ-2 e tricotar as malhas do calcanhar em ponto meia em idas e voltas, em limão, durante 5-5½-6-6½ cm.
Colocar 1 marcador a meio da última carreira; vai servir para medir o comprimento do pé
Fazer , então, as DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR – ver acima. Depois das diminuições do calcanhar, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar as 12-14-14-14 malhas do calcanhar em meia, levantar 11-12-13-14 malhas ao longo do lado do calcanhar, tricotar em meia as 24-26-28-28 malhas em espera do peito do pé e levantar 11-12-13-14 malhas ao longo do outro lado do calcanhar = 58-64-68-70 malhas.
Colocar 1 marcador de cada lado das 24-26-28-28 malhas do peito do pé.
Tricotar em ponto meia em redondo, em limão, e diminuir de cada lado das 24-26-28-28 malhas do peito do pé da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia as 2 últimas malhas antes do 1.º marcador do peito do pé e tricotar juntamente em meia torcida as 2 primeiras malhas depois do 2.º marcador do peito do pé. Diminuir desta maneira 7-8-8-7 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 44-48-52-56 malhas.
Tricotar até a peça medir 14-16-18-21 cm a partir do marcador do calcanhar. Tricotar A.2 em redondo (= 11-12-13-14 motivos de 4 malhas). Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, continuar em ponto meia, em limão.
Continuar até a peça medir 18-20-22-25 cm a partir do marcador do calcanhar (A.2 deve estar, então, terminado e faltam cerca de mais 4-4-5-5 cm antes do fim; pode-se calçar a meia e tricotar até ao comprimento desejado se necessário). Colocar 1 marcador de cada lado da meia, com um espaço de 22-24-26-28 malhas para o peito do pé e a planta do pé.
Diminuir para a ponta de cada lado dos 2 marcadores – ver DIMINUIÇÕES-2 = diminui-se 4 malhas. Diminuir desta maneira 4-4-5-5 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 5-6-6-7 vezes em todas as carreiras = restam 8 malhas para todos os tamanhos. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.
Tricotar a outra meia da mesma maneira.

Diagramas

= cinza pérola claro
= limão
= natural
= carreira de diminuições

Comentários (0)

Não há comentários para este modelo. Deixe o seu!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 193-9