DROPS / 184 / 3

Harvest Moon by DROPS Design

Casaco tricotado de um lado ao outro com ponto rendado ao longo da gola. Do S ao XXXL Tricota-se em DROPS Alpaca Bouclé.

DROPS design: Modelo ab-080
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS ALPACA BOUCLÉ da Garnstudio (pertence ao grupo de fios C)
400-450-500-550-600-650 g cor n.º 0517, cinza

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios C)” - ver link abaixo.

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 6 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 15 malhas e 19 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 5 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 malhas e 22 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

DROPS ALPACA BOUCLÉ UNI COLOUR (50g)
DROPS Alpaca Party! / 30% OFF!
3.20 EUR
2.25 EUR
n/a
DROPS ALPACA BOUCLÉ MIX (50g)
DROPS Alpaca Party! / 30% OFF!
3.20 EUR

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

AUMENTOS (mangas):
Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em liga para evitar um buraco.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricotar a frente e as costas em idas e voltas na agulha circular em 2 partes com uma costura a meio da parte de trás. Tricotar as mangas em idas e voltas na agulha circular e costurá-las à parte de trás & frente.

FRENTE ESQUERDA/COSTAS:
Montar 132-135-138-141-144-147 malhas com a agulha circular 6 mm em Alpaca Bouclé. Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar 1 canelado em ponto jarreteira - ver acima. Retomar a agulha circular 6 mm e tricotar da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo direito): 3 malhas de orla em ponto jarreteira, 86-89-92-95-98-101 malhas em ponto meia, PONTO FANTASIA A.1 (= 43 malhas) – ver acima. Continuar desta maneira em idas e voltas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando a peça medir 37-38-39-40-41-42 cm a partir da carreira de montagem, tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: Tricotar as 57-59-60-60-63-65 primeiras malhas, arrematar as 26-27-29-32-32-33 malhas seguintes (= cava) e tricotar as restantes malhas. Na carreira seguinte, tricotar como antes, mas montar 26-27-29-32-32-33 malhas por cima das malhas arrematadas para as cavas= 132-135-138-141-144-147 malhas. Continuar como antes até a peça medir 54-56-58-60-62-64 cm (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja pelo direito).
Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar uma elevação para a gola da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar as 43 primeiras malhas em meia, virar.
CARREIRA 3: Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 4: Tricotar as 22 primeiras malhas em meia, virar.
CARREIRA 5: Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 6: Tricotar em meia todas as 132-135-138-141-144-147 malhas. Continuar com a agulha circular 6 mm. Arrematar todas as malhas, mas depois de cerca de cada 5.ª malha, fazer 1 laçada e arrematar a laçada como se fosse uma malha. Isto evita que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas.

FRENTE DIREITA/COSTAS:
Montar 132-135-138-141-144-147 malhas com a agulha circular 6 mm em Alpaca Bouclé. Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar 1 barra jarreteira. Retomar a agulha circular 6 mm e tricotar da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo direito): A.2 (= 43 malhas), 86-89-92-95-98-101 malhas em ponto meia, 3 malhas de orla em ponto jarreteira. Continuar desta maneira em idas e voltas. Quando a peça medir 37-38-39-40-41-42 cm a partir da carreira de montagem, tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: Tricotar as 49 primeiras malhas (= A.2 e 6 malhas em ponto meia), arrematar as 26-27-29-32-32-33 malhas seguintes (= cava) tricotar as restantes malhas. Na carreira seguinte, tricotar como antes mas montar para a cava 26-27-29-32-32-33 malhas por cima das malhas arrematadas na carreira precedente = 132-135-138-141-144-147 malhas. Continuar como antes até a peça medir 54-56-58-60-62-64 cm (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja pelo avesso).
Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar uma elevação para a gola da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo avesso): Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 2 (= pelo direito): Tricotar as 43 primeiras malhas em meia, virar.
CARREIRA 3: Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 4: Tricotar as 22 primeiras malhas em meia, virar.
CARREIRA 5: Tricotar todas as malhas em meia, virar.
CARREIRA 6: Tricotar em meia todas as 132-135-138-141-144-147 malhas. Continuar com a agulha circular 6 mm. Arrematar mas depois de cerca de cada 5.ª malha, fazer 1 laçada e arrematá-la como se fosse uma malha.

MANGAS:
Montar 31-32-34-35-37-38 malhas com a agulha circular 6 mm em Alpaca Bouclé. Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar 1 barra jarreteira. Retomar a agulha circular 6 mm. Tricotar em ponto meia com 1 malha em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 12-11-6-5-9-8 cm, aumentar 1 malha a 1 malha ourela em ponto jarreteira do rebordo de cada lado da peça - VER AUMENTOS. Aumentar desta maneira 8-8-9-11-10-10 vezes a cada 5-5-5-4-4-4 cm ao todo = 47-48-52-57-57-58 malhas. Quando a peça medir 51-50-50-49-49-48 cm (mais curto nos tamanhos grandes porque os ombros são mais largos), tricotar um pequeno arredondado para a manga da seguinte maneira: Tricotar em ponto meia arrematando no princípio de cada carreira de cada lado da peça: 8-10-10-12-12-14 vezes 4-3-3-3-3-3 malhas (= 4-5-5-6-6-7 vezes de cada lado da peça) = restam 15-18-22-21-21-16 malhas. A manga mede cerca de 55 cm para todos os tamanhos. Arrematar as restantes malhas mas depois de cerca de cada 5.ª malha, fazer 1 laçada e arrematá-la como se fosse uma malha. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Unir as 2 frentes e metade das costas juntamente a meio da parte de trás, a 1 malha arrematada dos rebordos e ter atenção para não fazer uma costura demasiado apertada. Montar as mangas à parte de trás & à frente, a 1 malha arrematada do rebordo e fazer a costura sob as mangas nas malhas ourela em ponto jarreteira. Cortar e entretecer o fio.

= fazer 2 laçadas entre 2 malhas, na carreira seguinte, tricotar 1 laçada em liga e deixar cair a 2.ª laçada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das 2 malhas tricotadas juntamente

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 184-3 original.