DROPS / 178 / 43

Orange Dream Cardigan by DROPS Design

Casaco tricotado de cima para baixo, com raglan e encaixe rendado, mangas ¾ e forma trapézio em DROPS Safran. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo e-251
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS SAFRAN da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
400-450-500-550-600-650 g cor 28, laranja

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 3 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 e 80 cm) DROPS 2,5 mm - para as orlas em ponto jarreteira.

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA CÔNCAVOS (branco), N.º: 6-6-6-7-7-7

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: raglan, top down (de cima para baixo), trapézio, técnica: ponto rendado, tipo de modelo: casacos,

----------------------------------------------------------

ELEVAÇÃO:
Começando pelo direito, tricotar as 67-67-67-77-77-77 primeiras malhas, colocar 1 marcador (= meio da parte de trás), tricotar em meia as 7-7-7-8-8-8 malhas seguintes, virar, puxar o fio e tricotar 14-14-14-16-16-16 malhas meia, virar, puxar o fio e tricotar 21-21-21-24-24-24 malhas meia, virar, puxar o fio e tricotar 28-28-28-32-32-32 malhas meia. Continuar em idas e voltas desta maneira tricotando 7-7-7-8-8-8 malhas a mais de cada vez até as 70-70-70-80-80-80 malhas centrais terem sido tricotadas e tricotar as malhas restantes da carreira em meia.

AUMENTOS-1:
Para calcular quando aumentar, usar o número total de malhas da carreira (por ex. 114 malhas), menos as malhas das orlas das frentes (por ex. 10 malhas) e dividir as restantes malhas pelo número de aumentos a fazer (por ex. 20) = 5.2. Neste exemplo, vai-se aumentar depois de cerca de cada 5.ª malha. Não aumentar por cima das orlas das frentes. Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em meia para evitar buracos.

AUMENTOS-2 (lados frentes e costas):
Todos os aumentos são feitos pelo direito.
Tricotar até restarem 2 malhas antes de A.1, fazer 1 laçada, 2 malhas meia, A.1 (o fio marcador está a meio de A.1), 2 malhas meia, fazer 1 laçada (= 2 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

PONTO FANTASIA:
Ver diagrama A.1. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

RAGLAN:
Aumentar para o raglan a cada transição entre as mangas e as costas/as frentes. Todos os aumentos são feitos pelo direito e tricotam-se em ponto meia até as malhas poderem ser tricotadas no ponto fantasia.
AUMENTAR DA SEGUINTE MANEIRA QUANDO SE AUMENTAM 2 MALHAS DE CADA LADO DA MALHA COM O FIO MARCADOR:
Começar antes da malha com o fio marcador, levantar o fio antes da malha seguinte e tricotá-la torcida em meia, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha com o fio marcador), 1 laçada, levantar o fio antes da malha seguinte e tricotá-lo torcido em meia (= 4 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em liga para formar buracos.

AUMENTAR DA SEGUINTE MANEIRA QUANDO SE AUMENTA 1 MALHA DE CADA LADO DA MALHA COM O FIO MARCADOR:
Começar antes da malha com o fio marcador, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha com o fio marcador), 1 laçada (= 2 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em liga para formar buracos.

DICA TRICÔ:
Quando se aumenta para o raglan a cada 4 carreiras, para evitar que os buracos dos raglans não fiquem descentrados em relação aos aumentos feitos a cada 2 carreiras, tricotar as carreiras pelo direito sem aumentos da seguinte maneira:
Começar 2 malhas antes da malha com o fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha com o fio marcador), 1 laçada, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada.
Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em liga para formar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob as mangas):
Começar 2 malhas antes de A.1 e tricotar 2 malhas juntamente em meia, A.1 (= 5 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= 2 malhas diminuídas).

CASAS:
Fazer a 1.ª casa na 1.ª carreira pelo direito depois da orla em ponto jarreteira do decote, depois, fazer as 5-5-5-6-6-6 casas seguintes com um espaço de cerca de 8 cm.
Fazer as casas na orla da frente direita da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas (visto pelo direito), fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas juntamente em meia e 1 malha meia. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular a partir do meio da frente. As mangas tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 114-114-114-134-134-134 malhas (incluindo 5 malhas de orla da frente de cada lado da peça) com a agulha circular 2,5 mm em Safran. Tricotar 3 barras em ponto jarreteira - ver acima. Tricotar então 1 carreira meia pelo direito aumentando ao mesmo tempo 20 malhas a intervalos regulares - VER AUMENTOS-1 = 134-134-134-154-154-154 malhas. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça.
Para uma bonita forma, tricotar uma pequena ELEVAÇÃO para o decote das costas - ver acima. Depois da elevação, continuar com a agulha circular 3 mm e tricotar 2 carreiras em ponto meia com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça – não esquecer as CASAS na orla da frente direita - ver acima.
Colocar 4 fios marcadores (sem tricotar): Colocar o 1.º fio marcador na 26.ª-26.ª-26.ª-31.ª-31.ª-31.ª malha, o 2.ª fio marcador na 47.ª-47.ª-47.ª-52.ª-52.ª-52.ª malha, colocar o 3.º fio marcador na 88.ª-88.ª-88.ª-103.ª-103.ª-103.ª malha e colocar o 4.º fio marcador na 109.ª-109.ª-109.ª-124.ª-124.ª-124.ª malha. Há, então, 25-25-25-30-30-30 malhas entre as malhas com um fio marcador para cada frente, 40-40-40-50-50-50 malhas para as costas e 20 malhas para todos os tamanhos para cada manga.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, A.1 por cima das 20-20-20-25-25-25 malhas seguintes (= 4-4-4-5-5-5 motivos de 5 malhas), aumentar para o RAGLAN 2 malhas de cada lado da malha com o fio marcador – ver acima -, tricotar A.1 por cima das 20 malhas da manga (= 4 motivos de 5 malhas), aumentar 2 malhas de cada lado da malha com o fio marcador, tricotar A.1 por cima das 40-40-40-50-50-50 malhas das costas (= 8-8-8-10-10-10 motivos de 5 malhas), aumentar 2 malhas de cada lado da malha com o fio marcador, tricotar A.1 por cima das 20 malhas da manga, aumentar 2 malhas de cada lado da malha com o fio marcador, tricotar A.1 por cima das 20-20-20-25-25-25 malhas seguintes da frente e terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira.
Continuar no ponto fantasia e aumentar para o raglan a cada transição entre as frentes/as costas e as mangas da seguinte maneira:
Aumentar 2 malhas de cada lado das malhas com o fio marcador 6-6-6-8-8-10 vezes ao todo (o 1.º aumento já está feito) a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito), depois aumentar 1 malha de cada lado das malhas com o fio marcador 8-8-8-9-9-10 vezes ao todo a cada 2 carreiras. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando os aumentos tiverem sido feitos 14-14-14-17-17-20 vezes ao todo, temos 294-294-294-354-354-394 malhas e a peça mede cerca de 10-10-10-12-12-14 cm a partir da carreira de montagem (medir a meio da frente). Tricotar então em ponto meia, com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça no meio do lado da frente e, AO MESMO TEMPO, continuar a aumentar para o raglan 1 malha de cada lado das malhas com o fio marcador 0-7-12-4-13-12 vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois, 6-4-3-7-4-5 vezes ao todo a cada 4 carreiras (ou seja, a cada 2 carreiras pelo direito) – VER DICA TRICÔ. Depois do último aumento do raglan, temos 342-382-414-442-490-530 malhas e a peça mede cerca de 17-19-21-23-25-27 cm a partir da carreira de montagem (medir a meio da frente).
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso: Tricotar as 52-57-61-67-73-78 primeiras malhas como antes (= frente direita), colocar as 72-82-90-92-104-114 malhas seguintes num alfinete de malhas para a manga, montar 7-7-9-9-13-15 malhas (= marca o lado sob a manga), tricotar as 94-104-112-124-136-146 malhas seguintes como antes (= costas), colocar as 72-82-90-92-104-114 malhas seguintes num alfinete de malhas para a manga, montar 7-7-9-9-13-15 malhas (= marca o lado sob a manga) e tricotar as 52-57-61-67-73-78 últimas malhas como antes. Terminar as frentes/as costas e as mangas separadamente. Retirar os fios marcadores. MEDIR A PARTIR DAQUI!

COSTAS & FRENTES:
= 212-232-252-276-308-332 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 7-7-9-9-13-15 novas malhas montadas sob cada manga e fazer seguir estes fios marcadores à medida que for tricotando. Continuar em ponto meia, com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça e tricotar também A.1 por cima das 5 malhas a meio dos lados (a malha com o fio marcador é a malha do meio de A.1). Quando a peça medir 3 cm, aumentar 2 malhas de cada lado da peça - VER AUMENTOS-2 (= aumentámos 4 malhas). Aumentar desta maneira 5-5-5-6-6-7 vezes ao todo a cada 6-6-6-5-5-4 cm = 232-252-272-300-332-360 malhas. Quando a peça medir 32 cm, continuar com a agulha circular 2.5 mm. Tricotar 3 barras jarreteira em todas as malhas. Retomar a agulha circular 3 mm e arrematar em meia pelo direito. O casaco mede cerca de 56-58-60-62-64-66 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Colocar as 72-82-90-92-104-114 malhas do alfinete de malhas de um lado da peça nas agulhas de pontas duplas 3 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 7-7-9-9-13-15 malhas montadas sob a manga = 79-89-99-101-117-129 malhas. Tricotar em redondo, em ponto meia, mas tricotar A.1 por cima das 5 malhas a meio sob a manga. Quando a peça medir 3 cm para todos os tamanhos, diminuir 2 malhas a meio sob a manga - VER DIMINUIÇÕES. Diminuir 9-13-17-17-23-28 vezes ao todo no tamanho S: a cada 10 carreiras, no tamanho M: a cada 6 carreiras, nos tamanhos L e XL: a cada 4 carreiras, no tamanho XXL: 4 vezes ao todo em todas as carreiras, depois, 19 vezes a cada 3 carreiras e no tamanho XXXL: 8 vezes ao todo em todas as carreiras, depois, 20 vezes a cada 2 carreiras = 61-63-65-67-71-73 malhas. Continuar até a manga medir 33-32-31-28-27-26 cm a partir da separação. Continuar com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm e tricotar 3 barras jarreteira em redondo. Retomar as agulhas de pontas duplas 3 mm e arrematar em meia.

MONTAGEM:
Costurar os botões na orla da frente esquerda.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 178-43 original.