DROPS Baby / 31 / 6

Celestina by DROPS Design

Body tricotado para bébé, com ponto rendado e torcidos, em DROPS BabyMerino. Tamanhos prematuro - 4 anos.

DROPS Design: Modelo n.º bm-076-by
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: (<0) - 0/1 - 1/3 - 6/9 - 12/18 meses (2 - 3/4) anos
Altura em cm: (40/44) 48/52 - 56/62 - 68/74 - 80/86 (92 - 98/104)
Fios:
DROPS BABYMERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
(100) 100-100-100-150 (150-150) g cor 11, azul glaciar

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 2,5 mm para o canelado e as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 51 carreiras ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura

AGULHAS PARA TORCIDOS DROPS.

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA, côncavos (branco), N.º 521: 5 para todos os tamanhos.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 6.90€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.16. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito. Quando já não houver malhas suficientes para tricotar um torcido, tricotar essas malhas como elas se apresentam.

AUMENTOS:
Tricotar até restar 1 malha antes do marcador, 1 laçada (= aumenta-se 1 malha), 2 malhas meia (o marcador fica entre estas 2 malhas), 1 laçada (= aumenta-se 1 malha). As laçadas tricotam-se torcidas na carreira seguinte para evitar buracos.

RAGLAN:
Diminui-se de forma diferente na frente/nas costas e nas mangas – ver DIMINUIÇÕES!
FRENTE/COSTAS: Diminuir em todas as carreiras pelo direito (= a cada 2 carreiras) da seguinte maneira: Diminuir (7) 6-4-8-6 (3-0) vezes 1 malha, depois (1) 4-6-5-7 (10-13) vezes 2 malhas.
MANGAS: Diminuir 2 malhas para cada manga: (6) 7-5-9-8 (6-3) vezes em todas as carreiras pelo direito (= a cada 2 carreiras), depois (4) 6-10-8-10 (14-20) vezes em todas as carreiras.

DIMINUIÇÕES (raglan):
COSTAS:
Todas as diminuições são feitas pelo direito.
DIMINUIR 1 MALHA: Diminuir para o raglan da metade das costas esquerda da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia torcida as 2 malhas depois das 5 malhas de orla da frente (= diminui-se 1 malha).
Diminuir para o raglan da metade das costas direita da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia as 2 últimas malhas antes das 5 malhas de orla da frente (= diminui-se 1 malha).
DIMINUIR 2 MALHAS: Diminuir para o raglan da metade das costas esquerda da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia torcida as 3 malhas depois das 5 malhas de orla da frente (= diminui-se 2 malhas).
Diminuir para o raglan da metade das costas direita da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia as 3 últimas malhas antes das 5 malhas de orla da frente (= diminui-se 2 malhas).
FRENTE:
DIMINUIR 1 MALHA DE CADA LADO DA DA MALHA CENTRAL: Tricotar até restar 1 malha antes da malha com o marcador do meio da frente, deslizar 2 malhas como se fosse para tricotá-las em meia, 1 malha meia, passar as 2 malhas deslizadas por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).
DIMINUIR 2 MALHAS DE CADA LADO DA MALHA CENTRAL: Tricotar até restarem 2 malhas antes da malha com o marcador a meio da frente, deslizar 3 malhas em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar as 3 malhas deslizadas por cima das malhas tricotadas juntamente (= diminui-se 4 malhas).
MANGAS:
Tricotar até ao fio marcador, na transição entre as costas/a frente e a manga, tricotar juntamente em meia torcida as 2 primeiras malhas da manga (= diminui-se 1 malha), tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador na transição entre a manga e as costas/a frente, tricotar juntamente em meia as 2 últimas malhas da manga (= diminui-se 1 malha = diminui-se 2 malhas ao todo para cada manga).

CASAS:
Fazer as casas na orla da frente direita. 1 casa = tricotar juntamente em meia a 3.ª e a 4.ª malha a partir do rebordo e fazer 1 laçada.
Fazer as casas quando a peça medir:
Tamanho <0: 1 e 3 cm.
Tamanhos 0/1 meses + 1/3 meses: 1 e 4 cm.
Tamanhos 6/9 meses + 12/18 meses: 1 e 4½ cm.
Tamanhos 2 ANOS + 3/4 ANOS: 1 e 5 cm.
----------------------------------------------------------

BODY:
Tricota-se em idas e voltas, de cima para baixo, começando por 2 pequenas partes para a parte de baixo do body, depois tricotá-las juntamente em idas e voltas e tricotar então as costas e a frente juntamente, em redondo na agulha circular até às cavas.
As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas. Retomar então todas as malhas na mesma agulha e tricotar o encaixe em idas e voltas, ou seja, há uma fenda do decote a meio da parte de trás. O body vai esticar em largura cerca de 3-5 cm quando for usado.

FRENTE:
Começar por 2 pequenas partes (parte de baixo do reforço) que são, depois, retomadas juntamente e continuar a tricotar essas malhas em idas e voltas.
Montar 5 malhas com a agulha circular 3 mm em Baby Merino. Tricotar 1 carreira meia. Tricotar então A.1 (= 5 malhas). Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 9 malhas. Colocar em espera e tricotar 1 outra parte igual da mesma maneira. Retomar as 2 peças juntamente e tricotar A.2 (1.ª carreira = pelo avesso) = 21 malhas. Cortar o fio. Colocar em espera e tricotar as costas.

COSTAS:
Montar e tricotar como se fez para a frente

COSTAS & FRENTE:
Retomar, então, as 2 partes juntamente e continuar em redondo da seguinte maneira:
*Montar (16) 22-24-28-30 (34-38) malhas, tricotar as malhas das costas/frente pelo direito da seguinte maneira: A.3 por cima das 9 primeiras malhas, A.4 por cima das 3 malhas seguintes (colocar 1 marcador na malha central de A.4 = meio da frente/meio da parte de trás = malha central), A.3 por cima das 9 últimas malhas, montar (16) 22-24-28-30 (34-38) malhas, colocar 1 fio marcador (= lado)*, repetir de * a * 2 vezes ao todo = (106) 130-138-154-162 (178-194) malhas (= (53) 65-69-77-81-(89-97) malhas entre fios marcadores). Os fios marcadores ficam nos lados e os marcadores ficam a meio da frente/meio da parte de trás.
Tricotar então da seguinte maneira: *A.5a por cima das 12 primeiras malhas, A.6 por cima das (4) 6-6-6-6 (6-6) malhas seguintes, repetir A.7 por cima das (0) 4-6-10-12 (16-20) malhas seguintes, tricotar como antes (ou seja A.3) até restar 1 malha antes da malha com o marcador (= meio da frente/ meio da parte de trás), tricotar A.4 por cima das 3 malhas seguintes, tricotar como antes até restarem (16) 22-24-28-30 (34-38) malhas antes do fio marcador no lado, repetir A.8 por cima das (0) 4-6-10-12 (16-20) malhas seguintes, A.9 por cima das (4) 6-6-6-6 (6-6) malhas seguintes, A.10a por cima das 12 últimas malhas antes do fio marcador no lado * (ou seja, o ponto fantasia tricota-se em sentido contrário de cada lado da malha com o marcador a meio da frente/meio da parte de trás), repetir de * a * 2 vezes ao todo.
MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Continuar desta maneira. Ou seja, a cada 2 carreiras, diminui-se 2 malhas a meio da frente/meio da parte de trás e aumenta-se 1 malha de cada lado do fio marcador de cada lado da peça, para que o número de malhas seja o mesmo. Continuar como antes até ao fim, ou seja, continuar a tricotar as malhas como elas se apresentam: as malhas meia em meia, ponto jarreteira por cima do ponto jarreteira, as malhas liga em liga e os torcidos por cima dos torcidos (o motivo diminui a meio da frente/meio da parte de trás e aumenta com novos motivos de cada lado da peça).

Tamanho <0:
Quando A.5a e A.10a tiverem sido tricotados 1 vez em altura, *tricotar A.13 por cima da 1.ª malha de A.5a, A.5b por cima das 18 malhas seguintes, como antes até restarem 19 malhas antes do fio marcador no lado, A.10b por cima das 18 malhas seguintes, A.14 por cima da última malha antes do fio marcador no lado*, repetir de * a * 2 vezes ao todo.

TAMANHOS 0/1 - 1/3 - 6/9 - 12/18 meses (2 - 3/4) ANOS:
Quando A.5a e A.10a tiverem sido tricotados 1 vez em altura, *tricotar A.11a por cima da 1.ª malha de A.5a, A.5b por cima das 18 malhas seguintes, tricotar como antes até restarem 19 malhas antes do fio marcador no lado, A.10b por cima das 18 malhas seguintes, A.12a por cima da última malha antes do fio marcador no lado*, repetir de * a * 2 vezes ao todo.
Quando A.11a e A.12a tiverem sido tricotados 1 vez em altura, *tricotar A.13 por cima da 1.ª malha de A.11a, A.11b por cima das 8 malhas seguintes, como antes até restarem 9 malhas antes do fio marcador no lado, A.12b por cima das 8 malhas seguintes, A.14 por cima da última malha antes do fio marcador no lado*, repetir de * a * 2 vezes ao todo.

TODOS OS TAMANHOS:
Repetir A.13 e A.14 e o ponto fantasia como antes em altura até a peça medir (7) 9-13-13-14 (14-17) cm - medir ao longo do fio marcador no lado e ajustar a altura para que a última malha aumentada no lado se tricote em meia.
Tricotar então * A.15a por cima da 1.ª malha de A.13, continuar como antes até restar 1 malha antes da malha com o fio marcador, A.16a por cima da última malha antes do fio marcador*, repetir de * a * 2 vezes ao todo.
Quando A.15a e A.16a tiverem sido tricotados 1 vez em altura, *tricotar A.13 por cima da 1.ª malha de A.15a, A.15b por cima das 11 malhas seguintes, como antes até restarem 12 malhas antes da malha com o fio marcador, A.16b por cima das 11 malhas seguintes, A.14 por cima da última malha antes do fio marcador*, repetir de * a * 2 vezes ao todo. Continuar desta maneira até a peça medir (14) 16-20-20-21 (24-27) cm - ajustar a altura para que a última carreira seja uma carreira com aumentos/diminuições. Tricotar então a carreira seguinte da seguinte maneira: Arrematar as 4 primeiras malhas, tricotar como antes até restarem 4 malhas antes da malha com o fio marcador, arrematar as 8 malhas seguintes, tricotar como antes até restarem 4 malhas antes ao fim da carreira e arrematar as 4 últimas malhas = temos rabattu 8 malhas de cada lado da peça para as cavas = (90) 114-122-138-146 (162-178) malhas = (45) 57-61-69-73 (81-89) malhas para a frente e as costas. Cortar e entretecer o fio. Colocar em espera e tricotar as mangas.

MANGAS:
Tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas. Montar (36) 40-40-40-44 (44-48) malhas com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm em Baby Merino. Tricotar em canelado (= 2 malhas meia /2 malhas liga) durante 3 cm. Continuar com as agulhas de pontas duplas 3 mm em ponto meia. Colocar 1 marcador no princípio da carreira
Quando a peça medir 8 cm aumentar 1 malha de cada lado do marcador – ver AUMENTOS. Repetir estes aumentos (1) 2-4-6-7 (9-10) vezes ao todo a cada (0) 4-3-2-2 (2- 2½) cm = (38) 44-48-52-58 (62-68) malhas.
Continuar até a peça medir (12) 16-20-20-24 (29-35 cm). Esta medida permite dobrar a parte de baixo da manga em cerca de 3-5 cm. Arrematar 4 malhas de cada lado do marcador (= 8 malhas ao todo) = (30) 36-40-44-50 (54-60) malhas. Colocar em espera e tricotar a outra manga da mesma maneira.

ENCAIXE:
Colocar as mangas na mesma agulha circular que as costas e a frente, por cima das malhas arrematadas para as cavas = (150) 186-202-226-246 (270-298) malhas. Colocar 1 fio marcador a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (= 4 fios marcadores).
Continuar , então, em idas e voltas começando 2 malhas antes do meio da parte de trás (ou seja 2 malhas antes da malha com o marcador) pelo direito e diminuir para o RAGLAN - ver acima - da seguinte maneira: Tricotar 5 malhas PONTO JARRETEIRA – ver acima - (= orla da frente) – ver CASA, tricotar como antes e diminuir para o raglan, montar 5 malhas no fim da carreira (= orla de abotoamento).
Continuar desta maneira. As malhas das orlas tricotam-se em ponto jarreteira até ao fim.
Quando as diminuições do raglan estiverem feitas, temos (79) 83-83-91-99 (103-107) malhas. Mudar para a agulha circular 2.5 mm e tricotar 2 barras jarreteira diminuindo AO MESMO TEMPO na 1.ª carreira (19) 19-19-23-23 (25-25) malhas a intervalos regulares na carreira (não diminuir por cima das malhas de orla de abotoamento) = (60) 64-64-68-76 (78-82) malhas. Arrematar.

ORLA DA PARTE DE BAIXO:
Tricota-se em idas e voltas.
COSTAS:
Levantar cerca de 14-16 malhas ao longo da parte de baixo das costas (parte de baixo do reforço) com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm. Tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar.

FRENTE:
Levantar e tricotar como se fez para as costas, mas fazer 3 casas a intervalos regulares na 3.ª carreira, tricotando 2 malhas juntamente em meia, 1 laçada; tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte para deixar buracos. Arrematar.

ORLA À VOLTA DAS PERNAS:
Tricota-se em idas e voltas. Levantar cerca de (42) 54-58-66-68 (76-84) malhas com a agulha circular 2.5 mm – ter atenção para que a orla não fique apertada - levantar mais malhas se for necessário. Tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar frouxamente. Tricotar a mesma orla à volta da outra perna.

MONTAGEM:
Fechar a abertura sob as mangas com uma costura. Costurar a orla de abotoamento esquerda por baixo da direita.
Costurar 2 botões na orla de abotoamento esquerda do decote e 3 botões na orla da parte de baixo das costas.

----------------------------------------------------------
Para o gorro, ver DROPS Baby 31-7.
Para as meias, ver DROPS Baby 31-8.
----------------------------------------------------------

= montar 1 malha
= fazer 1 laçada entre 2 malhas; tricotar a laçada torcida na carreira seguinte para evitar um buraco
= fazer 1 laçada entre 2 malhas; não tricotar a laçada torcida na carreira/volta seguinte para formar um buraco
= deslizar 2 malhas como se fosse para tricotá-las em meia, 1 malha meia, passar as 2 malhas deslizadas por cima a malha tricotada (= diminui-se 2 malhas)
= nenhuma malha
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas meia, passar a malha deslizada por cima das 2 malhas tricotadas
= deslizar 2 malhas para a agulha auxilir, colocada à frente da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 3 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 3 malhas meia, retomar as 3 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 3 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 3 malhas meia malhas, retomar as 3 malhas em espera e tricotá-las em meia

Emma 25.09.2018 - 10:40:

Jeg sidder fast i opskriften, synes ikke helt jeg forstår hvad jeg skal gøre. Ved ryg-/forstykket står der at man skal slå nye masker op, men er det i forlængelse af de små for-/bagstykker eller skal man slå helt nye masker op og starte "fra begyndelsen" derfra? Ved ikke helt hvordan jeg skal gribe det an

DROPS Design 28.09.2018 kl. 08:05:

Hei Emma. Du strikker alt inn på samme pinne. Altså: du legger opp helt nye masker, så strikkes det mønster som forklart over for/bak-stykket, og så legger du opp ny masker (det er nå lagt opp ny masker på hver side av for/bakstykket). Dette er nå forsiden/baksiden av bodyen. Gjenta dette 1 gang til over den andre siden - fortsatt på samem pinne så alt blir 1 stykke. Så strikkes mønster som forklart over både de nye maskene du la opp og maskene fra for/bakstykket. God fornøyelse.

Emma 25.09.2018 - 10:39:

Jeg sidder fast i opskriften, synes ikke helt jeg forstår hvad jeg skal gøre. Ved ryg-/forstykket står der at man skal slå nye masker op, men er det i forlængelse af de små for-/bagstykker eller skal man slå helt nye masker op og starte "fra begyndelsen" derfra? Ved ikke helt hvordan jeg skal gribe det an

Mai-Britt Ekeland Huynh 11.07.2018 - 22:18:

Hei. Jeg sitter fast i denne oppskriften. Det står at diagrammet som vises viser fra retten. Vil det da sie at det skal en vrang mellom disse ?

Daniela 10.06.2018 - 13:02:

Habe nun beim zweiten Versuch verstanden: die 22 Maschen müssen mit einem neuen Faden vor dem Vorderteil angeschlagem werden. Insgesamt zwei mal stricken bedeutet hintereinander (Vor-und Dann Rückseite) und nicht zweimal übereinander... fragn haben sich daher erledigt.

Daniela 09.06.2018 - 21:42:

Hier meine Frage zu A4 nochmal richtig herum. In der ersten Reihe von A4 werden zwei Maschen abgenommen. Somit wäre in der zweiten Reihe nur noch eine Masche (Kästchen) Eben mit diesen Abmahmen komme ich daher nach der zweimaligen Wiederholung nur auf 122 Maschen (2x 21 aus vorder- und Rückteil + 2x 44 Maschenzunahmen - 4x4 Abnahmen in A4.

Daniela 09.06.2018 - 21:36:

Unter dem Abschnitt soll von *-* wiederholt werden, was heißt dass man jeweils 22 Maschen neu anschlagen müsste. Das funktioniert bei mir in der Runde indem ich in den 22 zuvor angeschlagenen Maschen jeweils 2 Maschen Stricke. Ist dies so richtig? A4 ist verwirrend. Da in der zweiten Reihe von A4 doch zwei Maschen angenommen werden. Somit ist doch in der zweiten Reihe von A4 nur 1 Masche?! Ich komme dann auch nicht auf 130 sondern auf 122 Maschen...

Linda Lawrence 23.04.2018 - 14:56:

Thanks so much for your answer to my question! I love your company, your patterns, your yarn, and your wonderful customer service. You are truly a jewel in the desert!

Linda Lawrence 22.04.2018 - 18:06:

I have to admit I am confused. In the instructions for the body, do the number of stitches on charts A3 and A4 eventually disappear as the stitches on charts A5a and A10a increase? How do I implement that? Thank you!

DROPS Design 23.04.2018 kl. 09:52:

Dear Mrs Lawrence, when working A.4 (= middle front/middle back) you will automatically dec 2 sts (= 1 st on each side of A.4) so that the pattern on each side will by and by be "eaten" by A.4. At the same time you will inc on the sides in A.5a and in A.10a so that the number of sts will stay the same. Happy knitting!

Janice Plett 06.03.2018 - 05:54:

Love this pattern

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Baby 31-6