DROPS / 182 / 33

Earl Grey by DROPS Design

Conjunto: gorro, gola e luvas em croché, em DROPS Eskimo.

DROPS Design: Modelo n.º ee-617
Grupo de fios E ou C + C
-----------------------------------------------------------
Para o conjunto, irá precisar de cerca de 250 g cinza claro e 200 g cinza médio.
-----------------------------------------------------------

GORRO:
Tamanhos: S/M - M/L
Circunferência de cabeça: 54/56 - 56/58 cm
Fios:
DROPS ESKIMO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios E)
100 g para os 2 tamanhos cor n.º 53, cinza claro
50 g para os 2 tamanhos cor n.º 46, cinza médio

Também se pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios E)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 7 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 10 pontos altos e 6 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
-----------------------------------------------------------

GOLA:
Tamanho: Único
Dimensões: Circunferência na parte de baixo: 62 cm. Circunferência na parte de cima: 58 cm.
Altura: 26 cm.
Fios:
DROPS ESKIMO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios E)
150 g cor n.º 46, cinza médio

Também se pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios E)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 8 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 9 pontos altos e 5 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
-----------------------------------------------------------

LUVAS:
Tamanhos: S/M - M/L
Fios:
DROPS ESKIMO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios E)
150 g para os 2 tamanhos cor n.º 53, cinza claro
50 g para os 2 tamanhos cor n.º 46, cinza médio

Também se pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios E)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 6 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 12 pontos baixos e 12 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 19.80€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS

DICA CROCHÉ:
No princípio de cada carreira de pontos baixos, substituir o 1.º ponto baixo por 1 ponto corrente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

No princípio de cada carreira de meios pontos altos, substituir o 1.º meio ponto alto por 2 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 2.º ponto corrente do princípio da carreira.

No princípio de cada carreira de pontos altos, substituir o 1.º ponto alto por 3 pontos corrente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.

PONTO FANTASIA:
CARREIRA 1: 1 meio ponto alto na alça de trás de cada ponto baixo.
CARREIRA 2: 1 ponto baixo na alça de trás de cada meio ponto alto.
CARREIRA 3: 1 ponto alto na alça de trás de cada ponto baixo.
CARREIRA 4: 1 ponto baixo na alça de trás de cada ponto alto.
Repetir as carreiras 1 - 4.

DICA MUDANÇA DE COR (gorro):
Para uma bonita transição quando mudar de cor, crochetar o ponto baixíssimo no fim da carreira antes de começar com a nova cor da seguinte maneira: Enfiar a agulha de croché no ponto corrente do princípio da carreira, puxar o fio da nova cor e crochetar juntamente na argola na agulha de croché.

CROCHETAR 2 PONTOS BAIXOS JUNTAMENTE:
* Enfiar a agulha de croché no ponto seguinte, puxar uma argola (= 2 argolas na agulha de croché) *, crochetar de * a * mais 1 vez, fazer 1 laçada e crochetar juntamente nas 3 argolas na agulha de croché (= diminuiu-se 1 ponto baixo).

DICA CROCHÉ (luvas):
Quando se crocheta em pontos baixos na alça de trás, pode acontecer apertar demais os pontos e, dessa forma, a luva irá perder a sua elasticidade e será demasiado estreita.
Ter atenção para que os pontos baixos sejam sufficientemente lassos, ou seja, quando fizer a laçada da ponto baixo, passar o fio em todo o ponto (e mesmo um pouco mais longe).

AUMENTOS (gorro):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de pontos (por ex. 40 pontos) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 10) = 4. Neste exemplo, aumentar 1 ponto depois de cada 4.º ponto.
Para aumentar 1 ponto, crochetar 2 pontos no mesmo ponto.

DIMINUIÇÕES (luvas):
Para calcular quando diminuir a intervalos regulares, contar o número total de pontos (por ex. 20 pontos) e dividi-lo pelo número de diminuições a fazer (por ex. 4) = 5. Neste exemplo, crochetar cada 4.º e 5.º ponto juntamente como explicado abaixo.
Para diminuir 1 ponto baixo, crochetar 2 pontos baixos juntamente da seguinte maneira: * Enfiar a agulha de croché no ponto seguinte, puxar uma argola *, crochetar de * a * mais 1 vez, fazer 1 laçada e crochetar juntamente nas 3 argolas na agulha de croché.
--------------------------------------------------------

GORRO:
Crocheta-se em redondo, de cima para baixo.

Fazer um círculo da seguinte maneira:
Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 7 mm em cinza claro e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Ver DICA CROCHÉ!
CARREIRA 1: 12-12 meios pontos altos à volta do aro de pontos corrente. Crochetar, então, cada carreira na alça de trás de cada ponto.
CARREIRA 2: *1 ponto baixo no 1.º meio ponto alto, 2 pontos baixos no meio ponto alto seguinte*, crochetar de * a * até ao fim da carreira = 18-18 pontos baixos.
CARREIRA 3: *1 ponto alto no 1.º ponto baixo, 2 pontos altos no ponto baixo seguinte* crochetar de * a * até ao fim da carreira = 27-27 pontos altos.
CARREIRA 4: *1 ponto baixo no 1.º ponto alto, 2 pontos baixos no ponto alto seguinte* repetir de * a * até ao fim da carreira = 40-40 pontos baixos.
MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Depois do círculo, continuar no PONTO FANTASIA - ver acima -, aumentando AO MESMO TEMPO, 10-13 meios pontos altos a intervalos regulares na primeira carreira, – ver AUMENTOS = 50-53 pontos. Quando a peça medir cerca de 19-20 cm, continuar em cinza médio – ver DICA MUDANÇA DE COR. Crochetar 4 carreiras de pontos baixos (enfiando a agulha na alça de trás). Cortar e entretecer o fio. O gorro mede cerca de 23-24 cm de cima para baixo. Fazer um grande pompom com cerca de 9 cm com as 2 cores e fixá-lo à parte de cima do gorro.
--------------------------------------------------------

GOLA:
Crochetar frouxamente 56 pontos corrente com a agulha de croché 8 mm em cinza médio e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Ver DICA CROCHÉ! Crochetar 1 carreira de meios pontos altos (= 1 meio ponto alto em cada ponto corrente). Crochetar então no PONTO FANTASIA em redondo, começando pela carreira 2 - ver acima. AO MESMO TEMPO, na carreira 6, diminuir 4 pontos baixos a intervalos regulares crochetando juntamente cada 13.º e 14.º ponto baixo – ver CROCHETAR 2 PONTOS BAIXOS JUNTAMENTE = 52 pontos baixos. Continuar em ponto fantasia até a peça medir cerca de 26 cm de altura – arrematar depois de uma carreira de pontos baixos. Cortar e entretecer o fio.
--------------------------------------------------------

LUVAS:
Crochetam-se em redondo. Começar pelo punho no ponto fantasia, depois, continuar o resto da luva em pontos baixos, enfiando a agulha na alça de trás.

PUNHO:
Crochetar frouxamente 21-23 pontos corrente com a agulha de croché 6 mm em cinza claro e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Ver DICA CROCHÉ!
Crochetar 1 carreira de meios pontos altos (= 1 meio ponto alto em cada ponto corrente) e continuar no PONTO FANTASIA em redondo, começando pela carreira 2 – ver acima. Quando a peça medir cerca de 5 cm, o punho está terminado – arrematar depois de uma carreira de pontos baixos. Colocar um fio marcador – MEDIR A PARTIR DAQUI!

LUVA ESQUERDA:
Crocheta-se em redondo com 1 ponto baixo em cada ponto baixo - ver DICA CROCHÉ enfiando a agulha na alça de trás de cada ponto (continuar desta maneira até ao fim da moufle). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Depois de 1 carreira de pontos baixos depois do fio marcador, aumentar para o polegar 1 ponto baixo de cada lado do 1.º ponto da carreira – para aumentar 1 ponto baixo, crochetar 2 pontos baixos no mesmo ponto baixo. Aumentar desta maneira de cada lado desse ponto 3-4 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 27-31 pontos baixos (7-9 destes pontos são para o polegar). Cortar o fio.
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira: saltar os 4-5 primeiros pontos baixos da carreira, crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 20-22 pontos baixos seguintes (enfiando a agulha na alça de trás) = restam 3-4 pontos baixos. Continuar, então, a carreira seguinte sem crochetar os 3-4 últimos pontos baixos. NOTA: para marcar o princípio da carreira, colocar um fio marcador entre o último ponto da carreira e o 1.º ponto da carreira seguinte, e fazer seguir o fio marcador à medida que for crochetando.
Crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 20-22 pontos baixos (na alça de trás) até a peça medir 18-20 cm a partir do fio marcador. Diminuir então da seguinte maneira:
CARREIRA 1: 1 ponto baixo em cada ponto baixo (na alça de trás) diminuindo AO MESMO TEMPO 4-5 pontos baixos a intervalos regulares - ver DIMINUIÇÕES = 16-17 pontos baixos.
CARREIRA 2: 1 ponto baixo em cada ponto baixo diminuindo AO MESMO TEMPO 4-5 pontos baixos a intervalos regulares = 12 pontos baixos.
CARREIRA 3: Crochetar todos os pontos baixos juntamente, 2 a 2 = restam 6 pontos baixos. Cortar o fio, passá-lo pelos pontos restantes, franzir e costurar.

POLEGAR:
= 7-9 pontos. Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira: 1 ponto baixo em cada ponto baixo (na alça de trás), e crochetar mais 2 pontos baixos na transição entre o polegar e a luva = 9-11 pontos baixos. Crochetar 4-5 carreiras de pontos baixos (= 1 ponto baixo em cada ponto baixo). Na carreira seguinte, crochetar os pontos baixos juntamente, 2 a 2, até restar 1 ponto baixo e crochetar o último ponto baixo = restam 5-6 pontos baixos. Cortar o fio, passá-lo pelos pontos, franzir e costurar.

CORDÃO:
Cortar 2 fios cinza médio de 120 cm de comprimento, cada um. Torcê-los juntamente até começarem a oferecer resistência, dobrar o cordão ao meio e deixá-los enrolar-se.dar um nó em cada ponta.
Fazer 2 pequenos pompons com cerca de 2-3 cm de diâmetro. Costurar 1 pompom a uma das extremidades do cordão. Enfiar o cordão na transição entre o punho e a luva (o cordão deve começar e terminar no exterior da luva para que o pompom não fique na palma da mão). Costurar o outro pompom à outra extremidade do cordão.

LUVA DIREITA:
Crochetar o punho e a luva como se fez para a luva esquerda, mas aumentar para o polegar de cada lado do último ponto da carreira (em vez do 1.º ponto). Terminar a luva e o polegar como se fez para a luva esquerda.
Fazer o cordão e os pompons como se fez para a luva esquerda.

Francesca 06.01.2019 - 16:52:

Grazie molto chiara mi ero persa in un bicchiere d'acqua ora mi sento più sicura...

Francesca 06.01.2019 - 16:39:

Ho comprato la lana e vorrei iniziare il berretto ma non ho capito al primo giro cosa significa 12/12 mezze maglie? Poi dice 18/18 maglie basse al secondo giro? Potete darmi dei chiarimenti vi ringrazio

DROPS Design 06.01.2019 kl. 16:49:

Buongiorno Francesca. I numeri fanno riferimento alle maglie da lavorare a seconda della taglia. Per la taglia S/M deve considerare il primo numero , per la M/L il secondo numero. Quindi se la sua taglia è la S/M, al primo giro lavora 12 mezze maglie alte e alla fine del secondo giro deve avere 18 maglie basse. Buon lavoro!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 182-33