DROPS / 178 / 57

Strawberry Vanilla by DROPS Design

Pulôver raglan com riscas, tricotado de cima para baixo, em DROPS Brushed Alpaca Silk. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo as-074
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BRUSHED ALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios C)
50-50-75-75-75-75 g cor 01, natural
75-75-100-100-100-125 g cor 12, rosa ternura
NOTA: Pulôver numa só cor = 125-125-150-150-175-200 g Brushed Alpaca Silk.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 e 80 cm) DROPS 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 malhas e 20 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 e 60 ou 80 cm) DROPS 4,5 mm para o canelado – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 18 malhas e 23 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

----------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em redondo):
1 barra jarreteira = 2 carreiras. Tricotar 1 volta meia e 1 volta liga.

AUMENTOS (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar, dividir o número total das malhas da carreira (por ex. 83 malhas) pelo número de aumentos a fazer (por ex. 11) = 7.5. Neste exemplo, vai-se aumentar depois de cerca de cada 7.ª e 8.ª malha alternadamente. Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida para evitar buracos.

RISCAS (costas & frente):
NOTA: as riscas começam depois das 2 barras jarreteira do decote.
RISCA 1: Tricotar 8-9-9-9-10-10 cm em rosa ternura.
RISCA 2: Tricotar 8-9-9-10-10-10 cm em natural.
RISCA 3: Tricotar 9-9-9-10-10-10 cm em rosa ternura.
RISCA 4: Tricotar 9-9-10-10-10-11 cm em natural.
RISCA 5: Tricotar 9-9-10-10-10-11 cm em rosa ternura.
RISCA 6: Terminar em natural.

RISCAS (mangas):
A última risca tricotada antes de deslizar as malhas da manga num alfinete de malhas mede cerca de 3-3-4-5-6-8 cm. Continuar as riscas da seguinte maneira:
RISCA 1: Continuar em rosa ternura durante cerca de 6-6-5-5-4-2 cm (= esta risca, incluindo os 3-3-4-5-6-8 cm do encaixe, tem cerca de 9-9-9-10-10-10 cm).
RISCA 2: Tricotar 9-9-10-10-10-10 cm em natural.
RISCA 3: Tricotar em rosa ternura até a manga medir 25-23-23-21-19-18 cm a partir da separação.

RAGLAN:
Aumentar 8 malhas da seguinte maneira:
Começar 1 malha antes do fio marcador, 1 laçada, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas malhas), 1 laçada. Repetir nos outros marcadores da carreira. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para formar buracos.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador da seguinte maneira: Tricotar até restarem 4 malhas antes do fio marcador e tricotar 2 malhas juntamente em meia, 4 malhas meia (o fio marcador fica entre estas malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada.
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo na agulha circular a partir do meio da parte de trás. As costas são mais compridas do que a frente. Tricotar as mangas em redondo nas agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 83-86-90-94-98-102 malhas com a pequena agulha circular 4,5 mm em rosa ternura. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira - ver acima. AO MESMO TEMPO, na 3.ª carreira (= uma carreira em malhas meia), aumentar 11-12-14-18-20-28 malhas a intervalos regulares – VER AUMENTOS (a intervalos regulares) = 94-98-104-112-118-130 malhas.
Continuar com a agulha circular 5,5 mm depois da barra jarreteira. Colocar um fio marcador no princípio da carreira e fazê-lo seguir à medida que for tricotando.
Colocar 4 fios marcadores (sem tricotar) da seguinte maneira: Colocar o 1.º fio marcador depois das 17-18-20-22-23-26 primeiras malhas (= metade das costas), colocar o 2.º fio marcador depois das 13 malhas seguintes (= manga direita), colocar o 3.º fio marcador depois das 34-36-39-43-46-52 malhas seguintes (= frente), e colocar o 4.º fio marcador depois das 13 malhas seguintes (= manga esquerda). Restam 17-18-19-21-23-26 malhas para as costas depois do último fio marcador. Tricotar em ponto meia seguindo as RISCAS (costas & frente) e, AO MESMO TEMPO, na carreira seguinte, aumentar para o RAGLAN - ver acima -, a cada transição entre as costas/a frente e as mangas. Aumentar desta maneira 19-21-22-24-26-28 vezes a cada 2 carreiras = 246-266-280-304-326-354 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar 36-39-42-46-49-54 malhas (= metade das costas), colocar as 51-55-57-61-65-69 malhas seguintes num alfinete de malhas (= manga), montar 8-8-10-10-12-12 malhas sob a manga, tricotar as 72-78-83-91-98-108 malhas seguintes (= frente), colocar as 51-55-57-61-65-69 malhas seguintes num alfinete de malhas (= manga), montar 8-8-10-10-12-12 malhas sob a manga, tricotar as 36-39-41-45-49-54 malhas restantes (= metade das costas).

COSTAS & FRENTE:
= 160-172-186-202-220-240 malhas. Colocar 1 marcador aqui. MEDIR A PARTIR DAQUI! Continuar em redondo, em ponto meia e continuando com as riscas (costas & frente).
Quando a peça medir 26-26-27-27-27-27 cm, aumentar 16-20-22-22-28-32 malhas a intervalos regulares = 176-192-208-224-248-272 malhas.
Separar, então, a peça para a frente e as costas e tricotar em idas e voltas da seguinte maneira:
Colocar as malhas das costas num alfinete de malhas (ou seja, as 44-48-52-56-62-68 primeiras e últimas malhas da carreira = 88-96-104-112-124-136 malhas para as costas).
Continuar com a agulha circular 4,5 mm e tricotar a frente em canelado em natural da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, (2 malhas meia, 2 malhas liga) até restarem 3 malhas, 2 malhas meia, 1 malha ourela em ponto jarreteira. Quando o canelado medir 2 cm, arrematar as malhas como elas se apresentam.
O pulôver mede cerca de 52-54-56-58-60-62 cm de altura total a partir do ombro na frente.

Retomar as malhas em espera para a agulha circular 5,5 mm e tricotar em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça até a peça medir 32-32-33-33-33-33 cm. Continuar então com a agulha circular 4,5 mm e tricotar em canelado como se fez para a frente.
O pulôver mede cerca de 58-60-62-64-66-68 cm de altura total a partir do ombro, nas costas.

MANGAS:
Continuar seguindo as RISCAS (manga) - ver acima. Retomar as 51-55-57-61-65-69 malhas do alfinete de malhas de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas 5,5 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 8-8-10-10-12-12 malhas montadas sob a manga, colocar 1 fio marcador a meio sob a manga (= 4-4-5-5-6-6 das novas malhas de cada lado do fio marcador) = 59-63-67-71-77-81 malhas.
Continuar em ponto meia. Quando a peça medir 4 cm a partir da separação, diminuir 2 malhas a meio sob a manga - VER DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 7-7-6-6-6-6 vezes ao todo a cada 6-5-6-5-5-5 carreiras= 45-49-55-59-65-69 malhas. Continuar até a manga medir 25-23-23-21-19-18 cm a partir da separação. Tricotar 1 carreira ao mesmo tempo, ajustando o número de malhas para 48-52-56-60-64-68. Continuar com as agulhas de pontas duplas 4,5 mm em natural e tricotar em canelado (= 2 malhas meia/2 malhas liga). Quando o canelado medir 2 cm, arrematar as malhas como elas se apresentam. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 178-57 original.