DROPS / 178 / 56

Center of my Heart by DROPS Design

Pulôver com ponto rendado, tricotado em quadrado a partir do meio, em DROPS Brushed Alpaca Silk. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo as-067
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L/XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BRUSHED ALPACA SILK da Garnstudio
125-150-175-175-200 g cor 06, coral

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 e 80 cm) DROPS 6 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 15 malhas e 28 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

CARREIRA RENDADA:
Uma nova carreira rendada começa a meio da 2.ª carreira de A.2 e parte em diagonal em direção às malhas dos cantos com um marcador. Todas as carreiras rendadas de A.1 e A.2 continuem em direção ao exterior até ao fim da parte. O diagrama A.2 (= 14 carreiras) repte-se em altura até ao fim da parte (exceto ao longo do lado do decote). Ter atenção para que as malhas com uma flecha estejam diretamente umas por cima das outras.

AJOURS (mangas):
Nas mangas, há das carreiras de ajours em direção à costura sob a manga. Tricotar estas carreiras com aumentos e laçadas = ajours. Nas outras carreiras, tricotar da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): 2 malhas meia, 1 laçada, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, tricotar em meia até restarem 4 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, 1 laçada, 2 malhas meia.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar todas as malhas em meia.
Repetir estas 2 carreiras mas nas carreiras de aumentos.

AUMENTOS:
Todos os aumentos são feitos pelo direito.
Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada a 2 malhas meia do rebordo de cada lado da peça, na carreira seguinte tricotar a laçada em meia (para formar ajours).
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricotar a frente e as costas separadamente em quadrados: começando ao meio, montar e tricotar nas agulhas de pontas duplas, depois com a agulha circular quando necessário.

FRENTE:
Montar 8-8-8-8-8 malhas em Brushed Alpaca Silk e e distribuí-las por 4 agulhas de pontas duplas 6 mm (= 2 malhas por cada agulha). Colocar 1 marcador na 1.ª, na 3.ª, na 5.ª e na 7.ª malha (= 4 malhas de cantos com um marcador, cada uma), fazer seguir os marcadores à medida que for tricotando. As 4 outras malhas são as malhas centrais. Tricotar da seguinte maneira: 4 vezes A.1 ao todo em largura. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 29-29-29-29-29 malhas entre as malhas com um marcador = 120-120-120-120-120 malhas.

Repetir A.2 em altura – VER CARREIRA RENDADA acima. Aumentar 1 malha de cada lado de cada uma das malhas dos cantos como antes (= 8 aumentos ao todo a cada 2 carreiras) - NOTA: entre o 1.º e o 2.º marcador (= no lado do decote), repetir mais 1-1-2-2-3 vezes A.2 (depois tricotar as malhas deste lado em ponto jarreteira) e, ao mesmo tempo, ao longo dos 3 autros lados, repetir A.2 até ao fim.

Continuar desta maneira até haver 240-264-288-304-336 malhas (= 29-32-35-37-41 aumentos e 59-65-71-75-83 malhas entre as malhas com os marcadores) e a peça medir cerca de 40-44-48-51-56 cm. Arrematar depois de 1 volta liga. Tricotar 1 volta meia em ponto fantasia com os aumentos como antes, e colocar num alfinete de malhas para o decote as 15-15-15-17-17 malhas do meio do 1.º lado, ou seja, entre o 1.º e o 2.º marcador, depois de as ter tricotado. Cortar o fio. Continuar então em idas e voltas. Começar no decote e tricotar a carreira seguinte pelo avesso.

Continuar em ponto jarreteira - ver acima -, com os aumentos e as carreiras rendadas e, AO MESMO TEMPO, arrematar no lado do decote da seguinte maneira a cada 2 carreiras no princípio de cada carreira : 2 vezes 2 malhas e 2 vezes 1 malha.
Continuar os aumentos até haver 309-333-357-387-419 malhas (= 41-44-47-51-55 aumentos). Há, então, 83-89-95-103-111 malhas entre cada malha com um marcador, e 28-31-34-37-41 malhas para cada ombro). Continuar, então, a tricotar as malhas entre o 3.º e o 4.º marcador e, ao mesmo tempo, arrematar as outras malhas da seguinte maneira: começando pelo avesso, no ombro, arrematar todas as malhas até ao 4.º marcador e arrematar a malha com o 4.º marcador, tricotar em meia até ao 3.º marcador, arrematar as restantes malhas. Cortar o fio. Começando pelo direito, tricotar 2 barras jarreteira nas 83-89-95-103-111 malhas e arrematar. Colocar um fio marcador de cada lado da peça, a 17-18-19-20-21 cm a partir do ombro. Servem de referência para costurar as mangas.

COSTAS:
Montar e tricotar como a frente até haver 240-264-288-304-336 malhas (= 29-32-35-37-41 aumentos e 59-65-71-75-83 malhas entre cada fio marcador). Para as costas, continuar da mesma maneira até haver 288-312-336-368-392 malhas (= 35-38-41-45-48 aumentos e 71-77-83-91-97 malhas entre cada fio marcador). Arrematar depois de 1 carreira em malhas liga. Tricotar, então, 1 volta meia no PONTO FANTASIA com os aumentos como antes, e arrematar para o decote as 27-27-27-29-29 malhas centrais do 1.º lado, ou seja, entre o 1.º e o 2.º marcador. Terminar a carreira e cortar o fio. Continuar então em idas e voltas. Começando pelo decote, tricotar a carreira seguinte pelo avesso. Continuar o ponto jarreteira, os aumentos e as carreiras de ajours como antes. Continuar os aumentos até haver 309-333-357-387-419 malhas (= 41-44-47-51-55 aumentos). Há, então, 83-89-95-103-111 malhas entre cada malha com um marcador, e 28-31-34-35-41 malhas para cada ombro). Continuar, então, a tricotar as malhas entre o 3.º e o 4.º marcador e, ao mesmo tempo, arrematar as outras malhas da seguinte maneira: começando pelo avesso no ombro, arrematar todas as malhas até ao 4.º marcador e arrematar a malha com o 4.º marcador, tricotar em meia até ao 3.º marcador, arrematar as restantes malhas. Cortar o fio. Começando pelo direito, tricotar 2 barras jarreteira nas 83-89-95-103-111 malhas e arrematar.
Manter na agulha as malhas entre o 3.º e o 4.º marcador (= parte de baixo da frente), arrematar as restantes malhas = 83-89-95-103-111 malhas. Tricotar 2 barras jarreteira nestas malhas e arrematar. Colocar um fio marcador de cada lado da peça, a 17-18-19-20-21 cm a partir do ombro. Servem de referência para costurar as mangas.

MANGAS:
Tricotam-se em idas e voltas na agulha circular.
Montar 33-34-35-36-39 malhas com a agulha circular 6 mm em Brushed Alpaca Silk. Tricotar 2 barras jarreteira. Continuar em ponto jarreteira com AJOURS – ver acima. Quando a peça medir 3-4-4-2-4 cm, aumentar 1 malha de cada lado da peça – ver AUMENTOS. Repetir estes aumentos mais 9-10-11-12-12 vezes a cada 3-2½-2-2-1½ cm = 53-56-59-62-65 malhas. Arrematar quando a peça medir 32-31-30-28-26 cm (mais curto nos tamanhos grandes porque os ombros são mais largos).

MONTAGEM:
Costurar os ombros. Montar as mangas até aos marcadores da frente e das costas. Fazer a costura sob as mangas e as dos lados nas malhas ourela e parar quando restarem 9 cm = fendas dos lados.

GOLA:
Levantar à volta do decote cerca de 66 a 74 malhas (incluindo as malhas em espera) com a pequena agulha circular. Tricotar 2 barras jarreteira em redondo e arrematar.

= 1 laçada entre 2 malhas, na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia
= malha central entre 2 marcadores
= malha com o marcador

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 178-56 original.