DROPS / 173 / 42

Hokey Pokey by DROPS Design

Conjunto: Luvas e Meias DROPS tricotadas a partir da ponta com jacquard norueguês, trança da Letónia e pompons, em ”Karisma”.

DROPS design: Modelo n.º u-789
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
50 g cor n.º 01, natural
50 g cor n.º 52, mostarda escuro
50 g cor n.º 78, coral

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 23 ms/pts x 32 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

MEIAS:
Números: 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé: 22 - 24 - 27 cm
Altura da meia: cerca de 19 - 20 - 21 cm
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio
100 g para todos os números cor n.º 01, natural.
150 g para todos os números cor n.º 52, mostarda
50 g para todos os números cor n.º 78, coral

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 ms/pts x 30 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 22.50€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

LUVAS:

ARO MÁGICO:
Começar com esta técnica evita ter um buraco ao meio:
Segurar a ponta do fio com a mão esquerda e fazer uma argola à volta do dedo indicador esquerdo (da esquerda para a direita). Segurar a argola com o polegar e o dedo indicador esquerdo. Enfiar a agulha no aro, apanhar o fio do novelo (ou seja, colocar o fio 1 vez por cima da agulha, da frente para trás), puxar o fio pelo arol, 1 laçada (passar, então, o fio de trás para a frente) e passar a laçada pela m/p na agulha, *enfiar a agulha no aro, 1 laçada (passar o fio de trás para a frente), puxar a laçada pelo aro, 1 laçada (de trás para a frente) e passar a laçada pela última m/p na agulha direita (ou seja a última m/p)*, repetir de * a * até se ter 12 ms/pts na agulha. Distribuir as ms/pts por 4 agulhas de pontas duplas 3 mm como indicado abaixo.
Tricotar então como indicado nas explicações – AO MESMO TEMPO, puxar a ponta do fio para fechar o aro e fazer desaparecer o buraco.

PONTO FANTASIA & JACQUARD:
Ver os diagramas A.1 a A.3. O jacquard tricota-se totalmente em ponto meia.

TRANÇA DA LETÓNIA:
A trança faz-se em 3 carreiras – todas as carreiras figuram no diagrama e tricotam-se da seguinte maneira:
CARREIRA 1: *1 m/p meia em natural, 1 m/p meia em coral*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 2: Colocar os 2 fios à frente da peça (em frente a si). Depois, passar o fio natural para trás, tricotar 1 m/p liga/tricô e voltar a passar o fio natural para a frente. Colocar o fio coral por baixo do fio natural e, depois, passá-lo para trás, tricotar 1 m/p liga/tricô e voltar a passar o fio coral para a frente. Continuar desta maneira tricotando em liga/tricô, alternadamente, em natural e em coral mas colocar sempre o fio por baixo do fio da última m/p tricotada.
CARREIRA 3: Tricotar como na 2.ª carreira mas colocar, agora, o fio sempre por cima do fio da última m/p tricotada.
----------------------------------------------------------

LUVA ESQUERDA:
Tricota-se em redondo nas agulhas de pontas duplas, a partir da ponta em direcção ao punho.
Começar em mostarda com um ARO MÁGICO - ver acima = 12 ms/pts a distribuir por 4 agulhas de pontas duplas 3 mm – NOTA: se não usar o aro mágico, pode-se montar 12 ms/pts em mostarda que se distribui por 4 agulhas de pontas duplas 3 mm (no fim, passar um fio à volta das ms/pts e franzir para fechar o buraco).
Tricotar então em redondo, seguindo o diagrama A.1 e aumentar como indicado no esquema = 52 ms/pts. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! A 12 cm da ponta (ou seja, depois da carreira com a flecha no diagrama), arrematar 3 ms/pts por cima dos 3 quadrados pretos no diagrama para a abertura do polegar (calçar a luva e tricotar até ao comprimento desejado). Na carreira seguinte: montar 13 novas ms/pts por cima dessas ms/pts = 62 ms/pts. NOTA: montar como se tricotasse a primeira carreira do diagrama A.2, ou seja, montar com 2 cores. Ver estrela preta no diagrama. Continuar em A.2 nestas 13 ms/pts e com A.1 nas restantes ms/pts. Quando A.2 tiver sido tricotado, temos 52 ms/pts. Continuar A.1 em redondo em todas as ms/pts. Depois de A.1, arrematar frouxamente em coral. A luva mede cerca de 24 cm.

POLEGAR:
Levantar 1 m/p em cada uma das 13 ms/pts montadas para a abertura do polegar e levantar a mais 9 ms/pts à volta da abertura = 22 ms/pts. Distribuir as ms/pts pelas agulhas de pontas duplas 3 mm e tricotar A.3 em redondo. Diminuir como indicado no diagrama. Quando A.3 tiver sido tricotado, restam 8 ms/pts. Cortar os fios e passá-los pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar.

POMPOM:
Fazer 1 pequeno pompom com um diâmetro de cerca de 3 cm. Quando se enrola o fio à volta do pompom para o fechar, manter cerca de 20 cm de fio. Com as pontas dos fios, dar nós, uns por cima dos outros, durante cerca de 3 cm. Fixar então o cordão com o pompom ao lado da luva (ver foto). Deve-se ter 2 pompons com um cordão no lado da luva.

LUVA DIREITA: Montar e tricotar como se fez para a luva esquerda mas em sentido contrário, ou seja, os 3 quadrados pretos para o polegar tricotam-se na 2.ª, na 3.ª e na 4.ª m/p a partir da esquerda no diagrama.

----------------------------------------------------------
MEIAS:

PONTO FANTASIA & JACQUARD:
Ver os diagramas A.4 a A.8 – ver diagrama indicado para cada número.

AUMENTOS:
Para aumentar 1 m/p, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos.

CALCANHAR:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar até restarem 10-10-11 ms/pts, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar até restarem 10-10-11 ms/pts, deslizar 1 m/p em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
CARREIRA 3 (= pelo direito): Tricotar até restarem 9-9-10 ms/pts, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): Tricotar até restarem 9-9-10 ms/pts, deslizar 1 m/p em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Continuar as diminuições desta maneira com 1 m/p a menos antes de cada diminuição até restarem 17-17-19 ms/pts.

TRANÇA DA LETÓNIA:
A trança faz-se em 3 carreiras – todas as carreiras figuram no diagrama e tricotam-se da seguinte maneira:
CARREIRA 1: *1 m/p meia em natural, 1 m/p meia em coral*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 2: Colocar os 2 fios à frente da peça (em frente a si). Depois, mover o fio natural para trás da peça, tricotar 1 m/p liga/tricô e voltar a colocar o fio natural à frente da peça. Colocar o fio coral por baixo do fio natural e, depois, movê-lo para trás da peça, tricotar 1 m/p liga/tricô e voltar a colocar o fio à frente da peça. Continuar desta maneira tricotando em liga/tricô, alternadamente em natural e em coral mas colocar sempre o fio por baixo do fio da última m/p tricotada.
CARREIRA 3: Tricotar como na 2.ª carreira mas colocar, então, o fio sempre por cima do fio da última m/p tricotada.
----------------------------------------------------------

MEIAS:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas, a partir da ponta.
Montar 12 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 3,5 mm em natural. Tricotar em redondo seguindo o diagrama A.4 e aumentar como indicado no esquema = 48 ms/pts. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando A.4 está feito, continuar em redondo seguindo o diagrama A.5A. A 15-17-18 cm da ponta (falta ainda tricotar cerca de 7-7-9 cm antes do comprimento total do pé – calçar a meia e continuar até ao comprimento desejado), colocar 1 marcador na 1.ª m/p da carreira e 1 outro marcador na 25.ª m/p (os 2 marcadores estão numa m/p tricotada em mostarda). Aumentar, então, 1 m/p antes do 1.º marcador e 1 m/p depois do 2.º marcador - VER AUMENTOS (= 2 aumentos). Aumentar desta maneira 6-6-8 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 60-60-64 ms/pts NOTA: Tricotar os aumentos seguindo as riscas da planta do pé. Depois do último aumento, manter as 25 primeiras ms/pts na agulha e continuar as riscas em idas e voltas seguindo o diagrama A.6 por cima das restantes 35-35-39 ms/pts durante 3½-3½-4 cm (a meia mede 22-24-27 cm a partir da ponta). Tricotar então o CALCANHAR - ver acima -, nestas 35-35-39 ms/pts (continuar as riscas de A.6 como antes). Depois do calcanhar, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar as 17-17-19 ms/pts do calcanhar em natural, levantar (em natural) 8-8-9 ms/pts ao longo das 3½-3½-4 cm tricotadas em idas e voltas, continuar A.5A nas 25 ms/pts seguintes e levantar 8-8-9 ms/pts ao longo dos 3½-3½-4 cm do outro lado = 58-58-62 ms/pts. Colocar 1 marcador. PASSAR A MEDIR A PARTIR DAQUI! Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: tricotar A.7A nas 33-33-37 primeiras ms/pts (= costas da meia) e, AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, distribuir 4-4-6 diminuições por cima dessas ms/pts para que o jacquard continue em 29-29-31 ms/pts, continuar A.5A como antes nas 25 ms/pts seguintes (= frente da meia) = 54-54-56 ms/pts. Quando A.7A tiver sido tricotado 1 vez em altura, repetir A.7B por cima dessas 29-29-31 ms/pts (continuar A.5A como antes na frente da meia). AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 4 cm, aumentar 1 m/p de cada lado de A.7B (= depois da 1.ª m/p e antes da última m/p do diagrama) - VER AUMENTOS (= 2 aumentos). Aumentar desta maneira 3 vezes ao todo a cada 4 cm = 60-60-62 ms/pts - NOTA: Tricotar os aumentos em A.7B mas as 1-1-2 ms/pts de cada lado da peça devem ser sempre em natural.
A cerca de 13-14-15 cm do marcador – ajustar a altura para depois de 1 motivo completo de A.5A e terminar como indicado na última carreira de A.5B -, tricotar 1 carreira meia em todas as ms/pts em natural. Continuar então em redondo seguindo o diagrama A.8. AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha, distribuir 4-4-6 aumentos = 64-64-68 ms/pts. Quando A.8 tiver sido tricotado, arrematar frouxamente em coral. A meia cerca de 19-20-21 cm a partir do marcador.

MONTAGEM:
Costurar a abertura da ponta da meia na técnica de grafting, em mostarda.
Tricotar outra meia igual.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 21.02.2017
MEIAS:...AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 4 cm, aumentar 1 m/p de cada lado de A.7B (= depois da 1.ª m/p e antes da última m/p do diagrama) - VER AUMENTOS (= 2 aumentos). Aumentar desta maneira 3 vezes ao todo a cada 4 cm = 60-60-62 ms/pts.
Actualizado online: 16.11.2018
LUVA ESQUERDA:...A 12 cm da ponta (ou seja, depois da carreira com a flecha no diagrama), arrematar 3 ms/pts por cima dos 3 quadrados pretos no diagrama para a abertura do polegar (calçar a luva e tricotar até ao comprimento desejado). Na carreira seguinte: montar 13 novas ms/pts por cima dessas ms/pts = 62 ms/pts. NOTA: montar como se tricotasse a primeira carreira do diagrama A.2, ou seja, montar com 2 cores. Ver estrela preta no diagrama. Continuar em A.2 nestas 13 ms/pts e com A.1 nas restantes ms/pts. Quando A.2 tiver sido tricotado, temos 52 ms/pts. Continuar A.1 em redondo em todas as ms/pts...
Actualizado online: 11.03.2019
Correcção - CALCANHAR: CARREIRA 3 (= pelo direito): Tricotar até restarem 9-9-10 ms/pts, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): Tricotar até restarem 9-9-10 ms/pts, deslizar 1 m/p em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.

Diagramas

= 1 malha meia em natural
= 1 malha meia em mostarda
= 1 malha meia em coral
= malha do reforço do polegar - saltar este quadrado
= 1 malha liga em coral
= tricotar a TRANÇA DA LETÓNIA - ver acima - com o fio por baixo do último fio usado
= tricotar a TRANÇA DA LETÓNIA - ver acima - com o fio por cima do último fio usado
= 1 laçada em natural, tricotar a laçada torcida em meia na carreira seguinte (para não haver um buraco)
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia em mostarda
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia torcida em mostarda
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia em natural
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia torcida em natural
= montar 13 malhas como se estivesse a tricotar esta carreira no diagrama (ou seja, montar com 2 cores) para assegurar que o motivo é contínuo

Precisa de ajuda para este modelo?

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 173-42) .

Comentários / Perguntas (25)

Danielle 05.03.2019 - 13:36:

Bonjour, il me semble qu'il y a une erreur dans l'explication du TALON (taille 38/40) : "Rang 3 et 4 = Tricoter jusqu'à ce qu'il reste - 10 m" --> c'est 9 m en fait, n'est-ce pas ?

DROPS Design 11.03.2019 kl. 11:23:

Bonjour Danielle, tout à fait, merci pour votre retour, la correction va être faite. Bon tricot!

Andrea 07.12.2018 - 23:26:

Liebes Garnstudio-Team, auch ich verzweifel am Daumenloch. Wie wird weitergestrickt, wenn die drei Maschen abgekettet sind? Aus 3 abgeketteten Maschen 13 Maschen aufnehmen geht nach meinem Verständnis gar nicht. Danke und viele Grüße

DROPS Design 10.12.2018 kl. 08:27:

Liebe Andrea, eine Korrektur wurde am 16/11 dieses Jahr gemacht - siehe am Ende der schriftlichen Anleitung. Die 3 Maschen werden abgekettet und die 13 neuen Maschen werden mit den Farben der 1. Reihe in A.2 bei der nächsten Runde angschlagen, dann stricken Sie A.2 über diese 13 M. A.2 wurde auch korrigiert. Viel Spaß beim stricken!

Nora 15.11.2018 - 11:17:

I also thought that logically i have to cast on 13 on a next row after cast off 3 stitches for a thumb opening to work, but then on A.2 diagram i see i have to work 13 rows in total and on A.1 diagram i am left with 12 rows for a thumb opening, because that first row out of 13 i already used for casting off 😕 So either i have to eliminate the bottom row from A.2 diagram or figure out how to cast on on the same row the cast off is. Could there be a mistake in diagrams?

DROPS Design 15.11.2018 kl. 13:46:

Dear Nora, we are checking this part and will hopefully be back as soon as possible, thanks in advance for your patience.

Maria 14.11.2018 - 19:40:

Hur gör man tumöppningen på vanten? Vilken färg avmaskar man med och vilken färg använder man när man lägger upp de nya 13 maskorna? Var kommer de här maskorna att ligga? Efter avmaskningen eller före det? Väldigt otydligt.

DROPS Design 16.11.2018 kl. 09:36:

Hei Maria. Etter en gjennomgang av oppskriften har vi nå rettet den slik at tommelåpningen stemmer. Du feller på omgangen etter den med sort pil i diagrammet, og legger opp 13 masker på neste omgang. Du legger opp med 2 farger, som om du strikker førset rad i A.2. Dette er nå rettet i teksten og diagrammene. Om diagrammet ikke er synlig på den svenske siden enda kan du se på den norske i mellomtiden. God fornøyelse

Nora 14.11.2018 - 09:54:

About mitten thumb opening. When i cast off 3 stitches do i immediately after that cast on 13 new stitches or do i first work in a round and then cast on 13 new stitches at the beginning of cast off stitches? What color yarn do i use for cast off and cast on stitches?

DROPS Design 15.11.2018 kl. 09:37:

Hi Nora, You cast on 13 new stitches on the next row after casting off 3 stitches. Use off white yarn for the casting off and on. Happy knitting!

Nora 13.11.2018 - 02:22:

Hellow. Asking about mittens. Do you have a video on how to do the magic circle? And what type of increases should i use next?

DROPS Design 13.11.2018 kl. 08:50:

Dear Nora, this video below shows how to cast on with a magic circle - just cast on the number of sts as given in the pattern. you increase then as shown in diagram with a YO worked twisted on next round Happy knitting!

Marie 06.06.2018 - 19:12:

Bonjour, Je débute en tricot et je ne sais pas quel type d'augmentations choisir pour réaliser les mittaines (augmentations barrées, jetés...) ? Lesquelles donneront le meilleur rendu? Merci d'avance pour votre réponse.

DROPS Design 07.06.2018 kl. 08:40:

Bonjour Marie, on augmente pour les moufles avec 1 jeté tricoté torse au tour suivant pour éviter un trou (cf vidéo, vous pouvez également choisir d'augmenter d'une autre façon, comme vous préférez - n'hésitez pas à faire différents essais sur un échantillon si besoin. Bon tricot!

Samariten 08.03.2018 - 21:39:

Ok. Eftersom jag har på egen hand lyckats klura på tumöppningen kan jag försöka förklara hur jag har gjort: maska av tre maskor där det är svarta rutor på diagrammet med det naturvita garnet. Lägg upp 13 nya maskor på stickan till vänstersidan om arbetet. Sticka första raden på A.2 på de 13 nya maskorna och då är cirkeln sluten igen.

Jenny 02.03.2018 - 14:42:

Jag försöker se på bilderna hur tummen är konstruerad, men på inga av bilderna ser man insidan av vantarna! Jag gissar att ni menar att man ska avmaska tre maskor med den ena tråden och lägga upp nya maskor med den andra tråden eftersom de 13 nya maskorna ska ligga "över" de avmaskade maskorna. Stämmer det? Med vilken färg avmaskar man i så fall? Den senapsgula? En video för att visa hur det är tänkt att man ska göra skulle vara en mycket bra hjälp!

DROPS Design 08.03.2018 kl. 16:29:

Hej Jenny, du stickar upp maskorna som första varvet i A.3 och följer diagrammet. Lycka till!

Maaike Schiphprst 09.02.2018 - 22:37:

Hoera! De hiel is gelukt! Mbv youtube filmpje en eindeloos uithalen en opnieuw proberen.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 173-42