DROPS / 172 / 9

Pink Maze by DROPS Design

Gorro, gola e luvas DROPS em croché, com jacquard multicolor, em “Nepal”.

DROPS design: Modelo n.º ne-227
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
GORRO:
Tamanhos: S – M – L
Circunferência de cabeça: 54/56 – 58/60 – 60/62 cm.
Fios:
DROPS NEPAL da Garnstudio
50 g para todos os tamanhos em cada uma das seguintes cores:
Cor n.º 4399, violeta escuro
Cor n.º 0500, cinza claro
Cor n.º 8910, framboesa
Cor n.º 0100, natural
Cor n.º 3720, rosa médio

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 pa x 9 carreiras = 10 x 10 cm.

GOLA:
Tamanhos: S/M – L/XL
Dimensões: Circunferência na parte de cima: 65-69 cm Circunferência na parte de baixo: 102-115 cm Altura: 33-33 cm
Fios:
DROPS NEPAL da Garnstudio
50-100 g cor n.º 3720, rosa médio
50 g para os 2 tamanhos na cor n.º 0100, natural
100 g para os 2 tamanhos em cada uma das seguintes cores:
cor n.º 4399, violeta escuro
cor n.º 0500, cinza claro
cor n.º 8910, framboesa

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 13 pa x 8 carreiras = 10 x 10 cm.

LUVAS:
Tamanhos: S – M/L
Fios:
DROPS NEPAL da Garnstudio
100 g para os 2 tamanhos na cor n.º 0500, cinza claro
50 g para os 2 tamanhos em cada uma das seguintes cores:
Cor n.º 4399, violeta escuro
Cor n.º 8910, framboesa
Cor n.º 3720, rosa médio

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 pa x 9 carreiras = 10 x 10 cm.

a partir de 1.65 € /50g
DROPS Nepal uni colour DROPS Nepal uni colour 1.65 € /50g
Senshoku
Encomendar
DROPS Nepal mix DROPS Nepal mix 1.70 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 29.70€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc. Terminar a carreira com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira.
Substituir o 1.º pb no princípio de cada carreira de pb por 1 pc. Terminar a carreira com 1 pbx no 1.º pc do princípio da carreira.

CORES JACQUARD (crochetadas em redondo):
Mudar de cor da seguinte maneira: Crochetar o último pa com a 1.ª cor mas não fazer a última laçada, fazer a última laçada com a cor seguinte, crochetar então o pa seguinte. Quando se crocheta com 2 cores colocar a cor não usada por cima dos pontos da carreira precedente, crochetar à volta do fio para que fique escondido e seguir a carreira. Ter atenção para não puxar demasiado os fios.
Substituir o 1.º pa por 3 pc - se o último pa da carreira precedente e o 1.º pa da carreira seguinte forem de cores diferentes, crochetar o último pa da seguinte maneira: Crochetar o último pa com a 1.ª cor mas não fazer a última laçada, fazer a última laçada com a cor seguinte, 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira, crochetar então 3 pc (= princípio da carreira).

JACQUARD:
Ver diagramas A.1 a A.5. Os diagramas mostram as cores do gorro, da gola e das luvas. 1 quadrado no diagrama = 1 pa.

DIMINUIÇÕES (LUVAs):
Para diminuir 1 pa, crochetar 2 pa juntamente da seguinte maneira: Crochetar 1 pa mas não fazer a última laçada (= 2 argolas na agulha de croché), crochetar então o pa seguinte mas na última laçada, crochetar as 3 argolas que estão na agulha de croché.

3 PA CROCHETADOS JUNTAMENTE (luvas):
Crochetar 3 pa juntamente da seguinte maneira: Crochetar 1 pa no pc mas não fazer a última laçada, crochetar 2 pa no mesmo pc da mesma maneira, fazer 1 laçada e crochetar todas as argolas que estão na agulha de croché.

2 PB CROCHETADOS JUNTAMENTE (luvas):
Diminuir 1 pb crochetando 2 pb juntamente da seguinte maneira: * Enfiar a agulha de croché no ponto seguinte, puxar uma argola*, repetir de * a * mais 1 vez, fazer 1 laçada e crochetar as 3 argolas que estão na agulha de croché.
----------------------------------------------------------

GORRO:
Crocheta-se de cima para baixo. Montar uma corrente de 5 pc em framboesa com a agulha de croché 4,5 mm e unir em redondo com 1 pbx no 1.º pc.
Crochetar então em redondo e seguindo o diagrama A.1 - VER CORES JACQUARD -, da seguinte maneira:
CARREIRA 1: 14-15-16 pa no aro – ver DICA CROCHÉ.
CARREIRA 2: 2 pa em cada pa = 28-30-32 pa. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 3: *1 pa no 1.º pa, 2 pa no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 42-45-48 pa.
CARREIRA 4: *1 pa em cada um dos 2 primeiros pa, 2 pa no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 56-60-64 pa. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 5: *1 pa em cada um dos 3 primeiros pa, 2 pa no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 70-75-80 pa.
CARREIRA 6: *1 pa em cada um dos 4 primeiros pa, 2 pa no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 84-90-96 pa. A peça mede cerca de 7 cm.

Crochetar então 1 pa em cada pa seguindo A.1 como antes (= 14-15-16 vezes em largura). Na última carreira de A.1, aumentar 0-2-0 pa a intervalos regulares = 84-92-96 pa. Quando A.1 tiver sido crochetado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 17 cm. Crochetar então 21-23-24 vezes A.2 (= 4 pa) em largura. Quando A.2 tiver sido crochetado 1 vez em altura (a peça mede cerca de 25 cm), crochetar 0-0-2 carreiras em framboesa. Virar (ou seja, a carreira seguinte faz-se pelo avesso), e crochetar em framboesa 1 pb em cada pa. Arrematar. O gorro mede cerca de 25-25-27 cm.
----------------------------------------------------------

GOLA:
Crocheta-se em redondo, de cima para baixo. Montar uma corrente de 96-103 pc com a agulha de croché 5,5 mm em framboesa e unir em redondo com 1 pbx no 1.º pc. Crochetar 3 pc (= 1 pa) - VER DICA CROCHÉ -, 1 pa em cada um dos 5 primeiros pc, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 6 pc seguintes*, repetir de * a * em toda a carreira, terminar com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira = 84-90 pa. Crochetar 14-15 vezes A.3 ao todo em toda a carreira - VER CORES JACQUARD. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Nas 5.ª, 8.ª e 10.ª carreiras, aumentar 12 pa a intervalos regulares = 120-126 pa. De cada vez que se aumenta, repete-se 2 vezes a mais A.3 em largura. Nas 12.ª e 19.ª carreiras, aumentar 6-12 pa a intervalos regulares = 132-150 pa. De cada vez que se aumenta, repete-se 1-2 vezes a mais A.3 em largura. Quando A.3 tiver sido crochetado 1 vez em altura, virar (ou seja, a carreira seguinte faz-se pelo avesso), e crochetar 1 pb em cada pa em rosa médio. Arrematar. A peça mede cerca de 32 cm.

ORLA:
Crochetar a seguinte orla, em violeta escuro, na corrente de base na parte de cima da gola, da seguinte maneira: 1 carreira com 1 pb em cada pc crochetado em pa na 1.ª carreira. Arrematar.
----------------------------------------------------------

LUVAS:
Montar uma corrente de 33-39 pc com a agulha de croché 4,5 mm em framboesa e unir em redondo com 1 pbx no 1.º pc. Crochetar 3 pc (= 1 pa) – VER DICA CROCHÉ -, 1 pa em cada um dos 5-4 primeiros pc, *1 pa em cada um dos 6 pc seguintes, saltar 1 pc*, repetir de * a * em toda a carreira, terminar com 1 pbx no 3.º pc = 30-35 pa.

Crochetar 6-7 vezes A.4 ao todo em toda a carreira - VER CORES JACQUARD. Quando A.4 tiver sido crochetado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 10 cm. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

Continuar em cinza claro. Na carreira seguinte, aumentar 1 pa para o polegar de cada lado do 1.º pa da carreira (= 2 pa aumentados) – para aumentar 1 pa, crochetar 2 pa no mesmo pa. Repetir estes aumentos 5 vezes ao todo em todas as carreiras de ambos os lados deste ponto = 40-45 pa (pontos para o polegar = 11 pa). A peça mede cerca de 17 cm.

Crochetar 1 pbx em cada um dos 11 primeiros pa (= pontos para o polegar) no princípio da carreira, 3 pc (= 1 pa), depois 1 pa em cada pa, e terminar com 1 pc e 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira = 29-34 pa e 1 pc. Na carreira seguinte, crochetar 1 pa em cada pa e fazer 3 PA CROCHETADOS JUNTAMENTE - ver acima – no pc do fim da carreira = 30-35 pa. Crochetar 6-7 vezes A.5 em largura.

Depois de 6 carreiras de A.5, crochetar e diminuir da seguinte maneira - ver diagrama -:
CARREIRA 7: *Crochetar juntamente os 2 primeiros/os 2 pa seguintes (= 1 pa diminuído) – VER DIMINUIÇÕES -, 1 pa no pa seguinte, crochetar os 2 pa seguintes juntamente (= 1 pa diminuído)*, repetir de * a * 6-7 vezes ao todo = 18-21 pa.
CARREIRA 8: *1 pa no 1.º pa/no pa seguinte, crochetar os 2 pa seguintes juntamente*, repetir de * a * 6-7 vezes ao todo = 12-14 pa.
CARREIRA 9: Crochetar todas os pa juntamente, 2 a 2 = 6-7 pa.

Cortar o fio, passá-lo pelos pontos da parte de cima da luva, puxar o fio e costurar.

POLEGAR:
Continuar em cinza claro.
CARREIRA 1: 1 pbx no 1º dos 11 pontos do polegar, 3 pc (= 1 pa), depois, 1 pa em cada um dos 10 pa seguintes, *crochetar 2 pa juntamente no pc por cima do polegar*, repetir de * a * 3 vezes ao todo = 14 pa.
CARREIRAS 2-3: 1 pa em cada pa = 14 pa.
Experimentar a luva. Deve faltar ainda cerca de 1 cm antes do fim do polegar. Crochetar mais 1 carreira de 1 pa se necessário.
CARREIRA 4: Crochetar todos as pa juntamente, 2 a 2 = 7 pa.
CARREIRA 5: Crochetar 2 pb juntamente em toda a carreira - VER 2 PB CROCHETADOS JUNTAMENTE.
Cortar o fio, passá-lo pelos pontos da parte de cima do polegar, puxar o fio e costurar.

ORLA:
À volta da corrente do princípio da luva, fazer a seguinte orla em framboesa da seguinte maneira, pelo avesso: 1 pb em cada pc crochetado em pa na 1.ª carreira, ou seja, não crochetar nos pc saltados da 1.ª carreira. Arrematar.

Crochetar uma outra luva da mesma maneira, mas aumentar de cada lado do último ponto da carreira, e não crochetar pbx nos 11 primeiros pontos.

Diagramas

= framboesa
= rosa médio
= cinza claro
= violeta escuro
= natural
= 2 pa crochetados juntamente em framboesa
= carreira de aumentos – ver acima

Anita Stassen 03.12.2016 - 20:13:

Volgens mij klopt het telpatroon A1 van DROPS 172-9 niet ik mis hier hokjes buj het begin van het patroon voor de murs

DROPS Design 06.12.2016 kl. 15:25:

Hoi Anita. Het klopt wel. Je herhaalt het telpatroon over de st op de toer. In toer 1 heb je 14, 15 of 16 stk om de ring = 14, 15 of 16 herhalingen van het patroon. Toer 2 heb je 28-30-32 stk = 14, 15 of 16 herhalingen van het patroon in de rondte. Enzovoort.

Rebecca Gibbs 15.06.2016 - 05:56:

So beautiful and cheery what a wonderful way to brighten some ones winter. what is even better is what a perfect idea for a Christmas gift for one that is loved! a perfect way to give them a warm hug each time they put it on.

Lauren McRoberts 12.06.2016 - 01:27:

One of my favorites! Love the colors and that it is a complete set. Please include!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 172-9