DROPS / 108 / 47

Wisteria by DROPS Design

Xaile DROPS rendado em Kidsilk

Dimensões :
Comprimento a meio das costas : cerca de 85 cm
Largura na parte de cima : cerca de 170 cm
Fios : DROPS KID-SILK da Garnstudio
100 g cor n° 11, violeta

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm - (+ ou – grossa para obter uma amostra de 24 ms/pts x 32 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia)

75% mohair, 25% seda
a partir de 4.50 € /25g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 18.00€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
PONTO FANTASIA : Ver diagramas M1 a M4. Os diagramas mostram o ponto fantasia pelo direito.

FIG. 1 : mostra como se tricota o princípio do xaile
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) : Tricotar todas as carreiras em meia

AUMENTOS :
Todos os aumentos se fazem pelo direito. Aumentar 4 ms/pts a cada 2 carreiras da seguinte maneira :
Aumentar 1 m/p no princípio da carreira : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em liga/tricô
Aumentar 2 ms/pts a meio da peça : 1 laçada, 2 ms/pts em ponto meia (= ms/pts centrais), 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em liga/tricô
Aumentar 1 m/p no fim da carreira : 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em liga/tricô.

XAILE :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular (para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts). Começa-se pelo decote do meio das costas.
Nota : Começar um novo novelo no princípio de uma carreira e não a meio da peça.
Com o fio Kid-Silk e a agulha circular 3 mm montar 10 ms/pts. Colocar um marcador depois da 5.ª m/p (= meio do xaile). Tricotar a 1.ª carreira da seguinte maneira (= direito) : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 4 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira = 12 ms/pts. Continuar em ponto meia com 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça e, ao mesmo tempo, aumentar 4 ms/pts a cada 2 carreiras – ver aumentos acima. Não esquecer de manter a mesma tensão da indicada para a amostra. Continuar desta maneira até obter 20 ms/pts. Continuar então da seguinte maneira pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p meia, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (= ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Continuar, aumentando nos lados e ao meio – ver fig 1. Depois de ter tricotado 17 vezes M1 em altura (= 88 ms/pts), tricotar a carreira seguinte pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p meia, * M1, 13 ms/pts meia * repetir de * a * 2 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (= ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, *M1, 13 ms/pts meia * repetir de * a * 2 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar desta maneira 17 vezes M1 (= 6 motivos na carreira) = 156 ms/pts.
Tricotar então a carreira seguinte pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p meia, * M1, 13 ms/pts meia, repetir de * a * 4 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (=ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, * M1, 13 ms/pts meia, repetir de * a * 4 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar 17 vezes M1 desta maneira (= 10 motivos na carreira) = 224 ms/pts.
Tricotar então a carreira seguinte pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p meia, *M1, 13 ms/pts meia * repetir de * a * 6 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (= ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, *M1, 13 ms/pts meia * repetir de * a * 6 vezes, M1, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar desta maneira 15 vezes M1 (= 14 motivos na carreira) = 284 ms/pts.
Tricotar então a carreira seguinte pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p ms/pts meia, M2 nas 136 ms/pts seguintes, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (= ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, M2 nas 136 ms/pts seguintes, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira.
Tricotar 1 vez M2 em altura = 352 ms/pts.
Tricotar então a carreira seguinte pelo direito : 3 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada, 1 m/p meia, M3 nas 170 ms/pts seguintes, 1 m/p meia, 1 laçada, 2 ms/pts meia (= ms/pts centrais), 1 laçada, 1 m/p meia, M3 nas 170 ms/pts seguintes, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar 1 vez M3 em altura e, depois, continuar de acordo com M4. Tricotar em ponto meia as ms/pts que já não entram no ponto fantasia até haver ms/pts para ter um motivo inteiro. Continuar de acordo com M4 e aumentar nos lados e ao meio até o ponto de ondas medir cerca de 18 cm. Arrematar frouxamente.

= 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô

Precisa de ajuda para este modelo?

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 108-47) .

Comentários / Perguntas (86)

Majbritt Mortensen 14.04.2020 - 23:11:

Jeg er lige gået igang med M2. Starter med 3 ret og slå om som er kanten. Efterhånden som man tager ud og der bliver flere masker før rapporten M2 - skal man så danne en “Strib” der ligner M1? Eller rettere sagt forsøge at gentage M2 eller skal det bare være glat strik... håber I forstår mit spørgsmål. Det er lidt svært at forklarer...

DROPS Design 29.04.2020 kl. 09:27:

Hej Majbritt, de nye masker strikkes i glatstrik til der er nok masker for at strikke en hel rapport :)

Mari Kärkkäinen 31.10.2019 - 21:11:

"Ainaoikeaa" Aina oikeaa tarkoittaa, että työssä neulotaan pelkästään oikeilla silmukoilla. Suomen kielellä ei ole olemassa silmukkaa nimeltä ainaoikea, vaan silmukat neulotaan joko oikein tai nurin eli ei neulota 1 tai 3 silmukkaa ainaoikeaa, vaan ne neulotaan oikein. Termin käyttö on hämäävä.

Charlotte Rendil 21.02.2019 - 23:44:

Jeg er nået til rapport M3 og M4 ,men det virker som volapyk for mig . Jeg kan ikke få krydsene til at passe oven på hinanden . Hvor mange masker er der mellem rapporterne , det kan man ikke se på diagrammet . Kan jeg få en forklaring hvordan jeg kommer videre . Der må også skulle tages nogle masker ind ved hulmønsteret ellers bliver der for mange masker . Håber på hurtigt svar ,da jeg skal have sjalet færdigt til en konfirmation . Venlig hilsen Charlotte Rendil

DROPS Design 05.04.2019 kl. 12:02:

Hej Charlotte, Hvis du sørger for at få de 9 midterste masker (med de 6 midterste omslag) over hinanden, så skal der på første møsterpind strikkes 8 masker sammen 2 og 2 imellem. Sæt gerne en mærketråd for hver gang du starter diagrammet forfra igen, så er det lettere at holde styr på. Husk at du på første pind skal have 17 masker mellem mærketrådene. God fornøjelse!

Sabine Adam 14.02.2019 - 12:27:

Vielen Dank - in der Anleitung ist das leider nicht klar ausgedrückt.

Sabine 14.02.2019 - 09:37:

Guten Tag, können Sie mir sagen, was in M4 bedeutet 'Die neuen Maschen werden nach und nach ins Muster eingearbeitet'? Danke!

DROPS Design 14.02.2019 kl. 11:43:

Liebe Sabine, wenn Sie M.4 stricken, nehmen Sie immer neuen Maschen zu (auf beiden Seiten + beidseitig der mittleren Maschen), diese Maschen stricken Sie wie im M.4, dh rechts oder links, aber erst wenn Sie genügend Maschen für ein ganzes Muster (21 M) werden diese Maschen wie im M.4 gestrickt. Viel Spaß beim stricken!

Sabine Adam 31.01.2019 - 16:50:

Tut mir Leid, aber lt. 1. Symbol (leeres Karo = re. auf re. und li. auf li.) müsste ich doch die 6 Maschen von M2 (je 3 am Anfang u 3 am Ende v M2) m d Kreuz, die auf der Vorderseite links erscheinen, in der 1. R. v M3 links stricken (li auf li)?

DROPS Design 01.02.2019 kl. 08:26:

Liebe Frau Adam, nach M.2 stricken Sie M.3 mit je 1 Masche rechts (glatt rechts) auf beiden Seiten von den 170 M in M.3, die 2 ersten Reihen in M.3 stricken Sie glatt rechts. Bei der 3. Reihe in M.3 (= Hinreihe) werden die Maschen in M.3 entweder 2 li zs oder rechts gestrickt. Die Maschen auf beiden Seiten der 170 M stricken Sie immer noch glatt rechts. Viel Spaß beim stricken!

Sabine 30.01.2019 - 17:56:

Hallo, ich beginne mit M3, d.h. die ersten beiden Reihen sind re. auf re. und li. auf li. Bei der ersten Hinreihe erscheinen von M2 jeweils 6 Maschen links - muss ich diese in der ersten Hinreihe auch links stricken bzw. auf der Rückreihe rechts?

DROPS Design 31.01.2019 kl. 09:25:

Liebe Sabine, ja genau, jetzt stricken Sie M.3 über M.2, dh alle Maschen werden jetzt glatt rechts gestrickt, wie im Muster und wie in der schrifftlichen Anleitung erklärt. Viel Spaß beim stricken!

Sabiane 28.01.2019 - 16:01:

Ja, danke - so hatte ich es auch verstanden.

Sabine 24.01.2019 - 17:00:

Hallo; Sie schreiben am 21.1., dass die mittlere M. in M2 auch glatt links gestrickt wird (was ja heißt hin links, zurück rechts bzw. umgekehrt, oder?). Bezieht sich das nur auf die mittlere M. von M2? Das verstehe ich nicht. Die mittlere M.hat doch ein Kreuz für li. auf re./re. auf li. wie die M. daneben auch und ist nicht anders als diese. Danke.

DROPS Design 25.01.2019 kl. 08:43:

Liebe Sabine, die 9. Reihe in M.2 stricken Sie so: 1 Abnahme, 1 Umschlag, 4 M re, 1 Abnahme, 1 Umschlag, 1 M li, 1 Umschlag, 1 Abnahme, 4 M re, 1 Umschlag, 1 Abnahme. Bei der 10. Reihe (Rückreihe) stricken Sie die 3 mittleren Maschen rechts: 7 M li, 3 M re, 7 M li. Viel Spaß beim stricken!

Sabine Adam 21.01.2019 - 19:44:

Danke für Ihre Antwort. Sie schreiben, die mittlere M. in M2 wird glatt rechts gestrickt -aber sie hat doch ein Kreuz, also muss sie doch kraus gestrickt werden (hin re, zurück auch re)?

DROPS Design 22.01.2019 kl. 08:00:

Liebe Frau Adam, die Maschen mit dem Kreuz sollen links bei Hinreichen und rechts bei Rückreihen gestrickt werden, dh glatt links, nicht krausrechts. siehe 5. Symbol. Viel Spaß beim stricken!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 108-47