Ruffles Dream by DROPS Design

Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.

  • Ruffles Dream / DROPS 229-9 - Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.
  • Ruffles Dream / DROPS 229-9 - Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.
  • Ruffles Dream / DROPS 229-9 - Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.
  • Ruffles Dream / DROPS 229-9 - Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.
  • Ruffles Dream / DROPS 229-9 - Xaile tricotado de cima para baixo com ponto rendado, borbotos e folhos, em DROPS BabyAlpaca Silk.
DROPS Design: Modelo n.º bs-169
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

DIMENSÕES:
Altura: ao longo da malha central = cerca de 64 cm.
Largura: ao longo do rebordo superior = cerca de 200 cm.

FIOS:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
300 g cor 0100, natural

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 3 mm - com 80 cm.
Devido ao número de malhas, pode ser necessário usar mais uma agulha circular quando o número de malhas aumenta.

AMOSTRA:
24 malhas em largura e 32 carreiras em altura, em ponto meia = 10 x 10 cm.
NOTA: O tamanho das agulhas é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiadas malhas para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais grossas. Se a sua amostra não tiver malhas suficientes para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais finas.

-------------------------------------------------------

Tensão da amostra – Veja como medi-la e porque está neste modelo

-------------------------------------------------------

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.55 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 33.30€. Saiba mais.

Explicações do modelo

-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.4. Os diagramas mostram todas as carreiras, vistas pelo direito.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO:
Tricota-se na agulha circular, em idas e voltas e de cima para baixo Devido ao número de malhas, pode ser necessário usar mais uma agulha circular quando o número de malhas aumenta.

XAILE:
Montar 7 malhas com a agulha circular 3 mm em DROPS BabyAlpaca Silk. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso.
Tricotar então da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (pelo direito): 1 malha ourela em ponto jarreteira – ver acima -, 1 laçada, 2 malhas meia, 1 laçada, 1 em ponto meia (= malha central – esta malha tricota-se sempre em ponto meia), 1 laçada, 2 malhas meia, 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira (= aumenta-se 4 malhas).
CARREIRA 2 (pelo avesso): 1 malha ourela em ponto jarreteira, 1 laçada, tricotar em meia até à malha central, tricotar a malha central em liga, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira (= aumenta-se 2 malhas).
CARREIRA 3 (pelo direito): 1 malha ourela em ponto jarreteira, 1 laçada, tricotar em meia até à malha central, 1 laçada, 1 em ponto meia (= malha central), 1 laçada, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira (= aumenta-se 4 malhas).
CARREIRA 4 (pelo avesso): 1 malha ourela em ponto jarreteira, 1 laçada, tricotar em meia até à malha central, tricotar a malha central em liga, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira (= aumenta-se 2 malhas) = 19 malhas.
Repetir as carreiras 3 e 4 até a peça medir 10 cm = 151 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

RESUMO DA PARTE SEGUINTE:
Tricotar, então, os diagramas – ler PONTO FANTASIA antes de continuar.
AO MESMO TEMPO, continuar a aumentar como antes (4 malhas pelo direito e 2 malhas pelo avesso) até ao fim da xaile.

PONTO FANTASIA:
Começar cada diagrama pelo direito, depois dos aumentos no princípio da carreira. Tricotar o ponto fantasia até à malha central, terminar com um motivo completo em largura e tricotar se necessário as restantes malhas em ponto meia até à malha central.
Aumentar de cada lado da malha central e tricotar o mesmo número de malhas em ponto meia depois da malha central do que antes, e tricotar o ponto fantasia para que seja simétrico de cada lado da malha central.
Tricotar os aumentos em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado do xaile e a malha central em ponto meia. Tricotar os diagramas da seguinte maneira:

Tricotar A.1 como explicado acima. Quando A.1 estiver terminado temos 229 malhas.

Tricotar A.2 durante 3 cm. Quando A.2 estiver terminado temos 271 malhas.

Tricotar A.3. Quando A.3 estiver terminado temos 325 malhas.

Tricotar A.2 durante 6 cm. Quando A.2 estiver terminado temos 409 malhas.

Tricotar A.1, mas arrematar depois da carreira com a flecha de A.1 = 463 malhas.

Tricotar A.4 da seguinte maneira: A.4A depois dos aumentos do princípio da carreira, A.4B até restarem 4 ou mais malhas antes da malha central, A.4C, em ponto meia se necessário até à malha central, aumentar de cada lado da peça e tricotar a malha central como antes, tricotar o mesmo número de malhas em ponto meia, A.4A, repetir A.4B no mesmo número de vezes do que antes da malha central e terminar com A.4C antes dos aumentos do fim da carreira. Continuar desta maneira até ao fim de A.4.

O xaile mede cerca de 58 cm ao longo da malha central e temos 505 malhas.
Tricotar 1 carreira meia pelo direito e tricotar 1 carreira meia pelo avesso (aumentando como antes – o número de malhas deve ser, agora, múltiplo de 4 + 1. Tricotar uma orla com folho como indicado abaixo.

ORLA COM FOLHO:
Tricotar a orla em todas as malhas; não aumentar mais de cada lado da malha central.
CARREIRA 1 (pelo direito): 1 malha ourela em ponto jarreteira, aumentar como antes (as malhas aumentadas serão tricotadas em liga, pelo avesso, e em meia, pelo direito), *3 malhas meia, 1 laçada, 1 malha liga, 1 laçada *, repetir de * a * até restarem 4 malhas, 3 malhas meia, aumentar como antes e terminar com 1 laçada e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
CARREIRA 2 (pelo avesso): 1 malha ourela em ponto jarreteira, aumentar como antes, 1 malha meia, * 3 malhas liga, 3 malhas meia (as laçadas tricotam-se em meia para formar buracos) *, repetir de * a * até restarem 5 malhas, 3 malhas liga, 1 malha meia, aumentar como antes e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
CARREIRA 3 (pelo direito): 1 malha ourela em ponto jarreteira, aumentar como antes, 2 malhas liga, *3 malhas meia, 1 laçada, 3 malhas liga, 1 laçada *, repetir de * a * até restarem 6 malhas, 3 malhas meia, 2 malhas liga, aumentar como antes e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
CARREIRA 4 (pelo avesso): 1 malha ourela em ponto jarreteira, aumentar como antes, 3 malhas meia, * 3 malhas liga, 5 malhas meia *, repetir de * a * até restarem 7 malhas, 3 malhas liga, 3 malhas meia, aumentar como antes e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
Continuar a aumentar para os folhos 5 vezes ao todo em todas as carreiras pelo direito (= 11 malhas em cada secção de malhas liga, visto pelo direito).
A orla mede cerca de 3 cm. Arrematar frouxamente pelo avesso, as malhas meia em meia e as malhas liga em liga.

Diagramas

symbols = 1 malha meia pelo direito, liga pelo avesso
symbols = 1 malha meia pelo avesso
symbols = fazer 1 laçada entre 2 malhas
symbols = tricotar 2 malhas juntamente em meia
symbols = deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
symbols = deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia e passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente
symbols = 1 borboto: tricotar 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia na mesma malha (= 5 malhas), tricotar 5 carreiras em ponto meia nestas malhas e, na 6.ª carreira, tricotar estas 5 malhas juntamente torcidas em meia

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 229-9) .

Comentários / Perguntas (7)

country flag Monika Händel wrote:

Ich bin es nocheinmal. Der Poncho ist weiss mit Muster. Habe schon alles durchsucht. Ich kann hier leider kein Foto senden.

11.04.2022 - 19:31

country flag Monika Händel wrote:

Ich habe bei Pinterest einen Poncho entdeckt,den ich gerne nachstricken möchte. Leider suche ich vergeblich nach der Anleitung. Können Sie mir helfen? Ich wäre sehr froh darüber. Vielen Dank, Monika

11.04.2022 - 19:28

DROPS Design answered:

Liebe Monika, Sie können in der Suchleiste "Poncho" eingeben, dann werden Ihnen die Ponchos angezeigt, die auf unserer Homepage zur Verfügung stehen. Vielleicht finden Sie Ihr Modell oder zumindest ein ähnliches. Viel Spaß beim Stöbern!

13.04.2022 kl. 11:31

country flag Gitte wrote:

Der mangler beskrivelse af boblerne !!!!!

21.03.2022 - 10:56

DROPS Design answered:

Hei Gitte. Ja, her var det lagt til feil tekst i den danske oppskriften. Vi har nå lagt til forklaring til boblen. Takk for at du gjorde oss oppmerksom på dette. mvh DROPS Design

21.03.2022 kl. 14:28

country flag Josianne Santoro wrote:

Salve, vorrei sapere se i grafici del modello indicano soltanto il ferro di andata oppure se sono indicati tutti i ferri, nella spiegazione del modello non mi pare di averlo visto specificato. Grazie

10.03.2022 - 18:17

DROPS Design answered:

Buonasera Josianne, il diagramma riporta sia i ferri di andata che quelli di ritorno come indicato nel paragrafo "motivo". Buon lavoro!

10.03.2022 kl. 18:52

country flag Hanne Svensson wrote:

Der mangler en beskrivelse af hvordan man laver bomberne.

07.03.2022 - 07:40

country flag Wilmo wrote:

Hello, are the YO knitted twisted or are they knitted to leave a hole? thank you.

05.03.2022 - 16:10

DROPS Design answered:

Dear Wilmo, the YO in the lace pattern are knitted to leave a hole. Happy knitting!

06.03.2022 kl. 13:10

country flag Wenche wrote:

Vårsjal

17.01.2022 - 10:16

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 229-9