DROPS / 193 / 6

Cool Kicks by DROPS Design

Ténis crochetados em DROPS Eskimo. Do 35 ao 43.

Tags: pantufas,

DROPS Design: Modelo n.º ee-635
Grupo de fios E ou C + C
-----------------------------------------------------------

Números: 35/37 – 38/40 – 41/43
Comprimento do pé: 22 – 24 – 27 cm
Comprimento da perna: cerca de 16 – 17 – 18 cm
Fios:
DROPS ESKIMO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios E)
200-250-250 g cor n.º 14, cinza escuro
100-100-100 g cor n.º 02, preto
100-100-100 g cor n.º 01, natural

-------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
14 pontos baixos de largura e 17 carreiras de altura = 10 x 10 cm.

AGULHA DE CROCHÉ:
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 5 mm.
O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 12.40€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS

-------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.4.
As zonas em cinza já foram crochetadas; elas mostram apenas como crochetar a carreira seguinte.

DICA CROCHÉ-1 (em redondo,):
No princípio de cada carreira de pontos baixos, substituir o 1.º ponto baixo por 1 ponto corrente, ou seja, saltar o 1.º ponto da carreira precedente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

MUDANÇA DE COR-1:
Para uma bonita transição quando se muda de cor, crochetar o último ponto baixo antes da mudança de cor da seguinte maneira: Enfiar a agulha de croché no último ponto, puxar uma argola, fazer 1 laçada com a nova cor e crochetar juntamente nas argolas na agulha de croché. Continuar com a nova cor.

MUDANÇA DE COR-2 (decoração):
Crochetar o ponto baixíssimo no fim da primeira carreira com a nova cor.

DICA CROCHÉ-2 (quando se crocheta em idas e voltas):
Começar cada carreira com 1 ponto corrente; este ponto corrente não substitui o 1.º ponto baixo.

2 PONTOS BAIXOS CROCHETADOS JUNTAMENTE:
* Enfiar a agulha de croché no ponto seguinte, puxar uma argola *, repetir de * a * mais 1 vez, fazer 1 laçada e crochetar juntamente nas 3 argolas na agulha de croché (= diminuiu-se 1 ponto baixo).

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

PANTUFAS – SUMÁRIO DA PEÇA:
Crochetam-se em redondo a partir da sola até ao rebordo. Crochetar então para a parte de cima da frente do pé um semicírculo que se une à orla da sola. Crochetar então uma banda, em idas e voltas, ao longo dos lados e das costas, e uma orla à frente para os buracos. Terminar com a lingueta, a decoração e o atacador.
Quando se muda de cor, ver PONTO FANTASIA acima.

SOLA:
Crocheta-se em redondo, começando ao meio.
Crochetar uma corrente de 22-24-28 pontos corrente (= a zona em cinza em A.1) com a agulha de croché 5 mm e o fio preto.
Crochetar então em redondo (ou seja, de cada lado desta corrente) da seguinte maneira: A.1a no primeiro ponto corrente, colocar 1 marcador aqui (= meio da frente, lado da ponta), A.1b no mesmo ponto corrente, A.1c por cima dos 20-22-26 pontos corrente seguintes (= 10-11-13 motivos de 2 pontos), A.1d e A.1e no último ponto corrente, continuar em redondo, ao longo do outro lado da corrente, ou seja, crochetar A.1f por cima destes 20-22-26 pontos corrente (= 10-11-13 motivos de 2 pontos). Continuar desta maneira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando A.1 está terminado, temos 72-76-84 pontos baixos na última carreira. Cortar e entretecer o fio.
NOTA: Se o marcador tiver sido ligeiramente desviado, voltar a colocá-lo no seu sítio para que fique a meio da frente, no lado da ponta.

ORLA DA SOLA:
Crocheta-se em redondo.
Começando a carreira seguinte a meio de um dos lados da sola, ou seja no 18.º-19.º-21.º ponto baixo antes do marcador, crochetar em direção à ponta em natural da seguinte maneira:
CARREIRA 1: Ver DICA CROCHÉ-1. 1 ponto baixo na alça de trás de cada ponto baixo.
CARREIRA 2: Crochetar, então, os pontos baixos enfiando a agulha sob os dois paus – 1 ponto baixo em cada ponto baixo.
CARREIRA 3: Crochetar , então, a metade de uma risca no fim da carreira no lado do calcanhar da seguinte maneira: 1 ponto baixo em cada um dos 36-38-42 primeiros pontos baixos, continuar em preto – ver MUDANÇA DE COR-1, e crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 36-38-42 últimos pontos baixos.
CARREIRA 4: Continuar em natural e crochetar 1 ponto baixo em cada ponto baixo = 72-76-84 pontos baixos. Cortar e entretecer o fio. Colocar de lado.

DESSUS DA PONTA – SEMICÍRCULO:
Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 5 mm em natural e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto corrente. Crochetar então em idas e voltas seguindo o diagrama A.2. Quando A.2 está terminado, temos 20 pontos baixos – não cortar o fio! Colocar 1 marcador a meio da frente (= 10 pontos baixos de cada lado do marcador) Seguir , então, a flecha no diagrama; vai-se, então, crochetar de um lado ao outro, ou seja à volta das carreiras de A.2. Crochetar A.3 em idas e voltas por cima destes pontos. Quando A.3 está terminado, temos 7 pontos baixos na última carreira. Continuar em preto – a carreira seguinte da montagem começa aqui – pelo direito!

MONTAGEM (orla da sola e semicírculo):
Colocar o semicírculo contra a orla da sola - o marcador do semicírculo deve estar contra o do meio da frente da orla; Ou seja, começando no 13.º ponto antes do marcador da sola, crochetar 1 carreira em preto enfiando a agulha nas 2 partes como indicado no diagrama A.4 (= 25 pontos baixos e 1 ponto corrente que substituem 1 ponto baixo), crochetar então 1 ponto baixo em cada um dos 46-50-58 últimas pontos baixos da sola = 72-76-84 pontos baixos. Cortar e entretecer o fio. Colocar de lado.

PEQUENA LINGUETA NA PARTE DE TRÁS:
Fazer uma pequena lingueta que será crochetada ao mesmo tempo que a última carreira do lado. Crochetar em idas e voltas em natural da seguinte maneira:
CARREIRA 1: 5 pontos corrente, virar e crochetar 1 ponto baixo no mesmo 2.º ponto corrente a partir da agulha de croché, 1 ponto baixo em cada um dos 3 pontos corrente seguintes = 4 pontos baixos.
CARREIRAS 2-9: Ver DICA CROCHÉ-2! 1 ponto baixo em cada ponto baixo.
Cortar e entretecer o fio. Colocar em espera.

LADOS/PARTE DE TRÁS:
Crochetar, então, os lados em idas e voltas a partir da última carreira da orla. Não crochetar por cima dos 18 pontos baixos do meio da frente (9 pontos baixos de cada lado do marcador do lado da ponta).
Crochetar os 54-58-66 últimos pontos baixos – começando pelo direito da seguinte maneira:
CARREIRA 1: Não esquecer DICA CROCHÉ-2. Em cinza escuro: 2 PONTOS BAIXOS CROCHETADOS JUNTAMENTE – ver acima -, 1 ponto baixo em cada ponto baixo até restarem 2 pontos baixos, 2 pontos baixos crochetados juntamente (= diminuiu-se 2 pontos baixos).
CARREIRA 2: Repetir a carreira 1 = 50-54-62 pontos baixos.
CARREIRA 3: 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 19-21-25 pontos baixos seguintes, 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 4 pontos baixos seguintes, 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 19-21-25 pontos baixos seguintes, terminar com 2 pontos baixos crochetados juntamente (= diminuiu-se 4 pontos baixos) = 46-50-58 pontos baixos.
CARREIRA 4: Repetir a carreira 1 = 44-48-56 pontos baixos.
CARREIRA 5: 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 16-18-22 pontos baixos seguintes, 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 4 pontos seguintes baixos, 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 16-18-22 pontos baixos seguintes, terminar com 2 pontos baixos crochetados juntamente (= diminuiu-se 4 pontos baixos) = 40-44-52 pontos baixos.
CARREIRA 6: Repetir a carreira 1 = 38-42-50 pontos baixos.
CARREIRA 7: Repetir a carreira 1 = 36-40-48 pontos baixos.
CARREIRAS 8-11: 1 ponto baixo em cada ponto baixo = 36-40-48 pontos baixos.
Colocar 1 marcador em este carreira – MEDIR A PARTIR DAQUI!
CARREIRA 12: 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 2-1-4 pontos baixos seguintes, *2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 3 pontos baixos seguintes *, repetir de * a * 6-7-8 vezes ao todo, terminar com 2 pontos baixos crochetados juntamente (= diminuiu-se 8-9-10 pontos baixos) = 28-31-38 pontos baixos.
CARREIRA 13: 1 ponto baixo em cada um dos 7-7-10 primeiros pontos baixos, crochetar 2 pontos baixos em cada um dos 14-16-18 pontos baixos seguintes e 1 ponto baixo em cada um dos 7-8-10 últimas pontos baixos = 42-47-56 pontos baixos.
Crochetar então em idas e voltas com 1 ponto baixo em cada ponto baixo até a peça medir cerca de 9-10-11 cm a partir do marcador.
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira: 1 ponto baixo em cada um dos 7-7-10 primeiras pontos baixos, crochetar 14-16-18 vezes 2 pontos baixos crochetados juntamente, 1 ponto baixo em cada um dos 7-8-10 últimos pontos baixos = 28-31-38 pontos baixos.
Na carreira seguinte, crocheta-se a lingueta ao mesmo tempo (ela é colocada pelo direito da pantufa) pelo direito da seguinte maneira:
Crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 12-13-17 primeiros pontos baixos, dobrar a lingueta ao meio e crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 4 pontos seguintes baixos enfiando a agulha nas 3 partes, crochetar então 1 ponto baixo em cada um dos 12-14-17 últimas pontos baixos. Não cortar o fio!

ORLA FRENTE PARA OS ATACADORES:
Crochetar 1 orla descendo ao longo das carreiras com diminuições/aumentos da seguinte maneira: *2 pontos corrente, saltar 1 carreira, 1 ponto baixo à volta da carreira seguinte*, repetir de * a * ao longo do rebordo em viés e terminar com 1 ponto baixíssimo na mesma última carreira. Cortar e entretecer o fio. Crochetar 1 orla igual ao longo do outro lado em viés, mas em sentido contrário; ou seja, começar na parte de baixo com 1 ponto baixíssimo na primeira carreira, e terminar com 1 ponto baixíssimo na parte de cima da lado em viés. Cortar e entretecer o fio.

LINGUETA:
Crochetar, então, a lingueta em idas e voltas ao longo dos 7 pontos baixos crochetados na parte de cima do semicírculo – em cinza escuro.
CARREIRA 1: Não esquecer DICA CROCHÉ-2! 2 pontos baixos no primeiro ponto baixo, 1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos seguintes, 2 pontos baixos no último ponto baixo = 9 pontos baixos.
CARREIRA 2: 2 pontos baixos no primeiro ponto baixo, 1 ponto baixo em cada um dos 7 pontos seguintes, 2 pontos baixos no último ponto baixo = 11 pontos baixos.
Repetir mais 0-1-1 vez a carreira-2= 11-13-13 pontos baixos.
Crochetar então 1 ponto baixo em cada ponto baixo até a lingueta medir cerca de 14-15-16 cm. Crochetar então da seguinte maneira: *1 ponto baixo em cada ponto baixo, virar e crochetar 2 pontos baixos juntamente, 1 ponto baixo em cada ponto baixo até restarem 2 pontos baixos, 2 pontos baixos crochetados juntamente (= diminuiu-se 2 pontos baixos) *, repetir de * a * 2 vezes ao todo = 7-9-9 pontos baixos. Cortar e entretecer o fio.

DECORAÇÃO:
Crochetar 3 pontos corrente em natural e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto corrente.
CARREIRA 1: 2 pontos corrente (= 1 meio ponto alto), 11 meios pontos altos à volta do aro de pontos corrente, terminar com 1 ponto baixíssimo no mesmo 2.º ponto corrente, continuar em preto - MUDANÇA DE COR-2 = 12 meios pontos altos.
CARREIRA 2: 1 ponto corrente (= 1 ponto baixo), 1 ponto baixo no 1.º meio ponto alto, 2 pontos baixos em cada um dos 11 últimos meios pontos altos = 24 pontos baixos.
Costurar a decoração a meio de um dos lados.

ATACADOR:
Fazer um atacador da seguinte maneira: Cortar 2 fios natural de 4 metros de comprimento cada um. Torcê-los juntamente até começarem a oferecer resistência, dobrar ao meio e deixá-los enrolar-se. Dar um nó em cada ponta. Enfiar o cordão nos aros, como se fosse para um atacador de sapato e fazer um laço.

Fazer outro ténis igual, mas costurar a decoração no outro lado do ténis.

Diagramas

= 1 ponto corrente – este corrente é descrito acima. A 1.ª carreira começa pelo símbolo oval preto
= começar a carreira com 1 ponto corrente e terminar com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto corrente do princípio da carreira
= 1 ponto baixo no ponto
= 2 pontos baixos no mesmo ponto
= aro de pontos corrente – ver acima. A 1.ª carreira começa no ponto preto
= 1 ponto corrente
= 2 pontos baixos à volta do aro de pontos corrente
= mostra onde continuar o diagrama
= 1 ponto baixo à volta do ponto baixo/à volta do aro de pontos corrente
= começar aqui, crochetar nas 2 partes (= 26 pontos baixos)
= continuar em redondo, com 1 ponto baixo em cada ponto baixo da orla (= 46-50-58 pontos baixos)

Comentários (3)

Vanja Johannessen 19.02.2019 - 22:08:

Kan noen hjelpe meg med å lese diagrammet. Skjønner ikke bæret. Hvor ble det av omg-oppskrift? 🤦🏽‍♀️Hvor begynner og hvor slutter oppskriften? Hvordan skal alle disse maskene i A1 a og b havne i samme maske?

MALHERBE 15.02.2019 - 14:07:

Bonjour, pour ce modèle vous prescrivez la laine DROPS Eskimo, qui me semble effectivement bien adaptée, mais qui se crochète avec un crochet 8. Par contre dans les explications vous parlez d'un échantillon avec un crochet 5, et je suppose donc que le nombre de mailles indiqué correspond à une utilisation du crochet 5 et non 8. C'est bien ça, avant que je me lance ? Merci d'avance.

DROPS Design 15.02.2019 kl. 15:53:

Bonjour Mme Malherbe, on crochète effectivement ici avec un crochet plus petit que d'habitude pour obtenir la texture souhaitée, votre échantillon doit être de 14 ms x 17 rangs = 10 x 10 cm, ce que vous pouvez obtenir avec un crochet 5, ou + ou - gros en fonction de votre façon de crocheter, ajustez la taille du crochet si besoin. Bon crochet!

Carola 06.01.2019 - 00:50:

I really enjoyed making these slippers, but now that they're finished, they seem very big and bulky (more so than in the picture). Would you recommend some kind of finishing, washing or blocking, to make them fit a bit more tightly? I made a pair sized 38-40, and used the exact hook and yarn the pattern calls for.

DROPS Design 07.01.2019 kl. 08:21:

Hi Carola, Have you checked your knitting tension? If you knit too loosely, you need to go down a needle size to get the right measurements. Happy knitting!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 193-6