DROPS / 190 / 1

Magic Summer by DROPS Design

Xaile crochetado com riscas e ponto texturado, de cima para baixo, em DROPS Cotton Merino.

DROPS Design: Modelo n.º cm-093
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Dimensões:
Comprimento ao meio: cerca de 76 cm
Largura na parte de cima: cerca de 180 cm
Fios:
DROPS COTTON MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
300 g cor n.º 28, poeira
150 g cor n.º 15, mostarda
100 g cor n.º 13, coral
100 g cor n.º 03, bege
100 g cor n.º 16, azul jeans
50 g cor n.º 06, vermelho
50 g cor n.º 14, cereja
50 g cor n.º 29, verde oceano
50 g cor n.º 09, azul glaciar
50 g cor n.º 07, bordeaux

Este modelo também se pode fazer com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 18 pontos altos e 9 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Comentários (14)

50% Lã, 50% Algodão
a partir de 3.70 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 74.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

PONTO FANTASIA:
Ver o diagrama A.1 a A.7.
A.4a, A.5a, A.6a e A.7a mostram como as carreiras começam. NOTA: os princípios das carreiras estão desenhados abaixo, uns por cima dos outros, no mesma diagrama, mas crochetam-se alternadamente à esquerda e à direita do xaile.

MUDANÇA DE COR:
Mudar de cor da seguinte maneira: Crochetar o último ponto da carreira com a primeira cor, mas não fazer a última laçada, fazer a última laçada com a cor seguinte e terminar o último ponto, crochetar então a carreira seguinte.

RISCAS:
Cortar o fio no fim de cada carreira, excepto se a carreira seguinte se crochetar na mesma cor. Os fios são entretecidos nos lados no fim.
CARREIRAS 1-3: poeira
CARREIRA 4: mostarda
CARREIRAS 5-7: bege
CARREIRAS 8-9: poeira
CARREIRA 10-12: bege
CARREIRA 13: mostarda
CARREIRAS 14-15: poeira
CARREIRAS 16-18: bege
CARREIRA 19: mostarda
CARREIRA 20: poeira
CARREIRA 21: coral
CARREIRA 22: cereja
CARREIRA 23: coral
CARREIRA 24: poeira
CARREIRAS 25-27: verde oceano
CARREIRA 28: poeira
CARREIRA 29: mostarda
CARREIRA 30: vermelho
CARREIRA 31: poeira.
CARREIRA 32: azul jeans
CARREIRA 33: bordeaux
CARREIRA 34: azul glaciar.
CARREIRA 35: coral
CARREIRA 36 (crochetada na carreira 34– ver explicações abaixo): azul glaciar.
CARREIRAS 37-39: poeira
CARREIRA 40: mostarda
CARREIRA 41: bege
CARREIRA 42: azul glaciar
CARREIRA 43: cereja
CARREIRA 44: poeira
CARREIRA 45: vermelho
CARREIRA 46: coral
CARREIRA 47: vermelho
CARREIRA 48: azul jeans
CARREIRA 49: bordeaux
CARREIRA 50 (crochetada na carreira 48– ver explicações abaixo): azul jeans
CARREIRAS 51-54: poeira
CARREIRAS 55-56: mostarda
----------------------------------------------------------

XAILE:
Crocheta-se de cima para baixo, em idas e voltas.

Crochetar 5 pontos corrente com a agulha de croché 4 mm em poeira e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Começando pela carreira com uma estrela, crochetar no PONTO FANTASIA – ver acima -, seguindo o diagrama A.1. Quando o diagrama está terminado, crochetar: A.2a, A.2b e A.2c. Temos 17 aros quando os diagramas tiverem sido crochetados em altura. A peça mede cerca de 10 cm a partir do 1.º aro de pontos corrente a meio do xaile MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Crochetar , então, da seguinte maneira: A.3a à volta do 1.º aro, A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3c à volta do aro seguinte (= o aro do meio), A.3b à volta de cada um dos 7 aros seguintes, A.3d à volta do último aro. Temos 48 aros quando os diagramas tiverem sido crochetados em altura. A peça mede cerca de 19 cm a partir do princípio em direcção ao meio do xaile.

Continuar seguindo as RISCAS – ver acima - e seguindo o diagrama A.4b (A.4a mostra como começar cada carreira e faz-se além dos pontos de A.4b. Ver MUDANÇA DE COR! Nota: para seguir mais facilmente as riscas e a carreira crochetada no ponto fantasia, acrescentar um marcador nesta carreira e a carreira seguinte será chamada a carreira 1. Ou seja, a primeira carreira de A.4b = CARREIRA 1 das riscas.
CARREIRA 1 (= pelo direito): * 2 pontos altos à volta do 1.º aro/do aro seguinte, 3 pontos altos à volta do aro seguinte *, repetir de * a * em toda a carreira = 120 pontos altos.
Sem crochetar, colocar 12 fios marcadores da seguinte maneira: o primeiro fio marcador depois dos 5 primeiros pontos altos, depois, colocar os 11 fios marcadores seguintes com um espaço de 10 pontos entre eles. Há 5 pontos altos depois do último fio marcador.
Fazer seguir os fios marcadores ao longo da peça!!
Continuar a partir da carreira 2 das riscas e, ao mesmo tempo, da carreira 2 de A.4a/A.4b, AO MESMO TEMPO, aumentar nas carreiras com uma flecha de cada lado dos fios marcadores da seguinte maneira:
FLECHA-1 (=carreira 5): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta do aro (= aumenta-se 24 pontos) = 144 pontos altos.
FLECHA-2 (=carreira 7): Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos no mesmo ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 168 pontos baixos.
FLECHA-3 (= carreira 10): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos altos num ponto (= 24 pontos) = 192 pontos altos.
FLECHA-4 (= carreira 12): Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 216 pontos baixos.
FLECHA-5 (= carreira 16): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos altos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 240 pontos altos.
FLECHA-6 (= carreira 18): Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos num ponto de cada lado dos fios marcadores (= aumenta-se 24 pontos) = 264 pontos baixos.
Crochetar as últimas carreiras dos diagramas A.4a/A.4b. Quando a carreira 20 está terminada, a peça mede cerca de 39 cm a partir do princípio e a meio do xaile

Continuar as riscas seguindo A.5b (A.5a mostra como cada carreira começa e faz-se além dos pontos de A.5b).
FLECHA-7 (= carreira 24): Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto baixo suplementar à volta do aro (= aumenta-se 24 pontos) = 288 pontos baixos.
FLECHA-8 (= carreira 26): Aumentar 1 ponto baixo de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos baixos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 312 pontos baixos.
FLECHA-9 (= carreira 28): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 2 pontos altos num ponto (= aumenta-se 24 pontos) = 336 pontos altos.
FLECHA-10 (= carreira 30): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta do aro (= aumenta-se 24 pontos) = 360 pontos altos.
Crochetar as últimas carreiras dos diagramas.
Quando a carreira 35 está terminada, a peça mede cerca de 55 cm a partir do princípio até ao meio do xaile. Temos, então, 60 leques (= 30 vezes A.5b).

Crochetar , então, A.6b (A.6a mostra como as carreiras começam e faz-se além de A.6b):
A carreira 36 crocheta-se pelo avesso: dobrar a carreira 35 (a carreira com os leques em coral), direito contra direito, e crochetar à volta da carreira 34 (a carreira em azul glaciar) pelo avesso do xaile da seguinte maneira:
4 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do primeiro meio ponto alto, (4 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do meio ponto alto seguinte), continuar desta maneira ao longo do xaile e terminar com 1 ponto baixo à volta do último meio ponto alto = 120 aros.
Crochetar a carreira 37, depois, colocar fios marcadores mais uma vez, sem crochetar, da seguinte maneira: colocar o primeiro fio marcador depois de 15 pontos, colocar cada um dos 11 fios marcadores seguintes com um espaço de 30 pontos, entre eles. Restam 15 pontos depois do último fio marcador. Crochetar as carreiras 38 e 39. Cortar o fio e crochetar a carreira 40 pelo direito - desta maneira as duas carreiras 39 e 40 são ambas feitas pelo direito. Começar a carreira 40 com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente da carreira precedente. Continuar como antes e aumentar nas carreiras com uma flecha da seguinte maneira:
FLECHA 11 (= carreira 41): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta do aro (= aumenta-se 24 pontos) = 384 pontos.
FLECHA 12 (= carreira 44): Aumentar 1 ponto alto de cada lado dos fios marcadores crochetando 1 ponto alto suplementar à volta do aro (= aumenta-se 24 pontos) = 408 pontos.
Continuar os diagramas até a carreira 48 estar terminada. Cortar o fio depois da carreira 48 e crochetar a carreira 49 pelo direito - desta maneira as duas carreiras 48 e 49 são ambas feitas pelo direito. Começar a carreira 49 com 1 ponto baixíssimo no 2.º ponto corrente da carreira precedente. Temos 68 leques (= 34 vezes A.6b) quando a carreira 49 está terminada. A peça mede cerca de 69 cm a partir do princípio a meio da xaile.

Crochetar , então, A.7b (A.7a mostra como cada carreira começa e faz-se além de A.7b).
Crochetar a carreira 50 pelo avesso da seguinte maneira: dobrar a carreira 49 (a carreira com os leques bordeaux), direito contra direito, e crochetar à volta da carreira 48 ( a carreira em azul jeans) pelo avesso do xaile da seguinte maneira: (4 pontos corrente, 1 ponto baixo à volta do primeiro meio ponto alto/do meio ponto alto seguinte). Continuar desta maneira ao longo do xaile e terminar com 1 ponto baixo à volta do último meio ponto alto = 136 aros.
FLECHA 13 (carreira 51): Aumentar 2 pontos (= 1 ponto corrente + 1 ponto alto) à volta dos 2 aros antes de cada fio marcador e aumentar 2 pontos (= 1 ponto corrente + 1 ponto alto) à volta de cada um dos 2 aros depois de cada fio marcador (= aumenta-se 48 aros) = 252 pontos corrente + 252 pontos altos.
Cortar o fio quando as carreiras 52 e 53 estão terminadas e crochetar a carreira 54 pelo direito - desta maneira as duas carreiras 53 e 54 são ambas feitas pelo direito. Começar a carreira 54 com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente da carreira precedente. Quando A.7a e A.7b tiverem sido crochetados, a peça está terminada. Cortar e entretecer os fios. O xaile mede cerca de 76 cm a partir do princípio.

Diagramas

= crochetar 5 pontos corrente e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. O ponto preto representa o princípio da carreira
= 1 ponto corrente
= 3 pontos corrente
= 1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente/do aro/do ponto corrente. NOTA: Nas carreiras 36 e 50, crochetar à volta dos meios pontos altos – ver explicações acima!
= pelo direito: 1 ponto baixo na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto baixo na alça da frente do ponto
= 1 meio ponto alto à volta do aro
= 1 ponto alto à volta do ponto corrente/do aro
= pelo direito: 1 ponto alto na alça de trás do ponto. Pelo avesso: 1 ponto alto na alça da frente do ponto
= 1 ponto alto duplo à volta do ponto corrente/do aro
= Crochetar um borboto à volta do aro da seguinte maneira: crochetar 1 ponto alto, mas não fazer a última laçada, crochetar 3 pontos altos duplos à volta do mesmo aro, mas não fazer a última laçada no fim de cada um destes pontos altos, crochetar 1 ponto alto à volta do mesmo aro, mas, na última laçada, crochetar todas as argolas na agulha de croché
= aumentar 1 aro à volta deste aro crochetando 2 aros como indicado no diagrama
= pelo direito: (1 ponto alto, 2 pontos corrente, 1 ponto alto) na alça de trás do mesmo ponto. Pelo avesso: (1 ponto alto, 2 pontos corrente, 1 ponto alto) na alça da frente do mesmo ponto
= começar por esta carreira – a carreira anterior já foi feita
= aumentar de cada lado do fio marcador nas carreiras com uma flecha – ver explicações acima!
= crochetar 3 pontos corrente no princípio da carreira
= crochetar 1 ponto corrente no princípio da carreira
= crochetar 4 pontos corrente no princípio da carreira. Terminar a carreira com 1 ponto alto duplo no último ponto da carreira
= crochetar 2 pontos corrente no princípio da carreira
= 4 pontos corrente

Mari Cruz 22.03.2019 - 02:43:

Hola,muchas gracias por dar la oportunidad de hacer vuestras maravillas en crochet,me gustaría si puede ser que me mandarais el patrón del chal Drop 190 todo junto,me es muy difícil sacarlo todo por separado,os agradecería enormemente si me pudierais poner el patrón entero del chal o bien me lo enviarais yo lo pagaría,el porte,muchas gracias y un abrazo,espero vuestra contestación.

Tina 16.02.2019 - 20:48:

Ik wil deze omslagdoek maken in 1 kleur. Kun je mij zeggen hoeveel garen ik dan nodig heb. Alvast bedankt

DROPS Design 17.02.2019 kl. 19:24:

Dag Tina,

Dat is niet precies bekend, maar op basis van andere omslagdoeken van vergelijkbaar garen schat ik in dat je ongeveer 500 gram nodig hebt als je hem in één kleur maakt.

Yolande 02.11.2018 - 20:46:

Dank u voor het patroon, ik wil het graag maken in wol, voor de winter met dezelfde haaknaald dikte moet ik dan ergens rekening mee houden tijdens het maken? Vriendelijke groet yolande

DROPS Design 04.11.2018 kl. 20:18:

Dag Yolande,

Deze omslagdoek kan ook prima met wol gemaakt worden. DROPS Karisma of DROPS Lima is hier bijvoorbeeld wel geschikt voor want dit heeft ongeveer dezelfde garendikte.

Hengie Hengelmann 04.10.2018 - 12:53:

Bonjour tout au début des explis il est indiqué de commencer le rang par une étoile je ne comprends pas ce que ça veut dire merci pour votre aide

DROPS Design 04.10.2018 kl. 13:13:

Bonjour Mme Hengelmann, vous commencez les diagrammes par le rang avec une étoile = en bas à droite des diagrammes, et vous lisez le diagramme de droite à gauche sur l'endroit (de gauche à droite sur l'envers). Retrouvez ici en images et en vidéos comment crocheter ce châle. Bon crochet!

🇪🇸 Eva 01.09.2018 - 18:11:

Estoy de acuerdo con el primer comentario. El diseño es precioso pero muy complicado para seguir. Pasa lo mismo con cualquiera de vuestros diseños, por favor, cambiar el sistema. Gracias

Noa 17.08.2018 - 09:05:

Hi, although this is a lovely shawl and I am an experienced crochetier, all your patterns are so difficult to follow. Dividing the pattern diagram vertically instead of horizontally just makes it hard for no reason!

Silvia 28.07.2018 - 21:36:

Preciosismo!!!!

Veronica 27.07.2018 - 18:47:

Termine de hacerlo hace un dia y estoy encantada de como ha quedado!!!!! La textura y el tamaño lo hacen único!!!!!! Felicitaciones al equipo de diseño por hacer prendas tan originales!!!!!

Dehorter 05.01.2018 - 14:55:

Très joli

Michelle 29.12.2017 - 04:37:

Love the different colors and stitches. Great way to use up left over yarns.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 190-1