DROPS / 176 / 6

Let's Play by DROPS Design

Pulôver com raglan e riscas, tricotado de cima para baixo, em DROPS Alpaca e DROPS Brushed Alpaca Silk. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º z-788
Grupo de fios A + C ou D
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS ALPACA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
50-50-100-100-100-100 g cor 100, natural
50-50-100-100-100-100 g cor 3112, rosa ternura
50-50-100-100-100-100 g cor 3720, rosa médio
50-50-100-100-100-100 g cor 2923, amarelo ouro
E:
DROPS BRUSHED ALPACA SILK (pertence ao grupo de fios C)
100-125-125-150-150-175 g cor 01, natural

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 80 cm) DROPS 6 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 malhas e 16 carreiras em ponto meia com 1 fio de cada qualidade (= 2 fios) = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 80 cm) DROPS 5 mm – para as orlas em ponto jarreteira e o canelado/barra.

Comentários (11)

100% alpaca
a partir de 2.55 € /50g

a partir de 1.95 € /25g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 18.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, dividir o número total de malhas (por ex. 68) pelo número de aumentos a fazer (por ex. 8) = 8.5. Neste exemplo, aumentar alternadamente depois de cerca de cada 8.ª e 9.ª malha. Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

RAGLAN:
Aumentar para o raglan de cada lado dos 4 fios marcadores. NOTA: Nos tamanhos XL + XXL + XXXL o número de aumentos é diferente na frente/nas costas e nas mangas como explicado abaixo.

AUMENTAR DA SEGUINTE MANEIRA QUANDO SE AUMENTAM 2 MALHAS (ou seja, 1 malha de cada lado da peça):
Depois do fio marcador: 1 malha meia, fazer 1 laçada (= 1 malha aumentada). Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.
Antes do fio marcador: começando 1 malha antes do fio marcador, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= 1 malha aumentada). Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.

AUMENTAR DA SEGUINTE MANEIRA QUANDO SE AUMENTAM 4 MALHAS (ou seja, 2 malhas de cada lado da peça):
Depois do fio marcador: 1 malha meia, fazer 1 laçada, 1 malha meia, fazer 1 laçada (= 2 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar a laçada mais próxima do fio marcador em meia (= buraco), tricotar a outra laçada torcida em meia (= sem buraco).
Antes do fio marcador: Começar 2 malhas antes do fio marcador, fazer 1 laçada, 1 malha meia, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= 2 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar a 1.ª laçada torcida em meia (= sem buraco), tricotar a outra laçada (a mais próxima do marcador) em meia (= buraco).

RISCAS:
Alpaca = A, Brushed Alpaca Silk = BAS.
NOTA: as riscas são indicadas alternadamente em carreiras e em cm. Todas as riscas tricotam-se em ponto meia.
RISCAS COSTAS & FRENTE:
2 carreiras com 1 fio A rosa ternura + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A natural + 1 fio BAS natural.
9-9-10-10-10-11 cm com 1 fio A rosa ternura + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A rosa ternura + 1 fio BAS natural.
9-9-10-10-10-11 cm com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
9-9-10-10-10-11 cm com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A natural + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
Jusqu'no fim: 1 fio A natural + 1 fio BAS natural.
RISCAS MANGAS:
2 carreiras com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A rosa ternura + 1 fio BAS natural.
9-9-9-9-8-9 cm com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A rosa médio + 1 fio BAS natural.
9-9-9-9-8-9 cm com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A natural + 1 fio BAS natural.
2 carreiras com 1 fio A amarelo ouro + 1 fio BAS natural.
Até ao fim: 1 fio A natural + 1 fio BAS natural.

AUMENTOS-2 (lados costas & frente):
Começando 1 malha antes do fio marcador, fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), 1 laçada (= 2 malhas aumentadas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob a manga):
Começando 3 malhas antes do fio marcador, tricotar: 2 malhas juntamente em meia, 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= 2 malhas diminuídas).
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo na agulha circular a partir do meio da parte de trás. As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 68-68-72-72-76-76 malhas com a pequena agulha circular 5 mm e 1 fio Alpaca (= A) natural + 1 fio Brushed Alpaca Silk (= BAS) natural. Tricotar 2 BARRAS JARRETEIRA – ver acima. AO MESMO TEMPO, na 3.ª carreira (= uma carreira de malhas meia), aumentar 8-12-12-12-16-16 malhas a intervalos regulares – VER AUMENTOS-1 = 76-80-84-84-92-92 MALHAS. Mudar para a pequena agulha circular 6 mm depois da barra jarreteira e colocar 4 fios marcadores da seguinte maneira (sem tricotar as malhas): o 1.º fio marcador depois das 13-14-15-15-17-17 primeiras malhas (= metade das costas), o 2.º fio marcador depois das 12 malhas seguintes (= manga direita), o 3.º fio marcador depois das 26-28-30-30-34-34 malhas seguintes (= frente) e o 4.º fio marcador depois das 12 malhas seguintes (= manga esquerda). Restam, então, 13-14-15-15-17-17 malhas das costas depois do último fio marcador. Tricotar em ponto meia em redondo. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! AO MESMO TEMPO, na 2.ª malha em ponto meia, aumentar para o RAGLAN a cada transição entre as costas/a frente e as mangas – ver acima. Aumentar da seguinte maneira:
TAMANHOS S + M + L (frente/costas + mangas): Aumentar 1 malha de cada lado de cada um dos 4 fios marcadores 14-16-17 vezes ao todo a cada 2 carreiras.
TAMANHOS XL + XXL + XXXL: Aumentar 2 malhas de cada lado da frente e das costas 2-3-4 vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois, aumentar 1 malha de cada lado da frente e das costas 17-17-18 vezes a cada 2 carreiras. AO MESMO TEMPO, aumentar 1 malha de cada lado das mangas 19-20-22 vezes ao todo a cada 2 carreiras.

RISCAS:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 9-11-10-11-13-12 cm (medir a partir da carreira de montagem, a meio da frente) tricotar as RISCAS COSTAS & FRENTE – ver acima.

Quando todos os aumentos do raglan estiverem feitos, temos 188-208-220-244-264-284 malhas e a peça mede cerca de 19-21-23-25-26-28 cm a partir da carreira de montagem, a meio da frente (ou seja, cerca de 22-24-26-28-29-31 cm a partir do ombro).
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: 27-30-32-36-40-43 malhas em ponto meia (= metade das costas), colocar as 40-44-46-50-52-56 malhas seguintes em espera num fio (= manga direita), montar 6-6-8-8-8-10 malhas (= lado sob a manga), tricotar 54-60-64-72-80-86 malhas em ponto meia (= frente), colocar as 40-44-46-50-52-56 malhas seguintes em espera num fio (= manga esquerda), montar 6-6-8-8-8-10 malhas (= lado sob a manga) e tricotar as 27-30-32-36-40-43 malhas restantes em ponto meia (= metade das costas). Tricotar , então, a frente/as costas e as mangas separadamente. PASSARA A MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!

COSTAS & FRENTE:
= 120-132-144-160-176-192 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 6-6-8-8-8-10 malhas montadas sob as mangas de cada lado da peça. Continuar em redondo em ponto meia, seguindo as riscas costas & frente. AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 4 cm aumentar 2 malhas de cada lado da peça – VER AUMENTOS-2 (= 4 aumentos). Aumentar desta maneira 3-3-3-4-4-4 vezes ao todo a cada 8-8-8-6-6-6 cm = 132-144-156-176-192-208 malhas.
Quando a peça medir 46-48-50-51-53-55 cm a partir da carreira de montagem a meio da frente (ou seja, cerca de 49-51-53-54-56-58 cm a partir do ombro), as riscas devem estar terminadas. Tricotar 1 volta meia com 1 fio Alpaca natural + 1 fio Brushed Alpaca Silk natural aumentando 30-30-36-40-42-44 malhas a intervalos regulares = 162-174-192-216-234-252 malhas.
Mudar para a agulha circular 5 mm e tricotar em canelado em redondo (= 2 malhas meia / 4 malhas liga). Quando o canelado medir 2 cm, aumentar 1 malha liga dans todas as secções de 4 malhas liga (= canelado 2 malhas meia/5 malhas liga) = 189-203-224-252-273-294 malhas. Quando o canelado medir 3-3-3-4-4-4 cm, arrematar frouxamente as malhas como elas se apresentam. O pulôver mede cerca de 52-54-56-58-60-62 cm a partir do ombro.

MANGAS:
Colocar as 40-44-46-50-52-56 malhas de um lado da peça nas agulhas de pontas duplas 6 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 6-6-8-8-8-10 malhas montadas sob a manga e colocar um fio marcador a meio dessas 6-6-8-8-8-10 malhas (= meio sob a manga) = 46-50-54-58-60-66 malhas. Continuar em redondo com a cor da risca das costas/frente até este essa risca medir 9-9-10-10-10-10 cm, e tricotar então as RISCAS MANGAS– ver acima. AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 2 cm para todos os tamanhos a partir da separação, diminuir 2 malhas a meio sob a manga – VER DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 6-7-9-10-11-13 vezes ao todo a cada 4½-3½-2½-2-2-1½ cm = 34-36-36-38-38-40 malhas. Continuar até este que a manga medir 28-27-26-25-24-23 cm a partir da separação. Mudar para as agulhas de pontas duplas 5 mm e 1 fio natural Alpaca + 1 fio natural Brushed Alpaca Silk. Tricotar 2 barras jarreteira, retomar as agulhas de pontas duplas 6 mm e arrematar frouxamente. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

Diagramas

Comentários (11)

Deixe o seu comentário!

Gunilla 13.10.2018 - 15:31:

Jag kanske har missat något, men när byter man till den långa rundstickan nr 6?

DROPS Design 15.10.2018 kl. 17:57:

Hej, du kan byta till den längre rundstickan så fort du ökat tillräckligt med maskor.

Birgitta 24.04.2018 - 22:32:

Nu har jag köpt exakt antal nystan och färger till denna fina tröja. Min fråga och oro är hur 200 gram Drops Alpacka och 125 gram Brushed Alpacka Silk ska räcka till storlek medium. Kan det vara fel ? Tacksam för svar.

DROPS Design 26.04.2018 kl. 09:27:

Hej Birgitta, det skall stämma.... vi har inte hört att det inte skulle stämma :)

Anne 20.11.2017 - 11:19:

Pull tout doux très agréable à tricoter et à porter. Je vais en faire un deuxième dans un autre coloris.

Fm 09.10.2017 - 23:34:

Hei Hvis jeg vil strikke denne med vanlig vrangbord hals, hvordan gjør jeg det da?

DROPS Design 11.10.2017 kl. 15:07:

Hei! Da må du sørge for å ha et antall masker så vrangborden går opp, maskeantallet må justeres i følge oppskriften før du starter med raglanøkningen så du får 76-80-84-84-92-92 masker (i de forskjellige størrelsene). Vi har dessverre ikke mulighet til å regne om maskeantallet i oppskriften. God fornøyelse!

Zenf 07.10.2017 - 00:11:

Hei Hvis jeg vil strikke denne med vanlig vrangbord hals, hvordan gjør jeg det da?

Kristine 26.07.2017 - 21:28:

In your response to Barb about measurements you refer her to the schematics on the pattern. what unit of measure are these in?

DROPS Design 27.07.2017 kl. 00:00:

Dear Kristine, the measurements on the schematics are given in cm. Happy Knitting!

Barb Baronas 11.07.2017 - 06:38:

Are there standard measurements for your sizing? I'm looking at 2 different patterns that are marked s/m/l/xl/xxl but I don't see bust sizes for them. I would like to make the Let's play and the Strawberry Vanilla pullovers. Thanks!

DROPS Design 11.07.2017 kl. 08:17:

Dear Barb, sizing always depends on several factors, mainly the style of the piece, and teh yarn used. You should always refer to the schematics found at the bottom of the pattern to figure out what size to knit. Happy crafting!

Mimi Routh 19.06.2017 - 17:09:

I see this in bright colors perhaps for just after the holidays when it's still cold but one is yearning to wear flower colors. Beautiful & flattering!

Marta Moro Rodríguez 02.02.2017 - 09:59: http://www.elegantea ...

Me gustaría que sibierais el patrón para poder descargarlo, sólo se ve la foto. Muchas gracias

Mary Kersey 17.01.2017 - 15:33:

I love this one - looks so fresh and comfortable

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 176-6