DROPS / 163 / 15

Violetta by DROPS Design

Pantufas DROPS em ponto jarreteira, tricotadas com 2 fios ”Alaska”. Do 35 ao 42

DROPS design: Modelo n.º x-412
Grupo de fios C+C ou E
----------------------------------------------------------
Números: 35/37 - 38/39 - 40/42
Comprimento de pé: 22-24-26 cm
Fios:
DROPS ALASKA da Garnstudio
250-250-300 g para todos os números, cor n° 53, rosa escuro

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E DIREITAS DROPS 6 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 13 ms/pts x 17 carreiras em ponto meia com 2 fios tricotados juntamente em Alaska = 10 x 10 cm.
AGULHA DROPS PARA TORCIDOS

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = 2 carreiras meia

PONTO JARRETEIRA (em redondo na agulhas de pontas duplas):
Tricotar: *1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô*, repetir de * a *. 1 barra jarreteira = 2 carreiras.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1-A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito (1.ª carreira = pelo avesso).
--------------------------------------------------------

PANTUFAS:
Montar 36-38-40 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 6 mm e 2 fios Alaska. Tricotar em ponto jarreteira em redondo - ver acima - até a peça mede cerca de 5 cm. Terminar depois de 1 carreira em ms/pts liga/tricô.
Manter então na agulha as 9-11-11 primeiras ms/pts da carreira, colocar as 27-27-29 restantes ms/pts num alfinete de ms/pts. Continuar em ponto jarreteira em idas e voltas - ver acima -, acima das 9-11-11 ms/pts e montar 1 m/p de cada lado da peça (ms/pts ourela) = 11-13-13 ms/pts (peito do pé). Quando o peito do pé medir 7-8½-10 cm, diminuir 1 m/p ourela de cada lado da peça pelo direito = 9-11-11 ms/pts. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA!
Levantar então 12-14-16 ms/pts a 1 m/p do rebordo ao longo do peito do pé e retomar e tricotar as ms/pts em espera, e levantar 12-14-16 ms/pts a 1 m/p do rebordo ao longo do outro lado do peito do pé = 60-66-72 ms/pts na agulha. PASSAR A MEDIR A PARTIR DAQUI.
Colocar 1 marcador a meio da frente (ponta do pé) e 1 marcador a meio das costas (calcanhar). Tricotar em redondo em ponto jarreteira. A 2 cm, tricotar 2 ms/pts juntamente em meia de cada lado de cada marcador a cada 2 carreiras (= 4 ms/pts a menos por cada carreira de diminuições). Continuar a diminuir desta maneira até a peça medir 5-5-6 cm. Arrematar, dobrar a peça ao meio e unir as ms/pts arrematadas entre elas (= meio da planta do pé). Costurar na alça mais exterior das ms/pts para evitar uma costura demasiado grossa. Tricotar outra pantufa igual.

ORLA À VOLTA DA PERNA:
Tricotar 2 bandas que, depois, são costuradas à parte de cima das pantufas.

ORLA 1: Montar 15 ms/pts com as agulhas 6 mm e 2 fios Alaska. Tricotar 2 carreiras meia. Na carreira seguinte, tricotar da seguinte maneira: 2 ms/pts ponto jarreteira, 2 ms/pts liga/tricô, *1 m/p meia, 1 laçada*, repetir de * a * 3 vezes ao todo (= 3 aumentos), terminar com 2 ms/pts liga/tricô e 6 ms/pts ponto jarreteira = 18 ms/pts. Tricotar a carreira seguinte seguindo o diagrama A.1 (1.ª carreira do diagrama = pelo avesso, ou seja, ler o diagrama da esquerda para a direita), tricotar as laçadas da carreira precedente torcidas em liga/tricô para evitar buracos. Continuar em A.1 até a peça medir cerca de 31-33-35 cm - ajustar para depois de, pelo menos, 1 carreira em ponto meia depois da última trança. Na carreira seguinte, pelo direito, tricotar todas as ms/pts da trança juntamente em meia, 2 a 2 = 15 ms/pts. Tricotar 2 carreiras meia e arrematar as ms/pts em meia pelo avesso. Costurar as ms/pts arrematadas na carreira de montagem com pequenos pontos.

ORLA 2: Montar 15 ms/pts com as agulhas 6 mm e 2 fios Alaska. Tricotar 2 carreiras meia. Na carreira seguinte, tricotar da seguinte maneira: 6 ms/pts ponto jarreteira, 2 ms/pts liga/tricô, *1 m/p meia, 1 laçada*, repetir de * a * 3 vezes ao todo (= 3 aumentos), terminar com 2 ms/pts liga/tricô e 2 ms/pts ponto jarreteira = 18 ms/pts. Tricotar a carreira seguinte seguindo o diagrama A.2 (1.ª carreira do diagrama = pelo avesso, ou seja, ler o diagrama da esquerda para a direita), tricotar as laçadas da carreira precedente torcidas em liga/tricô para evitar buracos. Continuar em A..2 até a peça medir cerca de 31-33-35 cm - ajustar para depois, pelo menos, de 1 carreira em ponto meia depois da última trança. Na carreira seguinte pelo direito, tricotar todas as ms/pts da trança juntamente em meia, 2 a 2 = 15 ms/pts. Tricotar 2 carreiras meia e arrematar em meia pelo avesso. Costurar as ms/pts arrematadas na carreira de montagem com pequenos pontos.

MONTAGEM:
Costurar uma orla a cada pantufa, passar a orla cerca de 1 cm por cima da pantufa (o lado da orla com mais ms/pts em ponto jarreteira deve estar em baixo). Costurar com pequenos pontos no lado de dentro da pantufa. Ter atenção para que a costura seja a meio da parte de trás.

= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 163-15 original.