DROPS Baby / 18 / 13

Princess Dora by DROPS Design

Conjunto de vestido tricotado em ponto rendado e mangas raglan com botinhas a condizer para bebés e crianças em DROPS Alpaca

  • Princess Dora / DROPS Baby 18-13 - Conjunto de vestido tricotado em ponto rendado e mangas raglan com botinhas a condizer para bebés e crianças em DROPS Alpaca
  • Princess Dora / DROPS Baby 18-13 - Conjunto de vestido tricotado em ponto rendado e mangas raglan com botinhas a condizer para bebés e crianças em DROPS Alpaca
Tamanhos: 1/3 – 6/9 – 12/18 meses ( 2 - 3/ 4 anos)
Altura em cm : 50/56-62/68-74/80 (86/92-96/104)

Fios: DROPS Alpaca da Garnstudio
Vestido :
150-150-200 (200-250) g cor n.º 0100, cru
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 3720, violeta
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 3140, rosa claro
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 3770, rosa escuro
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 3800, urze

SAPATINHOS :
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 0100, cru
50 gr para todos os tamanhos, cor n.º 3140, rosa claro

VESTIDO :
Agulhas DROPS pontas duplas e circular 3 mm (40 cm para os dois tamanhos mais pequenos e 60 cm para os 3 tamanhos maiores) – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 ms/pts x 32 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia
Agulhas DROPS pontas duplas e circular 2,5 mm (40 cm)
Botões DROPS em madeira n.º 503: 2

SAPATINHOS :
Agulhas DROPS pontas duplas 2,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 ms/pts x 52 carreiras = 10 x 10 cm em ponto jarreteira
Botões DROPS Madrepérola n.º 523: 3

-------------------------------------------------------
Tensão da amostra – Veja como medi-la e porque está neste modelo
-------------------------------------------------------

100% alpaca
a partir de 2.55 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 20.40€. Saiba mais.

Explicações do modelo

Nota: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

Tricotar todas as carreiras em ponto meia

PONTO JARRETEIRA (em redondo) :
1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô

JACQUARD : Ver diagramas M4 e M5 mais abaixo. Os diagramas mostram o motivo pelo direito da peça.

PONTO de ONDAS : Ver diagramas M1 e M2 mais abaixo. Os diagramas mostram o ponto fantasia pelo direito da peça.
--------------------------------------------------------------
VESTIDO :
Tricota-se em redondo na agulha circular – as carreiras começam a meio das costas.
Com o fio cru e a agulha circular 3 mm montar FROUXAMENTE 170-187-204 (221-238) ms/pts. Tricotar M1. A cerca de 5-7-8 (10-11) cm de altura total – medir depois de um motivo inteiro de M1 - tricotar 1 vez M2 em altura = 150-165-180 (195-210) ms/pts. Tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 30-33-30 (27-30) diminuições = 120-132-150 (168-180) ms/pts. Tricotar 1 carreira liga/tricô. Colocar um marcador depois de 30-33-38 (42-45) ms/pts e um outro depois de 90-99-113 (126-135) ms/pts (= marcam os lados). Continuar em ponto meia.
NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA AMOSTRA !
A 14-16-19 (22-24) cm de altura total, continuar com M4 em todas as ms/pts. A 21-27-32 (37-40) cm de altura total, arrematar para as cavas 10 ms/pts de cada lado (ou seja 5 ms/pts de ambos os lados de cada marcador) = 100-112-130 (148-160) ms/pts. Colocar em espera e tricotar as mangas.

MANGAS : Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas. Com o fio cru e as agulhas de pontas duplas 2,5 mm montar 36-36-42 (42-46) ms/pts. Tricotar 4 cm em ponto jarreteira – VER ACIMA. Continuar com as agulhas de pontas duplas 3 mm em ponto meia. Colocar um marcador no princípio da carreira = marca o meio da parte interior da manga. A 5-5-5 (6-7) cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado do marcador e repetir estes aumentos num total de 7-8-8 (10-10) vezes a cada 4-4-5 (5-6) carreiras = 50-52-58 (62-66) ms/pts. AO MESMO TEMPO, a 10-11-11 (14-16) cm de altura total, continuar em M4. A 14-17-19 (23-27) cm de altura total, arrematar 10 ms/pts na parte inferior da manga (ou seja 5 ms/pts de cada lado do marcador) = 40-42-48 (52-56) ms/pts. Colocar em espera e tricotar a 2.ª manga.

ESPELHO : Voltar a colocar as mangas na mesma agulha circular que as costas e a frente, acima das ms/pts arrematadas para as cavas = 180-196-226 (252-272) ms/pts. Tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 0-7-1 (9-11) diminuições = 180-189-225 (243-261) ms/pts. Continuar com o motivo M5 – ver o diagrama para cada tamanho. A 7-7-8 (9-10) cm de altura do espelho, dividir a peça a meio das costas para a fenda da abertura das costas da seguinte maneira :
Tricotar a carreira até ao meio das costas, montar 4 ms/pts (= banda com casas de botões), virar e continuar em idas e voltas em todas as ms/pts, com 4 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado para as orlas (tricotar as 4 ms/pts aumentadas com o fio cru). AO MESMO TEMPO, depois de 2 cm, fazer uma casa de botão na orla da esquerda, tricotando juntamente em meia a 2.ª e a 3.ª m/p a partir do rebordo, 1 laçada. Fazer uma 2.ª casa de botão da mesma maneira a 2,5 cm acima da 1.ª. Depois de M5 – ver flecha no diagrama para cada tamanho – restam 64-67-79 (85-91) ms/pts. Continuar com a agulha circular 2,5 mm e tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 4-2-9 (10-11) diminuições = 60-65-70 (75-80) ms/pts. Tricotar 6 carreiras em ponto jarreteira em todas as ms/pts e arrematar frouxamente. O vestido mede aproximadamente cerca de 33-39-45 (51-55) cm de altura total.

MONTAGEM :
Fechar as aberturas debaixo das mangas com uma costura. Fixar a parte de baixo da banda das casas de botões às costas e pregar os botões. Dobrar a parte de baixo das mangas para cima se necessário.

------------------------------------------------------------

SAPATINHOS :

JACQUARD : Ver diagrama M3 mais abaixo. O diagrama mostra o motivo pelo lado do direito.

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em ponto meia

SAPATINHOS : Tricotam-se em idas e voltas a partir do meio das costas.
Com 2 fios cru e as agulhas 2,5 mm montar 55-55-55 (66-66) ms/pts. Tirar 1 fio e tricotar 2 carreiras meia (1.º carreira = direito). Tricotar 1 vez em altura M3 em todas as ms/pts. Tricotar 1 carreira meia no direito e, AO MESMO TEMPO, distribuir 5-1-1 (8-8) diminuições = 50-54-54 (58-58) ms/pts. Continuar em canelado/barra 2/2 com 1 m/p ourela de cada lado até ter 6-7-7 (8-8) cm de altura total - ajustar para que a carreira seguinte seja uma carreira do avesso. Mudar para o fio rosa claro, tricotar 1 carreira liga/tricô no avesso e, AO MESMO TEMPO, distribuir 16 diminuições = 50-54-54 (58-58) ms/pts. Tricotar 6 carreiras em ponto jarreteira e, em seguida, colocar em espera num alfinete de ms/pts 12-12-12 (14-14) ms/pts de cada lado = restam 10-14-14 (14-14) ms/pts (= parte de cima do pé). Tricotar 4-4,5-5 (6-8) cm de canelado/barra em cor cru nessas ms/pts (começar pelo direito) : *2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô * repetir de * a * e terminar com 2 ms/pts meia. Levantar 10-11-13 (16-21) ms/pts de cada lado da parte de cima do pé com o fio cru e retomar as ms/pts em espera = 54-60-64 (74-84) ms/pts. Continuar com o fio rosa claro em ponto jarreteira em idas e voltas em todas as ms/pts a partir do meio das costas e, AO MESMO TEMPO, depois de 1,5-2,5-3 (3-4) cm, diminuir da seguinte maneira : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia no princípio e no fim da carreira, e 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia de cada lado das 2 ms/pts centrais. Repetir estas diminuições a cada 2 carreiras até a orla medir 3-4-5 (5-6) cm de altura total. Arrematar e costurar a sola do sapatinho e subir ao longo dos lados, fazendo as costuras nas ms/pts ourela.

Diagramas

symbols = 1 m/p meia no direito, liga/tricô no avesso
symbols = 1 m/p liga/tricô no direito, meia no avesso
symbols = No direito : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia. No avesso : 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô
symbols = 1 laçada entre 2 ms/pts
symbols = urze 3800
symbols = rosa escuro 3770
symbols = cru 0100
symbols = rosa claro 3140
symbols = violeta 3720

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS Baby 18-13) .

Comentários / Perguntas (85)

country flag Elena 11.09.2021 - 18:39:

Salve volevo sapere se questo modello si può fare con il filato Baby Merino poichè sono del gruppo A entrambi. grazie

user icon DROPS Design 11.09.2021 kl. 22:48:

Buonasera Elena, può lavorarlo con Baby Merino controllando che il campione corrisponda a quello indicato. Buon lavoro!

country flag Colleen 27.02.2021 - 17:15:

Hello, I am wanting to knit the princess Dora dress, I’m a bit confused with the diagram, there is no instructions for the sign in M5 for the outlined Diamond in row one (and six other rows that have the same sign) the sit only gives me a filled in black diamond for light pink. Is this a mistake? Is it supposed to be a filled in Diamond? Thank you

user icon DROPS Design 13.04.2021 kl. 11:32:

Dear Colleen, sorry for late answer - symbols have been updated now. You might like to print diagrams again to get them right. Happy knitting!

country flag Anne Henriksson 18.02.2021 - 13:38:

Hur mycket garn beräknas om jag stickar hela klänningen i samma färg (natur)? Vilket Alpacka garn avses? Alpacka eller Babyalpacka? Den färg som avses som bottenfärg, 0100, finns bara i Babyalpacka. Övriga färger som presenteras i mönsterbeskrivningen finns enbart i Alpacka Tacksam för snabbt svar så jag kan inkomma med min beställning.

user icon DROPS Design 18.02.2021 kl. 15:22:

Hej Anne, vi har ikke garnforbruget i ensfarvet, du skriver ikke hvilken størrelse... , men du kan nok trække et nystan fra uanset om du vælger DROPS Alpaca eller Baby alpaca Silk :)

country flag Lucie Lemieux 02.11.2020 - 20:35:

I'm knitting the Princess Dora dress and I'm at the Yoke when the yoke is to be divided for split mid back. I'm really struggling to understand. Am I switching to double pointed needles? I wish you had a video tutorial for this part.

user icon DROPS Design 03.11.2020 kl. 08:31:

Dear Mrs Lemieux, when you divide piece for split on mid back, you just first work the round to the middle of back piece, then cast on 4 sts for the button band, turn and work now from the wrong side of piece, end with 4 sts in garter stitch. Continue working now back and forth (you can use either a circular or double pointed needles), working alternately from RS and from WS with 4 sts in garter st on each side. Continue diagram M.5 as before (read now WS row from the left towards the right). Happy knitting!

country flag Rosemary Femrite 14.03.2020 - 22:44:

At the very beginning of the pattern Drops Baby 18-13:I do not understand when it says “adjust to after a full repeat of M1”. But before that it also says when piece measures 8cm (size I am knitting) and my piece is far from reaching 8 cm. How many times (1?) are we to work M1?

user icon DROPS Design 15.03.2020 kl. 10:27:

Dear Rosemary, repeat the pattern M.1 until your piece is just about 8 cm, and then finish it after you have knitted a full repeat of the pattern (in other words, you knitted all rows of the pattern repeat. "Adjust to a full repat" means, that you should finish after you have knitted all the rows of a pattern unit). I hope this helps. Happy Knitting!

country flag Jette Asp Bøttcher 05.02.2020 - 08:28:

Skal der kun slåes op til kant ved delingen i den ene side??

user icon DROPS Design 10.02.2020 kl. 16:58:

Hej Jette, strikker du kjolen? Hvilken størrelse og hvor er du i opskriften?

country flag Victoria 14.05.2019 - 07:20:

Hei,skal felle til armer på strls 6/9 måner. Men det må være feil i oppskriften. Det står sett ett merke etter 33 m. Så ett merke etter 99 m. Å då ska eg fella 10 me kvart merke. Det kan vel ikke stemma. Blir veldig lite på ene siden å veldig mye på andre siden.

user icon DROPS Design 15.05.2019 kl. 07:28:

Hei Victoria, Merkene markerer sidene - første merke etter 33 masker og andre etter 99 masker. Da er det 66 masker mellom merkene både foran og bak siden du har 33 masker igjen til begynnelse av omgangen. God fornøyelse!

country flag Sarah 17.02.2019 - 11:14:

In der deutschen Fassung wäre es hilfreich, bei den Erklärungen zum Digramm bei „1Umschlag“ zu ergänzen mit „zwischen zwei Maschen“, so wie in der englischen und französischen Fassung...

country flag Heidi 08.11.2018 - 13:54:

Hei. Princess dora. Holder på med m1: Skal jeg strikke 2rette før første kast etter å ha strikket 6 m sammen og 2rette etter siste kast før jeg strikker 6 m sammen?

user icon DROPS Design 16.11.2018 kl. 14:27:

Hei Heidi. Omgangen med fellinger og kast strikkes slik: 2 masker rett sammen, 2 masker rett sammen, 2 masker rett sammen (= 3 masker felt og 3 masker på pinnen), kast, 1 rett, kast, 1 rett, kast, 1 rett, kast, 1 rett, kast, 1 rett, kast (6 masker økt og 14 masker på pinnen), 2 masker rett sammen, 2 masker rett sammen, 2 masker rett sammen (3 masker felt og 17 masker på pinnen). Maskeantallet er det samme som da du startet. Du strikker altså kast med en gang du har felt den 3 masken, og du strikker 2 masker rett sammen med en gang etter siste kast. God fornøyesle.

country flag Heidi 08.11.2018 - 13:50:

Hei. Holder på med m1: Skal jeg strikke 2rette før første kast etter å ha strikket 6 m sammen og 2rette etter siste kast før jeg strikker 6 m sammen?

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Baby 18-13