DROPS Baby / 29 / 9

Hello Kitten by DROPS Design

Conjunto composto por: Gorro bébé em ponto jarreteira e ponto de ondas com abas para as orelhas. Casaco cache-coeur em ponto jarreteira e ponto rendado. Calça em ponto jarreteira e ponto rendado. Tamanhos prematuro – 4 anos. Tricota-se em DROPS BabyMerino.

DROPS Design: Modelo n.º bm-072-by
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
O conjunto completo precisa de cerca de (250) 250-300-300-350 (350-400) g DROPS Baby Merino.
-----------------------------------------------------------

GORRO:
Tamanhos: (prematuro) 0/1 - 1/3 - 6/9 - 12/18 meses (2 - 3/4) anos
Para uma circunferência de cabeça:
de cerca de (28/32) 34/38 - 40/42 - 42/44 - 44/46 (48/50 - 50/52) cm
Fios:
DROPS BABY MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
50 g para todos os tamanhos cor 26, rosa velho claro

Também se pode tricotar com:
uma "qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 48 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

----------------------------------------------------------

CASACO:
Tamanhos: (prematuro) 0/1 - 1/3 - 6/9 - 12/18 meses (2 - 3/4) anos
Altura em cm: (40/44) 48/52 - 56/62 - 68/74 - 80/86 (92 - 98/104)
Fios:
DROPS BABY MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
(100) 150-150-150-150 (200-200) g cor 26, rosa velho claro

Também se pode tricotar com:
uma "qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHA CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 3 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 48 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 2,5 mm - orla e cordão.
----------------------------------------------------------

CALÇAS:
Tamanhos: (prematuro) 0/1 - 1/3 - 6/9 - 12/18 meses (2 - 3/4) anos
Altura em cm: (40/44) 48/52 - 56/62 - 68/74 - 80/86 (92 - 98/104)
Fios:
DROPS BABY MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
(100) 150-150-150-150 (200-200) g cor 26, rosa velho claro

Também se pode tricotar com:
uma "qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 48 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 2,5 mm para o canelado – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 34 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 2,5 mm - cordão.
----------------------------------------------------------

Gorro: Ver diagrama A.1.
Casaco: Ver diagrama A.2.
Calças: Ver diagrama A.3.
Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito. Ver diagrama indicado para cada tamanho.

DIMINUIÇÕES-1 (gorro):
Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira: Tricotar 1 malha ourela em ponto jarreteira, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 1 malha), tricotar em ponto jarreteira até restarem 3 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha), 1 malha ourela em ponto jarreteira.

DIMINUIÇÕES-2 (casaco):
Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira depois da malha ourela e A.2 (frente direita): Deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 1 malha).
Diminuir da seguinte maneira antes da malha ourela e A.2 (frente esquerda): Tricotar 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha).

DIMINUIÇÕES-3 (calças):
Tricotar até restarem 3 malhas antes do marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha), tricotar 2 malhas (o marcador fica entre estes 2 malhas) e tricotar 2 malhas juntamente em meia torcida (= diminui-se 1 malha).

AUMENTOS (calças):
Para aumentar 2 malhas, fazer 1 laçada de ambos os lados de 2 malhas, na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.
----------------------------------------------------------

GORRO:
Tricota-se em idas e voltas, de cima para baixo. Montar (79) 89-99-103-107 (115-121) malhas com a agulha circular 3 mm em Baby Merino. Tricotar em ponto jarreteira – ver acima -, até a peça medir 3 cm. Tricotar então da seguinte maneira: (25) 28-32-34-35 (39-42) malhas em ponto jarreteira, A.1 por cima das (29) 33-35-35-37 (37-37) malhas seguintes e tricotar (25) 28-32-34-35(39-42) malhas em ponto jarreteira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Continuar desta maneira até a peça medir (14) 14-15-16-16 (18-19) cm. Tricotar 2 barras jarreteira. Na carreira seguinte pelo direito, arrematar para as abas para as orelhas da seguinte maneira: Arrematar as (5) 8-10-10-9(11-12) primeiras malhas, tricotar em meia as (20) 20-22-24-26 (28-30) malhas seguintes (= 1.ª aba) e colocar estas malhas em espera num fio, arrematar as (29) 33-35-35-37 (37-37) malhas seguintes, tricotar em meia as (20) 20-22-24-26 (28-30) malhas seguintes (= 2.ª aba) e colocar estas malhas num fio, arrematar as (5) 8-10-10-9 (11-12) últimas malhas. Cortar o fio.

ABAS PARA AS ORELHAS:
= (20) 20-22-24-26 (28-30) malhas. Retomar as malhas em espera num dos fios, tricotar em ponto jarreteira e diminuir 1 malha a 1 malha ourela do rebordo de cada lado da peça – VER DIMINUIÇÕES-1 -, da seguinte maneira: Diminuir 1 malha de cada lado da peça (6) 6-5-5-6 (6-7) vezes ao todo a cada 4 carreiras e 1 malha de cada lado da peça (2) 2-4-5-5 (6-6) vezes ao todo a cada 2 carreiras = 4 malhas. A aba mede cerca de (6) 6-6-6-7 (8-8) cm. Arrematar e entretecer o fio. Repetir para a outra aba.

MONTAGEM:
Fazer a costura das lados, orla com orla, na alça mais exterior das malhas. Dobrar o gorro para que a costura fique a meio da parte de trás e costurar as malhas montadas entre elas da mesma maneira.

CORDÃO:
Cortar 6 fios de cerca de 60 cm e enfiar metade na a ponta da aba, ou seja, teremos 12 fios para entrançar. Fazer 1 trança. Dar um nó na parte de baixo. Repetir na parte de baixo da outra aba.
---------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular.
Começar por uma das frentes, montar as malhas para a manga e tricotar até ao ombro. Tricotar a outra frente, depois, tricotar as 2 frentes juntamente e tricotar as costas de cima para baixo.

FRENTE DIREITA:
Montar FROUXAMENTE (34) 37-44-48-52 (55-62) malhas com a agulha circular 3 mm em Baby Merino e tricotar 3 BARRAS JARRETEIRA – ver acima (1.ª carreira = pelo direito).
Tricotar da seguinte maneira pelo direito: 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.2 por cima das 6 malhas seguintes e tricotar em ponto jarreteira até ao fim da carreira. Continuar desta maneira até a peça medir (9) 12-16-16-17 (20-23) cm – ajustar a altura para que a carreira seguinte se tricote pelo direito.
Tricotar 1 carreira encurtada (começando pelo direito) da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.2, virar a peça, puxar o fio e tricotar a carreira de volta pelo avesso como antes. Virar a peça.

LER COM ATENÇÃO ANTES DE CONTINUAR! ARREMATA-SE PARA O DECOTE E, AO MESMO TEMPO, MONTAM-SE AS MALHAS PARA O OMBRO/A MANGA.
DIMINUIÇÕES DECOTE:
Diminuir 1 malha para o decote depois de 1 malha ourela e A.2 no princípio da carreira – VER DIMINUIÇÕES-2.
Diminuir desta maneira (18) 18-22-24-26 (28-32) vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois diminuir 2 vezes ao todo a cada 4 carreiras.
OMBRO/MANGA:
Quando a peça medir (12) 15-19-20-21 (24-27) cm, montar no fim de cada carreira pelo direito (= no lado) para a manga da seguinte maneira: (4) 4-4-5-6 (7-8) vezes (3) 4-6-6-6 (6-6) malhas ao todo e 1 vez (16) 19-19-18-19 (23-26) malhas.
Quando todos os aumentos e as diminuições estiverem feitos, temos (42) 52-63-70-79 (90-102) malhas para o ombro/manga.

Continuar em ponto jarreteira com A.2 até a peça medir (20) 24-28-30-32 (36-40) cm – ajustar a altura para terminar na 4.ª carreira de A.2 - e continuar , então, em ponto jarreteira em todas as malhas. Colocar 1 marcador = meio da parte de cima do ombro.
Montar 2 vezes 2 malhas no fim da carreira no lado do decote (= pelo avesso) = (46) 56-67-74-83 (94-106) malhas (última carreira = pelo avesso). Colocar todas as malhas num fio.

FRENTE ESQUERDA:
Montar FROUXAMENTE (34) 37-44-48-52 (55-62) malhas com a agulha circular 3 mm em Baby Merino e tricotar 3 barras jarreteira (1.ª carreira = pelo direito).
Continuar desta maneira pelo direito: Tricotar em ponto jarreteira até restarem 7 malhas, terminar com A.2 por cima das 6 malhas seguintes e 1 malha ourela em ponto jarreteira.
Continuar desta maneira até a peça medir (9) 12-16-16-17 (20-23) cm – ajustar a altura para que a carreira seguinte se tricote pelo avesso.
Tricotar 1 carreira encurtada (começando pelo avesso) da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.2, virar a peça, puxar o fio e tricotar a carreira de volta pelo direito. Virar a peça e tricotar a carreira de volta pelo avesso. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

LER COM ATENÇÃO ANTES DE CONTINUAR! DIMINUI-SE PARA O DECOTE E, AO MESMO TEMPO, MONTAM-SE AS MALHAS PARA O OMBRO/A MANGA.
DIMINUIÇÕES DECOTE:
Diminuir para o decote 1 malha antes de A.2 e 1 malha ourela no fim da carreira.
Diminuir da seguinte maneira (18) 18-22-24-26 (28-32) vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois diminuir 2 vezes ao todo a cada 4 carreiras.
OMBRO/MANGA:
Quando a peça medir (12) 15-19-20-21 (24-27) cm, montar para a manga no fim de cada carreira pelo avesso (= no lado) da seguinte maneira: (4) 4-4-5-6 (7-8) vezes (3) 4-6-6-6 (6-6) malhas ao todo e 1 vez (16) 19-19-18-19 (23-26) malhas.
Quando todos os aumentos e as diminuições estiverem feitos, temos (42) 52-63-70-79 (90-102) malhas para o ombro/manga.

Continuar em ponto jarreteira com A.2 até a peça medir (20) 24-28-30-32 (36-40) cm – ajustar a altura para terminar na 4.ª carreira de A.2, continuar , então, em ponto jarreteira em todas as malhas. Colocar 1 marcador = meio da parte de cima do ombro.
Montar 2 vezes 2 malhas no fim da carreira no lado do decote (= pelo direito) = (46) 56-67-74-83 (94-106) malhas. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso.

COSTAS:
Tricotar as malhas da frente esquerda pelo direito (= (46) 56-67-74-83 (94-106) malhas), montar (8) 8-10-10-12 (14-16) malhas (= decote das costas) e tricotar em meia as malhas da frente direita na agulha circular (= em meia pelo direito) = (100) 120-144-158-178 (202-228) malhas.
PASSAR A MEDIR A PARTIR DOS MARCADORES DOS OMBROS.
Continuar em ponto jarreteira em idas e voltas.
Quando a peça medir (6) 7-7-7½-8 (9-9) cm, arrematar as malhas das mangas da seguinte maneira, no princípio de cada carreira de cada lado da peça: 1 vez (16) 19-19-18-19 (23-26) malhas e (4) 4-4-5-6 (7-8) vezes ao todo (3) 4-6-6-6 (6-6) malhas = (44) 50-58-62-68 (72-80) malhas.
Continuar até a peça medir cerca de (20) 24-28-30-32 (36-40) cm – dobrar a peça ao meio nos marcadores dos ombros e ter atenção para que as frentes e as costas tenham o mesmo comprimento - arrematar frouxamente.

MONTAGEM:
Fazer a costura das lados e das mangas orla com orla na alça mais exterior das malhas.

ORLA EM CROCHÉ:
Com a agulha de croché 2.5 mm, fazer a seguinte orla a toda a volta da abertura do casaco da seguinte maneira (pelo direito):
1 ponto baixo na 1.ª malha, *1 ponto corrente, saltar cerca de 2 pontos/carreiras, 1 ponto baixo na malha seguinte*, repetir de * a * a toda a volta do casaco, mas, em cada um dos cantos (onde as diminuições para o decote começam nas frentes), crochetar um cordão da seguinte maneira: 1 ponto baixo na ponta, crochetar pontos corrente durante cerca de 20-25 cm, virar e crochetar na carreira de volta 1 ponto baixíssimo em cada ponto corrente, depois crochetar 1 ponto baixo na ponta da frente novamente. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo.
Fazer frouxamente 2 cordões: Crochetar pontos corrente em cerca de 20-25 cm, virar e crochetar na carreira de volta 1 ponto baixíssimo em cada ponto corrente. Cortar o fio, e crochetar um outro cordão igual. Fixar um cordão no interior do lado direito e um outro no exterior do lado esquerdo. Ter atenção para que os cordões estejam à mesma altura que os cordões das frentes.
---------------------------------------------------------

CALÇAS:
Tricota-se em redondo, de cima para baixo. As carreiras começam a meio da parte de trás.
Montar (88) 96-104-120-128 (136-144) malhas com a agulha circular 2.5 mm em Baby Merino. Colocar 1 marcador no princípio da carreira (= meio da parte de trás) e 1 outro marcador depois de (44) 48-52-60-64 (68-72) malhas (= meio da frente).
Tricotar em canelado da seguinte maneira a partir do meio da parte de trás: 1 malha meia, *2 malhas liga, 2 malhas meia *, repetir de * a * e terminar com 2 malhas liga e 1 malha meia.
Quando a parte em canelado medir 4 cm, tricotar uma carreira rendada para o cordão da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em liga/tricô, 2 malhas meia, 1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em liga/tricô, 1 malha meia*, repetir de * a * em toda a carreira. Tricotar 1 carreira de canelado de 2 malhas meia/2 malhas liga.
Tricotar então uma elevação nas costas em canelado da seguinte maneira: Tricotar (7) 7-9-9-9 (9-9) malhas, virar, puxar o fio, tricotar (14) 14-18-18-18 (18-18) malhas na carreira de volta, virar, puxar o fio, tricotar (20) 20-26-26-26 (26-26) malhas, virar, puxar o fio, tricotar (26) 26-34-34-34 (34-34) malhas na carreira de volta. Continuar desta maneira tricotando (6) 6-8-8-8 (8-8) malhas a mais de cada vez se vira até um total de (50) 50-66-66-82 (82-82) malhas ter sido tricotado. Virar. Mudar para a agulha circular 3 mm.
Tricotar da seguinte maneira a partir do meio da parte de trás: (17) 19-21-25-27 (29-31) malhas em ponto jarreteira – ver acima -, A.3 (= 10 malhas), (34) 38-42-50-54 (58-62) malhas em ponto jarreteira, A.3 por cima das 10 malhas seguintes, (17) 19-21-25-27 (29-31) malhas em ponto jarreteira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando a peça medir (10) 12-13-16-15 (16-17) cm a meio da frente, aumentar 1 malha de cada lado das 2 malhas a meio da frente e a meio da parte de trás – VER AUMENTOS (= aumenta-se 4 malhas). Aumentar desta maneira (8) 8-8-8-12 (12-12) vezes ao todo a cada 2 carreiras = (120) 128-136-152-176 (184-192) malhas.
Quando a peça medir (15) 17-18-21-22 (23-24) cm a meio da frente (os aumentos devem estar terminados), arrematar as malhas da elevação na carreira de malhas meia seguinte da seguinte maneira: Começando a meio da parte de trás, arrematar as (6) 6-6-6-8 (8-8) primeiras malhas, tricotar em ponto jarreteira até restarem (6) 6-6-6-8 (8-8) malhas antes do marcador da frente e arrematar (12) 12-12-12-16 (16-16) malhas, tricotar em ponto jarreteira até restarem (6) 6-6-6-8 (8-8) malhas antes ao fim da carreira, arrematar as (6) 6-6-6-8 (8-8) últimas malhas. Colocar as malhas de uma das pernas num fio e terminar cada perna separadamente.

PERNA:
Tricota-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.
= (48) 52-56-64-72 (76-80) malhas. Distribuir as malhas por 4 agulhas de pontas duplas 3 mm e colocar 1 marcador no princípio da carreira (= lado interior da perna). Continuar em ponto jarreteira com A.3 no lado como antes durante (1) 1-1-2-2 (2-3) cm – ajustar a altura para que a carreira seguinte seja 1 carreira de malhas meia.
Diminuir 1 malha de cada lado do marcador – VER DIMINUIÇÕES-3 -, (8) 10-10-12-12 (12-12) vezes ao todo da seguinte maneira:
TAMANHOS prematuro - 12/18 meses: a cada 4 carreiras.
TAMANHOS 2 ANOS: a cada 6 carreiras.
TAMANHOS 3/4 ANOS: a cada 8 carreiras
= (32) 32-36-40-48 (52-56) malhas.
Continuar até a peça medir (24) 28-32-38-42 (48-55) cm, depois, continuar A.3 como antes, mas tricotar as malhas em ponto jarreteira em canelado 2 malhas meia/2 malhas liga até a peça medir cerca de (26) 30-34-40-44 (50-57) cm a partir da carreira de montagem – ajustar a altura para que a última carreira seja a 4.ª carreira de A.3. Tricotar em canelado em todas as malhas até a peça medir (27) 31-35-41-45 (51-58) cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. Retomar as malhas da outra perna para as agulhas de pontas duplas 3 mm e tricotar como a 1.ª perna.

MONTAGEM:
Unir entre elas as (12) 12-12-12-16 (16-16) malhas arrematadas entre as jambes.

CORDÂO:
Fazer um cordão para a cintura com a agulha de croché 2.5 mm da seguinte maneira: crochetar pontos corrente durante cerca de 110 cm, virar e crochetar na carreira de volta 1 ponto baixíssimo em cada ponto corrente, cortar e arrematar. Enfiar o cordão na carreira rendada do canelado e atar à frente.

= nenhuma malha, saltar este quadrado
= fazer 1 laçada entre 2 malhas
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= tricotar 3 malhas juntamente em meia

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS Baby 29-9 original.