DROPS / 123 / 6

DROPS 123-6 by DROPS Design

Casaco justo DROPS em ponto meia com tranças em ”Alpaca”. Do S ao XXXL. DROPS design: Modelo n° Z-512.

Este modelo ainda não tem nome. Sugira um!

Tamanhos : S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios : DROPS ALPACA da Garnstudio
350-400-400-450-500-550 gr cor n° 2020 eco camelo claro mix

AGULHAS DROPS PONTAS DUPLAS e CIRCULAR (80 cm) 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 ms/pts x 32 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHA CROCHÉ DROPS 2,5 mm – para as casas.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA n°521 : 4-4-4-5-5-5.

--------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) : Tricotar todas as carreiras em meia.
PONTO JARRETEIRA (em redondo) : 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô.
PONTO FANTASIA :
Voir diagrama M.1 (= 28 ms/pts). O diagrama mostra o ponto pelo direito.
CARREIRAS ENCURTADAS :
Tricotar em carreiras encurtadas nas orlas das frentes de cada lado para que as orlas sejam mais elásticas.
* Tricotar 2 carreiras meia em idas e voltas nas 12 ms/pts de orla da frente apenas de um lado (ou o número de ms/pts da orla da frente depois dos aumentos), tricotar 1 carreira em todas as ms/pts, tricotar 2 carreiras meia em idas e voltas apenas nas ms/pts de orla da frente do outro lado *. NOTA ! Quando virar a meio de uma carreira, puxar o fio e continuar como antes.
DIMINUIÇÕES 1 :
Diminuir para o decote pelo direito da seguinte maneira :
Frente direita (= depois de M.1) : deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada.
Frente esquerda (= 2 ms/pts antes de M.1) : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
DIMINUIÇÕES 2 :
Distribuir diminuições acima de M.1 no momento de arrematar as ms/pts, tricotando 2 ms/pts juntamente em meia antes de arrematar.
--------------------------------------------------------

CASACO :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular. Montar 200-220-240-268-300-328 ms/pts com o fio Alpaca e a agulha circular 3 mm. Tricotar 5 carreiras meia e, depois, a carreira seguinte da seguinte maneira pelo avesso : 12 ms/pts meia, 1 laçada, *2 ms/pts liga/tricô, 1 laçada *, repetir de * a * num total de 9 vezes, tricotar as ms/pts seguintes em meia até restarem 30 ms/pts, 1 laçada, repetir de * a * num total de 9 vezes, terminar com 12 ms/pts meia = 220-240-260-288-320-348 ms/pts. Tricotar a seguinte carreira pelo direito da seguinte maneira : 12 ms/pts PONTO JARRETEIRA – ver acima - , M.1 – ver acima - , ponto meia até restarem 40 ms/pts, terminar com M.1 e 12 ms/pts ponto jarreteira. Continuar em ponto fantasia, ponto meia e ponto jarreteira desta maneira com as orlas da frente (12 ms/pts ponto jarreteira de cada lado) em ponto jarreteira até ao fim. Colocar 2 marcadores a 66-71-76-83-91-98 ms/pts de cada lado (ficam 88-98-108-122-138-152 ms/pts para as costas entre os marcadores). NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA ! A 4 cm de altura total, tricotar em CARREIRAS ENCURTADAS nas orlas das frentes de cada lado – ver acima ! Repetir estas carreiras encurtadas a cada 4 cm até ao fim. AO MESMO TEMPO, a 8 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado dos 2 marcadores. Repetir estes aumentos num total de 6-6-6-5-4-4 vezes a cada 4.5-5-5.5-6.5-9-9.5 cm . AO MESMO TEMPO, a 24-25-26-27-28-29 cm de altura total, diminuir 1 m/p para o decote depois/antes de M.1 em cada uma das frentes – ver DIMINUIÇÕES 1 ! Repetir estas diminuições num total de 14-14-15-15-17-17 vezes a cada 1.5 cm. AO MESMO TEMPO, a 25-26-27-28-29-30 cm de altura total, aumentar 1 m/p para a gola fazendo 1 laçada a 2 ms/pts do rebordo de cada lado. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia torcida (enfiar a agulha na parte de trás das laçadas). Repetir estes aumentos num total de 16-17-18-19-20-21 vezes a cada 4 carreiras (ou seja, em todos os cm), tricotar os aumentos em ponto jarreteira. A 35-36-37-38-39-40 cm de altura total, arrematar 6 ms/pts a meio, sob a manga, de ambos os lados (= 3 ms/pts de ambos os lados dos marcadores). Terminar depois cada parte separadamente.

COSTAS :
= 94-104-114-126-140-154 ms/pts. Arrematar para as cavas de ambos os lados, no princípio de cada carreira : 1-3-4-6-8-10 x 2 ms/pts e 2-2-3-4-6-8 x 1 m/p = 86-88-92-94-96-98 ms/pts. Continuar em ponto meia. A 52-54-56-58-60-62 cm de altura total, arrematar as 26-26-28-28-32-32 ms/pts centrais para o decote e terminar cada ombro separadamente. Arrematar 1 m/p do lado do decote na carreira seguinte = restam 29-30-31-32-31-32 ms/pts para cada ombro. Arrematar a 54-56-58-60-62-64 cm de altura total.

FRENTE ESQUERDA :
Formar a cava no lado da costura como se fez para as costas. Continuar as diminuições para o decote e os aumentos para a gola. Quando todos os aumentos e diminuições estão feitos, temos 67-69-71-73-73-75 ms/pts na agulha. A 54-56-58-60-62-64 cm de altura total, arrematar 39-40-41-42-41-42 ms/pts para o ombro e, AO MESMO TEMPO, distribuir 10 diminuições em M.1 – ver DIMINUIÇÕES 2 = restam 28-29-30-31-32-33 ms/pts para a gola. Tricotar as restantes ms/pts da carreira. Continuar em carreiras encurtadas nas ms/pts da gola da seguinte maneira (começar pelo avesso): *2 carreiras apenas nas primeiras 14-14-15-15-16-16 ms/pts, 2 carreiras em todas as ms/pts *, repetir de * a * até a gola medir 9-9-9.5-9.5-10-10 cm do lado mais curto (medir a partir do ombro). Arrematar.

FRENTE DIREITA :
Tricota-se como a frente esquerda, mas em sentido inverso.

MANGAS :
Tricotam-se em redondo. Montar 52-56-58-60-62-64 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 3 mm e o fio Alpaca. Tricotar em PONTO JARRETEIRA - ver acima ! A 8 cm de altura total, continuar em meia. Colocar um marcador no princípio de cada carreira. A 10 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado do marcador. Repetir estes aumentos num total de 14-15-17-18-20-23 vezes a cada 2.5-2.5-2-2-1.5-1.5 cm = 80-86-92-96-102-110 ms/pts. A 48-48-47-46-44-44 cm de altura total - NOTA ! Menos alto para os tamanhos maiores porque o arredondado da manga é mais comprido e os ombros mais largos - , arrematar 6 ms/pts a meio sob a manga (= 3 ms/pts de cada lado do marcador) e continuar em idas e voltas. AO MESMO TEMPO, arrematar de ambos os lados, no princípio de cada carreira, em todas as carreiras : 4-5-5-4-4-4 x 2 ms/pts, 2-2-4-9-12-14 x 1 m/p, depois, 2 ms/pts de cada lado até a manga medir 55-56-56-57-57-58 cm. Então, arrematar 1 x 3 ms/pts de cada lado e, por fim, arrematar as restantes ms/pts.

MONTAGEM:
Costurar os ombros. Montar as mangas. Unir a gola a meio das costas e costurá-la ao decote das costas.
Crochetar as casas na orla da frente direita com a agulha de croché 2,5 mm e o fio Alpaca da seguinte maneira : 1 pb, 5 pc, saltar 1 cm, 1 pb. Fazer as casas a 4 cm, 10 cm, 16 cm e 22 cm. Medir a a partir da parte de baixo do casaco.

= deslizar 5 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 5 ms/pts meia, retomar as 5 ms/pts em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 5 ms/pts para agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 5 ms/pts meia, retomar as 5 ms/pts em espera e tricotá-las em meia

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 123-6 original.