DROPS / 169 / 21

Piña Colada by DROPS Design

Saia rendada DROPS crochetada de cima para baixo, em ”Safran”. Do S ao XXXL.

  • Piña Colada / DROPS 169-21 - Saia rendada DROPS crochetada de cima para baixo, em ”Safran”. Do S ao XXXL.
  • Piña Colada / DROPS 169-21 - Saia rendada DROPS crochetada de cima para baixo, em ”Safran”. Do S ao XXXL.
DROPS design: Modelo n.º e-245
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS SAFRAN da Garnstudio
250-250-300-300-350-400 g cor n.º 17, branco

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 pa x 13 carreiras = 10 x 10 cm, ou 1 motivo de A.1 (com aros de 4 pc – ver legenda do diagrama) = cerca de 9 cm de largura e 1 motivo de A.X = cerca de 16 cm de altura.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA CÔNCAVOS (branco), N.º 521: 2 para todos os tamanhos

-------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.75€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
DICA CROCHÉ:
Começar todas as carreiras de pa com 3 pc. Estes 3 pc não substituem o 1.º pb. Terminar a carreira com 1 pb no 3.º pc do princípio da carreira prrecedente.
Começar cada carreira de pa com 3 pc, terminar a carreira com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira.
Quando se crocheta o ponto fantasia, crochetar pbx até ao 1.º aro do princípio da carreira antes de fazer os 3 pc para começar.

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.3. Ver diagrama indicado para o seu tamanho.

AUMENTOS:
Para aumentar 1 pa, crochetar 2 pa num pa.
----------------------------------------------------------

SAIA:
Crocheta-se em idas e voltas até a fenda do meio da parte de trás estar feita. Continua-se então em redondo. Sobrepor a meio da parte de trás em cerca de 10 cm quando unir a saia.

Montar uma corrente de 233-250-280-308-331-360 pc (incluindo 3 pc para virar) com a agulha de croché 3 mm em Safran - VER DICA CROCHÉ.
CARREIRA 1: 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché (= 3 pc e 1 pa), 1 pa no pc seguinte, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 6 pc seguintes*, repetir de * a * mais 31-33-38-42-45-49 vezes, 1 pa em cada um dos 4-7-2-2-4-5 últimos pc = 198-213-238-262-282-307 pa e 3 pc no princípio da carreira.
CARREIRA 2: 1 pa em cada pa.
CARREIRA 3: 1 pa em cada pa e, ao mesmo tempo, aumentar 12 pa a intervalos regulares para todos os tamanhos – VER AUMENTOS = 210-225-250-274-294-319 pa.
CARREIRA 4: 1 pa em cada pa e, ao mesmo tempo, aumentar 15-20-15-11-11-6 pa a intervalos regulares = 225-245-265-285-305-325 pa.
CARREIRA 5: 1 pc (substitui 1 pb no 1.º pa), *4 pc, saltar 3 pa, 1 pb no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 56-61-66-71-76-80 aros de 4 pc.

Crochetar , então, no ponto fantasia, começando na flecha no diagrama (= pelo direito) da seguinte maneira: repetir 11-12-13-14-15-16 vezes A.1 (cada motivo faz-se por cima de 5 aros), terminar com A.2 à volta do último aro. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando A.X tiver sido totalmente crochetado em altura, a peça mede cerca de 20 cm para todos os tamanhos.
Continuar , então, em redondo: Repetir A.X mais 1 vez em altura mas, na 1.ª carreira, saltar A.2, e repetir apenas A.1 em toda a carreira. NOTA: Não esquecer de fazer 1 pc a mais em cada aro – ver legenda.

Tamanhos S, M, L:
No tamanho S, M, e L: terminar com a penúltima carreira de A.X. A peça mede, então, cerca de 36 cm para todos os tamanhos.

Tamanhos XL, XXL e XXXL:
Crochetar todas as carreiras de A.X, crochetar então mais 1 vez as 7 primeiras carreiras de A.X. A peça mede, então, cerca de 44 cm para todos os tamanhos.

Crochetar, então, uma orla na parte de baixo da saia: Crochetar A.3 – ver diagrama indicado para o seu tamanho -, 11-12-13-14-15-16 vezes em largura. NOTA: a carreira com uma estrela crocheta-se unicamente nos tamanhos L e XXXL. Nos tamanhos S, M, XL, XXL saltar esta carreira e passar para a última carreira do diagrama.
A saia mede cerca de 39-39-40-47-47-48 cm. Arrematar.

MONTAGEM:
Colocar o lado direito da fenda da cintura por cima do lado esquerdo, para que as duas partes se entrecruzem em cerca de 10 cm para todos os tamanhos. Ou ajustar a altura como desejar. Costurar 2 botões a meio da secção em pa na parte de cima da saia. Costurar o 1.º botão a 1 cm do rebordo e o outro cerca de 8 cm mais longe. Abotoar numa carreira de pa.
Como a saia é muito rendada, ficará ainda mais bonita se usar, por baixo, um saiote/uma saia de malha de uma outra cor para realçar o motivo rendado.

Diagramas

symbols = 1 pc
symbols = 1 pb à volta do aro
symbols = 1 pb no ponto
symbols = 3 pc
symbols = 1 pa no ponto
symbols = 1 pa à volta do aro
symbols = 1 grupo de pa à volta do aro: Crochetar (2 pa, 2 pc, 2 pa) à volta do aro.
symbols = a 1.ª vez que se faz A.X: 4 pc. Das vezes seguintes em A.X e A.3: 5 pc.

symbols = começar aqui
symbols = esta carreira crocheta-se apenas nos tamanhos L e XXXL. Nos tamanho S, M, XL, XXL saltar esta carreira.
symbols = a carreira começa crochetando pbx até ao aro
symbols = mostra onde costurar os botões na saia

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 169-21) .

Comentários / Perguntas (24)

country flag Harings Chris @gmail 12.02.2021 - 11:17:

How come your pattern do not tell you how many to chain to start? A lot of other patterns do tells how many to chain , why not yours?

user icon DROPS Design 12.02.2021 kl. 11:51:

Dear Mrs Harings, you will find the number of chains to cast on under SKIRT - see the paragraph beginning with Work 233-250-280-308-331-360 ch (incl 3 ch... . Happy crocheting!

country flag NOEL 12.08.2020 - 23:26:

Bonjour, je fais ce modèle en taille XL quand je monte les 308 ml je me retrouve avec une chaînette de presque 180 cm. Ce qui ne correspond pas aux dimensions finales indiquées pour cette taille. Est-ce normal ?

user icon DROPS Design 13.08.2020 kl. 09:35:

Bonjour Mme Noel, avez-vous vérifié votre tension? Si vous avez bien 24 brides x 13 rangs = 10x10 cm, alors vos mesures seront bonnes. On monte plus de mailles en l'air (308 en taille XL) que l'on aura de brides au 1er rang (262) car bien souvent, les mailles en l'air du montage sont trop serrées et pour bien avoir la bonne largeur, on va en monter davantage que nécessaire et en sauter à intervalles réguliers; le bord de montage sera ainsi plus souple. Si vos mailles en l'air sont aussi large qu'une bride, vous pouvez alors en monter le nombre nécessaire. Bon crochet!

country flag Marina 15.03.2020 - 11:44:

Quanti punti di inizio x una bambina di 5 anni?

user icon DROPS Design 15.03.2020 kl. 16:30:

Buongiorno Marina, questo modello è per adulti: se lo vuole adattare a una bambina può rivolgersi al suo rivenditore DROPS di fiducia. Buon lavoro!

country flag Maja 29.06.2019 - 20:44:

Jag har virkat AX på höjden 1 gång och ska nu börja virka runt men förstår inte hur jag ska göra övergången. Sista varvet slutar med en stolpgrupp (2st, 2lm, 2st) och början på det varvet, alltså där jag ska virka ihop, har 2 stolpgrupper. Jag har alltså 3 stolpgrupper på rad. Ska jag hoppa över en helt eller hur ska jag göra? Tack för fantastiskt fint mönster!

user icon DROPS Design 02.09.2019 kl. 11:11:

Hei Maja. Det kan se ut som det blir 3 stavgrupper etter hverandre, men den siste stavgruppen i A.2 er på raden under. Når du begynner med A.X for andre gang, skal ikke A.2 hekles flere ganger. God Fornøyelse!

country flag Trudi 09.08.2018 - 15:56:

Hoi hoi, ben het rokje aan het haken maar als ik rond moet gaan haken moet ik dan direct 10 niet mee haken of aan het einde maar dan vouw je niet alleen de overflap mee maar ook het rokje, daar komt dan toch een plooi in of zie ik het niet goed

country flag Rosmari Granholt 05.04.2018 - 21:22:

Hvordan gjør jeg når jeg skal hekle rundt og rundt i forhold til kilen bak. Prøver å prøver men blir ikke riktig

user icon DROPS Design 10.04.2018 kl. 08:12:

Hei Rosmari. Jeg går utifra at kilen du referer til er splitten, og den blir jo heklet frem og tilbake. Når det så skal hekles rundt skal du hekle A1 over alle maskene. A2 hekles ikke, det er kun A1, og du avslutter 1 omgang med en kjedemaske i 1 maske på omgangen. Splitten skal festes over hverandre med knapper under montering. God fornøyelse.

country flag Lucy 05.02.2018 - 19:28:

Muchas gracias! Son hermosos sus tejidos, me encantan

country flag Marie Præst 30.08.2017 - 11:32:

Hej Jeg forsøger forgæves at komme i gang med denne fine nederdel, men jeg har svært ved at forstå hvordan kanterne i starten skal laves. Mine kanter bliver meget uens, altså som om der lægges til i den ene ende og må at der er et stykke ind til man skal starte i den anden side. Kan det passe? Så vil det jo ikke blive jævnt der hvor man skal sættes sammen til lukning. På forhånd tak for hjælpen. H Mvh Marie

user icon DROPS Design 05.09.2017 kl. 16:12:

Hej Marie, se videoen nederst i opskriften, hvordan man vender når man hækler stangmasker, så kanten bliver lige. God fornøjelse!

country flag Annika Backis 17.07.2017 - 18:04:

Hej! Tack för ett jättefint mönster !! Passar perfekt jag använder 2,5 virknål det blev mycket bra! Har du samma mönster till en tröja eller topp?

user icon DROPS Design 09.08.2017 kl. 09:10:

Hei Annika. Så hyggelig å høre at du ble fornøyd. Pr dags dato har vi ingen overdel med dette mønstret, men ditt ønske er formidlet videre til design avdeligen. Så kanskje ved en senere kolleksjon :)

country flag Alena B. 04.06.2017 - 17:14:

Dobrý den, jak zde již psala Maria, vaše počty ok vůbec nesedí na požadované rozměry sukně. I při volbě menšího háčku a správně napjaté přízi bych se do obvodu sukně (velikosti S) kolem pasu vešla téměř 2x. Existuje alespoň nějaký návod, podle kterého bych mohla velikosti přepočítat? Děkuji za odpověď, Alena

user icon DROPS Design 04.06.2017 kl. 21:18:

Dobrý den, Aleno, máte-li stejně silnou, resp. tenkou přízi a přesto je vaše sukně tak velká, že nejde upravit ani pomocí légy (zapínání), bude nezbytné porovnat váš uháčkovaný díl s údaji uvedenými u zkušebního vzorku a také v nákresu, kde jsou uvedeny výsledné rozměry sukně. Jakmile zjistíte, kolik ok vám vychází na 10 cm šířky, budete si moci spočítat i celkový počet ok a podle toho upravit vzorek (ubrat potřebný počer sekvencí). Hodně zdaru! Hana

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 169-21