DROPS / 146 / 40

Twisty by DROPS Design

Soquetes DROPS com pequenas tranças, em "Fabel". Do 35 ao 43.

DROPS design: Modelo n.º fa-236
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Números : 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé: 22 - 24 - 27 cm
Altura da soquete : cerca de 8 - 9 - 10 cm
Fios :
DROPS FABEL da Garnstudio
50-50-100 g cor n° 100, natural

AGULHAS PONTAS DUPLAS DROPS 2.5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 ms/pts x 34 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 2.50€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA :
Ver os diagramas A.1 e A.2. O diagrama mostra todas as carreiras do ponto fantasia, visto pelo direito.

AUMENTOS:
Aumentar 1 m/p fazendo 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES CALCANHAR (tricotam-se em ponto meia):
Carreira 1 (= pelo direito): Tricotar até restarem 10-11-11 ms/pts, deslizar a m/p seguinte em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar a peça.
Carreira 2 (= pelo avesso): Tricotar até restarem 10-11-11 ms/pts, deslizar a m/p seguinte em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar a peça.
Carreira 3 (= pelo direito): Tricotar até restarem 9-10-10 ms/pts, deslizar a m/p seguinte em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar a peça.
Carreira 4 (= pelo avesso): Tricotar até restarem 9-10-10 ms/pts, deslizar a m/p seguinte em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar a peça.
Continuar a diminuir desta maneira com 1 m/p a menos antes de cada diminuição até haver 15-15-17 ms/pts nas agulhas.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir de cada lado das ms/pts do peito do pé da seguinte maneira:
Começar 3 ms/pts antes de A.2 (depois do calcanhar) e tricotar 3 ms/pts juntamente em meia torcida, ou seja, enfiar a agulha direita na alça de trás de cada uma das 3 ms/pts seguintes = 2 ms/pts diminuídas. Depois de A.2 (da próxima vez que se tricotar A.2, ou seja, antes do calcanhar), tricotar 3 ms/pts juntamente em meia (não as tricotar torcidas) = 2 ms/pts diminuídas.
--------------------------------------------------------

SOQUETES :
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas. Princípio das carreiras = meio da parte de trás.
Montar 59-59-63 ms/pts nas agulhas de pontas duplas 2.5 mm com o fio Fabel, tricotar 1 carreira meia e, depois, a carreira seguinte da seguinte maneira : Tricotar A.1 (= 5 ms/pts) nas 20 primeiras ms/pts, 1 m/p liga/tricô, * 2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * 5-5-6 vezes ao todo, 2 ms/pts meia, 1 m/p liga/tricô e terminar com A.1 (= 5 ms/pts) nas restantes 15 ms/pts. Continuar no ponto fantasia e em canelado/barra desta maneira até a peça medir cerca de 2½ cm – ajustar a altura para que a última carreira seja a carreira 2, 4, 6 ou 8 de A.1. Continuar, então, da seguinte maneira:
CARREIRA 1: Continuar A.1 acima das 20 primeiras ms/pts, tricotar A.2 (= 7 ms/pts), tricotar as 10-10-14 ms/pts seguintes em ponto meia e, AO MESMO TEMPO distribuir 2-4-4 aumentos, tricotar A.2 (= 7 ms/pts) e continuar em A.1 nas restantes 15 ms/pts = 61-63-67 ms/pts.
CARREIRA 2: Continuar em A.1 nas 20 primeiras ms/pts, aumentar 1 m/p – VER AUMENTOS -, tricotar A.2, tricotar as 12-14-18 ms/pts seguintes em ponto meia, tricotar A.2, aumentar 1 m/p e continuar em A.1 nas restantes 15 ms/pts = 63-65-69 ms/pts – NOTA: Tricotar os aumentos em ponto meia.
CARREIRA 3: Continuar em A.1 nas 20 primeiras ms/pts, tricotar as 28-30-34 ms/pts seguintes como antes, depois, colocar essas 28-30-34 ms/pts num alfinete de ms/pts (= peito do pé), continuar em A.1 nas restantes 15 ms/pts (= restam 35 ms/pts).
Coloca 1 marcador. Passar a medir a partir daqui !
Continuar então em A.1, em idas e voltas, nas 35 ms/pts nas agulhas para o calcanhar (todas as tranças são feitas pelo direito). Quando o calcanhar medir 8-9-10 cm a partir do marcador, ajustar o número de ms/pts na carreira seguinte pelo avesso da seguinte maneira:
Número 35/37: Diminuir 2 ms/pts
Número 38/40: Nem aumentar nem diminuir
Número 41/43: Aumentar 2 ms/pts
= 33-35-37 ms/pts para o calcanhar. Colocar 1 novo marcador. Passar a medir a partir daqui !
Tricotar as DIMINUIÇÕES CALCANHAR - ver acima - (tricotar todas as ms/pts do calcanhar em ponto meia). Depois das diminuições do calcanhar, levantar 21-23-26 ms/pts de cada lado do calcanhar – levantar a 1 m/p do rebordo de cada lado do calcanhar e retomar as 28-30-34 ms/pts em espera = 85-91-103 ms/pts. Continuar no ponto fantasia no peito do pé como antes, e tricotar em ponto meia as ms/pts da planta do pé. AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, tricotar juntamente as 3 ms/pts antes de A.2 (ou seja, depois do calcanhar) e as 3 ms/pts depois de A.2 (ou seja, antes do calcanhar) – VER DIMINUIÇÕES (= 4 diminuições). Repetir estas diminuições mais 5-5-6 vezes (= 6-6-7 diminuições ao todo) a cada 2 carreiras. Continuar a diminuir de cada lado do pé, tricotando juntamente em meia torcida as 2 ms/pts antes de A.2 e juntamente em meia as 2 ms/pts depois de A.2 (= 2 diminuições). Repetir estas diminuições mais 5-6-7 vezes (= 6-7-8 diminuições ao todo) a cada 2 carreiras= 49-53-59 ms/pts. Continuar até a peça medir 18-20-23 cm a partir do marcador do calcanhar (falta ainda cerca de 4 cm até ao fim para todos os tamanhos). Tricotar, então, em ponto meia, em redondo, em todas as ms/pts. Colocar 1 marcador de cada lado da peça, com um espaço de 24-26-30 ms/pts para o peito do pé e 25-27-29 ms/pts para a planta do pé. Diminuir, então, para a ponta do pé de cada lado dos 2 marcadores da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 ms/pts antes do marcador: 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, 2 ms/pts meia (o marcador está entre estas ms/pts), 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia torcida – repetir as diminuições de cada lado da peça mais 3 vezes (= 4 diminuições ao todo) a cada 2 carreiras e 6-7-8 vezes em todas as carreiras = restam 9-9-11 ms/pts. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar.

= deslizar 2 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 1 m/p meia, retomar as 2 ms/pts em espera e tricotá-las em meia

Precisa de ajuda para este modelo?

Obrigado por ter escolhido um modelo DROPS. Orgulhamo-nos em fornecer modelos cujas explicações estão correctas e são de fácil compreensão. Todos os modelos são traduzidos do norueguês e pode sempre conferir as medidas e os cálculos do modelo original (DROPS 146-40) .

Comentários / Perguntas (15)

KARIN NEUMANN 24.09.2018 - 15:37:

Vielen Dank, ja, jetzt versteh ich, dass der Faden neu angeschlagen wird, war in der Anleitung nicht ersichtlich. ..Jetzt funktioniert's

Karin Neumann 24.09.2018 - 01:06:

Hallo liebes Team, die Zöpfe an der Ferse immer nur in Hinreihen verzopfen, geht aber nicht, weil der Rundenbeginn =hintere Mitte,bei Hin- u Rückreihen ist somit nur ein Teil verzopft, der Rundenbeginn müsste vor dem Muster A 1 sein oder?

DROPS Design 24.09.2018 kl. 10:11:

Liebe Frau Neumann, wenn Sie die Ferse stricken, müssen Sie den Faden zuerst abschneiden - beachten sie daß die Zöpfe dann immer bei einer Hinreihe entstehen wenn Sie alle Maschen stricken.Viel Spaß beim stricken!

Giulia 27.12.2015 - 00:08:

Dopo aver completato le diminuzioni per il tallone e aver ripreso le maglie quale schema bisogna seguire per la parte superiore del calzino? C'è scritto "Proseguire seguendo il motivo sulla parte superiore del piede come prima", ma qual è il motivo da seguire e che significa "come prima"? Non capisco quest'ultima parte a cosa faccia riferimento e quante maglie. Grazie!

DROPS Design 29.12.2015 kl. 20:06:

Buongiorno Giulia. Dopo le diminuzioni per il tallone, riprende a lavorare il diagramma A.2 sulle stesse m come prima delle diminuzioni. Se riesce ad ingrandire la fotografia, molto probabilmente le risulta più chiaro. Buon lavoro!

Marianna 16.01.2013 - 16:46:

Gdyby tak instrukcja jak zrobić była popolsku te wszystkie skarpetki są cudne.Czekam na wersję polską

Diana Lia 15.01.2013 - 11:35:

Le diagram n'aparait pas svp vous pouvez le rajouter!

DROPS Design 15.01.2013 kl. 14:08:

Merci Diana Lia, le diagramme est là maintenant. Bon tricot !

Diana Lia 15.01.2013 - 11:12:

Le diagram n'aparait pas svp vous pouvez lz rajouter!

Anna Woll Sandsaunet 14.01.2013 - 23:00:

Diagrammene mangler jo!

DROPS Design 15.01.2013 kl. 14:44:

De er kommet paa nu ;o)

Anna 14.01.2013 - 00:01:

Det mangler jo diagram! :(

Reisinger 12.01.2013 - 12:43:

Hallo liebe DROPS Mitarbeiterinnen, bei diesem schönen Socken fehlt das Diagramm Viele Grüße I. Reisinger

Suzanne 12.01.2013 - 09:53:

Hej! Det saknas diagram, A.1 och A.2, i mönsterbeskrivningen som ni hänvisar till. Mvh Suzanne

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 146-40