DROPS / 143 / 18

Lulu by DROPS Design

Poncho DROPS com tranças e ponto texturado, em ”Eskimo”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º ee-420
Grupo de fios E
-----------------------------------------------------------
750-850-900-1000-1100-1200 g cor n° 23, castanho/ferrugem

AGULHAS CIRCULARES (60 e 80 cm) DROPS 9 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 10 ms/pts x 18 carreiras em ponto fantasia do diagrama A.4 = 10 x 10 cm.

Comentários (67)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 33.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em redondo na agulha circular):
Tricotar : *1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô *, repetir de * a *.

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 "barra" jarreteira = 2 carreiras meia.

PONTO FANTASIA :
Ver os diagramas A.1 a A.7. Os diagramas mostram todas as carreiras vistas pelo direito.

DICA DE MEDIÇÃO :
Todas as medidas são tiradas em A.4.

DIMINUIÇÕES 1 (no diagrama A.4):
Todas as diminuições se fazem pelo direito!
DIMINUIR DA SEGUINTE MANEIRA DEPOIS DO MARCADOR :
Quando a 1.ª m/p é uma m/p meia : deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada.
Quando a 1.ª m/p é uma m/p liga/tricô : 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô torcida.
DIMINUIR DA SEGUINTE MANEIRA ANTES DO MARCADOR :
Quando la última m/p é uma une m/p meia : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
Quando a última m/p é uma m/p liga/tricô : 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô.

DIMINUIÇÕES 2 (nas secções de ms/pts liga/tricô) :
Todas as diminuições se fazem pelo direito.
DIMINUIR DA SEGUINTE MANEIRA DEPOIS DO MARCADOR : 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô torcida.
DIMINUIR DA SEGUINTE MANEIRA ANTES DO MARCADOR : 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô.
----------------------------------------------------------

PONCHO:
Tricota-se em redondo na agulha circular, de baixo para cima - VER DICA DE MEDIÇÃO.
Montar 194-202-218-226-234-258 ms/pts com a agulha circular 9 mm e o fio Eskimo. Tricotar 1 carreira meia e, depois, a carreira seguinte da seguinte maneira : diagrama A.1 (cf diagrama indicado para o seu tamanho = 39-39-39-39-43-43 ms/pts), *2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * acima das 56-60-68-72-72-84 ms/pts seguintes, 2 ms/pts meia, diagrama A.1 (= 39-39-39-39-43-43 ms/pts), *2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * até restarem 2 ms/pts e terminar com 2 ms/pts meia. Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, restam 214-222-238-246-254-278 ms/pts e a peça mede cerca de 4 cm. Colocar, então, 4 marcadores da seguinte maneira : o 1.º marcador no princípio da carreira, o 2.º marcador depois de 49-49-49-49-53-53 ms/pts (ou seja depois de A.1 das costas), colocar o 3.º marcador depois de mais 58-62-70-74-74-86 ms/pts (ou seja, antes de A.1 da frente) e colocar o 4.º marcador depois de mais 49-49-49-49-53-53 ms/pts (ou seja, depois de A.1 da frente) = restam 58-62-70-74-74-86 ms/pts depois do último marcador.
LER COM ATENÇÃO AS RESTANTES INSTRUÇÕES ANTES DE CONTINUAR !
Tricotar então da seguinte maneira : diagrama A.2 (= 16 ms/pts), 17-17-17-17-21-21 ms/pts liga/tricô, diagrama A.3 (= 16 ms/pts), diagrama A.4 acima das 58-62-70-74-74-86 ms/pts seguintes, diagrama A.2 (= 16 ms/pts), 17-17-17-17-21-21 m/p liga/tricô, diagrama A.3 (= 16 ms/pts) e diagrama A.4 acima das 58-62-70-74-74-86 últimas ms/pts da carreira.
AO MESMO TEMPO, na 2.º carreira de A.2 e A.3, diminuir 1 m/p depois do 2.º e do 4.º marcador e 1 m/p antes do 3.º e do 1.º marcador – VER DIMINUIÇÕES 1 (= 4 diminuições). Repetir estas diminuições mais 11-11-10-10-11-9 vezes a cada 6 carreiras e, depois, 14-16-21-23-22-30 vezes a cada 2 carreiras (ou seja, esta secção com A.4 de cada lado da peça torna-se cada vez mais pequena – NOTA: quando se diminui, o ponto fantasia deixa de ser seguido nos lados, a todo o comprimento da peça, mas verifique se está seguido no resto da peça.
AO MESMO TEMPO, depois de ter tricotado 1 vez A.2 e A.3 em altura, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira : diagrama A.5 em vez de A.2 (= 16 ms/pts), 2-2-2-2-4-4 ms/pts liga/tricô, A.7 (= 13 ms/pts), 2-2-2-2-4-4 ms/pts liga/tricô, diagrama A.6 em vez de A.3 (= 16 ms/pts), diagrama A.4 até ao 3.º marcador, diagrama A.5 (= 16 ms/pts), 2-2-2-2-4-4 ms/pts liga/tricô, A.7 (= 13 ms/pts), 2-2-2-2-4-4 ms/pts liga/tricô, diagrama A.6 (= 16 ms/pts) e diagrama A.4 acima da última m/p da carreira. Continuar desta maneira.
AO MESMO TEMPO, a 43-43-44-45-46-47 cm de altura total, colocar 1 marcador de cada lado das 17-17-17-17-21-21 ms/pts centrais da frente e das costas, ou seja, de cada lado das secções com ms/pts liga/tricô e borbotos. Diminuir então 1 m/p de cada lado dessas secções – VER DIMINUIÇÕES 2 (= 4 diminuições). Repetir estas diminuições mais 5-5-5-5-7-7 vezes a cada 4 carreiras (ou seja, esta secção central de ms/pts liga/tricô e borbotos a meio da frente e a meio das costas torna-se cada vez mais pequena).
AO MESMO TEMPO, a 48-49-50-51-52-53 cm de altura total, diminuir 1 m/p liga/tricô em todas as secções de 2 ms/pts liga/tricô dos diagramas A.5 e A.6 (tricotar 2 ms/pts juntamente em liga/tricô).
AO MESMO TEMPO, a cerca de 50-52-54-56-58-60 cm de altura total – ajustar a altura para que a carreira seguinte seja a 1.ª-3.ª-5.ª ou a 7.ª carreira de A.5/A.6 (o último borboto de A.7 deve estar, agora, feito, ou seja, quando o diagrama A.7 tiver sido tricotado 3 vezes em altura, continuar em ponto liga/tricô (visto pelo direito) acima das ms/pts centrais do ponto de arroz gigante) – - aumentar 1 m/p na m/p central a meio da frente do poncho, tricotando 2 vezes a m/p em liga/tricô, enfiando a agulha, primeiro, na alça da frente e, depois, na alça de trás. Depois, tricotar 4 carreiras em PONTO JARRETEIRA – ver acima – acima das 6 ms/pts centrais do meio da frente (tricotar as outras ms/pts como antes. Na carreira seguinte, depois das 4 carreiras em ponto jarreteira, dividir a peça a meio da frente para o decote e tricotar em idas e voltas até ao fim. NOTA : tricotar a 1.ª carreira pelo direito e continuar o ponto fantasia como antes mas tricotar 3 ms/pts de cada lado da peça em ponto jarreteira.
Continuar até a peça medir cerca de 59-61-63-65-67-69 cm. Na carreira seguinte, pelo direito, tricotar as ms/pts das 2 tranças de A.5 juntamente em meia torcida, 2 a 2 (= 4 diminuições) e tricotar as ms/pts das 2 tranças de A.6 juntamente em meia, 2 a 2 (= 4 diminuições), além disso, distribuir 12-12-10-10-8-8 diminuições acima das outras ms/pts (não diminuir acima das 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça). Quando todas as diminuições estão feitas, restam 47-47-49-49-51-51 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso.

CAPUZ :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular a partir da fenda do decote do meio da frente. Tricotar 1 carreira meia pelo direito e, AO MESMO TEMPO, distribuir 5-5-3-7-5-9 aumentos (não aumentar acima das 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça) = 52-52-52-56-56-60 ms/pts. Continuar então seguindo o diagrama A.4 com 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça até o capuz medir cerca de 34-34-36-36-38-38 cm. Arrematar frouxamente.

MONTAGEM :
Unir o capuz na parte de cima.

= tricotar 2 vezes a mesma m/p
= 1 BORBOTO : tricotar 4 vezes a mesma m/p, tricotando alternadamente na alça da frente e na alça de trás da m/p num total de 4 vezes. Tricotar 4 carreiras em ponto meia, em idas e voltas, nestas ms/pts. Passar, depois, a 2.ª m/p da agulha da direita por cima da 1.ª, depois, a 3.º m/p por cima da 1.ª e, por fim, a 4.ª m/p por cima da 1.ª m/p (= resta 1 m/p).
= deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 1 m/p meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em meia
= deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 1 m/p meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em meia
= deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 1 m/p meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em liga/tricô
= deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 1 m/p liga/tricô, retomar a m/p em espera e tricotá-la em meia
= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia

Ellen Weckx 07.03.2019 - 08:32:

Goedemorgen, Ik ben gestart met dit patroon maar wat ik niet goed begrijp is, dat ik als ik maat M wil breien, 202 steken moet opzetten en na 5 naalden, er 222 steken op de naald overblijven. Er staat nergens vermeld in het patroon dat er moet gemeerderd worden. Dus ik veronderstel dat er elke naald, 4 steken moeten gemeerderd worden?

DROPS Design 07.03.2019 kl. 20:36:

Dag Ellen,

Je breit telpatroon A.1 en daar zijn meerderingen in verwerkt. Dit is het symbool met de zwarte bolletjes (brei 2 steken in dezelfde steek)

Federica Piga 23.03.2018 - 10:42:

Salve, mi piacerebbe fare questo modello ma senza il motivo centrale. è possibile farlo? oppure bisogna rielaborare il modello? grazie

YM 10.07.2017 - 06:21:

Bonjour. Je suis entrain de réaliser ce modèle. Je suis presque rendue à la fin en longueur totale. Le problème est que toutes les diminutions 1 avavt et après les deux sections laterales en A.4 ne sont pas faites. Que pourrais-je faire pour bien commencer le capuchon?

DROPS Design 10.07.2017 kl. 10:02:

Bonjour Mme Ym, pensez à bien conserver la même tension que pour l'échantillon pour que les mesures en hauteur soient juste, sinon il vous faudra ajuster en fonction de votre taille et de la longueur souhaitée. Bon tricot!

Elixandra 27.05.2017 - 16:14:

Bonjour, Pour les deux premiers icônes dans la légende des diagrammes, (à savoir "1 m end sur l'end, env sur l'env" et 1 m env sur l'end, end sur l'env"), nous avons besoin de savoir si nous sommes sur un rang endroit ou envers, comment le sait-on en tricotant en rond avec des aiguilles circulaires? Peut-être j'interprète mal la légende? Merci pour votre aide.

DROPS Design 29.05.2017 kl. 09:07:

Bonjour Elixandra, le poncho se tricote d'abord en rond, puis en allers et retours pour créer la fente d'encolure. Jusqu'à cette fente, vous tricotez sur l'endroit, quand vous diviserez l'ouvrage pour l'encolure, veillez à ajuster pour que les torsades soient toujours sur l'endroit. Bon tricot!

Nghia 28.10.2016 - 22:43:

I struggle to understand the instructions to do the neck vent (to divide the piece) on a circular needle. Perhaps I misunderstand. Please help as I am completely lost.

DROPS Design 31.10.2016 kl. 09:16:

Dear Nghia, when you have inc in the mid front, work 4 rows in garter st over the 6 sts on mid front only (work remaining sts as before for these 4 rows) - adjust so that the RS rows will be the ones with the cables. Then divide piece from RS working first the last 3 sts in garter st, then all sts around until the last 3 sts in garter st, turn and work next row from WS. Continue then back and forth on needle in pattern as before. Happy knitting!

Brenda 09.07.2016 - 20:37:

I am allergic to wool. Is there any other wool you have there I can substitute? Thanks

DROPS Design 11.07.2016 kl. 09:14:

Dear Brenda, please read more here about alternatives and remember your DROPS Store will help you with personnal tips & advices. Happy knitting!

Brenda 09.07.2016 - 20:28:

I want to make a few of your patterns but I find it hard to figure how much wool to get. Can you please put it in yards. Or how many balls to buy. I am afraid I can not figure it out. Please and thanks in advance Brenda

DROPS Design 11.07.2016 kl. 09:11:

Dear Brenda, you will find total weight of yarn required for each size in our patterns under tab "materials", ie for size S you require 750 g Eskimo for the poncho / 50 g a ball Eskimo (read more here about this yarn) = 15 balls Eskimo are required in size S. Happy knitting!

Shirley In Canada 30.01.2016 - 17:52:

Can this be made with a slightly smaller yarn and needle? I want to make this for my daughter and her girls as gifts for Christmas.

DROPS Design 01.02.2016 kl. 09:30:

Dear Shirley, this pattern is worked with a tension of 10 sts x 18 rows with diagram A.4 = 10 x 10 cm - you will have to adjust & adapt the explanation to your own tension with the help of measurement chart at the end of the page. Or look for a pattern using the tension you have. Happy knitting!

Maria 17.09.2015 - 15:27:

Can the poncho be knitted in four parts without the circular needles that is with regular needles.

DROPS Design 17.09.2015 kl. 18:07:

Dear Maria, please find here some informations about adapting a pattern for circular needle into straight needles. Remember you can also get tips & advices from your DROPS store. Happy knitting!

Liesbeth 06.08.2015 - 00:11:

Er staat bij de uitleg van het telpatroon = recht aan de goede kant, averecht aan de verkeerde kant. En ook omgekeerd. Hoe weet ik nu wanneer ik aan de goede of de verkeerde kant bezig ben als ik rondbrei?

DROPS Design 06.08.2015 kl. 11:51:

Hoi Liesbeth. Als je in de rondte breit, dan is elke naald op de goede kant. Dus elke rij is dan de goede kant en je leest van rechts naar links. Kijk ook hier hoe je onze telpatronen moet lezen

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 143-18