DROPS / 179 / 14

Morgan's Daughter Jacket by DROPS Design

Casaco com gola xaile, torcidos e forma trapézio, tricotado de cima para baixo. Do S ao XXXL Tricota-se em DROPS Flora.

DROPS design: Modelo fl-012
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS FLORA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
500-550-600-650-700-750 g cor n.º 07, bege

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios A)” - ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 2,5 mm para o canelado das mangas – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 34 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA PARA TORCIDOS DROPS

BOTÕES DROPS EM COCO, n.º 515: 4-4-4-5-5-5

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: gola xaile, top down (de cima para baixo), trapézio, técnica: trança, tipo de modelo: casacos,

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.7. Ver diagrama indicado para cada tamanho. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

DICA TRICÔ (orla das frentes):
Para evitar que as orlas das frentes franzam a peça em altura, tricotar a intervalos regulares uma barra jarreteira suplementar apenas nas malhas das orlas da frente (deixar as outras malhas na agulha quando se tricota a barra jarreteira apenas nas malhas das orlas da frente). Repetir a cerca de cada 5 cm até ao fim.

AUMENTOS-1:
Para calcular quando diminuir, usar o número total de malhas a aumentar (por ex. 34 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 13) = 2.6.
Neste exemplo, vai-se aumentar depois de alternadamente cerca de cada 2.ª e 3.ª malha. Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos.

AUMENTOS-2 (cavas):
Todos os aumentos são feitos pelo direito.
Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte (pelo avesso), tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos.

AUMENTOS-3 (lados frentes & costas):
Todos os aumentos são feitos pelo direito.
Começando 4 malhas antes do marcador, fazer 1 laçada, tricotar 1 malha em ponto meia, A.6 (= 6 malhas - o fio marcador está a meio de A.6), 1 malha em ponto meia, fazer 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte (pelo avesso), tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob as mangas):
Começando 5 malhas antes do marcador, tricotar: 2 malhas juntamente em meia, A.6 (= 6 malhas, o fio marcador fica a meio de A.6), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

CASAS:
Fazer as casas na orla da frente direita (quando se usa o casaco). Ou seja, tricotar pelo direito até restarem 4 malhas no fim da carreira, arrematar 2 malhas e tricotar a última malha em meia. Na carreira seguinte, montar 2 malhas por cima das malhas arrematadas na carreira precedente (= buraco).
Fazer a 1.ª casa quando a peça medir 30-30-32-32-34-34 cm a partir do ombro (ou seja, quando as diminuições da gola xaile estiverem feitas). Fazer então as 3-3-3-4-4-4 casas seguintes com um espaço de cerca de 8-8-8-7-7-7 cm.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricotar as frentes e as costas separadamente em idas e voltas na agulha circular, de cima para baixo. Quando os aumentos das cavas estiverem feitos, retomar as costas e as frentes juntamente e tricotar em idas e voltas na agulha circular a partir do meio da frente até ao fim.
Tricotar as mangas em idas e voltas na agulha circular, de cima para baixo até o arredondado da manga estar feito, depois, tricotar em redondo com uma pequena agulha circular. Continuar com as agulhas de pontas duplas quando necessário.

GOLA XAILE, FRENTE ESQUERDA (quando se usa o casaco):
Montar 26-26-28-28-30-30 malhas com a agulha circular 3 mm em Flora. Tricotar em ponto jarreteira - ver acima -, da seguinte maneira: *1 barra jarreteira em todas as malhas, 1 barra jarreteira nas 20-20-22-22-24-24 primeiras malhas no meio do lado da frente*, repetir de * a * até a gola xaile medir 7-7-8-8-8-8 cm ao longo do lado mais curto.
Tricotar 1 carreira meia pelo direito e montar 34-34-34-34-38-38 malhas para o ombro no fim dessa carreira (no lado onde a gola xaile é mais curta) = 60-60-62-62-68-68 malhas. MEDIR A PARTIR DAQUI! Tricotar 1 carreira meia pelo avesso, 1 carreira meia pelo direito e 1 carreira meia pelo avesso (em todas as malhas). Tricotar então a frente esquerda como explicado abaixo.

FRENTE ESQUERDA COM GOLA XAILE:
= 60-60-62-62-68-68 malhas. Tricotar a 1.ª carreira pelo direito da seguinte maneira: 26-26-28-28-30-30 malhas em ponto jarreteira por cima da gola xaile, tricotar as 34-34-34-34-38-38 últimas malhas em meia aumentando ao mesmo tempo 13 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos – ver AUMENTOS-1 = 73-73-75-75-81-81 malhas. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, 44-44-44-44-48-48 malhas liga e 26-26-28-28-30-30 malhas meia.
Tricotar então pelo direito da seguinte maneira: 26-26-28-28-30-30 malhas em ponto jarreteira por cima da gola xaile, A.1 (= 44-44-44-44-48-48 malhas) e terminar com 3 malhas de orla em ponto jarreteira. Colocar 1 fio marcador depois das 2 primeiras malhas de A.1 (visto pelo direito – ou seja, logo depois de um pequeno torcido) – fazer seguir o fio marcador à medida que for tricotando.
Continuar desta maneira, e ao mesmo tempo, diminuir a gola xaile para a orla da frente, aumentar para a cava e aumentar para o decote como explicado abaixo. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
ORLA FRENTE:
Quando a peça medir 11-11-12-12-11-11 cm a partir do ombro, diminuir 1 malha no rebordo da gola xaile tricotando juntamente em meia a 2.ª e a 3.ª malha no princípio da carreira pelo direito. Diminuir desta maneira 3-3-3-3-4-4 vezes ao todo a cada 6 carreiras, 7-7-7-7-8-8 vezes a cada 4 carreiras e 10-10-12-12-12-12 vezes a cada 2 carreiras. Depois da última diminuição para a orla da frente, restam 6 malhas de orla da frente em ponto jarreteira e a peça mede cerca de 30-30-32-32-34-34 cm de altura total a partir do ombro.
CAVAS:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 16-15-16-13-14-13 cm, aumentar 1 malha para a cava antes das 3 malhas de orla em ponto jarreteira no fim da carreira pelo direito – ver AUMENTOS-2 (tricotar os aumentos em ponto meia). Aumentar desta maneira 4-8-8-14-16-20 vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois, montar 3-4-6-6-8-10 malhas no lado da cava no fim da carreira seguinte pelo direito = 7-12-14-20-24-30 malhas aumentadas para a cava.
A peça mede, então, cerca de 19-20-21-22-24-26 cm de altura total a partir do ombro. Tricotar a carreira de volta pelo avesso com 6-7-9-9-11-13 meia, 4-8-8-14-16-20 malhas liga, A.1, A.2 como explicado sob DECOTE abaixo e tricotar a gola xaile em meia como antes.
Colocar em espera e tricotar a GOLA XAILE, FRENTE DIREITA e a frente direita COM GOLA XAILE mas notar que os aumentos do decote explicados abaixo começam antes de colocar em espera ou ao mesmo tempo.
DECOTE:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 19-19-20-20-22-22 cm a partir do ombro, aumentar para o decote depois do fio marcador como indicado em A.2A, ou seja, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: Tricotar em ponto jarreteira por cima da gola xaile como antes, tricotar A.2A e aumentar como no diagrama, continuar A.1, continuar a aumentar para a cava como explicado acima e terminar com 3 malhas de orla em ponto jarreteira. As 2 primeiras malhas de A.1 são, então, A.2A. NOTA! Tricotar o torcido de A.2 na mesma carreira que a carreira de A.1.
Depois do último aumento para o decote, a peça mede cerca de 28-28-30-30-32-32 cm de altura total a partir do ombro e aumentou-se 12-12-14-14-14-14 malhas para o decote.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: Tricotar em ponto jarreteira por cima da gola xaile/da orla da frente, continuar A.2B por cima de A.2A (= 14-14-16-16-16-16 malhas), continuar A.1 (as 2 primeiras malhas de A.1 são as 2 primeiras malhas de A.2 e já foram tricotadas), tricotar em ponto meia por cima das malhas aumentadas para a cava e terminar com 3 malhas de orla em ponto jarreteira.

GOLA XAILE, FRENTE DIREITA (quando se usa o casaco):
Montar 26-26-28-28-30-30 malhas com a agulha circular 3 mm. Tricotar 1 carreira meia. Tricotar então em ponto jarreteira da seguinte maneira: *1 barra jarreteira em todas as malhas, 1 barra jarreteira nas 20-20-22-22-24-24 primeiras malhas no meio do lado da frente*, repetir de * a * até a gola xaile medir 7-7-8-8-8-8 cm no lado mais curto.
Tricotar 1 carreira meia pelo avesso e montar 34-34-34-34-38-38 malhas para o ombro no fim dessa carreira (no lado em que a gola xaile é mais curta) = 60-60-62-62-68-68 malhas. MEDIR A PARTIR DAQUI! Tricotar 1 carreira meia pelo direito e 1 carreira meia pelo avesso (em todas as malhas). Tricotar então a frente direita como explicado abaixo.

FRENTE DIREITA COM GOLA XAILE:
= 60-60-62-62-68-68 malhas. Tricotar a 1.ª carreira da seguinte maneira pelo direito: tricotar as 34-34-34-34-38-38 primeiras malhas em meia aumentando ao mesmo tempo 13 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos, tricotar 26-26-28-28-30-30 malhas em ponto jarreteira para a gola xaile = 73-73-75-75-81-81 malhas. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar: 26-26-28-28-30-30 malhas meia, 44-44-44-44-48-48 malhas liga e 3 malhas de orla em meia.
Tricotar então pelo direito da seguinte maneira: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, A.3 (= 44-44-44-44-48-48 malhas) e terminar com 26-26-28-28-30-30 malhas em ponto jarreteira para a gola xaile. Colocar 1 fio marcador antes das 2 primeiras malhas de A.3 (visto pelo direito – ou seja, diretamente antes de um pequeno torcido) – fazer seguir o fio marcador à medida que for tricotando. Continuar desta maneira e, ao mesmo tempo, diminuir a gola xaile para a orla da frente, aumentar para a cava e aumentar para o decote como explicado abaixo.
ORLA FRENTE:
Quando a peça medir 11-11-12-12-11-11 cm a partir do ombro, diminuir 1 malha no fim da carreira pelo direito para a gola xaile tricotando juntamente em meia a 2.ª e a 3.ª malha a partir do fim. Diminuir desta maneira 3-3-3-3-4-4 vezes ao todo a cada 6 carreiras, 7-7-7-7-8-8 vezes a cada 4 carreiras e 10-10-12-12-12-12 vezes a cada 2 carreiras. Depois da última diminuição da orla da frente, restam 6 malhas de orla da frente em ponto jarreteira e a peça mede cerca de 30-30-32-32-34-34 cm de altura total a partir do ombro.
CAVAS:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 16-15-16-13-14-13 cm, aumentar 1 malha para a cava depois das 3 malhas de orla em ponto jarreteira no princípio da carreira pelo direito – ver AUMENTOS-2. Aumentar desta maneira 4-8-8-14-16-20 vezes ao todo a cada 2 carreiras, depois, montar 3-4-6-6-8-10 malhas no lado da cava no fim da carreira seguinte pelo avesso = aumentou-se 7-12-14-20-24-30 malhas para a cava.
A peça mede, então, cerca de 19-20-21-22-24-26 cm de altura total a partir do ombro.
Colocar em espera e tricotar o OMBRO COSTAS, LADO DIREITO mas notar que os aumentos para o decote explicados abaixo começam antes de colocar em espera ou ao mesmo tempo.
DECOTE:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir cerca de 19-19-20-20-22-22 cm a partir do ombro, aumentar para o decote antes do fio marcador como indicado em A.4A, ou seja, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, continuar a aumentar para a cava como explicado acima, continuar A.3 até ao fio marcador, tricotar A.4A e aumentar como indicado no diagrama e terminar a gola xaile em ponto jarreteira como antes. As 2 últimas malhas de A.3 são, então, A.4A. NOTA! Tricotar o torcido de A.4A na mesma carreira que a carreira de A.3.
Depois do último aumento para o decote, a peça mede cerca de 28-28-30-30-32-32 cm de altura total a partir do ombro e aumentou-se 12-12-14-14-14-14 malhas para o decote.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, tricotar em ponto meia por cima das malhas aumentadas para a cava, continuar A.3 (as 2 últimas malhas de A.3 são as mesmas que as 2 últimas malhas de A.4B e tricotam-se quando se faz A.4B), continuar A.4B por cima de A.4A (= 14-14-16-16-16-16 malhas) e terminar em ponto jarreteira na gola xaile/na orla da frente.

OMBRO COSTAS, LADO DIREITO (quando se usa o casaco):
Montar 34-34-34-34-38-38 malhas com a agulha circular 3 mm. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso, 1 carreira meia pelo direito e 1 carreira meia pelo avesso. Tricotar então 1 carreira meia pelo direito aumentando ao mesmo tempo 13 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos = 47-47-47-47-51-51 malhas. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar: 3 malhas de orla em meia e 44-44-44-44-48-48 malhas liga.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: A.1 (= 44-44-44-44-48-48 malhas) e terminar com 3 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando 2 carreiras de A.1 tiverem sido tricotadas, montar para o decote 2 malhas no fim da última carreira (tricotar as novas malhas em liga pelo direito e em meia pelo avesso). Tricotar mais 2 carreiras de A.1 e montar para o decote 24-24-28-28-28-28 malhas no fim dessa carreira = 73-73-77-77-81-81 malhas. Colocar em espera e tricotar o ombro esquerdo das costas como explicado abaixo.

OMBRO COSTAS, LADO ESQUERDO (quando se usa o casaco):
Montar 34-34-34-34-38-38 malhas com a agulha circular 3 mm. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso, 1 carreira meia pelo direito e 1 carreira meia pelo avesso. Tricotar então 1 carreira meia pelo direito aumentando ao mesmo tempo 13 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos = 47-47-47-47-51-51 malhas. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar: 44-44-44-44-48-48 malhas liga e 3 malhas de orla em meia.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, A.3 (= 44-44-44-44-48-48 malhas). Depois de 3 carreiras de A.3, montar para o decote 2 malhas no fim da última carreira = 49-49-49-49-53-53 malhas. Tricotar a carreira de volta pelo avesso: 2 malhas meia, A.3 e 3 malhas de orla em meia.
Retomar, então, oombro esquerdo e o direita juntamente para tricotar as costas como explicado abaixo.

COSTAS:
Retomar as malhas dos 2 ombros para a mesma agulha circular 3 mm (as 24-24-28-28-28-28 malhas montadas para o decote do ombro das costas do lado direito = decote das costas) = 122-122-126-126-134-134 malhas.
Tricotar a 1.ª carreira pelo direito da seguinte maneira: 3 malhas de orla em ponto jarreteira, continuar A.3 por cima das 44-44-44-44-48-48 malhas seguintes, tricotar A.5 por cima das 28-28-32-32-32-32 malhas seguintes, continuar A.1 por cima das 44-44-44-44-48-48 malhas seguintes e terminar com 3 malhas de orla em ponto jarreteira. Continuar desta maneira, e aumentar para as cavas como explicado abaixo.
CAVAS:
Quando a peça medir 16-15-16-13-14-13 cm, aumentar para as cavas 1 malha de cada lado da peça como se fez para as frentes, ou seja, aumentar pelo direito depois de 3 malhas de orla em ponto jarreteira no princípio da carreira e antes de 3 malhas de orla no fim da carreira. Aumentar desta maneira 4-8-8-14-16-20 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito), depois, montar 3-4-6-6-8-10 malhas no fim das 2 carreiras seguintes = 136-146-154-166-182-194 malhas e a peça mede cerca de 19-20-21-22-24-26 cm de altura total a partir do ombro.
Retomar, então, as frentes e as costas juntamente como explicado abaixo.

COSTAS & FRENTES:
Retomar as malhas da frente esquerda (visto pelo direito) pelo direito, sem tricotá-las, colocar 1 fio marcador (= marca o lado), deslizar as malhas das costas para a agulha, colocar 1 fio marcador (= marca o lado) e deslizar as malhas da frente direita para a agulha. Continuar como antes - continuar a aumentar para o decote como antes e continuar a diminuir para a orla da frente como antes. Ou seja, tricotar a 1.ª carreira pelo direito da seguinte maneira: Tricotar a gola xaile/a orla da frente em ponto jarreteira com as diminuições como antes, continuar A.2 e A.1, tricotar 4-8-8-14-16-20 malhas em ponto meia, 12-14-18-18-22-26 malhas em ponto jarreteira (o fio marcador no lado fica a meio destas 12-14-18-18-22-26 malhas), tricotar 4-8-8-14-16-20 malhas em ponto meia, continuar A.3, A.5 e A.1 por cima das costas, tricotar 4-8-8-14-16-20 malhas em ponto meia, 12-14-18-18-22-26 malhas em ponto jarreteira (o fio marcador no lado fica a meio destas 12-14-18-18-22-26 malhas), tricotar 4-8-8-14-16-20 malhas em ponto meia, continuar A.3 e A.4 como antes e terminar com a gola xaile/a orla da frente em ponto jarreteira com as diminuições como antes se necessário.
Continuar desta maneira mas depois de 2 barras jarreteira por cima das 12-14-18-18-22-26 malhas a meio de cada lado da peça. Tricotar da seguinte maneira pelo direito: gola xaile/orla da frente em ponto jarreteira com as diminuições como antes ainda houver para fazer, continuar A.2 e A.1 como antes, 7-12-14-20-24-30 malhas em ponto meia, A.6 (= 6 malhas - o marcador no lado fica a meio de A.6), 7-12-14-20-24-30 malhas em ponto meia, continuar A.3, A.5 e A.1 como antes, 7-12-14-20-24-30 malhas em ponto meia, A.6 (o fio marcador no lado fica a meio de A.6), 7-12-14-20-24-30 malhas em ponto meia, continuar A.3 e A.4 como antes e terminar com a gola xaile/a orla da frente em ponto jarreteira como antes.
Quando todos os aumentos para o decote e as diminuições da orla da frente estiverem feitos, temos 280-300-316-340-372-396 malhas. Ver DICA TRICÔ e continuar até a peça medir 30-32-34-36-38-40 cm a partir do ombro. Ver CASAS.
Na carreira seguinte pelo direito, aumentar 2 malhas de cada lado da peça - ver AUMENTOS-3 (= aumenta-se 4 malhas). Aumentar desta maneira a cada 6 carreiras (cerca de a cada 2 cm) até ao fim (se a sua tensão estiver correcta, aumenta-se cerca de 21 vezes de cada lado da peça).
Quando a peça medir 71-73-75-77-79-81 cm, temos cerca de 364-384-400-424-456-480 malhas.
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar juntamente em meia, 2 a 2, as malhas de todas os torcidos (tanto os torcidos de 4 malhas como os torcidos de 2 malhas) (diminui-se apenas nos torcidos, não nas secções de malhas liga nem nas secções em ponto meia) = cerca de 312-332-348-372-404-428 malhas.
Tricotar 3 barras jarreteira em idas e voltas em todas as malhas e arrematar frouxamente em meia pelo direito mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, fazer 1 laçada depois de cada 8.ª malha ao mesmo tempo se arremata (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais). O casaco mede cerca de 72-74-76-78-80-82 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Montar 38-40-40-40-48-48 malhas com a pequena agulha circular 3 mm. Tricotar em ponto meia em idas e voltas e montar para o arredondado da manga no fim de cada carreira de cada lado da peça: 1 vez 3 malhas para todos os tamanhos, 2 vezes 2 malhas para todos os tamanhos, 7-8-11-14-14-17 vezes 1 malha, 2-2-1-1-1-1 vez 2 malhas e 1 vez 3-4-6-6-8-10 malhas = 80-86-92-98-110-120 malhas e a peça mede cerca de 8-9-10-12-12-14 cm a partir da carreira de montagem. Colocar 1 fio marcador no princípio da carreira (= meio sob a manga). Tricotar então em ponto meia em redondo mas tricotar A.6 por cima das 6 malhas a meio sob a manga. Quando a peça medir 3-3-2-2-2-2 cm a partir do fio marcador, diminuir 2 malhas a meio sob a manga - ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 11-14-15-18-22-26 vezes ao todo a cada 2½-2-2-1½-1-1 cm = 58-58-62-62-66-68 malhas. Quando a peça medir 31-31-30-29-29-27 cm a partir do fio marcador, tricotar 1 volta meia aumentando ao mesmo tempo 22-22-23-23-24-22 malhas a intervalos regulares = 80-80-85-85-90-90 malhas.
Continuar com as agulhas de pontas duplas 2,5 mm. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Continuar A.6 por cima das 6 malhas sob a manga, tricotar A.7A até restarem 4 malhas antes de A.6 (= 14-14-15-15-16-16 motivos de 5 malhas) e terminar com A.7B (= 4 malhas). Continuar desta maneira. Quando o punho medir 12 cm, diminuir 1 malha liga em cada secção de 3 malhas liga tricotando 2 malhas juntamente em liga em todas as secções de malhas liga = 64-64-68-68-72-72 malhas. Continuar até o punho medir 15 cm (a manga mede cerca de 54-55-55-56-56-56 cm de altura total a partir da carreira de montagem). Na carreira seguinte, tricotar juntamente em meia, 2 a 2, as malhas de cada torcido = 48-48-51-51-54-54 malhas. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira em redondo - ver acima. Arrematar então em meia, mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, arrematar com as agulhas de pontas duplas 3 mm. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Fazer a costura dos ombros.
Unir s gola xaile a meio da parte de trás tendo o cuidado de fazer com que a costura fique pelo avesso quando a gola for virada. Costurar a gola xaile ao longo do decote costas.
Montar as mangas. Costurar os botões.

= fazer 1 laçada entre 2 malhas, na carreira seguinte tricotar a laçada torcida para evitar buracos
= 2 malhas tricotadas juntamente em meia
= deslizar 1 malha para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 1 malha meia, retomar a malha em espera e tricotá-la em meia
= deslizar 1 malha para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar a malha em espera e tricotá-la em liga
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 1 malha liga, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 2 malhas para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, tricotar 2 malhas meia, retomar as 2 malhas em espera e tricotá-las em meia
= fio marcador

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 179-14 original.