DROPS Extra / 0-860

On Your Toes! by DROPS Design

Meias de Natal DROPS, em ”Fabel”. Do 35 ao 43.

Tags: meias, natal, nórdico,

DROPS design : Modelo n.º fa-217
Grupo de fios A
---------------------------------------------------------
Números : 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé : cerca de 22 - 24 - 27 cm
Altura : cerca de 22-22.5-23 cm
Fios : DROPS Fabel da Garnstudio
100 g cor n° 106, vermelho e 50 g cor n° 100, natural

AGULHAS PONTAS DUPLAS DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 ms/pts x 32 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHAS PONTAS DUPLAS DROPS 2.5 mm – para o canelado/barra

Comentários (7)

75% lã, 25% poliamida
a partir de 1.75 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 5.25€. Saiba mais.
---------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

JACQUARD :
Ver diagramas A-1 a A-4 – tricotam-se totalmente em ponto meia.

DIMINUIÇÕES CALCANHAR :
Tricotam-se em jacquard A-4.
Carreira 1 (= pelo direito) : Tricotar até restarem 9 ms/pts, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Carreira 2 (= pelo avesso) : Tricotar até restarem 9 ms/pts, deslizar 1 m/p em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Carreira 3 (= pelo direito) : Tricotar até restarem 8 ms/pts, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Carreira 4 (= pelo avesso) : Tricotar até restarem 8 ms/pts, deslizar 1 m/p em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Continuar a diminuir desta maneira com 1 m/p a menos antes de cada diminuição até haver 15-15-15 ms/pts nas agulhas.
---------------------------------------------------------

MEIAS :
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas. Montar 66-72-72 ms/pts nas agulhas de pontas duplas 2.5 mm com o fio vermelho, tricotar 1 carreira meia e, depois, continuar em canelado/barra = 1 m/p meia/ 1 m/p liga/tricô até a peça medir 6 cm. Mudar para as agulhas de pontas duplas 3 mm e tricotar A.1 (= 12 ms/pts) em todas as ms/pts. Quando A-1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, tricotar 1 carreira em vermelho e, AO MESMO TEMPO, ajustar o número de ms/pts para o número mais pequeno para 64 ms/pts. Tricotar então da seguinte maneira : A-2A (= 3 ms/pts), A-2B (= 23-31-31 ms/pts), A-2C (= 3 ms/pts), A-3 (= 35 ms/pts).
NOTA ! Nas carreiras 8 e 16, diminuir 1 m/p de cada lado de A.3 como indicado no diagrama = 60-68-68 ms/pts. Quando o diagrama A-3 a tiver sido tricotado 1 vez em altura, colocar 29-37-37 ms/pts em espera (= correspondem aos diagramas A-2A, B e C) num alfinete de ms/pts = restam 31 ms/pts para o calcanhar.
Tricotar A-4 em idas e voltas nas ms/pts do calcanhar durante 5-5½-6 cm, colocar um marcador e, depois, formar o calcanhar – ver DIMINUIÇÕES CALCANHAR.
Depois das diminuições do calcanhar, levantar 12-13-14 ms/pts depois de A-4 ao longo de cada lado do calcanhar e retomar as 29-37-37 em espera = 68-78-80 ms/pts. Continuar com as 29-37-37 ms/pts do peito do pé, seguindo o A-2 como antes, tricotar as ms/pts da sola do pé seguindo o diagrama A-4 = 39-41-43 ms/pts. AO MESMO TEMPO, diminuir de cada lado do diagrama A-2 (ms/pts que formam o peito do pé): tricotar juntamente em meia as 2 ms/pts antes de A-2A e tricotar juntamente em meia torcida (ou seja, tricotar na alça de trás e não na alça da frente) as 2 ms/pts depois de A-2C, e repetir estas diminuições num total de 6 vezes a cada 2 carreiras = 56-66-68 ms/pts. Continuar com os diagramas A-2 e A-4 até a peça medir 18-19-22 cm a partir do marcador do calcanhar (= falta ainda tricotar cerca de 4-5-5 cm).
Tricotar, depois, da seguinte maneira : A-2A, A-4 acima das 23-31-31 ms/pts seguintes (= peito do pé), A-2C,A-4 acima das 27-29-31 ms/pts seguintes (planta do pé). AO MESMO TEMPO, formar a ponta do pé de cada lado dos diagramas A-2A/C, diminuindo 4 ms/pts por cada carreira da seguinte maneira :
Antes de A-2A/C : tricotar as 2 últimas ms/pts juntamente em meia.
Depois de A-2A/C : deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada.
Diminuir num total de 10-10-10 vezes em todas as carreiras = restam 16-26-28 ms/pts. Na carreira seguinte, tricotar todas as ms/pts juntamente em meia, 2 a 2, em vermelho = 8-13-14 ms/pts. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar.

Elzbieta 01.12.2018 - 17:14:

I don’t understand this pattern.

Carrie-anne Billyard 31.01.2016 - 18:50:

Absolutely love your collection of free patterns and these socks are awesome! I can't wait to see my niece wearing them! The yarn is beautiful and easy to work with! thanks again!

Martina Dingstad 06.01.2015 - 09:21:

Jeg har nok Fabelgarn til å strikke disse fine sokker. Men genseren i norsk mønster som jeg har strikket i Fabel med rød og hvit er dessverre blitt rosa og hvit etter vask(vaskemaskinens ullprogram med Milo) Hvordan kan jeg unngå det neste gang? Har aldri opplevd det med annen garn før .

DROPS Design 06.01.2015 kl. 16:34:

Hej Martina. Det var synd. Det kan desvaerre ske at garn indeholder overskudsfarve. Hvis jeg har nögler i staerke farver, vasker jeg enten garnet först for at faa det meste overskudsfarve ud - eller jeg vasker med en smule eddike tilsat, det plejer ogsaa at vaere godt.

Edogirl 03.12.2014 - 05:15:

In the photo the top of the toe is done in stripes (diag A4). The instructions do not advise switching to that diagram but to continue with the main pattern, decreasing either side. Also in the second last line of the pattern, it says 'with red K" around.' I believe that should be 'with red K2 together around."

DROPS Design 03.12.2014 kl. 10:11:

Dear Edogirl, you work A.2 and A.4 until piece measures 18-19-22 from marker on heel - then work A.2A A.4 over the next 23-31 sts (= stripes on upper foot), A.2C and A.4 over the next 27-31 sts (under foot), at the same time, you will dec before and after A.2A and A.2C to shape the toe - dec will be done in red. Happy knitting!

Lisa 20.04.2014 - 10:07:

Man stickar sockor uppifrån och neråt, men man läser diagram nerifrån och uppåt.

Stina 20.04.2014 - 00:20:

I might be wrong, but I think the pattern for A-1 (in Swedish, if it matters) is not the same as the picture shows. Look at where the white line is. The pattern states that it is second row from top. The picture shows it at the bottom instead. I'm just at the beginning of it all now, but as it seemed wrong I thought I should say something about it.

DROPS Design 22.04.2014 kl. 09:55:

Dear Stina, please read diagram as follows: Begin in the lower righ-hand corner and work towards the left, ie for A.1 you will start with 1 round in red, and next to last round is 1 round in off white. Happy knitting!

Reba Taylor 01.12.2013 - 01:13:

All of your sock patterns for women stop at size 9 1/2 / 10 1/2, which is my size in the US (I wear 41-42 in European sizes). My niece has 14-inch feet. I can not imagine what European size that would be. Can you advise me how to adjust the sock directions to be able to knit a pair for her? Thank you for your time.

DROPS Design 01.12.2013 kl. 20:50:

Dear Mrs Taylor, you could maybe find a similar pattern to the correct size (check with socks for men where you'll find larger sizes) to help you to adapt these one for your daughter. Happy knitting!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-860