-------------------------------------------------------
Fio alternativo – veja como mudar de fio aqui
Grupos de Fios A a F – Use o mesmo modelo e mude o fio aqui
Metragem necessária ao usar um fio alternativo – use o nosso conversor aqui
-------------------------------------------------------
= 1 pc | |
= 1 pb | |
= 4 pc, 1 pbx no 1.º pc (1 picot) | |
= 1 pa | |
= 1 pad | |
= começar aqui |
Cada um dos nossos modelos tem tutoriais em vídeo específicos para a ajudar.
Estes tutoriais passo a passo também poderão ajudá-la:
Porque é a tensão da amostra em tricô/croché tão importante?
A tensão da amostra é aquilo que vai determinar as medidas finais da sua peça de roupa e, geralmente, a amostra tem 10 x 10 cm. É indicada da seguinte maneira: número de malhas ou pontos em largura x número de carreiras em altura - ex: 19 malhas x 26 carreiras = 10 x 10 cm.
A tensão em tricô/croché é muito individual; algumas pessoas têm um ponto largo enquanto outras têm um ponto muito apertado. Adapta-se a tensão através do tamanho das agulhas e é por isso que o tamanho de agulha sugerido serve apenas como uma referência! Precisa de adaptar o tamanho da agulha (para um número mais largo ou mais estreito) a fim de assegurar que a SUA tensão é igual à tensão indicada nas explicações do modelo. Se trabalhar com uma tensão diferente daquela indicada irá obter um resultado diferente e a sua peça terá medidas diferentes daquelas que as explicações do modelo sugerem.
A tensão também determina que fios podem substituir o fio indicado. Desde que obtenha a mesma tensão pode substituir o fio indicado por outro.
Veja a lição DROPS : Como medir a sua tensão/a amostra
Veja o vídeo DROPS: Amostra/tensão do tricô
Como saber quantos novelos de fio preciso?
A quantidade necessária de fio é indicada em gramas, tal, como por exemplo,: 450 g. Para calcular de quantos novelos irá precisar, primeiro, precisa de saber quantos gramas tem 1 novelo (25g, 50g ou 100g). Esta informação está disponível se clicar no fio usado nas nossas páginas. Divida a quantidade necessária pela gramagem de cada novelo. Por exemplo, se cada novelo tem 50g (a gramagem mais comum), o cálculo será o seguinte: 450 / 50 = 9 novelos.
Posso usar um fio diferente do fio indicado nas explicações do modelo?
O que é importante quando se muda de um fio para outro é que a tensão em tricô/croché seja a mesma. E deve ser assim para que as medidas da peça, quando terminada, sejam iguais às do esquema do modelo. É mais fácil obter a mesma tensão se usar fios do mesmo grupo de fios. Também se pode usar vários fios de um fio mais fio para obter a mesma tensão de um fio mais grosso. Por favor, experimente o nosso conversor de fios. Recomendamos-lhe que faça sempre uma amostra de teste.
Por favor tome NOTA: sempre que mudar de fio lembre-se de que a peça poderá ter um aspecto e toque diferentes da peça da fotografia, devido às propriedades e qualidades únicas de cada fio.
Veja a lição DROPS: Posso usar um fio diferente do fio indicado nas explicações do modelo?
Grupos de fios – o que são e como usá-los?
Todos os nossos fios estão catalogados em grupos de fios (de A a F) de acordo com a sua espessura e a tensão da amostra – o grupo A contém os fios mais finos e o grupo F os mais grossos. Esta forma de catalogar os nossos fios faz com que lhe seja mais fácil encontrar fios alternativos para os nossos modelos, caso deseje mudar de fio. Todos os fios que pertencem ao mesmo grupo têm a mesma tensão de amostra e, por isso, podem ser usados para substituir outros fios do mesmo grupo. No entanto, é bom não esquecer que podem ter composições e texturas diferentes, dando um aspecto e toque únicos a uma peça.
Como uso o conversor de fios?
No topo de todos os nossos modelos encontra um link para o nosso conversor de fios, uma ferramenta útil caso pretenda usar um fio diferente daquele sugerido. Ao preencher o fio que deseja substituir, a quantidade (para o seu tamanho) e o número de fios usados, o conversar apresentar-lhe-á boas alternativas de fios com a mesma tensão. Além idsso, dir-lhe-á de quanto irá precisar na nova qualidade e se terá de trabalhar com mais vários fios. A maior parte dos novelos são de 50g (alguns são de 25g ou de 100g).
Se um modelo é feito com várias cores, cada cor terá de ser convertida separadamente. Da mesma maneira, se o modelo é feito com vários fios de qualidades diferentes (por exemplo, 1 fio Alpaca e 1 fio Kid-Silk) terá de encontrar alternativas para cada um deles, individualmente.
Porque vejo fios descontinuados nos modelos?
Uma vez que fios diferentes têm qualidades e texturas diferentes decidimos manter os fios originais nos nossos modelos. Contudo, pode facilmente encontrar opções alternativas por entre a nossa gama ao usar o conversor de fios, ou, simplesmente, escolher um fio do mesmo grupo de fios.
É possível que alguns retalhistas ainda tenham fios descontinuados em stock, ou que alguém tenha alguns novelos em casa para os quais gostariam de encontrar um modelo.
O conversor de fios fornecer-lhe-á tanto qualidades alternativas como a quantidade necessário no novo fio.
What size should I knit?
If you think it's hard to decide what size to make, it can be a good idea to measure a garment you own already and like the size of. Then you can pick the size by comparing those measures with the ones available in the pattern's size chart.
You'll find the size chart at the bottom of the pattern.
See DROPS lesson: How to read size chart
Por que é que obtenho uma tensão errada com as agulhas indicadas?
O tamanho da agulha indicado nas explicações de um modelo serve apenas como referência porque o importante é guiar-se pela tensão obtida na amostra. E uma vez que a tensão é muito individual, terá de adaptar o número da agulha a fim de se certificar de que a SUA tensão é a mesma da indicada no modelo – talvez tenha de ajustar para agulhas 1 ou até 2 tamanhos acima ou abaixo para obter a tensão correcta. Para tal, recomendamos-lhe que faça uma amostra de teste.
Se fizer a peças com uma tensão diferente da indicada, as medidas finais poderão ser diferentes das indicadas no esquema do modelo.
Veja a lição DROPS: Como medir a sua tensão/ a amostra
Veja o vídeo DROPS: Amostra/tensão do tricô
Por que motivo o modelo se faz de cima para baixo ou em top-down?
Fazer uma peça em top-down (ou, em português, de cima para baixo) proporciona-lhe uma maior flexibilidade e oportunidade para ajustar a peça às suas medidas. Por exemplo, é mais fácil experimentar a peça enquanto está a fazê-la, bem como é mais fácil fazer alterações ao comprimento do encaixe ou dos ombros.
As instruções explicam cuidadosamente cada passo a fazer pela ordem correcta. Os diagramas são adaptados à direção do tricô e são feitos como habitualmente.
Como se tricota um diagrama em tricô?
O diagrama apresenta todas as carreiras/voltas, e cada malha vista pelo direito. Lê-se de baixo para cima e da direita para esquerda. 1 quadrado = 1 malha.
Quando se tricota em idas e voltas, as carreiras ímpares são as carreiras do direito e as carreiras pares são as carreiras do avesso. Quando se tricota o avesso, deve-se tricotar o diagrama ao contrário: da esquerda para a direita, tricotando as malhas meia em liga e as malhas liga em meia, etc.
Quando se tricota em redondo todas as carreiras se tricotam pelo direito e o diagrama é tricotado da direita para a esquerda em todas as carreiras.
Ver lição DROPS: Como ler os diargamas de tricô
Como sigo um diagrama em croché?
O diagrama apresenta todas as carreiras/voltas, e cada ponto visto pelo direito. Lê-se de baixo para cima e da direita para esquerda. 1 quadrado = 1 ponto.
Quando se crocheta em idas e voltas, as carreiras ímpares são as carreiras do direito e as carreiras pares são as carreiras do avesso.
Quando se crocheta em redondo, todas as carreiras se crochetam pelo direito, da direita para a esquerda em todas as carreiras.
Quando se crocheta um diagrama circular começa-se no centro e crocheta-se para o exterior, no sentido dos ponteiros do relógio, carreira após carreira.
As carreiras geralmente começam com um determinado número de pontos corrente (equivalente à altura do ponto seguinte) e isso pode estar representado no diagrama ou ser explicado nas instruções.
Ver lição DROPS: Como ler um diagrama em croché
Como tricoto vários diagramas simultaneamente na mesma carreira/volta?
As instruções para tricotar vários diagramas, um após o outro, na mesma carreira/volta geralmente estão escritas assim: “tricotar A.1, A.2, A.3 num total de 0-0-2-3-4 vezes". Isto significa que se tricota A.1 uma vez, depois, A.2 uma vez e, depois, repete-se A.3 (em largura) no número de vezes indicado para o seu tamanho – neste caso da seguinte maneira: S = 0 vezes, M = 0 vezes, L=2 vezes, XL= 3 vezes e XXL = 4 vezes.
Os diagramas tricotam-se como de costume: começar na primeira carreira de A.1, depois, tricotar a primeira carreira de A.2 etc.
Ver lição DROPS: Como ler um diagrama em tricô
Ver lição DROPS : Como ler um diagrama em croché
Por que são as mangas mais curtas nos tamanhos maiores?
A largura total da peça (de um punho ao outro) será maior para os tamanhos maiores, apesar de as mangas serem mais curtas. Os tamanhos maiores têm a cabeça das mangas mais comprida e ombros mais largos e, por isso, as proporçõe serão correctas para todos os tamanhos.
Onde se mede o comprimento numa peça?
O esquema com as medidas fornece as informações respeitantes ao comprimento total da peça. Se é um pulôver ou um casaco, a altura é medida a partir do ponto mais alto do ombro junto ao decote, em linha recta até ao rebordo inferior da peça. NÃO é medido a partir da ponta do ombro. De igual modo, a altura do encaixe é medida a partir do ponto mais alto do ombro até à carreira onde se separou o encaixe em costas/frentes e mangas.
Num casaco, as medidas nunca se tiram ao longo das carcelas, salvo indicação em contrário. Medir sempre entre as carcelas quando tirar as medidas da altura.
Ver lição DROPS: Como ler o esquema das medidas
O que é uma repetição do diagrama?
Os diagramas são, muitas vezes, repetidas em largura ou em altura. 1 repetição é o diagrama tal como ele aparece nas explicações do modelo. Se é indicado que deve repetir 5 vezes o diagrama A.1 numa peça em redondo, então, irá fazer A.1 num total de 5 vezes sucessivamente em redondo. Se é indicado que deve fazer 2 repetições de A.1 em altura, deverá fazer o diagrama completo, uma vez, e, depois, começar novamente pelo princípio e fazer o diagrama completo mais uma vez.
Porque começa a peça com mais pontos corrente do que o número que se trabalha?
Os pontos corrente são ligeiramente mais estreitos do que os outros pontos e para evitar que a corrente de base fique demasiado apertada, simplesmente fazemos mais pontos corrente no princípio. A contagem dos pontos será ajustada na carreira seguinte para se adaptar ao ponto e às medidas do esquema.
Porque se fazem auemntos antes de começar o cós em canelado quando a peça é tricotada de cima para baixo ou top-down?
O cós em canelado é mais elástico e irá apertar ligeiramente quando comparado, por exemplo, com o ponto meia. Ao fazer aumentos antes do cós em canelado, evita-se uma diferença visível em largura entre o cós e o resto do corpo.
Porque fazer aumentos na orla de remate?
É muito fácil arrematar as malhas muito apertadas e, ao fazer laçadas enquanto se arremata (e simultaneamente arrematando-as) evita uma orla de remate demasiado apertada.
See DROPS video: Arrematar com laçadas
Como aumento/diminuo a cada 3.ª e 4.ª carreira alternadamente?
Para obter aumentos (ou diminuições) homógeneas pode aumentar, por exemplo: a cada 3.ª e 4.ª malha, alternadamente, da seguinte maneira: tricotar 2 carreiras e aumentar na 3.ª carreira, tricotar 3 carreiras e aumentar na 4.ª malha. Repetir até os aumentos estarem todos feitos.
Ver a lição DROPS: Aumentar ou diminuir 1 malha alternadamente a cada 3.ª e cada 4.ª carreira
Como posso tricotar um casaco em redondo em vez de o tricotar em idas e voltas?
Se preferir tricotar em redondo em vez de tricotar em idas e voltas, pode adaptar o modelo. Irá precisar de adicionar “steeks” a meio da frente (geralmente, 5 malhas), e seguir as instruções. Quando deveria virar e tricotar a peça pelo avesso, continua a tricotar em redondo, passando pelas malhas “steek”. No fim, abre a peça cortando a meio das malhas “steek”, apanha malhas para fazer as bandas e tapar as orlas cortadas.
Ver vídeo DROPS: Steeks - cortar o tricô
Posso tricotar um pulôver em idas e voltas em vez de o tricotar em redondo?
Se preferir tricotar em idas e voltas em vez de tricotar em redondo, pode adaptar o modelo de forma a que tricote as peças separadamente e, depois, as costure. Divida as malhas para o corpo em 2, adicione 1 malha ourela de cada lado (para as costuras) e tricote a frente e as costas separadamente.
Ver lição DROPS: Posso adaptar um modelo tricotado com agulha circular para agulhas direitas?
Porque é o ponto fantasia ligeiramente diferente daquele que vejo na foto?
As repetições de um ponto podem variar ligeiramente nos diferentes tamanhos, para se ter as proporções exactas. Se não estiver a fazer o mesmo tamanho do da peça da foto, pode haver ligeiras diferenças. Foi algo cuidadosamente criado e adaptado para que a impressão final da peça seja igual em todos os tamanhos. Basta certificar-se de que segue as explicações e os diagramas indicados para o seu tamanho!
Como transformo uma peça com tamanho de senhora num tamanho para homem?
Se encontrou um modelo de que gosta mas os tamanhos são de senhora, não é muito difícil converter esse modelo para um tamanho de homem. A maior diferena será o comprimento das mangas e do corpo. Comece por escolher o tamanho de senhora cuja largura no peito possa servir para um tamanho de homem. O comprimento adicional será tricotado antes de arrematar para as cavas/a parte de cima das mangas. Se é um modelo tricotado de cima para baixo ou top-down, pode adicionar o comprimento logo depois da cava ou antes da primeira diminuição para a manga.
Como se evita que uma peça com pêlo ganhe borbotos?
Todos os fios têm fibras em excesso, mas, em particular, os fios penteados (com mais fibras). Por outras palavras, os fios perderão pêlo e quanto irá depender da forma como o fio foi cardado
O desprender das fibras também depende do que usar por baixo ou por cima da peça e se isso puxa todas as fibras do fio. Por conseguinte, é impossível garantir que um fio não perca pêlo.
Abaixo, deixamos algumas dicas em como obter os melhores resultados quando trabalhar com fios com pêlo:
1. Assim que a peça estiver feita (antes de a lavar) sacuda-a vigorasamente para que todas as fibras soltas se desprendam. NOTA: NÂO use um aparelho para tirar borbotos, uma escova ou qualquer outro método que puxe as fibras do fio.
2. Coloque a peça num saco de plástico e coloque-o no congelador – as baixas temperaturas irão fazer com que as fibras fiquem menos presas, umas às outras,, e as fibras em excesso sairão mais facilmente.
3. Deixe a peça no congelador durante algumas horas antes de a tirar e voltar a sacudir.
4. Lave a peça de acordo com as instuções indicadas na etiqueta do fio.
Por que razão a minha peça cria borbotos?
A formação de borbotos é um processo natural que acontece até nas fibras mais exclusivas. É um sinal natural de uso que é difícil de evitar, e que é mais visível em áreas de grande fricção na sua peça tais como as mangas e os punhos de um pulôver.
Pode fazer com que o seu pulôver pareça novo removendo os borbotos, com um pente de cardar ou um aparelho para tirar borbotos.
Gostaríamos muito de saber o que tem a dizer-nos acerca deste modelo!
Se deixar uma pergunta acerca do modelo, certifique-se de que escolhe a categoria adequada no formulário abaixo para acelerar o processo relativo à resposta. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *.
Hayfield Beauty |
|||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||
Casaco DROPS mangas curtas em croché com encaixe arredondado em ajours, em ”Cotton Viscose”. Crocheta-se de cima para baixo, “ top-down ”. Do S ao XXXL. DROPS design : Modelo n° N-131
DROPS 130-10 |
|||||||||||||||||||
NOTA: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil. TRICÔ : Malha = Ponto Canelado = Barra Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô Ponto Liga = Ponto Tricô CROCHÉ : mpa – meio ponto alto pa – ponto alto pad – ponto alto duplo pat – ponto alto triplo pb – ponto baixo pbx – ponto baixíssimo pc – ponto corrente -------------------------------------------------------- DICA CROCHÉ : Substituir o 1.º pb de cada carreira de pb por 1 pc e terminar cada carreira de pb por 1 pb no pc do princípio da carreira precedente. Substituir o 1.º pa de cada carreira de pa por 3 pc e terminar cada carreira de pa por 1 pa no 3.º pc do princípio da carreira precedente. AUMENTOS : Aumentar 1 pb crochetando 2 pb no mesmo pb. Aumentar 1 pa crochetando 2 pa no mesmo pa. DIMINUIÇÕES : Diminuir 1 pa : crochetar 1 pa mas não fazer a última laçada (= 2 argolas na agulha de croché), crochetar, depois, o pa seguinte, e na última laçada, passar a agulha de croché por todas as argolas = 1 pa diminuído. PONTO FANTASIA : Ver abaixo ou o diagrama M.1 – o diagrama mostra o ponto fantasia pelo direito. CARREIRA 1: 1 pc (= 1 pb), 1 pb no ponto seguinte, * 4 pc, 1 pbx no 1.º pc (1 picot), 1 pb em cada um dos 3 pb/pts seguintes *, repetir de * a * até restarem 2 pontos, terminar com 1 picot e 1 pb em cada um dos 2 últimos pontos, virar. CARREIRA 2 : 5 pc (= 1 pa + 2 pc), saltar 1 pb + 1 picot + 1 pb, 1 pa no pb seguinte, * 2 pc, saltar 1 pb + 1 picot + 1 pb, 1 pa no pb seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira, virar. CARREIRA 3 : 1 pc, * 1 pb + 1 picot + 1 pb no aro, 1 pb no pa seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira. CARREIRA 4 : 6 pc (= 1 pad + 2 pc), saltar 1 pb + 1 picot + 1 pb, 1 pad no pb seguinte , * 2 pc, saltar 1 pb + 1 picot + 1 pb, 1 pad no pb seguinte *, repetir de * a * até ao fim da carreira. -------------------------------------------------------- CASACO : Crocheta-se de cima para baixo, em idas e voltas, a partir do meio da frente. Crochetar uma corrente de 132-148-164-172-191-207 pc (incluindo 3 pc para virar) com a agulha de croché 3,5 mm e o fio Cotton Viscose. Crochetar, depois, a 1.ª carreira da seguinte maneira (= direito) : 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, * saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 3 pc seguintes *, repetir de * a * até ao fim da carreira (para os tamanhos XXL + XXXL terminar por 1 pa em cada um dos 2 últimos pc em vez dos 3 últimos pc) = 98-110-122-128-142-154 pa – ver DICA CROCHÉ ! Crochetar 3 carreiras de pb em idas e voltas e, AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, substituir 28-31-34-41-42-46 aumentos – ver AUMENTOS - e na última carreira distribuir 28-31-34-42-42-47 aumentos = 154-172-190-211-226-247 pb. Crochetar, então, M.1 (começar pela carreira marcada por uma flecha no diagrama) ou ver PONTO FANTASIA acima. Depois de M.1, crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada pad e 2 pb em cada aro) = 154-172-190-211-226-247 pb. Crochetar, depois. 3 carreiras de pb e, AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira, distribuir 39-42-45-48-51-57 aumentos = 193-214-235-259-277-304 pb. Crochetar então novamente M.1 (começar pela carreira marcada com uma flecha no diagrama) ou ver PONTO FANTASIA acima. Depois de M.1, crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada pad e 2 pb em cada aro) = 193-214-235-259-277-304 pb. Crochetar, depois, 3 carreiras de pb e, AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira, distribuir 27-33-33-39-42-45 aumentos = 220-247-268-298-319-349 pb. Crochetar novamente M.1 (começar pela carreira marcada por uma flecha no diagrama) ou ver PONTO FANTASIA acima. Depois de M.1, crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada pad e 2 pb em cada aro) = 220-247-268-298-319-349 pb. Crochetar, depois, 3 carreiras de pb e, AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira distribuir 27-33-33-39-42-45 aumentos = 247-280-301-337-361-394 pb. Continuar em idas e voltas em pb (= 1 pb em cada pb) e, AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, distribuir 28-31-34-34-42-45 aumentos = 275-311-335-371-403-439 pb. A cerca de 18-19-20-21-22-23 cm de altura total, crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira : 36-43-47-53-59-66 pa (= 1 pa em cada pb) (= frente), 12 pc, saltar 66-70-74-80-84-88 pb da carreira precedente (= cava) e, depois, crochetar 71-85-93-105-117-131 pa (= costas), 12 pc, saltar 66-70-74-80-84-88 pb da carreira precedente (= cava) e crochetar 36-43-47-53-59-66 pa (= frente). Continuar em pa (= 1 pa em cada pa e 1 pa em cada pc das cavas) = 167-195-211-235-259-287 pa. Colocar um marcador a meio dos 12 pc das cavas, de cada lado (= 83-97-105-117-129-143 pa para as costas e 42-49-53-59-65-72 pa para cada uma das frentes). Continuar em idas e voltas em pa (= 1 pa em cada pa) em todos os pontos. A 32-34-36-38-40-42 cm de altura total, distribuir 7 diminuições – ver DIMINUIÇÕES ! A 34-36-38-40-42-44 cm de altura total, distribuir 8 diminuições = 152-180-196-220-244-272 pa. A 39-41-43-45-47-49 cm de altura total, distribuir 10 aumentos. A 41-43-45-47-49-51 cm de altura total, distribuir 10-10-12-12-12-12 aumentos = 172-200-218-242-266-294 pa. Quando restar cerca de 1 cm antes da peça medir 52-54-56-58-60-62 cm, crochetar 2 carreiras de 1 pb (= 1 pb em cada ponto), cortar e arrematar o fio. ORLA DA FRENTE : Crochetar 4 carreiras de pb em idas e voltas ao longo da frente esquerda – cerca de 22 pb para 10 cm – ter atenção para que a orla fique bem lisa e não seja nem demasiado apertada nem demasiado grande à frente. Repetir ao longo da frente direita e, AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira, distribuir 6-6-6-7-7-7 casas. A de cima fica a cerca de 2 cm da gola. Dar um espaço de cerca de 7 a 8 cm entre as outras. 1 CASA = 2 pc, saltar 2 pb, 1 pb no ponto seguinte. Na carreira seguinte, crochetar 1 pb em cada ponto. MONTAGEM : Pregar os botões na frente esquerda. |
|||||||||||||||||||
Explicações do diagrama |
|||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||
Fez este modelo ou outro das nossas colecções? Marque as suas fotos nas redes sociais com o hashtag #dropsdesign para que possamos vê-las! Precisa de ajuda para este modelo?Encontrará turotiais em vídeo, uma rubrica Comentários/Perguntas e muito mais ao visitar a página do modelo em www.garnstudio.com © 1982-2024 DROPS Design A/S. Todos os direitos reservados. Este documento, incluuindo as suas su-secções, tem copyrights. Saia mais o que pode fazer com os nossos modelos no fim de cada uma das páginas do nosso site. |
Com mais de 40 anos no design de modelos de tricô e de croché, a DROPS Design oferece uma das mais vastas colecções demodelos gratuitos na Internet - traduzidos em 17 línguas. Neste dia de hoje, temos 309 catálogos e 11509 modelos - dos quais 11266 estão traduzidos em português.
Trabalhamos com muito empenho para lhe proporcionar o melhor que o tricô e o croché têm para oferecer, para lhe fornecer inspiração e conselhos bem como fios da mais elevada qualidade a preços incríveis! Gostaria de usar os nossos modelos para outros fins que não uso pessoal? Pode ler o que lhe é permitido fazer no Copyright texto que se encontra na parte de baixo de todos os nossos modelos. Bom tricô! Bom croché!
Comentários / Perguntas (42)
MOUTHON escreveu:
Bonjour, Il n y a aucune explication pour les finitions des manches et tour du cou. Est ce votre choix ou un oubli? Merci
14.08.2022 - 11:31DROPS Design respondeu:
Bonjour Mme Mouthon, il n'y a aucune bordure supplémentaire à crocheter dans ce modèle, mais vous pouvez volontiers en faire une si vous le souhaitez. Bon crochet!
15.08.2022 - 08:27Gerda escreveu:
Na het 3de patroondeel M1 en de 4 toeren vasten staat er "ga verder en haak heen en weer met 1v in iedere vast en meerder in de 1ste toer 28-31-...... vasten" maar hoeveel toeren vasten moet men hier nog doen. slechts 1 of tot je het juiste aantal cm hebt?
08.03.2020 - 13:51DROPS Design respondeu:
Dag Gerda,
Op dat punt meerder je alleen in de eerste toer van vasten een aantal steken zoals aangegeven in het patroon. De volgende toeren daarna haak je dus 1 vaste in elke vaste tot een hoogte van 18-19-20-21-22-23 cm ((staat in eerste regel van de paragraaf daaronder).
10.03.2020 - 19:57Dorothy Harrington escreveu:
Could I use Lima for this pattern?
29.01.2019 - 21:46DROPS Design respondeu:
Dear Mrs Harrington, DROPS Lima belongs to yarn group B our yarn while this top is worked with DROPS Cotton Viscose which was yarn group A - find alternatives by trying our yarn converter and read more about alternatives here. Happy crocheting!
30.01.2019 - 07:35Susan Starke escreveu:
Sehr schöne Jacke für laue Sommerabende.Einfach und schnell gehäkelt.
06.06.2016 - 21:05Willers escreveu:
Thank you for the lovely pattern. I am having difficulty with the M1. Please translate in words. Thanks again.
12.05.2016 - 23:12DROPS Design respondeu:
Dear Mrs Willers, start reading diagram from the right towards the left from RS (1st row = with arrow), and from the left towards the right from WS. On 1st row, you will then work: 1 ch (= 1st sc), *1 sc in next st, 1 picot, 1 sc in next 2 sts*, repeat from *-*. On row 2, chain 3 (=1st dc), *ch2, skip 2 sc, 1 dc in next dc*, repeat from *-*. Happy crocheting!
13.05.2016 - 09:11Elizabeth escreveu:
Elizabeth 21.06.2015 kl. 21:15: Zou dit patroon ook met Drops Cotton Merino gehaakt kunnen worden? (Staat niet bij alternatieve garens).
22.06.2015 - 09:30DROPS Design respondeu:
Hoi Elizabeth. Nee, Cotton Merino is te dik voor dit model. Probeer eventueel een proeflapje te haken en zien welk naald je nodig hebt voor de juiste stekenverhouding (22 stk/v = 10 cm) en kijk of je de structuur mooi vindt (ik denk dat het te stug wordt).
23.06.2015 - 11:56Ingrid escreveu:
Is het ook mogelijk om langere mouwen aan het vestje te maken? Zo ja, hoe kan ik dat het beste doen?
30.04.2014 - 12:09DROPS Design respondeu:
Wij ondersteunen vragen over de patronen zoals onze designafdeling ze heeft gemaakt, maar we helpen niet bij het maken van persoonlijke aanpassingen. Wellicht is er een haak- of breigroep bij u in de buurt met mensen die u hierbij willen helpen.
30.04.2014 - 21:37Schiller, Birgit escreveu:
Ich habe eine Frage zu den Zunahmen. Es fängt bei mir schon nach dem M1 an. Danach habe ich bei Größe S 154 fM und soll nun 39 Maschen gleichmäßig verteilt aufnehmen. Was heißt denn hier gleichmäßig? Wenn ich 154/39 teile komme ich auf 3,94 Maschen... Wie soll ich jede 3,94 Masche zunehmen? Aufrunden auf 4 geht ja auch nicht, dann komme ich ja wieder mit dem Muster nicht hin. Auch weiter unten das selbe Problem.Wie sind denn da nun die Abstände?
22.09.2013 - 22:40DROPS Design respondeu:
Liebe Birgit, die Aufnahme ist in einer Reihe mit festen Maschen, daher beeinträchtigt es das Muster nicht. Sie häkeln nachher das Muster einfach über die grössere Maschenzahl. Natürlich können Sie nur nach ganzen Maschen aufnehmen, achten Sie einfach darauf, dass es (schön verteilt) insgesamt 39 M sind.
23.09.2013 - 08:18Erie escreveu:
Dank u wel voor uw antwoord. Helaas is me nog niet duidelijk wat ik dan verkeerd doe. Stekenaantal is precies zoals beschreven. Misschien gelijk na de pas al gaan minderen?
10.06.2013 - 13:13DROPS Design respondeu:
Met de juiste stekenverhouding (22 stk/v) per 10 cm zou je op de juiste afmetingen komen. Controleer of de stekenverhouding klopt.
11.06.2013 - 15:16Erie escreveu:
Prachtig patroon, maar ik heb een vraag. De pas heb ik klaar, afmeting klopt. Nu heb ik zo'n 10 cm van de panden gedaan, maar het werk is inmiddels al 7 cm breder geworden en ik ben nog lang niet aan het minderen toe. Ik heb uiteraard niet gemeerderd ;) Wat doe ik verkeerd?
09.06.2013 - 16:01DROPS Design respondeu:
Het werk moet niet breder worden. Het aantal stk moet gelijk blijven tot je gaat minderen zoals beschreven.
10.06.2013 - 12:43