DROPS / 105 / 40

DROPS 105-40 by DROPS Design

Meias DROPS em ponto jarreteira e ponto de ajours, em Alpaca

Números : 35/37 – 38/39 – 40/42
Comprimento do pé : 22-24-27 cm
Altura : 20-22-23 cm

Fios : DROPS ALPACA da Garnstudio
100 g para todos os números, cor n° 6347, violenta acinzentado

AGULHAS DROPS 2,5 mm (+ ou – grossas para obter a amostra)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.30€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
AMOSTRA : 26 ms/pts x 52 carreiras = 10 x 10 cm em ponto jarreteira

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) : tricotar todas as carreiras em meia

DICA CARREIRAS ENCURTADAS : quando se vira a peça a meio de uma carreira, deslizar 1 m/p em meia, puxar o fio e tricotar a carreira seguinte (isto evita um buraco nas transições).

PONTO FANTASIA : ver diagrama M1. O diagrama mostra o ponto fantasia pelo direito. NOTA : as carreiras encurtadas de M1 tricotam-se 2 vezes. Tricotar apenas nas 9-9-10 primeiras ms/pts da carreira, virar e tricotar a carreira seguinte. As carreiras encurtadas do ponto fantasia, não estão incluídas no número total de carreiras.

DICA MONTAGEM : As ms/pts da ponta do pé são franzidas. Colocar um fio nas alças de trás das ms/pts quando tricotar a ponta do pé e, depois, fazer seguir o fio durante o tricô até ao fim. Usar este fio para franzir a ponta da meia.

MEIAS :
Tricota-se em idas e voltas a partir do meio da planta do pé, depois, tricota-se o peito do pé e termina-se pelo meio da planta do pé.
As meias tricotam-se totalmente em ponto jarreteira - ver acima-, em ponto fantasia com ajours de um lado - ver M1 e o diagrama indicado ao seu número. Começar pela flecha. Tricotar ao todo 4 motivos em altura (½ + 3 motivos inteiros + ½ ) de M1.

PONTA DO PÉ : tricotar em carreiras encurtadas a cada 3.ª e 4.ª carreira, ou seja, não tricotar todas as ms/pts, mas virar durante a carreira, quando restarem 11-13-15 ms/pts -ver dica acima.
Montar frouxamente 110-120-130 ms/pts com as agulhas 2,5 mm. Tricotar M1 a partir da flecha, e, depois, as outras ms/pts au ponto jarreteira – não esquecer de tricotar em carreiras encurtadas para a ponta do pé. Tricotar 8 carreiras. Não esquecer de manter a mesma tensão da indicada para a amostra.

Diminuir, então, para o calcanhar da seguinte maneira : colocar 1 marcador depois de 58-63-69 ms/pts, diminuir 1 m/p dos 2 lados do marcador 11 vezes a cada 2 carreiras = 88-98-108 ms/pts. Tricotar 48-48-64 carreiras em ponto jarreteira (= cerca de 9-9-12 cm).

Aumentar, então, para o calcanhar da seguinte maneira : colocar 1 marcador depois de 47-52-58 ms/pts. Aumentar 1 m/p de cada lado do marcador 11 vezes a cada 2 carreiras = 110-120-130 ms/pts. Tricotar 8 carreiras (= 4 motivos de M1 em altura). Colocar todas as ms/pts em espera.

MONTAGEM : Unir as ms/pts em espera às ms/pts da carreira de montagem. A costura fica debaixo do pé e sobe ao longo da perna.
Tricotar a outra meia.

= 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia
= 1 laçada dupla entre 2 ms/pts. Na carreira seguinte, tricotar 1 laçada em meia e deixar cair a 2.ª laçada

Maren 12.11.2013 - 15:22:

Det står ikke spesifisert i de engelske oppskriftene at man skal telle masker fra tåen og oppover når man skal felle til hælen på pinne 9. Jeg tenkte først at masketallene var blitt byttet om og at jeg burde bruke det største masketallet for den minste størrelsen da jeg gikk ut ifra at man skulle telle fra den enden man begynner å strikke på pinne 9. Jeg fant heldigvis ut av det da jeg dobbelsjekket med den norske oppskriften .

DROPS Design 07.12.2009 - 20:39:

Stemmer. Du strikker fra pilen og oppover.

Monica 07.12.2009 - 19:09:

Dette er sikkert et dumt spm, men jeg har aldri strikket etter diagram tidligere; det står i oppskriften at man skal strikke M.1 fra startpilen. Betyr det at man skal begynne med 9 masker rett og så videre nedover M.1, og at man deretter starter på toppen av M.1 igjen? På forhånd takk for svar :)

Caroline 07.02.2009 - 12:25:

Takk Lotta! Tror jeg skal se meg om etter en enklere oppskrift:) Caroline

Syosticka.se 05.02.2009 - 08:43:

Caroline! Du ska "overføre den på pinnen uten å strikke" - om du släpper maskor blir det hål hela vägen ner. Tråden uppöver kan du sy dit efteråt om du vill men diagrammet behövs om du ska få hålmönstret. Som nybörjare skulle jag ha rekommenderat dig att börja med något enklare - har du ingen som kan visa dig? Något stick-café att gå till? /Lotta

Caroline 05.02.2009 - 00:39:

Er nybegynner og skjønner ingenting! Spm 1: "ta masken løst av" betyr det å slippe masken ned eller å overføre den på pinnen uten å strikke den? 2: jeg forstår ikke det med den tråden som skal følge arbeidet oppover, hvordan gjør man dette? Forstår ikke diagrammet, vil man få korrekt resultat hvis man overser det og bare bruker skriftlige forklaringen? Huff, sikkert mange dumme spm, men jeg klarer ikke å skjønne oppskrifter til tross for strikkeskole og ordlister... Takk for svar:)

Dora Laumann 08.01.2008 - 05:32:

Elsker at strikke sokker og glaeder mig til opskriften.

Kirsti 07.01.2008 - 00:55:

Nydelig avslutning.

Kate Nellerup 06.01.2008 - 22:26:

Åh alla dessa underbara strumpor

Anne Marie 30.12.2007 - 20:49:

Nydelig sokker - disse kommer jg til å prøve å strikke

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 105-40