----------------------------------------------------------
TÉCNICAS USADAS:
----------------------------------------------------------
DICA CROCHÉ:
No princípio de cada carreira de pontos baixos, crochetar 1 ponto corrente - este ponto corrente não substitui o 1.º ponto baixo. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira.
DICA CROCHÉ:
Crochetar a 1.ª carreira pelo direito. Terminar a carreira por 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo do princípio da carreira. Virar a peça e crochetar pelo avesso. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo do princípio da carreira. Virar a peça e crochetar a carreira seguinte pelo direito.
Crochetar em idas e voltas desta maneira, alternadamente uma carreira pelo direito e uma carreira pelo avesso.
AUMENTOS:
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de pontos da carreira (por ex. 72 pontos) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 2) = 36.
Para aumentar neste exemplo, crochetar 2 pontos num ponto em cada 36.º ponto.
----------------------------------------------------------
A PEÇA COMEÇA AQUI:
----------------------------------------------------------
CHAPÉU PANAMÁ – SUMÁRIO:
Crocheta-se totalmente com 2 fios, de cima para baixo, e em redondo, mas alternadamente pelo direito e pelo avesso - ver DICA CROCHÉ.
CHAPÉU PANAMÁ:
Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 5,5 mm e 2 fios DROPS Belle, e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.
CARREIRA 1: 1 ponto corrente – ver DICA CROCHÉ -, crochetar então 6 pontos baixos à volta do aro de pontos corrente.
CARREIRA 2: 2 pontos baixos em cada ponto baixo = 12 pontos baixos.
CARREIRA 3: *2 pontos baixos no 1.º ponto baixo, 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte*, crochetar de * a * em toda a carreira = 18 pontos baixos.
CARREIRA 4: *2 pontos baixos no 1.º ponto baixo, 1 ponto baixo em cada um dos 2 pontos seguintes baixos*, crochetar de * a * em toda a carreira = 24 pontos baixos.
MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Continuar em redondo desta maneira aumentando 6 pontos a cada carreira mas, a cada carreira, crocheta-se 1 ponto a mais entre cada aumento.
Depois de 12 carreiras, temos 72 pontos.
Para o tamanho M/L, crochetar 1 carreira aumentando 2 pontos a intervalos regulares - ver AUMENTOS = 74 pontos.
NOS DOIS TAMANHOS:
Crochetar uma carreira pelo direito da seguinte maneira: 1 ponto baixo à volta de cada ponto, ou seja, não enfiar a agulha sob os paus como habitualmente, mas à volta do ponto. Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo.
Continuar em pontos baixos, em redondo, enfiando a agulha na última carreira crochetada (crochetar, então, novamente alternadamente pelo direito e pelo avesso como antes). Quando a peça medir cerca de 10-11 cm a partir da carreira crochetada à volta dos pontos), fazer a orla.
ORLA:
Crochetar 1 carreira de pontos baixos (= 1 ponto baixo em cada ponto) aumentando 3-6 pontos a intervalos regulares = 75-80 pontos. Não esquecer de virar no fim de cada carreira para crochetar a orla também alternadamente pelo direito e pelo avesso.
Colocar, então, 5 marcadores, com um espaço de 15-16 pontos entre eles.
Continuar em redondo, em pontos baixos e, ao mesmo tempo aumentar 1 ponto depois de cada marcador crochetando 2 pontos baixos no ponto depois do marcador (= aumenta-se 5 pontos baixos a cada carreira).
Continuar desta maneira aumentando em todas as carreiras durante um total de 6 carreiras com aumentos = 105-110 pontos baixos.
Desviar, então, os marcadores para que fiquem colocados a meio dos aumentos precedentes (para que a orla tenha uma forme mais arredondada).
Continuar a aumentar mais 3 vezes a cada marcador (= aumenta-se 5 pontos baixos a cada carreira) e, ao mesmo tempo, na última carreira aumentar mais 0-1 ponto baixo = 120-126 pontos baixos.
ORLA:
Crochetar 1 ponto baixo no princípio da carreira, *3 pontos corrente, 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente, saltar 1 ponto baixo, crochetar 1 ponto baixo no ponto seguinte*, crochetar de * a * em toda a carreira mas terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira em vez do último ponto baixo. Cortar e entretecer o fio.
Sunny daze
15.01.2022 - 13:32