Calendário de Natal DROPS -Já abriu a porta de hoje?
DROPS Merino Extra Fine
100% lã
a partir de 3.75 € /50g
DROPS Christmas Calendar

Candy Cane Bear

Urso polar crochetado com cachecol e bengala de Natal / Ornamento de Natal em DROPS Merino Extra Fine. Crocheta-se de cima para baixo com olhos e focinho bordado. Tema: Natal.

DROPS Extra 0-1666

#dropscandycanebear

DROPS design: Modelo me-303
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------

DIMENSÕES:
A peça mede cerca de
Urso: Circunferência = 14 cm Altura = 15 cm sem as orelhas.
Bengala de Natal: Largura = 1 cm Altura: = 8 cm

FIO:
DROPS MERINO EXTRA FINE da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
50 g cor 01, Natural
50 g cor 11, Vermelho Carmesim
E:
Um resto na cor Cinza Escuro para os olhos e o focinho.

1 urso pesa cerca de 26 g sem a forra.
1 cachecol pesa cerca de 2 g.
1 bengala pesa cerca de 2 g.

AVIAMENTOS:
Um pouco de algodão de enchimento.
Fio à sua escolha para a alça.

AGULHA DE CROCHÉ:
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3 mm

AMOSTRA:
22 pontos baixos em largura e 22 carreiras em altura com a agulha de croché 3 mm = 10 x 10 cm.
22 pontos altos em largura 11 carreiras em altura com a agulha de croché 3 mm = 10 x 10 cm.
NOTA : O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

-------------------------------------------------------

Fio alternativo – veja como mudar de fio aqui
Grupos de Fios A a F – Use o mesmo modelo e mude o fio aqui
Metragem necessária ao usar um fio alternativo – use o nosso conversor aqui

-------------------------------------------------------

Também poderá gostar...

DROPS Merino Extra Fine
100% lã
a partir de 3.75 € /50g

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

PONTOS USADOS:

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.14.

CORES PONTO FANTASIA:
Quando se crocheta pontos altos em redondo com 2 cores, fazer da seguinte maneira:
Crochetar o último ponto alto com a primeira cor mas não fazer a última laçada, mudar para a outra cor e terminar o ponto alto e depois crochetar o ponto alto seguinte.
Quando se crocheta com 2 cores, pôr o fio não crochetado por cima dos pontos da carreira precedente e crochetar à volta do fio – fica escondido e segue a carreira ao mesmo tempo.

DICA:
Pode-se endurecer a bengala de Natal mergulhando-a em água com açúcar ou numa gasosa incolor e deixá-la secar sobre uma superfície plana.

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

URSO – RESUMO DA CONSTRUÇÃO DA PEÇA:
Crocheta-se em redondo, de cima para baixo. Crocheta-se primeiro as 2 patas separadamente. Juntam-se, então, para formar o corpo e continua-se em redondo até ao pescoço. Crocheta-se os 2 braços separadamente que se crochetam depois com o corpo e termina-se pela cabeça. Crocheta-se então 2 orelhas que se costuram à cabeça. Bordam-se os olhos e a boca do urso. Crocheta-se um pequeno cachecol enrolado à volta do pescoço do urso.
Crocheta-se também 2 bengalas de Natal e junta-se uma ao urso e suspende-se a outra com o urso.

PATAS:
Usar a agulha de croché 3 mm e o fio DROPS Merino Extra Fine, na cor Natural. Crochetar o diagrama A.1 (= aro de pontos corrente). Crochetar então da seguinte maneira: Crochetar A.2 (= princípio e fim da carreira), depois crochetar 4 vezes A.3 ao todo à volta do aro de pontos corrente. Manter a mesma tensão da indicada para a amostra!
Quando A.2 e A.3 estão terminados, temos 16 pontos baixos + 1 ponto corrente e a pata mede cerca de 3½ cm de altura. Cortar e entretecer o fio. Crochetar uma outra pata igual e forrar as duas patas com um pouco algodão.

CORPO:
Usar a cor Natural. Começar pelo diagrama A.4, ou seja, saltar o ponto corrente e o primeiro ponto baixo de uma das patas, crochetar A.4 no ponto baixo seguinte, depois, crochetar A.5 à volta da pata (saltar os 2 últimas pontos baixos da pata como indicado no diagrama), não cortar o fio mas crochetar A.6 na outra pata como o mostra o diagrama. Depois da 1.ª carreira do corpo, temos 28 pontos + 1 ponto corrente no princípio da carreira – princípio da carreira = meio da parte de trás.
Continuar em redondo desta maneira. Quando A.4, A.5 e A.6 estão terminados, temos 30 pontos baixos + 1 ponto corrente. Continuar para crochetar da seguinte maneira: Crochetar A.7 (= princípio e fim da carreira) e repetir 6 vezes A.8 ao todo em toda a carreira. Quando A.7 e A.8 estão terminados, a peça mede cerca de 8½ cm de altura. Não cortar o fio, estender a argola na agulha de croché e crochetar os braços como indicado abaixo. Forrar o urso à medida que for crochetando com um pouco de algodão.

BRAÇOS:
Com a ponta do fio do interior do novelo cor Natural, crochetar o diagrama A.1 (= aro de pontos corrente). Crochetar então da seguinte maneira: Crochetar A.2 (= princípio e fim da carreira), depois, repetir 2 vezes A.3 ao todo à volta do aro de pontos corrente. Quando A.2 e A.3 estão terminados, temos 8 pontos baixos + 1 ponto corrente. Crochetar mais 2 vezes a última carreira de A.2/A.3 = 10 carreiras ao todo. A peça mede cerca de 4½ cm de altura. Cortar e entretecer o fio. Crochetar um outro braço igual. Forrar com um pouco de algodão, mas manter as 3-4 carreiras da parte de cima dos braços sem algodão.

CORPO & CABEÇA:
Começar a meio das costas do urso, onde se começou as carreiras anteriormente e crochetar na cor Natural. Crochetar A.9 no ponto corrente do princípio da carreira, depois, crochetar A.10 à volta do corpo - AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, crochetar os braços como indicado no diagrama. Quando A.9 e A.10 estão terminados, temos 16 pontos baixos + 1 ponto corrente e o urso mede cerca de 15 cm de altura. Forrar a cabeça com um pouco de algodão.

ORELHAS:
Na cor Natural, crochetar o diagrama A.1 (= aro de pontos corrente). Crochetar então da seguinte maneira: Crochetar A.11 (= princípio e fim da carreira) e repetir 2 vezes A.12 ao todo à volta do aro de pontos corrente. Quando faltar fazer a última carreira de A.11 e A.12, temos 8 pontos baixos + 1 ponto corrente. Dobrar, então, a orelha ao meio e crochetar A.11, depois, crochetar a última carreira de A.12 enfiando a agulha de croché nas 2 partes. A orelha está, agora, lisa e temos 3 pontos baixos + 1 ponto corrente. Crochetar a outra orelha da mesma maneira.

MONTAGEM:
Usar por exemplo a cor Cinza Escuro e bordar os olhos em ponto nó – ver foto e legenda A (no modelo fotografado, o fio é enrolado 3 vezes à volta da agulha).
Com a mesma cor, bordar o focinho e a boca em ao ponto haste na frente da cabeça do urso – ver foto e legenda B.
Fechar a cabeça (colocar a cabeça sobre uma superfície plana e costurar com 1 ponto em cada ponto enfiando a agulha nas 2 partes). Costurar as orelhas ao nível dos pontos diminuídos de cada lado da cabeça.
Fechar a abertura entre as patas com uma costura.

CACHECOL:
Na cor Vermelho Carmesim, começar no hexágono no diagrama A.13 e crochetar 35 pontos corrente como indicado no diagrama. Crochetar A.13 (= 1 carreira). Cortar e entretecer o fio quando A.13 estiver terminado. Fazer 2 franjas de cada lado do cachecol. 1 franja = cortar 3 fios com 5 cm de comprimento na cor Vermelho Carmesim. Dobrar os fios ao meio, passar a argola obtida numa ponto do rebordo de um dos lados do cachecol, passar as pontas dos fios pela argola e puxar. Atar o cachecol à volta do pescoço do urso.

ALÇA:
Cortar um fio à sua escolha com cerca de 15 cm. Passá-lo por um ponto na parte de cima da cabeça do urso (ter atenção para que a alça fique bem colocada para que o urso se mantenha direito) e atar as extremidades.

BENGALA DE NATAL:
Na cor Vermelho Carmesim, começar pelo hexágono no diagrama A.14 e crochetar 25 pontos corrente como indicado no diagrama. Ver CORES PONTO FANTASIA e crochetar A.14 (= 1 carreira). Cortar e entretecer o fio quando A.14 estiver terminado. Ver DICA e costurar a bengala por baixo de um dos braços do urso – ver foto.
Crochetar uma outra bengala e fixar uma alça na parte de cima da mesma maneira que para o urso – ver DICA.

Diagramas

começar aqui. Crochetar 4 pontos corrente e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto corrente. Continuar no símbolo por cima do ponto no círculo, e crochetar para a esquerda = começar aqui. Crochetar 4 pontos corrente e unir em redondo com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto corrente. Continuar no símbolo por cima do ponto no círculo, e crochetar para a esquerda
1 ponto corrente – se crocheta apenas com a ponta da agulha de croché, os pontos corrente serão, na maior parte das vezes, muito baixos; 1 ponto corrente deve ter a mesma altura do que a largura de 1 ponto baixo/ponto alto = 1 ponto corrente – se crocheta apenas com a ponta da agulha de croché, os pontos corrente serão, na maior parte das vezes, muito baixos; 1 ponto corrente deve ter a mesma altura do que a largura de 1 ponto baixo/ponto alto
no princípio da carreira, crochetar 1 ponto corrente, terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo neste ponto corrente = no princípio da carreira, crochetar 1 ponto corrente, terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo neste ponto corrente
1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente / no ponto da carreira precedente = 1 ponto baixo à volta do aro de pontos corrente / no ponto da carreira precedente
2 pontos baixos no ponto da carreira precedente (= aumentou-se 1 ponto baixo) = 2 pontos baixos no ponto da carreira precedente (= aumentou-se 1 ponto baixo)
esta carreira (em cinza) já foi feita (= última carreira das patas) e mostra apenas como crochetar a 1.ª carreira do corpo na última carreira das patas = esta carreira (em cinza) já foi feita (= última carreira das patas) e mostra apenas como crochetar a 1.ª carreira do corpo na última carreira das patas
esta carreira (em cinza) já foi feita (= última carreira do corpo antes de unir os braços ao corpo) e mostra apenas como crochetar a 1.ª carreira nos pontos da carreira precedente = esta carreira (em cinza) já foi feita (= última carreira do corpo antes de unir os braços ao corpo) e mostra apenas como crochetar a 1.ª carreira nos pontos da carreira precedente
1 ponto baixo da última carreira da pata - saltar este ponto baixo = 1 ponto baixo da última carreira da pata - saltar este ponto baixo
1 ponto baixo da última carreira da pata – a parte de baixo do corpo crocheta-se neste ponto baixo = 1 ponto baixo da última carreira da pata – a parte de baixo do corpo crocheta-se neste ponto baixo
1 ponto baixíssimo no ponto da carreira precedente = 1 ponto baixíssimo no ponto da carreira precedente
1 ponto baixo do corpo - crochetar o braço neste ponto baixo = 1 ponto baixo do corpo - crochetar o braço neste ponto baixo
colocar os pontos da parte de cima do braço sobre uma superfície plana para que haja 4 pontos na parte de cima do braço, crochetar 1 ponto baixo num ponto do braço e 1 ponto do corpo (crochetar nas 3 partes) = colocar os pontos da parte de cima do braço sobre uma superfície plana para que haja 4 pontos na parte de cima do braço, crochetar 1 ponto baixo num ponto do braço e 1 ponto do corpo (crochetar nas 3 partes)
crochetar 2 pontos baixos juntamente da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto baixo no primeiro ponto mas não fazer a última laçada, crochetar 1 ponto baixo no ponto seguinte, mas crochetar a última laçada nas 3 argolas na agulha de croché (= diminuiu-se 1 ponto baixo) = crochetar 2 pontos baixos juntamente da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto baixo no primeiro ponto mas não fazer a última laçada, crochetar 1 ponto baixo no ponto seguinte, mas crochetar a última laçada nas 3 argolas na agulha de croché (= diminuiu-se 1 ponto baixo)
quando faltar fazer esta carreira, dobrar a orelha ao meio (= achatá-la) e crochetar a última carreira enfiando a agulha a agulha de croché nas 2 partes = quando faltar fazer esta carreira, dobrar a orelha ao meio (= achatá-la) e crochetar a última carreira enfiando a agulha a agulha de croché nas 2 partes
direcção do trabalho = direcção do trabalho
começar aqui e crochetar o número de pontos corrente indicado no diagrama = começar aqui e crochetar o número de pontos corrente indicado no diagrama
1 ponto alto no ponto da carreira precedente na cor Vermelho Carmesim - ver CORES PONTO FANTASIA = 1 ponto alto no ponto da carreira precedente na cor Vermelho Carmesim - ver CORES PONTO FANTASIA
1 ponto alto no ponto da carreira precedente na cor Natural - ver CORES PONTO FANTASIA = 1 ponto alto no ponto da carreira precedente na cor Natural - ver CORES PONTO FANTASIA
Ponto nó – Fotos 1-4 <br />
FOTO 1: Enfiar a agulha desde o avesso para o direito, onde quer colocar o ponto nó. <br />
FOTO 2: Enrolar 2 a 4 vezes o fio à volta da ponta da agulha – consoante a espessura desejada para o nó.<br />
FOTO 3: Enfiar a agulha ½ ponto a 1 ponto mais longe e fazê-la sair pelo avesso. <br />
FOTO 4: Puxar o fio através da peça para arrematar o ponto nó. Cerzir os fios pelo avesso. = Ponto nó – Fotos 1-4
FOTO 1: Enfiar a agulha desde o avesso para o direito, onde quer colocar o ponto nó.
FOTO 2: Enrolar 2 a 4 vezes o fio à volta da ponta da agulha – consoante a espessura desejada para o nó.
FOTO 3: Enfiar a agulha ½ ponto a 1 ponto mais longe e fazê-la sair pelo avesso.
FOTO 4: Puxar o fio através da peça para arrematar o ponto nó. Cerzir os fios pelo avesso.
Ponto haste, fotos 1-4<br />
FOTO 1: Enfiar a agulha desde o avesso para o o direito, onde quer começar o ponto.<br />
FOTO 2: Saltar 05 – 1 cm e enfiar a agulha na peça para a fazer sair pelo direito onde quer começar o ponto haste seguinte, puxar o fio. <br />
FOTO 3: Saltar 0.5 – 1 cm e enfiar a agulha desde o direito para o avesso para a fazer sair pelo direito onde quer começar o ponto haste seguinte, puxar o fio.<br />
Continuar desta maneira até haver pontos suficientes. Entretecer os fios pelo avesso.<br />
FOTO 4: Pontos haste de diferentes comprimentos e em diferentes direcções. <br />
 = Ponto haste, fotos 1-4
FOTO 1: Enfiar a agulha desde o avesso para o o direito, onde quer começar o ponto.
FOTO 2: Saltar 05 – 1 cm e enfiar a agulha na peça para a fazer sair pelo direito onde quer começar o ponto haste seguinte, puxar o fio.
FOTO 3: Saltar 0.5 – 1 cm e enfiar a agulha desde o direito para o avesso para a fazer sair pelo direito onde quer começar o ponto haste seguinte, puxar o fio.
Continuar desta maneira até haver pontos suficientes. Entretecer os fios pelo avesso.
FOTO 4: Pontos haste de diferentes comprimentos e em diferentes direcções.
Diagram for DROPS Extra 0-1666
Diagram for DROPS Extra 0-1666
Diagram for DROPS Extra 0-1666
Diagram for DROPS Extra 0-1666
Diagram for DROPS Extra 0-1666
Tem uma pergunta a fazer? Descubra a lista das perguntas frequentes (FAQ)

A tensão da amostra é aquilo que vai determinar as medidas finais da sua peça de roupa e, geralmente, a amostra tem 10 x 10 cm. É indicada da seguinte maneira: número de malhas ou pontos em largura x número de carreiras em altura - ex: 19 malhas x 26 carreiras = 10 x 10 cm.

A tensão em tricô/croché é muito individual; algumas pessoas têm um ponto largo enquanto outras têm um ponto muito apertado. Adapta-se a tensão através do tamanho das agulhas e é por isso que o tamanho de agulha sugerido serve apenas como uma referência! Precisa de adaptar o tamanho da agulha (para um número mais largo ou mais estreito) a fim de assegurar que a SUA tensão é igual à tensão indicada nas explicações do modelo. Se trabalhar com uma tensão diferente daquela indicada irá obter um resultado diferente e a sua peça terá medidas diferentes daquelas que as explicações do modelo sugerem.

A tensão também determina que fios podem substituir o fio indicado. Desde que obtenha a mesma tensão pode substituir o fio indicado por outro.

Veja a lição DROPS : Como medir a sua tensão/a amostra

Veja o vídeo DROPS: Amostra/tensão do tricô

A quantidade necessária de fio é indicada em gramas, tal, como por exemplo,: 450 g. Para calcular de quantos novelos irá precisar, primeiro, precisa de saber quantos gramas tem 1 novelo (25g, 50g ou 100g). Esta informação está disponível se clicar no fio usado nas nossas páginas. Divida a quantidade necessária pela gramagem de cada novelo. Por exemplo, se cada novelo tem 50g (a gramagem mais comum), o cálculo será o seguinte: 450 / 50 = 9 novelos.

O que é importante quando se muda de um fio para outro é que a tensão em tricô/croché seja a mesma. E deve ser assim para que as medidas da peça, quando terminada, sejam iguais às do esquema do modelo. É mais fácil obter a mesma tensão se usar fios do mesmo grupo de fios. Também se pode usar vários fios de um fio mais fio para obter a mesma tensão de um fio mais grosso. Por favor, experimente o nosso conversor de fios. Recomendamos-lhe que faça sempre uma amostra de teste.

Por favor tome NOTA: sempre que mudar de fio lembre-se de que a peça poderá ter um aspecto e toque diferentes da peça da fotografia, devido às propriedades e qualidades únicas de cada fio.

Veja a lição DROPS: Posso usar um fio diferente do fio indicado nas explicações do modelo?

Todos os nossos fios estão catalogados em grupos de fios (de A a F) de acordo com a sua espessura e a tensão da amostra – o grupo A contém os fios mais finos e o grupo F os mais grossos. Esta forma de catalogar os nossos fios faz com que lhe seja mais fácil encontrar fios alternativos para os nossos modelos, caso deseje mudar de fio. Todos os fios que pertencem ao mesmo grupo têm a mesma tensão de amostra e, por isso, podem ser usados para substituir outros fios do mesmo grupo. No entanto, é bom não esquecer que podem ter composições e texturas diferentes, dando um aspecto e toque únicos a uma peça.

Clique aqui para uma lista dos fios de cada grupo

No topo de todos os nossos modelos encontra um link para o nosso conversor de fios, uma ferramenta útil caso pretenda usar um fio diferente daquele  sugerido. Ao preencher o fio que deseja substituir, a quantidade (para o seu tamanho) e o número de fios usados, o conversar apresentar-lhe-á boas alternativas de fios com a mesma tensão. Além idsso, dir-lhe-á de quanto irá precisar na nova qualidade e se terá de trabalhar com mais vários fios. A maior parte dos novelos são de 50g (alguns são de 25g ou de 100g).

Se um modelo é feito com várias cores, cada cor terá de ser convertida separadamente. Da mesma maneira, se o modelo é feito com vários fios de qualidades diferentes (por exemplo, 1 fio Alpaca e 1 fio Kid-Silk) terá de encontrar alternativas para cada um deles, individualmente.

Clique aqui para ver o nosso conversor de fios

Uma vez que fios diferentes têm qualidades e texturas diferentes decidimos manter os fios originais nos nossos modelos. Contudo, pode facilmente encontrar opções alternativas por entre a nossa gama ao usar o conversor de fios, ou, simplesmente, escolher um fio do mesmo grupo de fios.

É possível que alguns retalhistas ainda tenham fios descontinuados em stock, ou que alguém tenha alguns novelos em casa para os quais gostariam de encontrar um modelo.  

O conversor de fios fornecer-lhe-á tanto qualidades alternativas como a quantidade necessário no novo fio.

If you think it's hard to decide what size to make, it can be a good idea to measure a garment you own already and like the size of. Then you can pick the size by comparing those measures with the ones available in the pattern's size chart.

You'll find the size chart at the bottom of the pattern.

See DROPS lesson: How to read size chart

O tamanho da agulha indicado nas explicações de um modelo serve apenas como referência porque o importante é guiar-se pela tensão obtida na amostra. E uma vez que a tensão é muito individual, terá de adaptar o número da agulha a fim de se certificar de que a SUA tensão é a mesma da indicada no modelo – talvez tenha de ajustar para agulhas 1 ou até 2 tamanhos acima ou abaixo para obter a tensão correcta. Para tal, recomendamos-lhe que faça uma amostra de teste.

Se fizer a peças com uma tensão diferente da indicada, as medidas finais poderão ser diferentes das indicadas no esquema do modelo.

Veja a lição DROPS: Como medir a sua tensão/ a amostra

Veja o vídeo DROPS: Amostra/tensão do tricô

Fazer uma peça em top-down (ou, em português, de cima para baixo) proporciona-lhe uma maior flexibilidade e oportunidade para ajustar a peça às suas medidas. Por exemplo, é mais fácil experimentar a peça enquanto está a fazê-la, bem como é mais fácil fazer alterações ao comprimento do encaixe ou dos ombros.

As instruções explicam cuidadosamente cada passo a fazer pela ordem correcta. Os diagramas são adaptados à direção do tricô e são feitos como habitualmente.

O diagrama apresenta todas as carreiras/voltas, e cada malha vista pelo direito. Lê-se de baixo para cima e da direita para esquerda. 1 quadrado = 1 malha.

Quando se tricota em idas e voltas, as carreiras ímpares são as carreiras do direito e as carreiras pares são as carreiras do avesso. Quando se tricota o avesso, deve-se tricotar o diagrama ao contrário: da esquerda para a direita, tricotando as malhas meia em liga e as malhas liga em meia, etc.

Quando se tricota em redondo todas as carreiras se tricotam pelo direito e o diagrama é tricotado da direita para a esquerda em todas as carreiras.

Ver lição DROPS: Como ler os diargamas de tricô

O diagrama apresenta todas as carreiras/voltas, e cada ponto visto pelo direito. Lê-se de baixo para cima e da direita para esquerda. 1 quadrado = 1 ponto.

Quando se crocheta em idas e voltas, as carreiras ímpares são as carreiras do direito e as carreiras pares são as carreiras do avesso.

Quando se crocheta em redondo, todas as carreiras se crochetam pelo direito, da direita para a esquerda em todas as carreiras.

Quando se crocheta um diagrama circular começa-se no centro e crocheta-se para o exterior, no sentido dos ponteiros do relógio, carreira após carreira.

As carreiras geralmente começam com um determinado número de pontos corrente (equivalente à altura do ponto seguinte) e isso pode estar representado no diagrama ou ser explicado nas instruções.

Ver lição DROPS: Como ler um diagrama em croché

As instruções para tricotar vários diagramas, um após o outro, na mesma carreira/volta geralmente estão escritas assim: “tricotar A.1, A.2, A.3 num total de 0-0-2-3-4 vezes". Isto significa que se tricota A.1 uma vez, depois, A.2 uma vez e, depois, repete-se A.3 (em largura) no número de vezes indicado para o seu tamanho – neste caso da seguinte maneira: S = 0 vezes, M = 0 vezes, L=2 vezes, XL= 3 vezes e XXL = 4 vezes.

Os diagramas tricotam-se como de costume: começar na primeira carreira de A.1, depois, tricotar a primeira carreira de A.2 etc.

Ver lição DROPS: Como ler um diagrama em tricô

Ver lição DROPS : Como ler um diagrama em croché

A largura total da peça (de um punho ao outro) será maior para os tamanhos maiores, apesar de as mangas serem mais curtas. Os tamanhos maiores têm a cabeça das mangas mais comprida e ombros mais largos e, por isso, as proporçõe serão correctas para todos os tamanhos.

O esquema com as medidas fornece as informações respeitantes ao comprimento total da peça. Se é um pulôver ou um casaco, a altura é medida a partir do ponto mais alto do ombro junto ao decote, em linha recta até ao rebordo inferior da peça. NÃO é medido a partir da ponta do ombro. De igual modo, a altura do encaixe é medida a partir do ponto mais alto do ombro até à carreira onde se separou o encaixe em costas/frentes e mangas.

Num casaco, as medidas nunca se tiram ao longo das carcelas, salvo indicação em contrário. Medir sempre entre as carcelas quando tirar as medidas da altura.

Ver lição DROPS: Como ler o esquema das medidas

Os diagramas são, muitas vezes, repetidas em largura ou em altura. 1 repetição é o diagrama tal como ele aparece nas explicações do modelo. Se é indicado que deve repetir 5 vezes o diagrama A.1 numa peça em redondo, então, irá fazer A.1 num total de 5 vezes sucessivamente em redondo. Se é indicado que deve fazer 2 repetições de A.1 em altura, deverá fazer o diagrama completo, uma vez, e, depois, começar novamente pelo princípio e fazer o diagrama completo mais uma vez.

Os pontos corrente são ligeiramente mais estreitos do que os outros pontos e para evitar que a corrente de base fique demasiado apertada, simplesmente fazemos mais pontos corrente no princípio. A contagem dos pontos será ajustada na carreira seguinte para se adaptar ao ponto e às medidas do esquema.

O cós em canelado é mais elástico e irá apertar ligeiramente quando comparado, por exemplo, com o ponto meia. Ao fazer aumentos antes do cós em canelado, evita-se uma diferença visível em largura entre o cós e o resto do corpo.

É muito fácil arrematar as malhas muito apertadas e, ao fazer laçadas enquanto se arremata (e simultaneamente arrematando-as) evita uma orla de remate demasiado apertada.

See DROPS video: Arrematar com laçadas

Para obter aumentos (ou diminuições) homógeneas pode aumentar, por exemplo: a cada 3.ª e 4.ª malha, alternadamente, da seguinte maneira: tricotar 2 carreiras e aumentar na 3.ª carreira, tricotar 3 carreiras e aumentar na 4.ª malha. Repetir até os aumentos estarem todos feitos.

Ver a lição DROPS: Aumentar ou diminuir 1 malha alternadamente a cada 3.ª e cada 4.ª carreira

Se preferir tricotar em redondo em vez de tricotar em idas e voltas, pode adaptar o modelo. Irá precisar de adicionar “steeks” a meio da frente (geralmente, 5 malhas), e seguir as instruções. Quando deveria virar e tricotar a peça pelo avesso, continua a tricotar em redondo, passando pelas malhas “steek”. No fim, abre a peça cortando a meio das malhas “steek”, apanha malhas para fazer as bandas e tapar as orlas cortadas.

Ver vídeo DROPS: Steeks - cortar o tricô

Se preferir tricotar em idas e voltas em vez de tricotar em redondo, pode adaptar o modelo de forma a que tricote as peças separadamente e, depois, as costure. Divida as malhas para o corpo em 2, adicione 1 malha ourela de cada lado (para as costuras) e tricote a frente e as costas separadamente.

Ver lição DROPS: Posso adaptar um modelo tricotado com agulha circular para agulhas direitas?

As repetições de um ponto podem variar ligeiramente nos diferentes tamanhos, para se ter as proporções exactas. Se não estiver a fazer o mesmo tamanho do da peça da foto, pode haver ligeiras diferenças. Foi algo cuidadosamente criado e adaptado para que a impressão final da peça seja igual em todos os tamanhos. Basta certificar-se de que segue as explicações e os diagramas indicados para o seu tamanho!

Se encontrou um modelo de que gosta mas os tamanhos são de senhora, não é muito difícil converter esse modelo para um tamanho de homem. A maior diferena será o comprimento das mangas e do corpo. Comece por escolher o tamanho de senhora cuja largura no peito possa servir para um tamanho de homem. O comprimento adicional será tricotado antes de arrematar para as cavas/a parte de cima das mangas. Se é um modelo tricotado de cima para baixo ou top-down, pode adicionar o comprimento logo depois da cava ou antes da primeira diminuição para a manga.

Todos os fios têm fibras em excesso, mas, em particular, os fios penteados (com mais fibras). Por outras palavras, os fios perderão pêlo e quanto irá depender da forma como o fio foi cardado

O desprender das fibras também depende do que usar por baixo ou por cima da peça e se isso puxa todas as fibras do fio. Por conseguinte, é impossível garantir que um fio não perca pêlo.

Abaixo, deixamos algumas dicas em como obter os melhores resultados quando trabalhar com fios com pêlo:

1. Assim que a peça estiver feita (antes de a lavar) sacuda-a vigorasamente para que todas as fibras soltas se desprendam. NOTA: NÂO use um aparelho para tirar borbotos, uma escova ou qualquer outro método que puxe as fibras do fio.

2. Coloque a peça num saco de plástico e coloque-o no congelador – as baixas temperaturas irão fazer com que as fibras fiquem menos presas, umas às outras,, e as fibras em excesso sairão mais facilmente.

3. Deixe a peça no congelador durante algumas horas antes de a tirar e voltar a sacudir.

4. Lave a peça de acordo com as instuções indicadas na etiqueta do fio.

A formação de borbotos é um processo natural que acontece até nas fibras mais exclusivas. É um sinal natural de uso que é difícil de evitar, e que é mais visível em áreas de grande fricção na sua peça tais como as mangas e os punhos de um pulôver.

Pode fazer com que o seu pulôver pareça novo removendo os borbotos, com um pente de cardar ou um aparelho para tirar borbotos.

Mesmo assim não consegue encontrar a resposta que procura? Então, desça até ao fundo da página e deixe a sua pergunta para que uma das nossas especialistas a possa ajudar. Em tempo normal, deverá receber uma responta em 5 a 10 dias úteis..
Entretanto, pode ler as perguntas e respostas anteriores relativas a este mesmo modelo, ou, então, juntar-se ao grupo DROPS Workshop no Facebook para obter ajuda de outras tricotadeiras ou crochetadeiras!
Terminou este projecto?
Então, identifique as suas fotos com as tags #dropspattern #dropscandycanebear ou mostre-as na galeria #dropsfan.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1666

Gostaríamos muito de saber o que tem a dizer-nos acerca deste modelo!

Se deixar uma pergunta acerca do modelo, certifique-se de que escolhe a categoria adequada no formulário abaixo para acelerar o processo relativo à resposta. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *.