Como seguir um modelo DROPS

É a primeira vez que usa um modelo DROPS e tem dificuldades em compreender o que fazer primeiro? Nesse caso, leia esta liçãoem que lhe mostromos como seguir um dos nossos modelos.

O primeiro passo é escolher o modelo que pretende fazer.

É principiante? Se for o caso, então, é melhor escolher um modelo fácil para o seu primeiro projecto. Escolhemos um par de pantufas, as Side Step (DROPS Extra 0-1279) como exemplo para esta lição, mas pode encontrar ao fundo desta página outros modelos fáceis que são um excelente ponto de partida para principiantes.

Todos os nossos modelos no nosso site têm um número DROPS, um título descritivo, tags qye a irão direccionar para modelos semelhantes e, na maior parte dos casos, um nome – mas se faltar o nome, não hesite em sugerir-nos um!

Se já descobriu um modelo que gostaria de fazer, então, o passo seguinte é escolher o tamanho que deve fazer e que fio irá usar.

Para isto, deverá ir para a secção seguinte do modelo (que está logo depois das fotografias do modelo se estiver a vê-lo no seu telemóvel). Nessa secção, irá encontrar informações acerca do grupo a que perfence o fio usado no modelo, o número do modelo, os tamanhos disponíveis, a quantidade de fio de que precisa para cada tamanho e que agulhas deve usar.

DROPS design: Modelo n.º de-121
Grupo de Fios A + A + A + A ou C + C or E

Se está a pensar usar um fio diferente do fio sugerido no modelo, a forma mais fácil é escolher outro fio que pertença ao mesmo grupo de fios. Saiba mais acerca dos Grupos de Fios DROPS aqui.

Também pode substituir facilmente o fio ao usar o nosso conversor de fios – basta ler este texto no modelo:

“Quer usar um fio diferente? Experimente o nosso conversos de fios!”

Size

No caso destas pantufas, irá encontrar 2 filas com tamanhos equivalentes, números de calçado e comprimento do pé (em cm). Escolha o número que quer fazer e marque esse número com um marcador de cor em todo o modelo. Escolhemos neste exemplo o número 35/37.

Números: 29/31 - 32/34 - 35/37 - 38/40 - 41/43 - 44/46
Para um comprimento de pé de: 17 - 19 - 21 - 23 - 26 - 29 cm

Por baixo das indicações dos números, encontra os materiais necessários. É aí que vai encontrar o nome do fio sugerido e a quantidade de fio de que precisa (para cada uma das cores usadas no modelo). Por vezes, tal como sucede neste modelo, irá encontrar sugestões de alternativas, separadas por um

OU:

Escolhemos o número 35/37, e isso quer dizer que precisamos da 3.ª quantidade indicada para cada cor, a contar da esquerda.

Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 12, arco-íris
OU:
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 17, bolo de framboesa
OU:
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 08, verde/bege
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 07, bege/azul

Para se certificar de que obtém as mesmas medidas/tamanho do que aqueles indicados no modelo, é importante que a tensão da sua amostra corresponda à tensão da amostra descrita no texto!

Por isso, recomendamos que faça sempre uma pequena amostra – Neste modelo, precisa de 14 malhas tricotadas para obter uma largura de 10 cm, usando 4 fios do DROPS Delight. Encontra esta informação juntamente com as agulhas de tricô ou de croché recomendadas.

AGULHAS DIREITAS DROPS 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 malhas em ponto jarreteira com 4 fios tricotados juntamente = 10 cm de largura.

Começamos todos os nossos modelos com a descrição de todas as diferentes técnicas que irão ser usadas.

Se descer até ao fundo do modelo irá encontrar um número de vídeos e de lições a explicar como fazer essas várias técnicas; são muito fáceis de seguir e muito úteis quando não save como fazer certas coisas.

-------------------------------------------------------
Explicações do modelo:
-------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = 2 carreiras meia.
ESCOLHA DAS CORES:
Tricotar quer com 4 fios na cor arco-íris quer com 4 fios na cor bolo de frambesa quer com 2 fios verde/bege + 2 fios bege/azul (= 4 fios.
NOTA: Tricotar com o fio do interior e o do exterior do novelo.
DICA TRICÔ:
Puxar o fio quando se tricotam 2 ms/pts juntamente em meia para evitar grandes buracos.

Agora, chegamos ao ponto em que começamos a fazer o modelo.

-------------------------------------------------------
COMEÇAR O MODELO AQUI:
-------------------------------------------------------
PANTUFAS:

Primeiro, damos algumas informações sobre como começar a peça e em que direcção tricotar!

Tricotam-se em idas e voltas a partir do calcanhar em direção à ponta.

Estamos prontas para começar. Começamos sempre por montar o número de malhas necessárias para o número escolhido (confira os números marcados a negrito).

Montar 23-23- 27 -27-29-29 malhas com as agulhas 5,5 mm e 4 fios Delight - ver ESCOLHA DAS CORES (manter cerca de 20 cm de fio antes da montagem; será usado, mais tarde, para a montagem).
Tricotar em PONTO JARRETEIRA – ver acima - até a peça medir 13½-15½- 17½ -19½-22½-25½ cm

Se se esqueceu de como se tricota o PONTO JARRETEIRA , volte ao princípio do modelo e confira a descrição em PONTO JARRETEIRA nas EXPLICAÇÕES. DO MODELO

Mesmo que tenha tricotado uma amostra, é sempre boa ideia conferir a sua tensão à medida que vai tricotantdo paa ter a certeza de obter as medidas correctas – e é por isso que escrevemos;

- NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 1 malha meia, depois tricotar todas as malhas seguintes juntamente em meia, 2 a 2 = 12-12-14-14-15-15 malhas – VER DICA TRICÔ! Tricotar 3 carreiras meia.
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar da seguinte maneira: * 4-4-5-5-3-3 malhas meia, tricotar as 2 ms/pts seguintes juntamente em meia *, repetir de * a * 2-2-2-2-3-3 vezes ao todo = 10-10-12-12-12-12 malhas.

Quando usamos o * a * no texto, deverá tricotar o que estiver escrito entre os asteriscos, repetindo quantas vezes for indicado no modelo. Neste modelo, tricota-se 5 malhas, as 2 malhas seguintes são tricotadas juntamente em meia, depois, tricota-se 5 malhas e, por fim, tricota-se novamente 2 malhas juntamente em meia. Desta forma, diminuiu-se 2 malhas e restam 12 malhas.

Tricotar 1 carreira meia.
Na carreira seguinte, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = 5-5-6-6-6-6 malhas.
A peça mede cerca de 17-19-21-23-26-29 cm. Cortar os fios (manter cerca de 20 cm para a montagem) e passá-lo pelas restantes ms/pts e arrematar.

Finalmente iremos montar a pantufa.

MONTAGEM:
Dobrar a carreira de montagem ao meio e fazer a costura a meio da parte de trás. Unir orla com orla a partir da ponta até 1/3 da pantufa. Costurar nas ms/pts ourela para evitar uma costura demasiado grossa.

Ao descer até ao fundo do modelo irá encontrar a nossa secção de Recursos de Ajuda. Aqui encontra informações acerca de tudo; como montar as malhas, como tricotar malhas meia, como diminuit malhas, como arrematar, como montar as pantufas e muito mais. Também irá encontrar uma lista de perguntas frequentes (FAQ) e um formulário para deixar a sua pergunta. Esperamos que isto a tenha ajudado a compreender a estrutura de um modelo DROPS. E não se esqueça de que se fizer um dos nossos modelos em tricô ou croché, iremos adorar que o partilhe no galeria #dropsfan!

Inspiração para principiantes

Descubra mais modelos para principiantes aqui

Comentários (43)

Vivi wrote:

Strikker lovely & blu genser. Har stikket bolen og ermer inkl, felling til ermer Iflg oppskriften etter inndeling vil starten på omgangen være midt bak Spr. Hvordan få pene overganger ( uten forskyvninger av omgangene ) ?

18.09.2022 - 20:06:

Carol McNeill wrote:

Drops wool Woodland vest pattern- how do I do- between 2 stitches make 1 yarn over?

17.06.2022 - 17:45:

Odette Buelens wrote:

Patroon drops 231-46 hoe interpreteer ik : A1 : 1 stokje in de eerste 2-5-9-6-14-12 steken ? ik versta dit niet : wat na de eerste twee, spring ik dan verder naar de vijfde ? het is mij helemaal niet duidelijk, ook niet op het telpatroon - volgende vraag : wordt er telkens één enkele figuur over de hele hoogte gehaakt en dan vastgenaaid op de volgende rij figuren ? ik begrijp er niks van !!

26.05.2022 - 18:18:

Elizabeth wrote:

What does A1 mean in pattern drops230-2 please

13.05.2022 - 22:19:

DROPS Design answered:

Dear Elizabeth, A.1 is the chart found below the pattern instruction and worked in moss stitch. You can find the explanations of the diagram just above the chart and below the instructions of the pattern. Happy knitting!

15.05.2022 - 22:18:

Maria wrote:

HI thank you for replying so quickly. on the Catarina jumper pattern at the sleeve after I bind off 3 stitches...2 stitches and 1 stitch ..it says "then bind off 2sts until the piece measures 34 cm and then bind off 3 sts 1 time".' Do I bind off 2 stitches at each side of the row until I get to 34cm and do I.bind off the 3 stitches at.each side of the rows or is it in the middle.of the knitting? Many thanks. Maria

11.05.2022 - 12:46:

DROPS Design answered:

Dear Maria, you bind off 2 sts on each side (= at the beg of both row from RS and from WS) until sleeve measures 34 cm from cast on edge - just make sure to have bound off the same number of sts on each side, then bind off 3 sts at the beginning of next 2 rows and bind off all remaining stitches. Happy knitting!

11.05.2022 - 16:14:

Maria wrote:

HI thank you for replying so quickly. on the Catarina jumper pattern at the sleeve after I bind off 3 stitches...2 stitches and 1 stitch ..it says "then bind off 2sts until the piece measures 34 cm and then bind off 3 sts 1 time".' Do I bind off 2 stitches at each side of the row until I get to 34cm and do I.bind off the 3 stitches at.each side of the rows or is it in the middle.of the knitting? Many thanks. Maria

11.05.2022 - 12:44:

Maria wrote:

Hi I am on the sleeve foe the Drops Catarina and I have done the bind off up to ..1st 2 times. It then says bind off 2 stitches until the piece measures 34 cm and then bind of 3 stitches one time. Is that at each edge of the sleeve or where am I binding off? Thanks

10.05.2022 - 16:13:

DROPS Design answered:

Dear Maria, you mean cast off for armholes, correct? You have to cast off (4th size): 3 sts at the beginning of the next 4 rows (= 3 sts on each side twice), then 2 sts at the beg of next 8 rows (2 sts on each side 4 times), then 1 st at the beg of next 4 rows (= 1 st on each side 2 times) = 6+8+2 sts = 16 sts are cast off on each side (= there were 122 sts - 16-16= 90 sts remain). Happy knitting!

11.05.2022 - 08:59:

Ytje-afke wrote:

Een vraag over patroon 162-15 maat l/xl Toer 1 en 2. In het geschreven uitleg schrijfen ze 4 stokjes 1 overslaan maar op de tel tekening staat 5 stokjes en overslaan. Toer 2 om de 5 stokjes een halve vaste in de boog ,maar als ik mijn maat neem dan kom ik uit na de boog ,zo dat ik dan weer teweinig boogjes krijg . Is dit te verklaren of denk ik te moeilijk

17.04.2022 - 16:03:

DROPS Design answered:

Dag Ytje-afke,

De eerste toer waarbij je stokjes haakt in de 92 lossen, staat niet in het telpatroon getekend. Je haakt de eerste toer in maat l/xl als volgt. 1 stokje in de 4e lossen van de haaknaald. Dan haak je 3 stokjes in elk van de volgende 3 lossen en je slaat 1 losse over. Dit laatste herhaal je steeds, waardoor je 73 stokjes op de toer hebt (waarbij de eerste 3 lossen ook als 1 stokje geldt). In de tweede toer (deze is wel in het telpatroon getekend en dit is de toer met de pijl) haak je steeds 5 lossen, je slaat 5 stokjes over en haakt 1 vaste in het volgende stokje.

20.04.2022 - 11:37:

Annie wrote:

Hejsa.. jeg er igang med Heartthrob hæklet jakke med rundt bærestk osv. Har lavet ryg - og forstk samt ærmer, som der står, men nu skal jeg til bærestk. “Første række… på højre forstk, spring over de første 5 m på det højre ærme…” hvad er det for et stykke jeg ska starte på? Et helt nyt? Men hvor mange lm ska jeg så have?? Jeg forstår det simpelthen ikke😬

29.03.2022 - 23:16:

DROPS Design answered:

Hej Annie, skriv dit spørgsmål over i selve opskriften og skriv hvilken størrelse og hvor du er i opskriften :)

08.04.2022 - 09:23:

Heather Marie O'Neill wrote:

I using pattern Tulip Season by DROPS Design Knitted jumper in DROPS Paris. The piece is worked top down, with double neck, round yoke, lace pattern and Nordic pattern with tulips. Sizes S - XXXL DROPS Design: Pattern no w-860 Yarn group C or A + A Im knitting a large size I have completed the for neck and the yolk I’m want to start on pattern. do I work the grids in sequence A1 A5 first the increase the diagram for A1 is knit two together and PSSO that surely decreases !!

29.03.2022 - 15:10:

DROPS Design answered:

Dear Mrs O'Neill, you first work A.1, all the round, and on the 2nd round in A.1 you will work a lace pattern: K2, Slip 1, K1, psso (1 st decreased), 1 yarn over (= 1 st increased to create the lace pattern); K2, 1 y arn over (to increase the number of sts, work this yarn over twisted to avoid hole on next round). You have now 7 sts in A.1. Repeat all the round. Happy knitting!

30.03.2022 - 08:02:

Helga Eggenfellner wrote:

Habe die Strickanleitung DROPS 108-37 - muss die Grösse 41/43 verwenden. Wenn ich die Maschen zusammenzähle, bekomme ich 69 heraus (nie wie bei Ihnen 63)Was mache ich für einen Fehler? Ausserdem verstehe ich nicht was Sie bei M2 meinen (in jeder der 3 M re. vom Bündchen je 1 M aufnehmen sodass die re.M von M2 über den re.M des Bündchens liegen Danke für Ihre Antwort

15.03.2022 - 16:02:

DROPS Design answered:

Liebe Frau Eggenfellner, bei diesem Modell, stricken Sie nach Bündchen so: (M1 (= 3 M), 3 li), x 2, M.1 (= 3 M), 9 li, (M.1 (= 3M), 3 li)x4, M.2 (3 M. zunahmen = 6 M), 3 li, M.1, 3 li = (3+3)x2 + 3+9+ (3+3)x4 + 6 + 3+3+3=63 M. Viel Spaß beim stricken!

16.03.2022 - 10:40:

Angelika Wolf wrote:

Was bedeutet bei einem zu strickendem Rippenmuster die Abkürzung vridd? Danke für eine Antwort! Liebe Grüße Angelika

05.12.2021 - 00:35:

DROPS Design answered:

Liebe Frau Wolf, es bedeutet "verschränkt" ... gerne können Sie uns bescheid sagen, wo Sie dieses Wort in die deutsche Anleitung gelesen haben, damit es korrigiert wird. Viel Spaß beim stricken!

06.12.2021 - 10:08:

Wanda wrote:

Drops Design: pattern no. ME-042-by Snuggly Bunny I am an experienced knitter but have never used a chart. I am confused about the back row of the pattern. Do I knit from the left side?

09.11.2021 - 17:08:

DROPS Design answered:

Dear Wanda, from RS read all rows from the right towards the left and from WS read all rows from the left towards the right - from WS in this pattern work the stitches K over K and P over P . The cables are not worked over the same number of rows, make sure there will be always 3 rows between each small cable and 5 rows between each large cable (both M.2 and M.3). Read more about diagrams here. Happy knitting!

10.11.2021 - 08:06:

Anne Grete Lingsom wrote:

Hei! Jeg strikker 217-1 Misteltoe. Hvordan økes maskeantallet fra 140 m til 240 m i str. S underveis i strikking av mønster A.2? 🙄

27.10.2021 - 20:03:

DROPS Design answered:

Hej Anne Grete. Du stickar diagram A.2 20 gånger på omg. Det är ökningar i diagrammet (på första p är diagrammet 7 m och på sista p 12 m, dvs 5 m ökade per ett helt diagram). 20 x 5 m = 100 m ökade totalt. Mvh DROPS Design

29.10.2021 - 10:09:

Lis Steenberg wrote:

Er begyndt på diagram A1 str xxl på Drops 157-23. Hvordan startes på omgang 5. Er det sideudtagning eller alm. udtagning og hvor mange masker skal der være på pinden. Havde været rart med oplysning om maskeantal ved hver udtagning. På forhånd tak for hjælp. Lis

21.09.2021 - 17:42:

DROPS Design answered:

Hej Lis. Ställ frågan på opskriften istället så svarar vi dig där. Mvh DROPS Design

23.09.2021 - 11:45:

Ineke wrote:

Wat wordt er in een patroon bedoeld met 'geen steek'?

21.09.2021 - 14:05:

DROPS Design answered:

Dag Ineke,

Hier is letterlijk geen steek. Als je het telpatroon uit zou knippen, dan zou je dat hokje er ook uit moeten knippen. De reden dat daar geen steek zit is vaak dat deze op de vorige naald geminderd was.

23.09.2021 - 15:19:

Randi Willumsen wrote:

Hei jeg prøver meg på Petronella topp. Her er øking raglan og øking for/bakstykke og ermer . Dette står hver for seg , forvirrende 😅 på oppskriften står det f.eks Ermer - øk hver 2. omgang 29 ganger ??? Betyr dette 29 masker ? Får dette ikke til å stemme da armen begynner med bare 22 masker 😅 Mvh Randi

13.09.2021 - 07:45:

DROPS Design answered:

Hei Randi. Om du strikker str. XL. På ermene skal du øke 2 masker på hver 2. omgang 29 ganger, ikke 29 masker. Du har da strikker 58 pinner i høyden. Så skal du øke på hver 4. omgang 2 ganger (= 8 pinner i høyden). Du starter med 12 masker til 1 erme, så øker du med 2 masker på hver 2. omgang = 12+58 = 70 masker, så øker du med 2 masker 2 ganger = 70 + 4 = 74 masker. Når økningene er ferdig har du 74 masker til 1 erme og du har strikket 66 omganger. mvh DROPS design

13.09.2021 - 08:52:

Rhonda Pringle wrote:

If found it, never mind

01.07.2021 - 22:48:

Rhonda Pringle wrote:

I'm not seeing how many stitches to cast on at the very beginning? Please help

01.07.2021 - 20:51:

Anonym wrote:

Hej, i mönstret står det att man ska virka vänster framstycke spegelvänt, men hur gör man det? Hittar ingen förklaring på det

10.05.2021 - 23:24:

DROPS Design answered:

Hei. Det er samme forklaring som høyre framstykket, men når man hekler 2 forstykker skal det ene være en speilvendt versjon av det andre. Så om det er en stolpe på plagget blir det på motsatt side og fellingene til erme og hals blir også på motsatt side. mvh DROPS design

19.05.2021 - 07:42: