Como seguir um modelo DROPS

É a primeira vez que usa um modelo DROPS e tem dificuldades em compreender o que fazer primeiro? Nesse caso, leia esta liçãoem que lhe mostromos como seguir um dos nossos modelos.

O primeiro passo é escolher o modelo que pretende fazer.

É principiante? Se for o caso, então, é melhor escolher um modelo fácil para o seu primeiro projecto. Escolhemos um par de pantufas, as Side Step (DROPS Extra 0-1279) como exemplo para esta lição, mas pode encontrar ao fundo desta página outros modelos fáceis que são um excelente ponto de partida para principiantes.

Todos os nossos modelos no nosso site têm um número DROPS, um título descritivo, tags qye a irão direccionar para modelos semelhantes e, na maior parte dos casos, um nome – mas se faltar o nome, não hesite em sugerir-nos um!

Se já descobriu um modelo que gostaria de fazer, então, o passo seguinte é escolher o tamanho que deve fazer e que fio irá usar.

Para isto, deverá ir para a secção seguinte do modelo (que está logo depois das fotografias do modelo se estiver a vê-lo no seu telemóvel). Nessa secção, irá encontrar informações acerca do grupo a que perfence o fio usado no modelo, o número do modelo, os tamanhos disponíveis, a quantidade de fio de que precisa para cada tamanho e que agulhas deve usar.

DROPS design: Modelo n.º de-121
Grupo de Fios A + A + A + A ou C + C or E

Se está a pensar usar um fio diferente do fio sugerido no modelo, a forma mais fácil é escolher outro fio que pertença ao mesmo grupo de fios. Saiba mais acerca dos Grupos de Fios DROPS aqui.

Também pode substituir facilmente o fio ao usar o nosso conversor de fios – basta ler este texto no modelo:

“Quer usar um fio diferente? Experimente o nosso conversos de fios!”

Size

No caso destas pantufas, irá encontrar 2 filas com tamanhos equivalentes, números de calçado e comprimento do pé (em cm). Escolha o número que quer fazer e marque esse número com um marcador de cor em todo o modelo. Escolhemos neste exemplo o número 35/37.

Números: 29/31 - 32/34 - 35/37 - 38/40 - 41/43 - 44/46
Para um comprimento de pé de: 17 - 19 - 21 - 23 - 26 - 29 cm

Por baixo das indicações dos números, encontra os materiais necessários. É aí que vai encontrar o nome do fio sugerido e a quantidade de fio de que precisa (para cada uma das cores usadas no modelo). Por vezes, tal como sucede neste modelo, irá encontrar sugestões de alternativas, separadas por um

OU:

Escolhemos o número 35/37, e isso quer dizer que precisamos da 3.ª quantidade indicada para cada cor, a contar da esquerda.

Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 12, arco-íris
OU:
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 17, bolo de framboesa
OU:
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 08, verde/bege
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 07, bege/azul

Para se certificar de que obtém as mesmas medidas/tamanho do que aqueles indicados no modelo, é importante que a tensão da sua amostra corresponda à tensão da amostra descrita no texto!

Por isso, recomendamos que faça sempre uma pequena amostra – Neste modelo, precisa de 14 malhas tricotadas para obter uma largura de 10 cm, usando 4 fios do DROPS Delight. Encontra esta informação juntamente com as agulhas de tricô ou de croché recomendadas.

AGULHAS DIREITAS DROPS 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 malhas em ponto jarreteira com 4 fios tricotados juntamente = 10 cm de largura.

Começamos todos os nossos modelos com a descrição de todas as diferentes técnicas que irão ser usadas.

Se descer até ao fundo do modelo irá encontrar um número de vídeos e de lições a explicar como fazer essas várias técnicas; são muito fáceis de seguir e muito úteis quando não save como fazer certas coisas.

-------------------------------------------------------
Explicações do modelo:
-------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = 2 carreiras meia.
ESCOLHA DAS CORES:
Tricotar quer com 4 fios na cor arco-íris quer com 4 fios na cor bolo de frambesa quer com 2 fios verde/bege + 2 fios bege/azul (= 4 fios.
NOTA: Tricotar com o fio do interior e o do exterior do novelo.
DICA TRICÔ:
Puxar o fio quando se tricotam 2 ms/pts juntamente em meia para evitar grandes buracos.

Agora, chegamos ao ponto em que começamos a fazer o modelo.

-------------------------------------------------------
COMEÇAR O MODELO AQUI:
-------------------------------------------------------
PANTUFAS:

Primeiro, damos algumas informações sobre como começar a peça e em que direcção tricotar!

Tricotam-se em idas e voltas a partir do calcanhar em direção à ponta.

Estamos prontas para começar. Começamos sempre por montar o número de malhas necessárias para o número escolhido (confira os números marcados a negrito).

Montar 23-23- 27 -27-29-29 malhas com as agulhas 5,5 mm e 4 fios Delight - ver ESCOLHA DAS CORES (manter cerca de 20 cm de fio antes da montagem; será usado, mais tarde, para a montagem).
Tricotar em PONTO JARRETEIRA – ver acima - até a peça medir 13½-15½- 17½ -19½-22½-25½ cm

Se se esqueceu de como se tricota o PONTO JARRETEIRA , volte ao princípio do modelo e confira a descrição em PONTO JARRETEIRA nas EXPLICAÇÕES. DO MODELO

Mesmo que tenha tricotado uma amostra, é sempre boa ideia conferir a sua tensão à medida que vai tricotantdo paa ter a certeza de obter as medidas correctas – e é por isso que escrevemos;

- NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 1 malha meia, depois tricotar todas as malhas seguintes juntamente em meia, 2 a 2 = 12-12-14-14-15-15 malhas – VER DICA TRICÔ! Tricotar 3 carreiras meia.
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar da seguinte maneira: * 4-4-5-5-3-3 malhas meia, tricotar as 2 ms/pts seguintes juntamente em meia *, repetir de * a * 2-2-2-2-3-3 vezes ao todo = 10-10-12-12-12-12 malhas.

Quando usamos o * a * no texto, deverá tricotar o que estiver escrito entre os asteriscos, repetindo quantas vezes for indicado no modelo. Neste modelo, tricota-se 5 malhas, as 2 malhas seguintes são tricotadas juntamente em meia, depois, tricota-se 5 malhas e, por fim, tricota-se novamente 2 malhas juntamente em meia. Desta forma, diminuiu-se 2 malhas e restam 12 malhas.

Tricotar 1 carreira meia.
Na carreira seguinte, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = 5-5-6-6-6-6 malhas.
A peça mede cerca de 17-19-21-23-26-29 cm. Cortar os fios (manter cerca de 20 cm para a montagem) e passá-lo pelas restantes ms/pts e arrematar.

Finalmente iremos montar a pantufa.

MONTAGEM:
Dobrar a carreira de montagem ao meio e fazer a costura a meio da parte de trás. Unir orla com orla a partir da ponta até 1/3 da pantufa. Costurar nas ms/pts ourela para evitar uma costura demasiado grossa.

Ao descer até ao fundo do modelo irá encontrar a nossa secção de Recursos de Ajuda. Aqui encontra informações acerca de tudo; como montar as malhas, como tricotar malhas meia, como diminuit malhas, como arrematar, como montar as pantufas e muito mais. Também irá encontrar uma lista de perguntas frequentes (FAQ) e um formulário para deixar a sua pergunta. Esperamos que isto a tenha ajudado a compreender a estrutura de um modelo DROPS. E não se esqueça de que se fizer um dos nossos modelos em tricô ou croché, iremos adorar que o partilhe no galeria #dropsfan!

Inspiração para principiantes

Descubra mais modelos para principiantes aqui

Comentários (24)

Anonym 10.05.2021 - 23:24:

Hej, i mönstret står det att man ska virka vänster framstycke spegelvänt, men hur gör man det? Hittar ingen förklaring på det

Maria Teresa Senovilla 24.04.2021 - 08:29:

Es posible que pusierais la opción traductor en los comentarios?, sería de gran ayuda y disiparía muchas dudas, gracias!

Nathalie Hofer 19.04.2021 - 10:53:

Als Anfängerin verstehe ich mit dieser Anleitung nicht, wieviel Garnmenge ich brauche. Beispiel: Ich möchte den Pullunder DROPS / 210 / 28 (College Days) in Grösse L stricken. Wieviel Gramm Garn brauche ich?

DROPS Design 20.04.2021 - 07:46:

Liebe Frau Hofer, Garnmengen finden Sie immer unter Kopfteil, ie für dieses Modell brauchen Sie in L 200 g DROPS Air/50 g das Knäuel = 4 Knäuel DROPS Air in L für dieses Modell. Viel Spaß beim stricken!

Delamaire Nicole 22.03.2021 - 10:47:

Je n\\\'arrive pas a suivre la grille du modele (Drops baby 31-3 laine mérinos grille A1 je souhaite avoir l\\\'explication comme(1m end 1 jet glisser 1m endroit tricoté1 mail endroit passé la mail glissé sur la mail tricoté 1 jeté ainsi de suite\\r\\nPour le modèle 31-4 la culotte je suis a la rehausse quand vous dite tourner( je comprend rang raccourci

DROPS Design 22.03.2021 - 11:29:

Bonjour Mme Dalamaire, cette leçon explique comment lire un diagramme et devrait vous aider à déchiffrer A.1 :) Effectivement, pour le short, on tricote effectivement une réhausse (= des rangs raccourcis pour que le dos soit plus haut que le devant). Bon tricot!

Karen Crumley 19.03.2021 - 22:19:

Help! I do not understand the increases on Safari/Drops 130-5 as follows . Then cast on new sts in each side on every other row (= at the end of every row) Thank you

Eva Bodin 21.02.2021 - 11:50:

Hur ska jag avmaska när det står 3x1-1-1? Vad menas med -1 -1 är det samma som 3 maskor igen Fast 2 ggr

Mayorgas Genevieve 19.11.2020 - 09:10:

Puis je réaliser le modèle DROPS 216-3 sans aiguilles circulaires en faisant des coutures?

DROPS Design 19.11.2020 - 10:55:

Bonjour Mme Mayorgas, vous trouverez ici comment adapter un modèle sur aiguilles droites. Bon tricot!

Turban Isabelle 17.11.2020 - 14:30:

Bonjour, Je viens de commencer le modèle Dotted Lama Le pull se tricote en rond sur aiguille circulaire avec des mailles steek découpées ensuite en leur milieu ; or dans l'explication il est écrit de faire des augmentations à chaque bout et pas au milieu Pouvez vous m'expliquer ?

DROPS Design 18.11.2020 - 08:29:

Bonjour Mme Turban, pour Dotted Lama, vous devez effectivement monter 5 mailles de chaque côté pour chacune des emmanchures: tricotez la moitié des mailles, montez 5 mailles, tricotez l'autre moitié des mailles et montez 5 mailles - ces 2 fois 5 mailles seront ensuite découpées en leur milieu pour les emmanchures. cette vidéo montre comment procéder. Bon tricot!

Nicole Chapdelaine 01.11.2020 - 18:44:

Je tricote la veste # 0-1132 Je me connais assez en tricot J'ai de la difficulté à suivre le patron

DROPS Design 02.11.2020 - 10:02:

Bonjour Mme Chapdelaine, vous pouvez volontiers poser votre question dans la rubrique similaire de ce modèle - pour toute assistance personnalisée, vous pouvez également demander de l'aide à votre magasin (même par mail ou téléphone). Bon tricot!

Gerd Lauritsen 09.10.2020 - 17:43:

Hei. Jeg har begynt på en bukse etter mønster 23-40, men er litt usikker på hvor vid den egentlig blir. I str 3/4 skal en etter vrangbord felle til 104 masker. Med strikkefasthet 19 m/10 cm, blir det ca 55 cm, men på diagrammet står det bredde 34 (×2). Hvordan kan det være?

DROPS Design 12.10.2020 - 08:37:

Hei Gerd. Om du ser på målskissen av buksen er det 34 cm på det bredeste. Fra vrangborden der du har 104 masker skal det økes til 128 masker og det stemmer med 34 cm. God Fornøyelse!

PRADILLON 07.10.2020 - 00:54:

Bonjour, je commence un pull DROPS design: Modèle u-874 Pour les aiguilles circulaires on indique deux modèles : 40 cm et 80 cm - faut-il vraiment les deux ? Très cordialement

DROPS Design 07.10.2020 - 09:03:

Bonjour Mme Pradillon, les 2 seront effectivement utilisées dans ce modèle: pour les manches lorsque les augmentations auront été faites (et qu'il n'y aura plus assez de place pour les aiguilles doubles pointes) et pour l'empiècement lorsqu'au fur et à mesure des diminutions, l'aiguille circulaire de 80 cm sera trop longue pour toutes les mailles. Vous pouvez toutefois utiliser à la place la technique du magic loop. Bon tricot!

Gaye Steel 04.10.2020 - 01:52:

What does the word curry mean in the Drops Mardi Gras Jacket mean please?

DROPS Design 05.10.2020 - 13:23:

Dear Mrs Steel, the word "curry" in this pattern refers to the colour no 19 in DROPS Brushed Alpaca Silk - see also list of materials. Happy knitting!

Mirjam Roters 29.09.2020 - 15:39:

Betreft patroon ai-248. Ik begrijp de uitleg van het telpatroon niet goed. Moet ik het van boven naar beneden lezen of van rechts naar links. Is het 1 naald recht op de goede en 1 naald averecht op de verkeerde kant en vervolgens 1 naald averecht op de goede en 1 naald recht op de verkeerde kant? Of is het een steek averecht, 1 steek recht en de naald erna alle steken recht? Ik kom er niet uit. Hopelijk kunt u mij advies geven.

Rene 26.09.2020 - 14:32:

Could I knit baby socks on two needles

DROPS Design 28.09.2020 - 11:38:

Dear Rene, we do have some socks/booties for babies worked with 2 needles - you will find them among the socks patterns; Happy knitting!

Toril Bruvik 17.09.2020 - 17:27:

Hei. Jeg strikker Valdres genser modell u-861, og er kommet til mønster A.3, hvor jeg skal begynne å felle. Dette er nok felling under armene, men skal strikke sammen raglan etter at det mønsteret er ferdig. Feller man 2 masker sammen, eller feller vi de rett av slik at resten av mønsteret må strikkes fram og tilbake. Jeg skal felle 4 masker, strikke 125, felle 7 masker og strikke 125 og felle 3?

DROPS Design 18.09.2020 - 09:46:

Hej Toril. Du feller de rett av som det står i oppskriften. Sedan stickar du ärmarna, som du senare setter på samma rundsticka där du fellde maskor. På så sätt kan du fortsätta att sticka runt när ärmarna är på plats. Mvh DROPS Design

Kirsten Jensen 11.09.2020 - 17:34:

ØHjælp,ripplings Rosa jakke. Skal man begynde med diagrammerne fra højre. Pind 2, hvordan skal den strikkes tilbage? Der er opgivet, hvad man skal på nogle af diagrammerne, men er det da vrang, der strikkes på pinden tilbage? Og hvad betyder A1a og A3a oppe over. Jeg synes,at jakken ser fantastisk ud og vil gerne udfordre mig lidt.

DROPS Design 14.09.2020 - 07:55:

Hei. Ja, du starter med diagrammene nederst til høyre. 1.pinne blir da 1.pinne fra retten og 1.rad i diagrammene. Når du strikker frem og tilbake blir 1.pinne fra vrangen 2.rad i diagrammet, og da strikker du fra venstre side. Les diagramforklaringen hvordan ikonene strikkes (forskjell fra om du strikker fra retten eller vrangen). Når du har strikket diagram A.1, A.3 og A.4 1 gang i høyden, skal disse diagrammene gjentas i høyden, men da bare det som er markert med klammen, alså A.1a, A.3a og A.4a. Slik at de 2 første radene i diagrammene strikkes kun i begynnelsen av jakken. God Fornøyelse!

Trine 21.08.2020 - 21:44:

Hej, jeg er igang med at strikke Frosted Cathedral 206-23. Jeg har fulgt opskriften og har lavet udtagninger til raglan og har også fået 8 masker mere. Mit spørgsmål kommer fordi at jeg ender med 4 masker for meget, og jeg er kommet frem til at det er fordi at jeg har lavet 2 udtagninger på ryg og på forstykket som det står i diagram A.2a at man skal den første pind i mønsteret. Hvad har jeg gjort forkert? VH Trine

DROPS Design 31.08.2020 - 11:16:

Hei Trine. Hvilken størrelse strikker du ? Når du strikker 1. omgang er det både økning i diagram A.2a og økninger som er forklart i teksten. Om du f.eks strikker i str S har du 44 masker etter halskanten og etter 1. økning har du 56 masker (økninger både i diagram og tekst). Etter totalt 11 økninger har du 136 maske. mbh DROPS design

Denise Corbett 18.08.2020 - 21:35:

Hi there - I am knitting the Winter Delight jacket. When knitting right side rows, I am following the pattern charts from right to left. When knitting wrong side rows, do I follow the pattern charts from left to right or are all rows - right and wrong side - knit from R to L? Thanks

DROPS Design 19.08.2020 - 08:32:

Dear Mrs Corbett, From RS read diagrams fom the right towards the left and from WS read diagrams from the left towards the right - this lesson explains more about diagrams - Happy knitting!

MARTINE SANS 10.08.2020 - 08:38:

Hello ? Have you an help to choose our model according to dimensions ? For example what means TAILLE L which size ? Thanks for you website ! Rgds

DROPS Design 10.08.2020 - 13:08:

Dear Mrs Sans, measure a similar garment you have and like the shape and compare these measurments to those in the chart to find out the matching size - read more about sizing and charts here. Happy knitting!

Angela Charles 01.08.2020 - 20:07:

Hello, I am just starting the Quartier Latin jumper . For =single crochet in stitch= Is it right that you pick up just the front loop ( as it doesn't specify FLO or BLO) of the stitch? But please can you tell me what = single crochet around chain stitch= means? Is it fpsc? Or just picking up both loops of the stitch? With the =3 double crochets in stitch=, I assume this means a 3DC cluster? But what is =3 double crochets together around chain stitch/chain space?

DROPS Design 03.08.2020 - 09:02:

Dear Mrs Charles, in this pattern you crochet all stitches as usual, ie under both loops and not only in front or in back loop of sts. This video shows how to crochet in or around a stitch. 3 double crochets together = work 3 double crochet without making last yarn over/pull throught, work one more dc and on last yo pull through all loops (= see video above for "around a stitch". Happy knitting!