Como fazer um saco de compras em croché

Os sacos em croché são a tendência moda desta estação! Nunca fez um saco em croché? Não se preocupe! Aqui tem um tutorial passo-a-passo sobre como fazer o saco em croché Pacific Blues (modelo DROPS 199-15), para possa começar a fazer o seu primeiro (ou talvez o seu décimo...) saco.

Tem perguntas a fazer? Deixe-as na secção de comentários no fim da página e iremos responder-lhe assim que nos for possível!

Size: O quadrado em croché mede cerca de 74 x 74 cm, antes de se fazer a aba e as alças.

Alças: aprox 33 cm sem a orla (aprox. 43 cm com a orla).

NOTA: As alças irão esticar com o tempo, uma vez que o saco for usado.

Fios:
DROPS Cotton Light from Garnstudio (belongs to yarn group B)
250 g cor n.º 34, azul denim claro

Agulha de croché: agulha de croché drops 4 mm.

Amostra: 18 pontos altos em largura e 9 carreiras de altura = 10 x 10 cm.

O tamanho da agulha de croché é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiados pontos para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais grossa. Se a sua amostra não tiver pontos suficientes para 10 cm, experimente crochetar com uma agulha mais fina.

Vamos começar!

Abaixo encontrará o diagrama completo do saco que vamos fazer. Tem dificuldades em seguir o diagrama? Não se preocupe, se descer um pouco mais irá ver que dividimos o diagrama em partes mais pequenas que são seguidas por fotos, para que possa fazer o saco connosco, um passo de cada vez!

SUMÁRIO DA PEÇA:
Crocheta-se em redondo, a partir do fundo, em forma de quadrado. Descrevemos todas as carreiras de A.1. Crocheta-se então o resto do quadrado e a orla e as alças são crochetadas em redondo. Encontra mais informações, incluindo lições e tutoriais em víde, ao fundo da página.

Diagrama

= Começar aqui – este aro de pontos corrente (= 4 pontos corrente + 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente) é explicado acima. Continuar no símbolo por cima do ponto no círculo e crochetar para a esquerda
= 1 ponto corrente (se há v+arios pontos corrente numa carreira, são referidos como aros)
= 6 pontos corrente (aro)
= 1 ponto baixo à volta do ponto corrente/do aro
= 1 ponto alto à volta do ponto corrente/do aro
= A carreira começa por 3 pontos corrente (substituem o primeiro ponto alto da carreira) e termina com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira
= A carreira começa por 3 pontos corrente (substituem o último ponto alto da carreira) e termina com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira
= A carreira começa por 1 ponto corrente (não substitui o 1.º ponto baixo da carreira)
= A carreira termina com 1 ponto baixo à volta do primeiro aro da carreira
= 1 ponto baixíssimo

Um passo de cada vez

Vamos começar a fazer o diagrama A.1 passo a passo. As flechas vermelhas indicam a direcção do trabalho.

Já acabou de fazer o diagrama A.1? Clique aqui para ir directamente para o passo 10 e continuar a fazer o seu saco.

1) QUADRADO: Crochetar 4 pontos corrente com a agulha de croché 4 mm em Cotton Light e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente.

2) CARREIRA 1: Continuar em redondo, seguindo o diagrama A.1 – ver definição dos símbolos acima.

3) Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.

4) CARREIRA 2: Continuar em redondo, seguindo o diagrama A.1.

5) Terminar a carreira com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira.

6) CARREIRA 3: Começar a carreira com 1 ponto corrente (este ponto NÃO substitui o 1.º ponto baixo da carreira, continuar em redondo, seguindo o diagrama A.1

7) Terminar a carreira com 1 ponto baixo à volta do 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

8) CARREIRA 4: Começar a carreira com 6 pontos corrente, continuar em redondo, seguindo o diagrama A.1.

9) Terminar a carreira com 1 ponto baixo à volta do 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

10) Quando A.1 tiver sido crochetado em altura, continuar em redondo, como indicado, crochetando as 2 últimas carreiras do diagrama; ou seja, haverá um aro a mais ao longo de cada lado do quadrado a cada nova carreira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

11) Quando se crochetou 28 carreiras a partir do aro de pontos corrente, temos 27 aros ao longo de cada lado da peça + um aro em cada canto. Terminar a 28.ª carreira com 1 ponto baixo (estrela) como indicado em A.1.

12) Crochetar então 6 pontos corrente e 1 ponto baixíssimo no 1.º dos 4 pontos altos antes do canto seguinte.

13) O quadrado está completo e mede aprox 74 x 74 cm.

14)
ORLA:
DICA CROCHÉ-1: As instruções entre dois * devem ser repetidas sempre que vir “de * a *” nas instruções.

DICA CROCHÉ-2:
No princípio de cada carreira de pontos baixos, começar com 1 ponto corrente; este ponto corrente não substitui o primeiro ponto baixo. A carreira termina com 1 ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da carreira.

CARREIRA 1: * 1 ponto baixo em cada um dos 4 primeiros pontos altos – ver DICA CROCHÉ -, 2 pontos baixos à volta do aro do canto, 5 pontos corrente, 2 pontos baixos à volta do mesmo aro no canto, 1 ponto baixo em cada um dos 4 pontos altos seguintes.

15) Depois, 3 pontos baixos à volta de cada um dos 3 aros seguintes.

16) Depois, 1 ponto baixo à volta de cada um dos 21 aros seguintes.

17) Depois, 3 pontos baixos à volta de cada um dos 3 aros seguintes *.

18) Repetir de * a * 4 vezes ao todo (= 51 pontos baixos de cada lado da peça) e terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira.

19) CARREIRA 2: *1 ponto baixo em cada um dos 6 primeiros pontos, 2 pontos baixos à volta do aro do canto, 5 pontos corrente, 2 pontos baixos à volta do mesmo aro no canto, 1 ponto baixo em cada um dos 6 pontos seguintes.

20) Depois, 1 ponto baixo em cada um dos 39 pontos baixos seguintes *.

21) Repetir de * a * 4 vezes (pontos 19-20) ao todo (= 55 pontos baixos de cada lado da peça). Terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira.

22) CARREIRA 3: * 1 ponto baixo em cada um dos 8 primeiros pontos, 2 pontos baixos à volta do aro do canto, 5 pontos corrente, 2 pontos baixos à volta do mesmo aro no canto, 1 ponto baixo em cada um dos 8 pontos seguintes.

23) Depois, 1 ponto baixo em cada um dos 39 pontos baixos seguintes *.

24) Repetir de * a * (pontos 22-23) num total de 4 vezes (= 59 pontos baixos de cada lado da peça). Terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira.

25) Crochetar , então, as alças da seguinte maneira:
CARREIRA 4: Crochetar 1 ponto baixo em cada um dos 10 primeiros pontos.

26) Depois, * 3 pontos baixos à volta do aro do canto, crochetar frouxamente 60 pontos corrente para a alça, saltar o lado seguinte do quadrado e continuar à volta do aro do canto seguinte (ter atenção para que a corrente não se torça).

27) Crochetar 3 pontos baixos à volta do aro do canto.

28) Depois, 1 ponto baixo em cada ponto baixo até ao canto seguinte *.

29) Crochetar de * a * mais 1 vez (pontos 26-28) mas terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira.

30) CARREIRA 5: Crochetar 1 ponto baixo em cada ponto.

31) CARREIRA 6: Crochetar 1 ponto baixo em cada ponto. Cortar e entretecer o fio.

32) Crochetar, então, uma carreira de pontos baixos ao longo do outro lado da alça, ou seja na corrente da alça:
Unir o fio com 1 ponto baixo no 1.º ponto corrente depois do canto.

33) Continuar com 1 ponto baixo em cada um dos 60 pontos corrente para a alça, 3 pontos baixos à volta do ponto corrente no canto.

34) Continuar com 1 ponto baixo em cada ponto até ao canto seguinte, crochetar 3 pontos baixos à volta do ponto corrente no canto, terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo da carreira.

35) Cortar e costurar o fio. Repetir à volta da outra alça.

Terminado

Obrigado por ter feito este saco em croché connosco!

Estamos ansiosos por ver como ficou o seu. Publique as suas fotos nas redes sociais usando as hashtags #dropsalong e #pacificbluebag para que possamos vê-las!

Precisa de ajuda?

Caso precise de mais informações acerca dos diferentes pontos ou técnicas usados, eis uma lista de lições e de tutoriais em vídeo que irão ajudar:

Comentários (9)

Valeria 21.08.2020 - 22:30:

Posso sostituire il filato da voi utilizzato con il filato Paris? Grazie 😊

DROPS Design 27.08.2020 - 19:30:

Buonasera Valeria, il filato Paris appartiene al gruppo filati C: lavorandola con questo filato la borsa verrebbe più grande del modello proposto a meno che non intenda riproporzionare il modello in base al suo campione con il filato Paris. Buon lavoro!

Valeria Truitt 18.08.2020 - 17:56:

It took me a while to figure out that the symbol chart is British/UK! Fortunately, the photos are explicit, so it was easy to get on track when the first "double-crochet" joining did not look right, nor did the first star "double crochet." Thanks for including the photos.

DROPS Design 19.08.2020 - 08:33:

Dear Mrs Truitt, you can always check which "English" you are reading by checking the scroll down menu - all our lessons/crochet patterns are both in US and UK-English so that you can adjust to the desired language/crochet terminology. Happy crocheting!

Natalia 23.05.2020 - 18:22:

Thank you very much for the detailed description of the bag. It's very cool and I crocheted it. Love it!!!

Hetty Stok 20.05.2020 - 09:53:

Do you have left handed instructions for a very beginning beginner?

DROPS Design 22.05.2020 - 10:41:

Dear Mrs Stok, we have unfortunately not a left-crocheter in our team so that we cannot have specific instructions, but you might find help with this lesson explaining how diagrams are read. Please contact your yarn store, they might be able to provide you any individual assistance. Happy crocheting!

María Encina Fernández 10.05.2020 - 19:27:

Me ha encantado confeccionar la bolsa. Tenía en casa hilo de algodón you#7 y ha quedado genial. Gracias

Marlie 05.05.2020 - 20:39:

Ik vond het een hele uitdaging om op deze manier een tas te haken. Maar met het patroon en de uitleg ging het geweldig goed. Dank voor het leuke ontwerp!!

ZTREMJ 05.02.2020 - 13:35:

Je débute le crochet et j'ai trouvé ces explications illustrées très compréhensibles, plus faciles à reproduire. Merci

YOLANDA ARCHUNDIA ARRIAGA 24.11.2019 - 00:58:

ES EXCELENTE LA FORMA COMO LO EXPLICA, ME AGRADO MUCHO Y LE AGRADEZCO.

Lisa 28.09.2019 - 16:54:

Fantastico!!!! Non ho mai trovato un sito con spiegazioni così capillari, chiare e semplici da seguire: una vera scuola di knitting. Grazie!!! Se posso dire manca una sola cosa, il modo cioè di usare un "segnalibro" per ritrovare poi con facilità la spiegazione o il pattern preferito. Bravissimi. Io, grazie solo alla vostra cura nell'appassionare alla maglia, mi sono già rifornita di una montagna di lane e cotoni drop (colori magnifici)!!! Grazie

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *