
A feltragem é o processo de criar um tecido espesso – ou o feltro – ao condensar e pressionar fibras. A lã particularmente adequada à feltragem, muito embora outras fibras também possam ser feltradas.
A lã com tratamento superwash não irá feltrar, porque esse tratamento tornou-a mais resistente a encolher. A lã branca branqueada com lixívia também pode ser difícil de feltra porque o processo de branqueamento altera a estrutura da lã. Faça sempre um teste e feltre uma pequena amostra primeiro.
Quando a lã é lavada nem água quente, as fibras expandem-se e unem-se, umas às outras pela acção combinada do calor e da fricção das fibras, o que resulta num material quente e durável.
Feltrar é mais adequado a peças pequenas como chapéus, pantufas e sacos. Quanto mais larga for a tensão da amostra, mais a peça feltrará. Quanto mais fricção houver, maior será o efeito da feltragem.
Recomendamos que siga modelos especificamente criados para a feltragem. Encontra modelos adequados à feltragem aqui.
Importante: O resultado depois da feltragem pode variar de acordo com:
Seguir as explicações do modelo em tricô ou em croché. A peça irá será grande mas irá encolher durante a feltragem.
Pode feltrar tanto na máquina de lavar a roupa como na máquina de secar a roupa. Depois da feltragem, a peça deverá ser lavada como qualquer outra peça em lã.
A feltragem varia consoante a máquina de lavar roupa. Se a peça não estiver suficientemente feltrada, pode ser feltrada novamente. Se feltrou demasiado, pode estendê-la, enquanto está húmida, até obter as medidas correctas.
Feltrar na máquina de secar roupa proporciona um bom controlo quanto ao grau de feltragem da peça. Pode-se abrir a máquina durante o processo para verificar o tamanho da peça. Se a peça feltrou pouco, molhá-la completamente e voltar a feltrá-la. Se a peça feltrou demais, esticá-la, enquanto húmida, até ter as medidas correctas.
Dobrý den, mohu použít techniku plstění i na širokou a dlouhou pletenou šálu s třásněmi?
20.01.2025 - 10:21