DROPS / 200 / 19

Lemon Heart by DROPS Design

Xaile tricotado de cima para baixo em DROPS BabyAlpaca Silk, com ponto rendado e ponto jarreteira.

DROPS Design: Modelo n.º bs-149
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

DIMENSÕES:
Altura ao longo da malha central: cerca de 76 cm.
Comprimento na parte de cima do xaile : cerca de 152 cm.

FIOS:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
250 g cor 2110, amarelo claro

AMOSTRA:
24 malhas em largura e 48 carreiras em altura, em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 3 mm – com 80 cm de comprimento.

Comentários (13)

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.55 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 27.75€. Saiba mais.
------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira em altura = Tricotar 2 carreiras meia.

AUMENTOS:
Para aumentar, fazer laçadas, na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para que formem buracos.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.21. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

XAILE – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se de cima para baixo, em ponto rendado com aumentos, e em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as malhas.

XAILE:
Montar 9 malhas com a agulha circular 3 mm em BabyAlpaca Silk. Tricotar 1 BARRA JARRETEIRA – ver acima. Colocar 1 marcador na malha central. Tricotar então em ponto jarreteira – aumentando, AO MESMO TEMPO, 4 malhas em todas as carreiras pelo direito da seguinte maneira - VER AUMENTOS: aumentar 1 malha a 2 malhas do rebordo de cada lado da peça e 1 malha de cada lado da malha central. Aumentar desta maneira até haver 57 malhas (ou seja 28 malhas de cada lado da malha central). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Tricotar então as 2 malhas de orla de cada lado da peça em ponto jarreteira e a malha central em ponto meia.

Tricotar os diagramas A.1-A.3 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.1 por cima das 2 malhas seguintes, repetir A.2 até restarem 2 malhas antes da malha central, A.3 por cima das 2 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.1 por cima das 2 malhas seguintes, repetir A.2 até restarem 4 malhas, terminar com A.3 por cima das 2 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 87 malhas.

Tricotar os diagramas A.4-A.6 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 8 malhas antes da malha central (4 vezes em largura), A.6 por cima das 8 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 10 malhas (4 vezes em largura), A.6 por cima das 8 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 111 malhas.

Tricotar os diagramas mais 2 vezes em altura da seguinte maneira:
2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir 6 vezes A.5 em largura, A.6 por cima das 8 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir 6 vezes A.5 em largura, A.6 por cima das 8 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 135 malhas.
Tricotar então: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir 8 vezes A.5 em largura, A.6 por cima das 8 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir 8 vezes A.5 em largura, A.6 por cima das 8 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 159 malhas.

Tricotar os diagramas A.7-A.9 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.7 por cima da malha seguinte, repetir A.8 até restar 1 malha antes da malha central, A.9 por cima da malha seguinte, a malha central em ponto meia, A.7 por cima da malha seguinte, repetir A.8 até restarem 3 malhas, terminar com A.9 por cima da malha seguinte e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 171 malhas.

Tricotar os diagramas A.10-A.12 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.10 por cima das 6 malhas seguintes, repetir A.11 até restarem 7 malhas antes da malha central (7 vezes em largura), A.12 por cima das 7 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.10 por cima das 6 malhas seguintes, repetir A.11 até restarem 9 malhas (7 vezes em largura), terminar com A.12 por cima das 7 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 231 malhas.

Tricotar os diagramas A.13-A.15 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.13 por cima das 6 malhas seguintes, A.14 até restarem 7 malhas antes da malha central (10 vezes em largura), A.15 por cima de 7 malhas, a malha central em ponto meia, A.13 por cima das 6 malhas seguintes, A.14 até restarem 9 malhas (10 vezes em largura), terminar com A.15 por cima das 7 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 259 malhas.

Tricotar os diagramas A.16 a A.18 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.16 por cima da malha seguinte, A.17 até restarem 2 malhas antes da malha central, A.18 por cima das 2 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.16 por cima da malha seguinte, repetir A.17 até restarem 4 malhas e terminar com A.18 por cima das 2 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 291 malhas.

Tricotar os diagramas A.4 a A.6 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 8 malhas antes da malha central (21 vezes em largura), A.6 por cima das 8 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 10 malhas (21 vezes em largura), terminar com A.6 por cima das 8 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 315 malhas.

Tricotar os diagramas mais 1 vez em altura da seguinte maneira:
2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 8 malhas antes da malha central (23 vezes em largura), A.6 por cima das 8 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.4 por cima das 9 malhas seguintes, repetir A.5 até restarem 10 malhas (23 vezes em largura), terminar com A.6 por cima das 8 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Temos 339 malhas.

Tricotar os diagramas A.19 a A.20 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.19 por cima das 5 malhas seguintes, repetir A.20 até restarem 6 malhas antes da malha central (13 vezes em largura), A.21 por cima das 6 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.19 por cima das 5 malhas seguintes, repetir A.20 até restarem 8 malhas (13 vezes em largura), terminar com A.21 por cima das 6 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 411 malhas.

Tricotar os diagramas A.13 a A.15 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.13 por cima das 6 malhas seguintes, repetir A.14 até restarem 7 malhas antes da malha central (19 vezes em largura), A.15 por cima das 6 malhas seguintes, a malha central em ponto meia, A.13 por cima das 6 malhas seguintes, repetir A.14 até restarem 9 malhas (19 vezes em largura), terminar com A.15 por cima das 7 malhas seguintes e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 439 malhas.

Continuar, então, da seguinte maneira: *2 malhas de orla em ponto jarreteira, 1 laçada, tricotar em meia até à malha central, 1 laçada, a malha central em ponto meia, 1 laçada, tricotar em meia até restarem 2 malhas e terminar com 1 laçada e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso*. Tricotar de * a * mais 1 vez.

Na carreira seguinte pelo direito arrematar frouxamente. Para que a orla das malhas arrematadas fique mais elástica, fazer 1 laçada depois de cada 5.ª malha, arrematar a laçada como se fosse uma malha normal. Cortar e costurar o fio.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 27.05.2019
Correcção: Os diagramas A.19, A.20 e A.21 foram corrigidos para que o ponto rendado seja tricotado pelo direito.
Actualizado online: 12.06.2019
Correcção dos diagramas A.19 e A.20

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, liga pelo avesso
= 1 malha meia pelo avesso
= fazer 1 laçada entre 2 malhas. Deve formar um buraco.
= fazer 1 laçada entre 2 malhas; tricotar a laçada torcida na carreira seguinte para evitar um buraco.
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia e passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente

PARAVY Aurore 09.06.2019 - 13:50:

Bonjour, je suis arrivée aux diagrammes A19 à A21. N'y aurait-il pas une erreur à partir du rang 7? Tous les surjets doubles ainsi que les mailles ensembles se font sur des rangs pairs alors que, jusqu'à présent, ils se faisaient sur les rangs impairs. Ne manquerait-il pas un rang jersey avant de faire les rangs ajourés ? Merci d'avance pour votre retour, cordialement

DROPS Design 11.06.2019 kl. 11:08:

Bonjour Mme Paravy, le 7ème rang de A.19, A.20 et A.21 se tricotent sur l'endroit (commem tous les rangs impairs car le 1er rang du diagramme = sur l'endroit). Au 7ème rang, les 2 dernières mailles de A.19 sont indiquées dans A.20, les 2 dernières mailles de A.20 se tricotent comme les 2 premières m du A.20 suivant puis de A.21. Bon tricot!

Micheline PAPILLON 06.06.2019 - 22:43:

Il y a une erreur sur le 23ème rang du diagramme A19-20-21. Il y a une maille en trop avant le surjet double. Je suis en train de le tricoter j'ai rectifier l'erreur de moi-même, mais il faudrait le corriger sur le diagramme si possible pour les autres tricoteuses. Merci pour tous vos jolis modèles et vos traductions. Cordialement.

DROPS Design 07.06.2019 kl. 08:57:

Bonjour Mme Papillon, merci pour votre retour, les diagrammes vont être corrigés. Bon tricot!

Kathi 04.06.2019 - 11:52:

Wo sind denn die Diagramme A13-A18? 😳

DROPS Design 04.06.2019 kl. 12:41:

Liebe Kathi, sie sind ganz unten, dh nach bzw unter A.10, A.11 und A.12. Viel Spaß beim stricken!

Muriel Etter 30.05.2019 - 08:20:

Bonjour, il est impossible d'imprimer les explications. Pouvez-vous corriger ce problème ? cordialement Muriel Etter

DROPS Design 30.05.2019 kl. 17:40:

Bonjour Muriel, cliquez sur l'icone avec imprimante + le mot 'EXPLICATIONS' juste avant les explications. Ensuite cliquez sur 'Imprimer les explications →' dans le coin supérieur droit. Bon travail!

Bettina 27.05.2019 - 00:42:

I flg. opskriften skal der i de forskellige etaper være først 57 masker på pinden. Så strikkes A1-A3, herefter skal der iflg. opskriften være 87 masker. Her får jeg 95 masker ! Er der for mange pinde i diagrammet. Jeg kan selvfølgelig ikke få A4-A6 til at stemme :-(

DROPS Design 27.05.2019 kl. 09:20:

Hei Bettina. Du har 28 masker på hver side av midten og strikker A.1, A.2, A.3 på hver siden av midtmasken slik: 2 kantmasker i rille, A.1 (= 2 masker), A.2 over de neste 22 maskene, A.3 (= 2 masker), midtmasken, A.1 (= 2 masker), A.2 over 22 masker, A.3 (= 2 masker) og 2 kantmasker i rille. Når diagrammene er ferdig i høyden har du økt totalt 8 masker i hver av de to A.1 og totalt 7 masker i hver av de to A.3 = total 32 masker økt. Du strikker altså slik: 2 kantmasker i rille, A.1 (= 10 masker), A.2 over de neste 22 maskene, A.3 (= 9 masker), midtmasken, A.1 (= 10 masker), A.2 over 22 masker, A.3 (= 9 masker) og 2 kantmasker i rille = 87 masker. God fornøyelse

Silje 27.05.2019 - 00:16:

Det må jo ver en feil på mønster 19 til 21, ifra omgang 7/8 mønsteret skal vel ikke strikkes ifra vrangen? Skal det tas bort eller legges til en omgang her?

DROPS Design 27.05.2019 kl. 15:01:

Hei Silje. Det har du helt rett i, det var en feil i diagram A.19-A.21. Denne er nå rettet, og de korrigerte diagrammene er lastet opp. Takk for beskjed og god fornøyelse

Bernadette Metrot 21.05.2019 - 15:58:

Il y a une petite erreur au niveau des diagrammes 19 - 20 - 21 - pour une débutante ça peut être gênant - cordialement -

DROPS Design 22.05.2019 kl. 09:49:

Bonjour Mme Metrot, pouvez-vous nous en dire plus (à quel niveau se trouverait l'erreur) pour que nous puissions vérifier les diagrammes? Merci!

Véro 14.05.2019 - 13:08:

Très beau châle. Hâte de le pouvoir le tricoter. Merci beaucoup pour tous ces magnifiques ouvrages. Bonne journée.

Mirjam 18.01.2019 - 15:44:

Mooie voorjaar en zomerkleuren in een prachtig motief.

Lentezon 18.01.2019 - 15:43:

Zonnige voorjaarskleur in een prachtig motief!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 200-19