DROPS / 63 / 5

DROPS 63-5 by DROPS Design

Pulôver raglan DROPS para homem em Karisma Ull-Tweed

Este modelo ainda não tem nome. Sugira um!

-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S/M – M/L – XL – XXL

Fios: DROPS Karisma Ull-Tweed da Garnstudio
600-650-700-800 g cor nº06, cinza

Agulhas direitas e de pontas duplas DROPS 3,5 e 5 mm
(+ ou – grossas para obter a amostra)

1 fecho de correr DROPS n.º 7105, preto de 20 cm

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
Amostra: 17 ms/pts = 10 cm de largura com as agulhas 5 mm

Canelado/barra: *2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô * repetir de * a *

Ponto jarreteira tricotado em idas e voltas: Tricotar todas as carreiras em meia
Ponto jarreteira tricotado em redondo: *1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô * repetir de *a *

Raglan: Todas as diminuições são feitas pelo direito.
Diminuir 2 ms/pts:
Depois das ms/pts de orla: deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada atrás a peça, 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em meia
Antes das ms/pts de orla: deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 1 m/p meia, retomar as ms/pts em espera: deslizar 1 m/p em meia, 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia torcida, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
Diminuir 3 malhas:
Depois das ms/pts de orla: deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 4 ms/pts tricotadas juntamente em meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em meia
Antes das ms/pts da orla: deslizar 4 ms/pts para a agulha auxiliar, coilocada à frente da peça, 1 m/p meia, retomar as ms/pts em espera: deslizar 1 m/p em meia, 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia torcida, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada

Explicações
Frente: Com as agulhas 3,5 mm montar 98-106-110-110 ms/pts (incluindo 1 m/p ourela de cada lado da peça – a tricotar sempre em ponto jarreteira). Tricotar em canelado/barra durante 5 cm. Continuar em ponto meia com as agulhas 5 mm distribuindo 2-2-4-10 aumentos na 1.ª carreira = 100-108-114-120 ms/pts. A 45-46-47-50 cm de altura total, arrematar 2 ms/pts de cada lado da peça para as cavas = 96-104-110-116 ms/pts.
Diminuir então para o raglan a 4 ms/pts dos rebordos de cada lado da peça (estas 4 ms/pts tricotam-se em ponto meia), a cada 2 cm: 4-3-1-1 vez 2 ms/pts e 7-9-11-12 vezes 3 ms/pts – ver diminuições raglan acima.
A 58-60-62-65 cm de altura total, arrematar para as 2 ms/pts centrais para o fecho de correr. Continuar em ponto meia com 2 ms/pts em ponto jarreteira no lado do decote. A 64-66-68-71 cm de altura total, arrematar para o decote a cada 2 carreiras: 1 vez 7-7-8-8 ms/pts, 1 vez 3 ms/pts, 2 vezes 2 ms/pts. Quando todas as diminuições do raglan e do decote estiverem feitas, restam 4 ms/pts para cada ombro. Colocar estas ms/pts em espera. A peça mede 68-70-72-75 ms/pts.

Costas: Montar e tricotar como se fez para a frente. A 66-68-70-73 cm de altura total, arrematar para o decote as 26-26-28-28 ms/pts centrais, depois, 2 ms/pts no lado do decote na carreira seguinte. Quando as diminuições do raglan e do decote estiverem feitas, restam 4 ms/pts para cada ombro. Colocar estas malhas em espera. A peça mede cerca de 68-70-72-75 cm de altura total.

Mangas: Com as agulhas de pontas duplas 3,5 mm montar 48-52-52-52 ms/pts. Unir e colocar um marcador no princípio da carreira. Tricotar em canelado/barra durante 6 cm. Continuar com as agulhas de pontas duplas 5 mm em ponto meia. Depois do canelado/barra, aumentar 1 m/p de cada lado do marcador 15-15-17-17 vezes:
Tamanhos S/M + M/L: a cada 3 cm
Tamanhos XL + XXXL: alternadamente a cada 2 e 3 cm
= 78-82-86-86 ms/pts. A 54-54-54-55 cm de altura total, arrematar 3 ms/pts de cada lado do marcador e terminar em idas e voltas = 72-76-80-80 ms/pts. Diminuir para o raglan a 1 m/p dos rebordos de cada lado da peça, a cada 2 cm – ver diminuições acima: 0-1-2-2 vezes 2 ms/pts, 10 vezes 3 ms/pts = 12 ms/pts. A 74-76-77,5-80 cm de altura total, colocar as malhas em espera.

Montagem: Costurar os lados e o raglan. Retomar as malhas do decote para as agulhas 3,5 mm e, ao mesmo tempo, levantar malhas para obter um total de cerca de 110 ms/pts (número múltiplo de 4 + 2). Tricotar em idas e voltas a partir do meio da frente da seguinte maneira: 1 carreira liga/tricô pelo direito, 1 carreira meia, depois, continuar em canelado/barra da seguinte maneira: 2 ms/pts em ponto jarreteira, *2 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô * até às 4 últimas ms/pts, terminar com 2 ms/pts meia, 2 ms/pts em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até 10 cm de altura de gola e arrematar frouxamente as malhas como elas se apresentam. Costurar o fecho de correr.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 63-5 original.