DROPS / 194 / 38

Red Nose Jumper by DROPS Design

Pulôver tricotado de cima para baixo em DROPS Nepal, com cavas raglan e jacquard com rena. Do S ao XXXL. Tema: Natal.

DROPS Design: Modelo n.º ne-275
Grupo de fios C ou A + A
-------------------------------------------------------

TAMANHOS:
S - M - L - XL - XXL - XXXL

FIOS:
DROPS NEPAL da Garnstudio (pertence ao grupo de fios C)
400-400-450-500-550-600 g cor 3620, vermelho
(irá precisar de 50 g a mais na cor 3620 vermelho se não quiser tricotar uma rena nas costas).
100-150-150-150-150-200 g cor 0100, natural
50-50-50-50-50-50 g cor 0206, bege claro
50-50-50-50-50-50 g cor 0300, bege
50-50-50-50-50-50 g cor 0612, castanho médio
50-50-50-50-50-50 g cor 2923, ocre

AMOSTRA:
16 malhas em largura e 20 carreiras em altura em ponto meia = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHA CIRCULAR DROPS 5.5 mm – com 60 cm ou 80 cm.
AGULHAS CIRCULARES DROPS 4,5 mm – com 40 e 60 cm ou 80 cm para o canelado.
O tamanho das agulhas é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiadas malhas para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais grossas. Se a sua amostra não tiver malhas suficientes para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais finas.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm – para o collar da rena.

AVIAMENTOS:
Um pequeno coração de cerca de 2 cm de diâmetro – ou um adorno semelhante para a rena (deve ter um buraco para poder passar a corrente).

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 35.00€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.3. O diagrama A.3 mostra como dar um nó (= olhos e flocos de neve).
Os diagramas A.1 e A.2 (rena) tricotam-se totalmente em ponto meia. Tricotar com 3/5 novelos ao mesmo tempo para evitar fios compridos esticados pelo avesso. Ou seja, tricotar com 1 novelo vermelho/natural de cada lado do pulôver e 1 novelo para o jacquard ao meio. NOTA: cruzar os fios para evitar buracos nas transições das cores.

AUMENTOS (raglan):
Todos os aumentos são feitos pelo direito!
Tricotar 1 malha ourela em ponto jarreteira, 1 malha meia, 1 laçada, tricotar até restarem 2 malhas, 1 laçada, 1 malha meia, 1 malha ourela em ponto jarreteira. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em liga para evitar buracos. Tricotar então os aumentos em ponto meia.

DIMINUIÇÕES (mangas):
Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira depois de 1 malha ourela: Deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada.
Diminuir da seguinte maneira antes de 1 malha ourela: Começando 2 malhas antes da malha ourela, tricotar 2 malhas juntamente em meia.

-------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

PULÔVER - SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular. As costas e a frente (com ou sem rena nas costas) e as mangas tricotam-se separadamente, em idas e voltas para que o jacquard seja mais simples de se tricotar. Todas as peças são então costuradas ao longo dos aumentos das raglans e dos lados. A gola tricota-se em redondo. Por fim, decora-se o pulôver com um nariz, dois olhos, "cabelos", flocos de neve e um colar.

FRENTE:
Montar 28-30-32-34-36-38 malhas (incluindo 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça) com a agulha circular 5,5 mm em vermelho e tricotar 1 carreira liga pelo avesso. Continuar então em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira - ver acima -, de cada lado da peça, aumentando ao mesmo tempo na 1.ª carreira pelo direito 1 malha de cada lado da peça para o raglan - ver AUMENTOS. Aumentar desta maneira 20-21-23-25-27-29 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 68-72-78-84-90-96 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! AO MESMO TEMPO, quando se aumentou 7-7-8-9-10-10 vezes de cada lado da peça, temos 42-44-48-52-56-58 malhas, tricotar o JACQUARD da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, 1 malha meia, 1 laçada (= aumento), 0-1-3-5-7-8 malhas meia, A.1A (= 38 malhas) - ver PONTO FANTASIA acima -, 0-1-3-5-7-8 malhas meia, 1 laçada (= aumento), 1 malha meia e 1 malha ourela em ponto jarreteira = 44-46-50-54-58-60 malhas. Quando todos os aumentos do raglan estão feitos, a peça mede cerca de 20-21-23-25-27-29 cm. Montar 4-5-5-5-7-9 malhas no fim das 2 carreiras seguintes para as cavas de cada lado da peça = 76-82-88-94-104-114 malhas. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!
Continuar em ponto meia com o jacquard e 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando A.1A tiver sido tricotado 1 vez em altura, tricotar A.1B por cima de A.1A. Na carreira com uma flecha em A.1B, continuar em natural para a cor de fundo e não em vermelho e o jacquard tricota-se, então, por cima de 42 malhas. Quando A.1B tiver sido tricotado 1 vez em altura, continuar em ponto meia, em natural, com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça até a peça medir 25-25-25-25-25-25 cm. Aumentar , então, 16-18-20-22-24-26 malhas a intervalos regulares = 92-100-108-116-128-140 malhas. Mudar para a agulha circular 4,5 mm e tricotar em canelado pelo direito da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, (2 malhas meia, 2 malhas liga) até restarem 3 malhas, terminar com 2 malhas meia e 1 malha ourela em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 6 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. A frente mede 51-52-54-56-58-60 cm a partir do decote. Cortar e entretecer o fio.

COSTAS – COM RENA:
Montar e tricotar como se fez para a frente, mas tricotar o jacquard A.2A em vez de A.1A e A.2B em vez de A.1B. Quando A.2B tiver sido tricotado 1 vez em altura, continuar em ponto meia, em natural, com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça até a peça medir 25-25-25-25-25-25 cm – ajustar a altura com a frente. Aumentar , então, 16-18-20-22-24-26 malhas a intervalos regulares = 92-100-108-116-128-140 malhas. Continuar com a agulha circular 4,5 mm em canelado pelo direito da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, (2 malhas liga, 2 malhas meia) até restarem 3 malhas e terminar com 2 malhas liga e 1 malha ourela em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 6 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. As costas medem 51-52-54-56-58-60 cm a partir do decote. Cortar e entretecer o fio.

COSTAS – SEM RENA:
Montar 28-30-32-34-36-38 malhas (incluindo 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça) com a agulha circular 5,5 mm em vermelho e tricotar 1 carreira liga pelo avesso. Continuar então em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça aumentando ao mesmo tempo na 1.ª carreira pelo direito 1 malha de cada lado da peça para o raglan - não esquecer AUMENTOS. Aumentar desta maneira 20-21-23-25-27-29 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 68-72-78-84-90-96 malhas. Quando todos os aumentos do raglan estiverem feitos, a peça mede cerca de 20-21-23-25-27-29 cm. Montar 4-5-5-5-7-9 malhas no fim das 2 carreiras seguintes para as cavas de cada lado da peça = 76-82-88-94-104-114 malhas. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!! Continuar em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 18-17-16-15-14-12 cm – ajustar a altura para ser na mudança de cor de fundo da frente, terminar em natural. Quando a peça medir 25-25-25-25-25-25 cm – ajustar a altura com a frente, aumentar 16-18-20-22-24-26 malhas a intervalos regulares = 92-100-108-116-128-140 malhas. Mudar para a agulha circular 4,5 mm e tricotar em canelado pelo direito da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, (2 malhas meia, 2 malhas liga) até restarem 3 malhas e terminar com 2 malhas meia e 1 malha ourela em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 6 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam. As costas medem 51-52-54-56-58-60 cm a partir do decote. Cortar e entretecer o fio.

MANGAS:
Montar 14 malhas (incluindo 1 malha ourela de cada lado da peça) com a agulha circular 5,5 mm em vermelho e tricotar 1 carreira liga pelo avesso. Continuar então em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira pelo direito, aumentar 1 malha de cada lado da peça - não esquecer AUMENTOS. Aumentar desta maneira 19-21-23-24-24-25 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 52-56-60-62-62-64 malhas. Continuar em ponto meia até a manga medir 20-21-23-25-27-29 cm. Montar , então, 4-5-5-5-7-9 malhas para a cava no fim das 2 carreiras seguintes = 60-66-70-72-76-82 malhas. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!! Continuar em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado da peça. Quando a peça medir 4 cm, diminuir 1 malha de cada lado da peça - ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 4-13-15-7-12-14 vezes a cada 2-2-2-1-1-1 cm e 9-2-1-10-6-6 vezes a cada 3-3-3-2-2-2 cm = 34-36-38-38-40-42 malhas. Continuar atéa manga medir 40-39-38-36-34-33 cm. Aumentar , então, 4-6-4-4-6-8 malhas a intervalos regulares = 38-42-42-42-46-50 malhas. Continuar com a agulha circular 4,5 mm em canelado pelo direito da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, (2 malhas meia, 2 malhas liga) até restar 1 malha, terminar com 1 malha ourela em ponto jarreteira. Continuar desta maneira até o canelado medir 4 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam durante 4 cm - ter atenção para que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar as mangas ao longo da frente e das costas - costurar a 1 malha ourela em ponto jarreteira dos rebordos. NOTA! Ter atenção para não fazer a costura demasiado apertada! Costurar a manga e o lado de uma só vez, a 1 malha ourela dos rebordos. Fechar a abertura sob a manga com uma costura.

GOLA:
Levantar pelo direito 1 malha em cada malha (mas não nas malhas ourela) com a pequena agulha circular 4,5 mm em vermelho = 76-80-84-88-92-96 malhas. Tricotar 1 volta meia aumentando 4 malhas a intervalos regulares = 80-84-88-92-96-100 malhas. Tricotar em canelado (2 malhas meia, 2 malhas liga) durante 4 cm. Arrematar as malhas como elas se apresentam - ter atenção para que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas.

NARIZ:
Fazer um pompom vermelho om cerca de.7 cm de diâmetro. Dar-lhe uma forma oval de cerca de 7 cm de comprimento por cerca de 5 cm de largura; não esquecer de manter 2 fios para fixar o pompom. Colocar o pompom à frente da cabeça da rena, mesmo por cima da secção central em bege claro – ver foto. Enfiar os fios entre duas malhas do pulôver e atar as extremidades pelo avesso.

OLHOS:
Fazer 2 nós em castanho médio para os olhos da seguinte maneira: 1 nó: Cortar 1 fio de cerca de 40 cm. Fazer 5 nós à volta da agulha 5 mm - ver diagrama A.3 (ou seja fazer FROUXAMENTE 4 nós depois um último e arrematar os fios no fim desse nó = 1 nó). Colocar o nó à frente da cabeça da rena, mesmo por cima da secção em bege claro - ver foto. Enfiar os fios entre duas malhas do pulôver e atá-los juntamente pelo avesso.

CABELOS:
Fixar 4 franjas acima da frente e das costas da cabeça.
1 franja = cortar 2 fios castanho médio de cerca de 5-6 cm. Pegar estes 2 fios juntamente, enfiá-los à volta de 1 malha na parte de cima da cabeça, entre o bege da cabeça e o castanho médio das hastes – ao meio da cabeça. Fazer um nó duplo. Fixar as outras franjas da mesma maneira – ver foto.

COLAR, FRENTE:
Crochetar uma corrente de cerca de 16-18 cm com a agulha de croché 4 mm em ocre. Enfiar um coração vermelho ou algo semelhante na corrente e atar para ficar ao meio. Colocar o colar à volta do pescoço da rena, à frente. Atar os fios pelo avesso do pulôver.

COLAR, COSTAS:
Crochetar uma corrente de cerca de 15 cm com a agulha de croché 4 mm em ocre. Colocar o colar à volta do pescoço da rena, nas costas. Fixar as pontas dos fios pelo avesso do pulôver.

NEVE:
Fazer cerca de 16 nós em natural para fazer os flocos. 1 nó: Cortar 1 fio de cerca de 40 cm. Fazer 4 nós à volta da agulha 5,5 mm - ver A.3 (ou seja fazer FROUXAMENTE 3 nós, depois, mais um último puxando o fio = = 1 nó). Dispor os flocos na parte de cima do encaixe: 4 à frente, 5 nas costas, 4 na manga esquerda e 3 na manga direita. Enfiar as pontas dos fios entre 2 malhas do pulôver e atar pelo avesso.

= bege claro
= bege
= castanho médio
= quando a carreira com uma flecha no diagrama tiver sido tricotada, continuar com a cor de fundo em natural e não em vermelho

Marianne 02.01.2019 - 09:51:

Er Nepal garn nu steget i pris mens jeg venter på svar. Øv øv.

Marianne Ancker 29.12.2018 - 21:23:

Hvor meget mere farve 0100, natur, skal jeg bestille hvis jeg vil forlænge den fra 62 cm til 75 cm str xxl

DROPS Design 04.01.2019 kl. 09:01:

Hei Marianne. Det er ca 14 cm med natur nederst på genseren, og du vil øke lengden med 13 cm, da kan du regne med at du trenger dobbelt så mye garn i natur. God fornøyelse

Naette19 14.12.2018 - 12:07:

"50 g en plus en coloris 3620 rouge si vous souhaitez tricoter un renne dans le dos " Ce n'est pas en moins puisque le renne est tricoté dans des coloris différent ? Ou 50 g en plus si on ne tricote pas le renne ? Merci pour votre réponse

DROPS Design 14.12.2018 kl. 12:41:

Bonjour Naette19, si vous ne tricotez pas le renne dans le dos, le dos commencera en naturel et continuera en rouge seulement (sans jacquard donc), il vous faudra alors 1 pelote en rouge en plus que si vous tricotez le jacquard dans le dos - merci pour votre retour, la correction va être faite. Bon tricot!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 194-38