DROPS / 197 / 38

Lady Angelika Jacket by DROPS Design

Casaco tricotado em DROPS Nord, com ponto rendado e gola xaile. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º no-018
Grupo de fios A
-------------------------------------------------------

Tamanhos: S – M – L – L/XL – XXL – XXL/XXXL
Fios:
DROPS NORD da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
400-400-450-500-550-600 g cor 13, rosa velho

-------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
24 malhas em largura e 38 carreiras em altura no ponto rendado das costas/frente e da parte de baixo das mangas = 10 x 10 cm.
1 motivo mede cerca de: A.1 – 6 cm em largura, A.2 – 5 cm em largura, A.4 – 4 cm em largura.
23 malhas em largura e 30 carreiras em altura em ponto meia para o encaixe e as mangas = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm.
AGULHA CIRCULAR DROPS 3,5 mm – com 40 cm de comprimento e 80 cm para o ponto rendado e o ponto meia.
AGULHA CIRCULAR DROPS 3,5 mm – com 40 cm de comprimento para o ponto jarreteira da gola.
O tamanho das agulhas é dado unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiadas malhas para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais grossas. Se a sua amostra não tiver malhas suficientes para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais finas.

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA, Côncavos (branco) N.º 521: 5-5-5-5-6-6.

Comentários (19)

45% alpaca, 30% poliamida, 25% lã
a partir de 2.60 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 20.80€. Saiba mais.
-------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

-------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.6. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

DIMINUIÇÕES (para o decote das frentes):
Diminuir para o decote depois de/antes das 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira + os aumentos para a gola. Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira depois das malhas em ponto jarreteira da orla da frente/da gola: Deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada.
Diminuir da seguinte maneira antes dos malhas ponto jarreteira da orla da frente/da gola: Começando 2 malhas antes das malhas em ponto jarreteira da orla da frente/da gola, tricotar 2 malhas juntamente em meia.

AUMENTOS (mangas):
Começando 1 malha antes da malha com o fio marcador, fazer 1 laçada, 3 malhas meia (o fio marcador fica na malha do meio), fazer 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos. Tricotar então os aumentos em ponto meia.

CASAS:
Fazer as casas na orla da frente direita (quando se usa o casaco). 1 casa = Começando pelo direito, tricotar juntamente a segunda e a terceira malha a partir do rebordo, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte (pelo avesso), tricotar a laçada em meia para que forme um buraco.
Fazer as casas quando a peça medir:
Tamanho S: 5, 12, 19, 26 e 33 cm
Tamanho M: 6, 13, 20, 27 e 34 cm
Tamanho L: 7, 14, 21, 28 e 35 cm
Tamanho L/XL: 8, 15, 22, 29 e 36 cm
Tamanho XXL: 7, 13, 19, 25, 31 e 37 cm
Tamanhos XXL/XXXL: 8, 14, 20, 26, 32 e 38 cm

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

-------------------------------------------------------

CASACO – SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular, a partir do meio da frente até às cavas. Tricotar então a frente e as costas separadamente, em idas e voltas na agulha circular. As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas / a pequena agulha circular, de cima para baixo.

COSTAS & FRENTES:
Montar frouxamente 291-319-347-375-431-459 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Nord. Tricotar 3 BARRAS JARRETEIRA – ver acima. Tricotar então 2 carreiras em ponto meia com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça. Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, repetir A.1A até restarem 6 malhas (= 20-22-24-26-30-32 motivos de 14 malhas), tricotar A.1B (= 1 malha) e terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira.
Continuar desta maneira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA e fazer as CASAS na orla da frente direita – ver acima.
Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 251-275-299-323-371-395 malhas e a peça mede cerca de 7 cm a partir da carreira de montagem - medir na parte mais comprida.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, A.2A (= 6 malhas), repetir A.2B até restarem 12 malhas (= 19-21-23-25-29-31 motivos de 12 malhas), A.2C (= 7 malhas) e terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. Continuar desta maneira. Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, tricotar A.3A, A.3B e A.3C da mesma maneira. Depois de A.3, temos 211-231-251-271-311-331 malhas.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, tricotar A.4A (= 5 malhas), repetir A.4B até restarem 11 malhas (= 19-21-23-25-29-31 motivos de 10 malhas), A.4C (= 6 malhas) e terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. Continuar desta maneira. Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, tricotar A.5A, A.5B e A.5C da mesma maneira. Quando A.X em A.5 tiver sido tricotado 1 vez em altura a peça mede cerca de 32 cm para todos os tamanhos.
Colocar 1 fio marcador na 56.ª-61.ª-66.ª-71.ª-81.ª-86.ª malha do rebordo de cada lado da peça (= 99-109-119-129-149-159 malhas entre as malhas com os fios marcadores para as costas). Fazer seguir os fios marcadores à medida que for tricotando; vão servir mais tarde para as cavas.
Tricotar então A.Y em A.5 até ao fim. AO MESMO TEMPO, aumentar para a gola e diminuir para o decote e as cavas como indicado abaixo – não esquecer a última casa na orla da frente direita. Ler GOLA, DECOTE e CAVAS antes de continuar!

GOLA:
Quando a peça medir 34-35-36-37-38-39 cm, tricotar 1 barra jarreteira, começando pelo direito, por cima das 5 malhas da orla da frente direita (as outros malhas não são tricotadas), tricotar 1 carreira pelo direito como antes em todas as malhas, virar e tricotar 1 barra jarreteira por cima das 5 malhas da orla da frente esquerda (sem tricotar as outros malhas), tricotar 1 carreira pelo avesso como antes em todas as malhas.
Continuar como antes, em idas e voltas, mas , então, começar a aumentar para a gola. Para aumentar 1 malha para a gola, fazer 1 laçada a 2 malhas do rebordo de cada lado da peça. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.
Aumentar desta maneira 3 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 12-12-13-13-14-15 vezes a cada 4 carreiras (= aumenta-se 15-15-16-16-17-18 malhas para a gola de cada lado da peça e 20-20-21-21-22-23 malhas ponto jarreteira ao todo de cada lado da peça, incluindo a orla da frente).

DECOTE:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 36-37-38-39-40-41 cm, diminuir 1 malha para o decote depois de/antes das 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira + os aumentos para a gola de cada lado da peça – ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 3 vezes ao todo a cada 2 carreiras, 7 vezes a cada 4 carreiras e 3-3-4-4-5-6 vezes a cada 6 carreiras (= diminui-se 13-13-14-14-15-16 malhas de cada lado da peça para o decote).

CAVAS:
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 37-38-39-40-41-42 cm, arrematar para as cavas de cada lado da peça da seguinte maneira: Tricotar pelo direito como antes até restarem 3-3-3-4-4-4 malhas antes da malha com o fio marcador, arrematar 7-7-7-9-9-9 malhas para a cava, tricotar como antes até restarem 3-3-3-4-4-4 malhas antes da segunda malha com o fio marcador, arrematar 7-7-7-9-9-9 malhas para a cava e tricotar até ao fim da carreira como antes. Terminar as frentes e as costas separadamente.

FRENTE ESQUERDA:
Continuar em idas e voltas com as malhas da gola/da orla da frente em ponto jarreteira e as outras malhas em A.Y (continuar a aumentar para a gola e a diminuir para o decote como antes). AO MESMO TEMPO, arrematar para a cava no princípio de cada carreira a partir do lado da seguinte maneira: 0-0-0-1-2-3 vezes 3 malhas, 1-2-3-3-4-4 vezes 2 malhas e 1-3-4-4-7-7 vezes 1 malha. Continuar até a peça medir cerca de 55-57-59-61-63-65 cm a partir da carreira de montagem no lado mais comprido. Tricotar então 1 carreira meia pelo avesso em todas as malhas. Na carreira seguinte, arrematar as 31-32-33-34-35-36 primeiras malhas para o ombro = restam 20-20-21-21-22-23 malhas em ponto jarreteira para a gola, tricotar em meia até ao fim da carreira. Terminar a gola como indicado abaixo.

GOLA FRENTE ESQUERDA:
Começando pelo avesso, tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas da seguinte maneira: *1 barra jarreteira em todas as malhas, 1 barra jarreteira por cima das 15-15-16-16-17-18 primeiras malhas*, repetir de * a * até a gola medir cerca de 7-7-8-8-8-8 cm ao longo no lado mais curto (a gola mede cerca de 14-14-16-16-16-16 cm ao longo do lado mais comprido). Arrematar em meia pelo direito.

FRENTE DIREITA:
Continuar em idas e voltas em ponto jarreteira por cima das malhas da gola/da orla da frente e A.Y por cima das outras malhas (continuar os aumentos para a gola e as diminuições do decote como antes). AO MESMO TEMPO, arrematar para a cava no princípio de cada carreira a partir do lado da seguinte maneira: 0-0-0-1-2-3 vezes 3 malhas, 1-2-3-3-4-4 vezes 2 malhas e 1-3-4-4-7-7 vezes 1 malha. Continuar até a peça medir cerca de 55-57-59-61-63-65 cm a partir da carreira de montagem no lado mais comprido. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso em todas as malhas. Na carreira seguinte, tricotar em meia as 20-20-21-21-22-23 primeiras malhas (= gola) e arrematar as 31-32-33-34-35-36 malhas restantes para o ombro. Cortar o fio e terminar a gola como indicado abaixo.

GOLA FRENTE DIREITA:
Começando pelo avesso, tricotar todas as malhas em meia, *virar e tricotar 1 barra jarreteira por cima das 15-15-16-16-17-18 primeiras malhas, 1 barra jarreteira em todas as malhas*, repetir de * a * até a gola medir cerca de 7-7-8-8-8-8 cm no lado mais curto e arrematar em meia pelo direito.

COSTAS:
= 93-103-113-121-141-151 malhas. Continuar A.Y em idas e voltas como antes e arrematar para as cavas no princípio de cada carreira de cada lado da peça da seguinte maneira: 0-0-0-1-2-3 vezes 3 malhas, 1-2-3-3-4-4 vezes 2 malhas e 1-3-4-4-7-7 vezes 1 malha = 87-89-93-95-99-103 malhas.
Quando a peça medir 54-56-58-60-62-64 cm, arrematar as 21-21-23-23-25-27 malhas centrais para o decote e terminar cada ombro separadamente. Arrematar 2 malhas na carreira seguinte a partir do decote = 31-32-33-34-35-36 malhas para l'ombro. Continuar até a peça medir cerca de 55-57-59-61-63-65 cm a partir de a carreira de montagem no lado mais comprido. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Arrematar em meia pelo direito. Tricotar o outro ombro da mesma maneira. O casaco mede cerca de 56-58-60-62-64-66 cm a partir das malhas arrematadas no lado mais comprido.

MANGAS:
Montar frouxamente 60-60-60-72-72-72 malhas com as agulhas de pontas duplas 3,5 mm em Nord. Tricotar 3 BARRAS JARRETEIRA em redondo – ver acima. Tricotar 2 carreiras em ponto meia. Tricotar então A.6 em redondo (= 5-5-5-6-6-6 motivos de 12 malhas). Quando A.6 tiver sido tricotado, tricotar A.3B em redondo (= 5-5-5-6-6-6 motivos de 12 malhas). Continuar desta maneira, mas quando restarem 6 carreiras de A.3 a fazer, tricotar em ponto meia a malha liga do ponto fantasia até A.3 ter sido tricotado 1 vez. Depois de A.3, temos 50-50-50-60-60-60 malhas e a peça mede cerca de 12 cm a partir da carreira de montagem no lado mais comprido. Colocar 1 fio marcador na 1.ª malha da carreira – fazer seguir este fio marcador – vai servir mais tarde para os aumentos a meio sob a manga.
Tricotar em ponto meia em redondo. Quando a peça medir 14-14-14-14-13-13 cm, aumentar 2 malhas a meio sob a manga – ver AUMENTOS. Aumentar desta maneira 14-17-19-17-21-23 vezes ao todo - no tamanho S: a cada 8 carreiras, nos tamanhos M e L/XL: a cada 6 carreiras, no tamanho L: alternadamente a cada 5 e 6 carreiras, no tamanhos XXL: alternadamente a cada 4 e 5 carreiras e nos tamanhos XXL/XXXL: a cada 4 carreiras = 78-84-88-94-102-106 malhas. Continuar até a manga medir 50-50-50-49-47-46 cm (mais curto nos tamanhos grandes, porque os ombros são mais largos e o arredondado da manga é mais comprido). Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Arrematar 4-4-4-5-5-5 malhas, tricotar 71-77-81-85-93-97 malhas em ponto meia e arrematar as 3-3-3-4-4-4 restantes malhas. Cortar o fio. Tricotar então o arredondado das mangas em idas e voltas com a agulha circular 3,5 mm da seguinte maneira: Tricotar em ponto meia e arrematar no princípio de cada carreira de cada lado da peça da seguinte maneira: 1 vez 3 malhas para todos os tamanhos, 2-2-3-3-4-4 vezes 2 malhas e 1-2-4-4-7-10 vezes 1 malha de cada lado da peça, e arrematar então 2 malhas de cada lado da peça até a peça medir 55-56-57-57-58-58 cm. Arrematar 1 vez 3 malhas de cada lado da peça e e arrematar as restantes malhas. A manga mede cerca de 56-57-58-58-59-59 cm de cima para baixo.
Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Unir as malhas arrematadas dos ombros entre elas. Unir a gola a meio das costas (ter atenção para que a costura fique pelo avesso quando a gola for virada). Costurar a gola ao longo do decote das costas. Montar as mangas a 1 malha ourela do rebordo de cada lado da peça. Costurar botões na orla da frente esquerda.

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, liga pelo avesso
= 1 malha liga pelo direito
= fazer 1 laçada entre 2 malhas
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia e passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente

Valena 23.03.2019 - 06:47:

Error mío, por favor borren el comentario. Perdonen las molestias.

Valena 22.03.2019 - 20:59:

Buenas tardes, He empezado a hacer la chaqueta 197-38. Al hacer la prueba del A1.1A me he dado cuenta que el patrón o tiene un error o no está bien explicado. Según el diagrama en cada vuelta en la que se hace el dibujo se ponen 2 hebras y se disminuye 1 punto, así la primera vuelta tiene 14 puntos , la siguiente 15, al final no habrá 12 puntos sino 20. Por favor mírenlo. Como dibujo es genial. Por lo que he hecho tampoco me salen los picos que se ven en la foto. Gracias

Kerstin 13.02.2019 - 22:37:

Ist es richtig, dass die Jacke von oben nach unten gestrickt wird? Ich lese die Anleitung so, dass von unten nach oben beschrieben ist.

DROPS Design 14.02.2019 kl. 11:53:

Liebe Kerstin, die Jacke wird hier von unten nach oben gestrickt, die deutsche Anleitung wird angepasst, danke für den Hinweis. Viel Spaß beim stricken!

Carol McMillan 15.01.2019 - 16:37:

I don’t understand a term highlighted in red “A.Y” used in the Lady Angelika Jacket pattern. It is used 4 times As the last paragraph in the Body - Then work A.Y in A.5 to finished length. AT THE SAME TIME increase for collar and decrease for neck and armholes as described below – remember the last buttonhole on right band.

DROPS Design 15.01.2019 kl. 16:55:

Dear Mrs McMillan, A.Y refers to the last 4 rows in A.5A, A.5B, A.5C, ie you now work following these 4 rows. Happy knitting!

Céline Cest 05.01.2019 - 18:21:

Bonjour , je ne comprend pas la partie entre guillemet : Augmenter ainsi 3 fois au total tous les 2 rangs et 12 fois tous les 4 rangs (= on augmente 15 mailles pour le col de chaque côté et "20 mailles point mousse au total de chaque côté, y compris la bordure devant"). D'où viennent ces 20 mailles en point mousse??? merci de votre aide et bonne année 2019

DROPS Design 07.01.2019 kl. 10:39:

Bonjour Mme Cest et bonne année. Il manquait ici deux petits mots: on a 20 m point mousse de chaque côté, y compris les m de la bordure devant. Bon tricot!

Inge Umans 31.12.2018 - 14:26:

Bij het vest moet een markeerdraad worden ingevoegd en worden mee gebreid. Wat wordt hiermee bedoeld? Alvast bedankt voor uw antwoord. Inge

DROPS Design 01.01.2019 kl. 17:14:

Dag Inge,

De markeerdraad is een kort stukje draad (restant van een andere kleur) of een speciale markeerspeld. Deze voeg je in de steek (van de goede naar de verkeerde kant. De markeerdraden geven aan waar de zijnaden zitten, zodat je weet waar je moet minderen/meerderen. Je neemt de markeerdraden tijdens het breien mee (dus je verplaatst ze mee omhoog, maar je breit er niet mee).

Inge Umans 31.12.2018 - 14:24:

Bij het vest moet een markeerdraad worden geplaatst en worden mee gebreid. Wat wordt hiermee bedoeld? Alvast bedankt, Inge Umans

Gisela 09.11.2018 - 19:32:

Mir fällt gerade auf, dass beim von Größe zu Größe jeweils 28 M mehr angeschlagen werden. Nur zwischen den Größen L/XL und XXL sind es doppelt so viele , nämlich 56M. Gibt es dafür einen Grund?

DROPS Design 12.11.2018 kl. 08:18:

Liebe Gisela, so hat man eine gerade Maschenanzahl und die Musteranzahl wird auch gerade sein. Die Maßen der fertigen Jacke finden Sie in der Maßskizze, wenn Sie mit der Größe unentschlossen sind, vergleichen Sie die Maßen einer ähnliche Jacke die Sie gerne haben und tragen. Viel Spaß beim stricken!

JaneGBG 31.07.2018 - 21:57:

Så FIN! Klädsam och feminin med sin insvängda midja och eleganta spets! Den stickar jag mer än gärna!

Gabriele 23.07.2018 - 14:38:

Die Wolle ist schon da,nun muß ich mich in Geduld üben bis die Anleitung erscheint. Eine sehr schöne Jacke! Ich finde sie ist ein must have für den kommenden Herbst.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 197-38