DROPS / 193 / 16

Nordfjord by DROPS Design

Meias tricotadas em DROPS Fabel. Tricotam-se com jacquard norueguês. Do 35 ao 43

DROPS design: Modelo fa-419
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------

Números: 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé: cerca de 22 - 24 - 27 cm
Altura meias até ao calcanhar: cerca de 25 cm para todos os números.
Fios:
DROPS FABEL da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100-100-100 g cor 604, vista sobre o oceano
50-50-50 g cor 114, cinza pérola claro
50-50-50 g cor 107, azul

----------------------------------------------------------
ANTES DE COMEÇAR:

AMOSTRA:
26 malhas em largura e 34 carreiras em altura em ponto meia = 10 x 10 cm.

AGULHAS:
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 2,5 mm
O tamanho das agulhas é unicamente a título indicativo! Se a sua amostra tiver demasiadas malhas para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais grossas. Se a sua amostra não tiver malhas suficientes para 10 cm, experimente tricotar com agulhas mais finas

Comentários (1)

----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

----------------------------------------------------------

DIMINUIÇÕES-1 (a intervalos regulares):
Para calcular quando diminuir, contar o número total de malhas (por ex. 72 malhas) e dividi-lo pelo número de diminuições a fazer (por ex. 8) = 9.
Neste exemplo, vai-se diminuir tricotando juntamente em meia alternadamente cada 8.ª e 9.ª malha.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.4. O jacquard tricota-se totalmente em ponto meia.

DICA TRICÔ-1:
Para evitar que o jacquard não fique demasiado apertado, é importante não arrematar os fios pelo avesso. Se necessário, usar agulhas mais grossas.

DICA TRICÔ-2 (calcanhar):
Para reforçar o calcanhar, o calcanhar e as diminuições do calcanhar podem-se tricotar com 2 fios da seguinte maneira: Usar alternadamente o fio do interior e o fio do exterior do novelo e tricotar 1 malha com cada fio alternadamente. Obtém-se desta maneira um calcanhar mais espesso sem tricotar com 2 fios.

DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar em meia até restarem 7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar em liga até restarem 7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em liga, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
CARREIRA 3 (= pelo direito): Tricotar em meia até restarem 6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): Tricotar em liga até restarem 6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em liga, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar a peça.
Continuar a diminuir desta maneira com 1 malha a menos antes de cada diminuição até haver 14-14-16 malhas.

DIMINUIÇÕES-2 (ponta):
Diminuir 1 malha de cada lado do marcador da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas antes do marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, 2 malhas meia (o marcador fica entre estas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

----------------------------------------------------------

A PEÇA COMEÇA AQUI:

----------------------------------------------------------

MEIAS - SUMÁRIO DA PEÇA:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas, de cima para baixo.

MEIAS:
Montar 72-76-80 malhas nas agulhas de pontas duplas 2,5 mm em cinza pérola claro. Tricotar 1 volta meia. Tricotar então em canelado em redondo (= 2 malhas meia/2 malhas liga) durante 3 cm.
Tricotar 1 volta meia diminuindo ao mesmo tempo 8-4-8 malhas a intervalos regulares - ver DIMINUIÇÕES-1 = 64-72-72 malhas.
Ver DICA TRICÔ-1 e tricotar A.1 em redondo (= 8-9-9 motivos de 8 malhas). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha em A.1, diminuir 4-0-0 malhas a intervalos regulares = 60-72-72 malhas (temos, então, malhas suficientes para 15-18-18 motivos de 4 malhas).
Depois de A.1, tricotar A.2 em redondo (= 5-6-6 motivos de 12 malhas).
AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha em A.2, diminuir 4-8-8 malhas a intervalos regulares = 56-64-64 malhas.
Depois de A.2, tricotar A.3 em redondo (= 14-16-16 motivos de 4 malhas). AO MESMO TEMPO, na carreira com a flecha em A.3, diminuir 0-4-0 malhas a intervalos regulares = 56-60-64 malhas (temos, então, malhas suficientes para 14-15-16 motivos de 4 malhas).
Depois de A.3, tricotar 1 volta meia em vista sobre o oceano diminuindo ao mesmo tempo 2 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos = 54-58-62 malhas. A peça mede, então, cerca de 25 cm em altura.
Manter, então, as 13-14-15 primeiras malhas na agulha para o calcanhar, colocar as 28-30-32 malhas seguintes em espera em 1 alfinete de malhas (= peito do pé) e manter as 13-14-15 últimas malhas na agulha para o calcanhar = 26-28-30 malhas para o calcanhar. ver DICA TRICÔ-2 e tricotar as malhas do calcanhar em vista sobre o oceano, em ponto meia, em idas e voltas, durante 5-5½-6 cm.
Colocar 1 marcador a meio da última carreira - vai servir de referência para o comprimento do pé
Fazer as DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR (em vista sobre o oceano) - ver explicações acima. Depois das diminuições do calcanhar, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar em meia as 14-14-16 malhas do calcanhar, levantar 13-14-16 malhas ao longo do lado do calcanhar, tricotar em meia as 28-30-32 malhas do peito do pé em espera e levantar 13-14-16 malhas ao longo do outro lado do calcanhar = 68-72-80 malhas.
Colocar 1 marcador de cada lado das 28-30-32 malhas do peito do pé.
Tricotar em ponto meia, em redondo, em vista sobre o oceano, e diminuir de cada lado das 28-30-32 malhas do peito do pé da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia torcida as 2 últimas malhas antes do 1.º marcador do peito do pé e tricotar juntamente em meia as 2 malhas depois do último marcador do peito do pé. Diminuir desta maneira 8-8-10 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 52-56-60 malhas.
Continuar até a peça medir 11-12-14 cm a partir do marcador do calcanhar. Tricotar então A.4 em redondo (= 13-14-15 motivos de 4 malhas). Depois de A.4, continuar em ponto meia, em azul.
Continuar desta maneira até a peça medir 18-19-21 cm a partir do marcador do calcanhar (A.4 deve estar, então, terminado e falta ainda tricotar cerca de 4-5-6- cm antes do fim - experimentar a meia e tricotar até ao comprimento desejado). Colocar 1 marcador de cada lado da meia, com um espaço de 26-28-30 malhas para o peito do pé e a planta do pé.
Diminuir então para a ponta de cada lado dos 2 marcadores - VER DIMINUIÇÕES-2 = diminui-se 4 malhas. Diminuir desta maneira 4-7-9 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 6-3-2 vezes em todas as carreiras = restam 12-16-16 malhas. Na carreira seguinte, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = restam 6-8-8 malhas. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.
Tricotar a outra meia da mesma maneira.

Diagramas

= vista sobre o oceano
= azul
= cinza pérola claro
= carreira de diminuições

Annette Van Der Spoel 10.01.2019 - 16:42:

Beste medewerker, ik wil deze sokken gaan breien maar ik vraag me af of dit patroon wel klopt. Op het plaatje tel ik 5 kleuren, maar in de beschrijving worden er maar 3 genoemd. Met vriendelijke groet, Annette

DROPS Design 11.01.2019 kl. 10:20:

Dag Annette,

Dat komt omdat de kleur 'Ocean view' een kleurprint heeft en dus zitten er verschillende kleuren in deze kleurvariant.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 193-16