DROPS / 191 / 7

Liljesjal by DROPS Design

Xaile tricotado de cima para baixo, com riscas e ponto rendado, em DROPS Air.

DROPS Design: Modelo n.º ai-117
Grupo de fios C ou A + A
-----------------------------------------------------------
Dimensões: Largura na parte de cima: cerca de 208 cm. Altura ao meio: cerca de 104 cm.
Fios:
DROPS AIR da Garnstudio (pertence ao grupo de fios C)
150 g cor 18, verde acinzentado claro
150 g cor 15, bruma violeta
100 g cor 01, natural
100 g cor 10, neblina

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios C)" – ver link abaixo.

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 5.5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 malhas e 20 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
NOTA: Devido ao grande número de malhas, pode-se distribuir as malhas em várias agulhas circulares 5,5 mm de 80 cm cada uma).

Comentários (12)

65% alpaca, 28% poliamida, 7% lã
a partir de 5.30 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 53.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.

AUMENTOS-2 (aumentos a intervalos regulares):
Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida para evitar um buraco.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.9.
Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.
----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se de cima para baixo a partir da meio da parte de trás. O xaile tricota-se em idas e voltas na agulha circular, devido ao grande número de malhas, mas, para que haja espaço suficiente para todas as malhas, pode-se distribuir as malhas em várias agulhas circulares como indicado acima.

Montar 9 malhas com a agulha circular 5,5 mm em verde acinzentado claro. Tricotar 1 BARRA JARRETEIRA - ver acima. Colocar 1 marcador na malha a meio da carreira.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, fazer 1 laçada – ver AUMENTOS-1, tricotar 2 malhas meia, fazer 1 laçada, tricotar a malha central em ponto meia (= a malha com o marcador), fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia, fazer 1 laçada, terminar com 2 malhas de orla em ponto jarreteira = 13 malhas. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso.

Continuar então como indicado abaixo, com 2 malhas de orla em ponto jarreteira de cada lado da malha central em ponto meia. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

Tricotar A.1 da seguinte maneira: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.1A (= 1 malha), A.1B (= 2 malhas), A.1C (= 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.1A (= 1 malha), A.1B (= 2 malhas), A.1C (= 1 malha) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Continuar como indicado nos diagramas.
AO MESMO TEMPO, na carreira 25 de A.1 (a última carreira pelo direito), aumentar 2 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha antes da malha central e 1 malha depois da malha central para haja sempre o mesmo número de malhas de cada lado da malha central – ver AUMENTOS-2).
Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 73 malhas. Continuar em natural.

Tricotar A.2 da seguinte maneira em natural: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.2A (= 1 malha), repetir A.2B até restar 1 malha antes da malha central (= 16 motivos de 2 malhas), A.2C (= 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.2A (= 1 malha), repetir A.2B até restarem 3 malhas (= 16 motivos de 2 malhas), A.2C (= 1 malha) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Continuar como indicado nos diagramas.
AO MESMO TEMPO, na carreira 11 de A.2 (a última carreira pelo direito), aumentar 6 malhas a intervalos regulares (aumentar 3 malhas antes da malha central e 3 malhas depois da malha central para haja sempre o mesmo número de malhas de cada lado da malha central).
Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 107 malhas e a peça medir cerca de 21 cm ao longo da malha central. Continuar em neblina.

Tricotar A.3 da seguinte maneira em neblina: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.3A (= 7 malhas), repetir A.3B até restarem 8 malhas antes da malha central (= 3 motivos de 12 malhas), A.3C (= 8 malhas), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.3A (= 7 malhas), repetir A.3B até restarem 10 malhas (= 3 motivos de 12 malhas), A.3C (= 8 malhas) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
AO MESMO TEMPO, na carreira 25 de A.3 (a última carreira pelo direito), aumentar 2 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha antes da malha central e 1 malha depois da malha central).
Quando A.3 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 169 malhas. Continuar em verde acinzentado claro.

Tricotar novamente A.2 como explicado acima, mas em verde acinzentado claro (temos , então, malhas suficientes para 40 motivos de A.2B de cada lado do meio).
AO MESMO TEMPO, na carreira 11 de A.2, aumentar 6 malhas a intervalos regulares (aumentar 3 malhas antes da malha central e 3 malhas depois da malha central).
Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 203 malhas. Continuar em bruma violeta.

Tricotar A.4 da seguinte maneira em bruma violeta: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.4A (= 1 malha), repetir A.4B até restarem 2 malhas antes da malha central (= 8 motivos de 12 malhas), A.4C (= 2 malhas), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.4A (= 1 malha), repetir A.4B até restarem 4 malhas (= 8 motivos de 12 malhas), A.4C (= 2 malhas) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
AO MESMO TEMPO, na carreira 13 de A.4 (a última carreira pelo direito), aumentar 2 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha antes da malha central e 1 malha depois da malha central).
Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 237 malhas e a peça mede cerca de 49 cm ao longo da malha central. Continuar em natural.

Tricotar A.5 da seguinte maneira em natural: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.5A (= 1 malha), repetir A.5B até restar 1 malha antes da malha central (= 57 motivos de 2 malhas), A.5C (= 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.5A (= 1 malha), repetir A.5B até restarem 3 malhas (= 57 motivos de 2 malhas), A.5C (= 1 malha) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
AO MESMO TEMPO, na carreira 5 de A.5 (a última carreira pelo direito), aumentar 2 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha antes da malha central e 1 malha depois da malha central).
Quando A.5 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 251 malhas. Continuar em verde acinzentado claro.

Tricotar A.6 da seguinte maneira em verde acinzentado claro: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.6A (= 7 malhas), repetir A.6B até restarem 8 malhas antes da malha central (= 9 motivos de 12 malhas), A.6C (= 8 malhas), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.6A (= 7 malhas), repetir A.6B até restarem 10 malhas (= 9 motivos de 12 malhas), A.6C (= 8 malhas) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
AO MESMO TEMPO, na carreira 37 de A.6 (a última carreira pelo direito), aumentar 2 malhas a intervalos regulares (aumentar 1 malha antes da malha central e 1 malha depois da malha central).
Quando A.6 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 333 malhas e a peça medir cerca de 78 cm ao longo da malha central. Continuar em natural.

Tricotar A.7 da seguinte maneira em natural: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.7A (= 1 malha), repetir A.7B até restar 1 malha antes da malha central (= 81 motivos de 2 malhas), A.7C (= 1 malha), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.7A (= 1 malha), repetir A.7B até restarem 3 malhas (= 81 motivos de 2 malhas), A.7C (= 1 malha) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
AO MESMO TEMPO, na carreira 7 de A.7 (a última carreira pelo direito), aumentar 4 malhas a intervalos regulares (aumentar 2 malhas antes da malha central e 2 malhas depois da malha central).
Quando A.7 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 357 malhas. Continuar em neblina.

Tricotar A.8 da seguinte maneira em neblina: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.8A (= 16 malhas), repetir A.8B até restarem 3 malhas antes da malha central (= 9 motivos de 16 malhas), A.8C (= 16 malhas), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.8A (= 16 malhas), repetir A.8B até restarem 18 malhas (= 9 motivos de 16 malhas), A.8C (= 16 malhas) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira.
Quando A.8 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 385 malhas. Continuar em verde acinzentado claro.

Tricotar novamente A.5 como explicado antes, mas em verde acinzentado claro (temos , então, malhas suficientes para 94 motivos de A.5B de cada lado do meio).
AO MESMO TEMPO, na carreira 5 de A.5 (a última carreira pelo direito), aumentar 14 malhas a intervalos regulares (aumentar 7 malhas antes da malha central e 7 malhas depois da malha central).
Quando A.5 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 411 malhas. Continuar em bruma violeta.

Tricotar A.9 da seguinte maneira em bruma violeta: 2 malhas de orla em ponto jarreteira, A.9A (= 11 malhas), repetir A.9B até restarem 12 malhas antes da malha central (= 15 motivos de 12 malhas), A.9C (= 12 malhas), 1 malha em ponto meia (= malha central), A.9A (= 11 malhas), repetir A.9B até restarem 14 malhas (= 15 motivos de 12 malhas), A.9C (= 12 malhas) e 2 malhas de orla em ponto jarreteira. Quando A.9 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 463 malhas e a peça medir cerca de 104 cm ao longo da malha central.
Arrematar frouxamente em meia pelo direito.

Diagramas

= 1 malha meia pelo direito, liga pelo avesso
= 1 malha meia pelo avesso
= fazer 2 laçadas entre 2 malhas; na carreira seguinte, tricotar um laçada em liga e deixar cair a outra laçada (= buraco)
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente

Jette Krog 10.03.2019 - 17:49:

Hvordan får man strikketøjet fordelt over 3 rundpinde, uden at de glider af? Det forstår jeg simpelthen ikke?

DROPS Design 12.03.2019 kl. 14:08:

Hej Jette, Normalt falder maskerne ikke af rundpindene... men hvis du strikker meget løst, så kan det være du er nødt til at sætte et elastik i hver ende af de rundpinde du ikke strikker over. Eller bruge yderligere en rundpind. God fornøjelse!

Susanne 05.01.2019 - 16:42:

Hallo, bei der 3. Erklärung der Stricksymbole heißt es, dass der Umschlag in der RR links abgestrickt wird ... gemäß Strickschrift wird der Umschlag in RR mit rechten Maschen auch rechts gestrickt. Wie sollte das Muster denn nun korrekt gestrickt werden?

DROPS Design 07.01.2019 kl. 10:20:

Liebe Susanne, die Umschläge werden ja je nach der folgenden Reihe (entweder rechts oder links) gestrickt - eine Korrektur erfolgt sicher bald. Viel Spaß beim stricken!

Levieux 12.07.2018 - 07:59:

Bjr, je ne comprends pourquoi une aiguille circulaire, ce chale ne se travaille pas en rond?

DROPS Design 12.07.2018 kl. 09:17:

Bonjour Mme Levieux, tout à fait, le châle se tricote bien en allers et retours, mais pour avoir suffisamment de place pour toutes les mailles, on utilise une aiguille circulaire de 80 cm de long - et il est même recommandé d'en utiliser plusieurs vers la fin pour plus de confort. Bon tricot!

Hansi Koekkoek 03.07.2018 - 15:04:

Het patroon eindigt met 463 steken, maar in de 17e naald van A. 9B moeten er 2 omslagen worden gemaakt. Volgens mij komen er dan nog 60 steken bij - 2 x 15 herhalingen van 12 steken. Het totaal aantal steken zou dan 523 moeten zijn. Klopt dit? Alvast dank voor uw antwoord.

Gerda Santos 22.06.2018 - 15:33:

Gostaria de comprar as lãs DROPS AIR?? Como faço??\r\n\r\nQual o site de contato para compra?\r\n\r\nE os valores ???\r\n\r\nMeu endereço \r\n\r\nRua: São Pedro , 61 \r\n\r\nCabral - Curitiba - Paraná _ Brasil

DROPS Design 25.06.2018 kl. 16:36:

Por enquanto, não existe nenhuma loja DROPS no Brasil. Para comprar os nossos fios, clique em lojas que vendem nossos fios para o mundo inteiro e bastará encomendar de uma dessas lojas. Bom Tricô!

Freres 21.06.2018 - 21:32:

Bonjour, J'ai commencé le châle et je n'ai pas le même résultat que sur la photo .Même les motifs ne correspondent pas . N'y aurait-il pas un souci avec les explications ? Merci d'avance,

DROPS Design 22.06.2018 kl. 08:49:

Bonjour Mme Freres, les diagrammes correspondent bien aux différents motifs du châle. Commencez bien les diagrammes en commençant en bas à droite sur l'endroit et de droite à gauche sur l'endroit (= de gauche à droite sur l'envers) en veillant à bien tricoter à l'endroit sur l'envers les rangs avec un point noir dans A.1A à C. Bon tricot!

Karin Jensen 25.05.2018 - 19:54:

Hej\r\nEfter tegnforklaring skal det være omslag\r\nMen skal det ikke være dobbelt omslag.

DROPS Design 30.05.2018 kl. 11:56:

Hei Karin. Det har du helt rett i - det var en feil i den danske versjonen av oppskriften. Dette er nå blitt rettet. Takk for beskjed og god fornøyelse

Karin Jensen 25.05.2018 - 19:46:

Hej\r\nEr klar til at strikke sjalet, i dette lækre garn. \r\nEr i tvivl om det skal være dobbelt omslag? \r\nTak!

Brigitte 23.05.2018 - 23:52:

Liebes DROPS-Team, bei dieser Anleitung findet sich auf der Überblicksseite ein Diamant als Zeichen. Was bedeutet das? (Manchmal findet sich dort auch eine Uhr. Was bedeutet diese?) Ich habe nichts dazu auf der Homepage gefunden. Danke!! :-)

DROPS Design 24.05.2018 kl. 09:38:

Liebe Brigitte, Die Modellen mit einem Diamant sind diejenigen, die Sie auf unserer Startseite sehen können. Viel Spaß beim stricken!

Kirsten Mogensen 22.05.2018 - 10:26:

Hej, Jeg har forelsket mig i dette sjal, og vil gerne strikke det, men når jeg printer opskriften ud får jeg ikke diagrammerne over hulmønstret.

DROPS Design 30.05.2018 kl. 15:51:

Hej Kirsten, jo diagrammerne er nederst i opskriften, du ser dem også på skærmen når du klikker på "skriv ud" God fornøjelse!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 191-7